A verdade ou a mentira?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
emmmcri
Gênero: Masculino

A verdade ou a mentira?

Mensagem por emmmcri »

Quando devemos aplica-las? A verdade deve sempre ser dita independente da situação que esta venha a causar ?
Até que ponto mentir esta errado ?
Quais as exceções a esta "regra" ?
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Apo
Gênero: Feminino

Re.: A verdade ou a mentira?

Mensagem por Apo »

O ser humano mente. A verdade é mais complicada. Então ele aprende a mentir desde que se dá conta do jogo social, já nos primeiros anos de vida, na família e na escola.
Mas a mentira ou a omissão às vezes nos salvam a vida. Ou poupam nossos semelhantes de alguma dor desnecessária.
Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

A verdade é relativa.

¬¬

Apo

Mensagem por Apo »

Verdade mesmo...tipo quebrei o copo e pronto. Ou ...você vai morrer em menos de 3 meses. Ou...sua mulher o traiu e eu vi. Estas coisas. Não são relativas.
Imagem

Fedidovisk

Até que "aconteçam" são... depois viram fatos... fatos com inúmeras versões.

Apo

Re: Re.: A verdade ou a mentira?

Mensagem por Apo »

Fedidovisk escreveu:Até que "aconteçam" são... depois viram fatos... fatos com inúmeras versões.

Fatos são a verdade. Não antes. Versões são mentiras ou maquiagem. Por isto relativizadas. O copo quebrou e não foi sozinho. Admitir que quebrou o copo preferido de seu amigo é contar a verdade. Se foi de propósito, se foi acidente, se o copo estava lascado é outra coisa. E o que está em discussão é se, caso você tenha conciência de que foi você que o quebrou, irá contar ou não.
Imagem

Fedidovisk

Em qualquer situação dá para aplicar o "relativismo de opiniões" ... mas concordamos, há de se haver um consenso, um copo quebrado é um copo quebrado. Uma mentira sempre será verdade para alguém... mas não podemos discordar que tudo indica que é um copo quebrado.

Talvez para copos seja mais fácil saber o que é verdadeiro ou não... real ou irreal... :emoticon13:

Apo

Mensagem por Apo »

É. Acho que o cricri está falando destas coisas corriqueiras e práticas da vida, em que a gente se pergunta: falo ou não falo? :emoticon4:
Imagem

Ana Carolina

Mensagem por Ana Carolina »

A mentira tem perna curta, e a verdade tem várias versões, a pior fica sempre para quem a revela.
Penso que é mais sensato se omitir até ter certeza que da verdade.
Digamos que alguém veja a mulher do amigo com outro cara, e acha que ela o está traindo, e conta à ele....mas na verdade ela está sendo infiel, e ele sabe disso e a relação dos dois permite.
Pra você os fatos mostra uma traição, mas para eles a verdade é outra.

André

Re: A verdade ou a mentira?

Mensagem por André »

emmmcri escreveu:Quando devemos aplica-las? A verdade deve sempre ser dita independente da situação que esta venha a causar ?
Até que ponto mentir esta errado ?
Quais as exceções a esta "regra" ?

Eu em geral prefiro dizer a verdade, até mesmo quando é incoviniente para alguns.

Mas já houve situações que omite coisas.

A honestidade é para mim um baita valor, logo, somente uma situação que realmente seja importante não dizer uma informação que vc sabe vai machucar, é que se deve abrir a tal exceção.

Verdade ai entendida não como sua percepção, mas como uma informação que vc tem conhecimento, como o já discutido caso do copo quebrado, uma vez estando quebrado isso é verificável e é uma evidencia objetiva. Mesmo que para essa situação corriqueira digamos dois investigadores podem achar explicações diferentes e construir verdades diferentes de porque o copo quebrou (Se o copo fizesse parte de uma cena de um crime, por exemplo). Claro que em coisas desse tipo existe uma verdade independente da interpretação, mesmo que ela seja em termos ideais, inatingível para os indivíduos, apenas por aproximação baseada em evidencias (o que não significa que possamos ficar convencidos, desde que as evidencias sejam convincentes o suficiente). Já para coisas mais complexas, somos obrigados a reconhecer a relatividade da verdade aos seres humanos, o que não significa que tb não possamos encontrar os determinantes e em essência a que a verdade é relativa, assim nos aproximando dela.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Todo mundo aqui é utilitarista.

Parte da justificativa deontológica que privilegia por que deveríamos dizer sempre a verdade é que dessa forma não precisamos incorrer na manutenção de nossas mentiras. Quanto mais mentiras você falar, maior cuidado você vai precisar ter para se lembrar do que falou e para quem falou para evitar dar uma desfeita. É mais fácil ser uma pessoa honesta e dizer sempre a verdade.

Fedidovisk

Lógico!

Se for para dizer uma mentira pequena é melhor nem dizer... diria uma mentira apenas em casos graves, e casos assim além de não durar muito tempo as consequencias são muito maiores. De qualquer forma sai perdendo... pequena ou grande.

Agora omitir já é outra coisa... :emoticon116:

O Emmmcri vira é meche lança esses debates ultra-mastigados.... hooooo... senhor... porque...?!
Editado pela última vez por Fedidovisk em 30 Jul 2007, 09:52, em um total de 1 vez.

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

emmmcri,

Se sua mulher te perguntar se ela está gorda não haverá diferença entre verdade e mentira, ou se ela está ou não gorda. Você estará ferrado de todos os jeitos.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Led Zeppelin escreveu:emmmcri,

Se sua mulher te perguntar se ela está gorda não haverá diferença entre verdade e mentira, ou se ela está ou não gorda. Você estará ferrado de todos os jeitos.

O pior pesadelo de todos os homens... :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

Jeanioz escreveu:
Led Zeppelin escreveu:emmmcri,

O pior pesadelo de todos os homens... :emoticon12:

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

E o pior é que é verdade.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

André

Mensagem por André »

Azathoth escreveu:Todo mundo aqui é utilitarista.

Parte da justificativa deontológica que privilegia por que deveríamos dizer sempre a verdade é que dessa forma não precisamos incorrer na manutenção de nossas mentiras. Quanto mais mentiras você falar, maior cuidado você vai precisar ter para se lembrar do que falou e para quem falou para evitar dar uma desfeita. É mais fácil ser uma pessoa honesta e dizer sempre a verdade.

Concordo.

Agora dizer a verdade não é somente mais útil, como é qualidade de caráter e tb faz mais sentido.

Eu realmente não me lembro de situações nos últimos anos que senti necessidade de mentir, o maximo que fiz foi omitir.

Quando vc pega uma pessoa na mentira vira um constrangimento e algum tempo peguei uma pessoa em uma mentira braba.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

É ... Todos mentem...
A verdade é essa.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

APODman

Mensagem por APODman »

"Mentira" - Manu Chao

Mentira lo que dice
Mentira lo que da
Mentira lo que hace
Mentira lo que va

La Mentira..

Mentira la mentira
Mentira la verdad
Mentira lo que cuece
Bajo la oscuridad

Mentira, Mentira, la Mentira

Mentira el amor
Mentira el sabor
Mentira la que manda
Mentira comanda

Mentira, Mentira, la Mentira

Mentira la tristeza
Cuando empieza
Mentira no se va
Mentira, Mentira

La Mentira...

Mentira no se borra
Mentira no se olvida
Mentira, la mentira

Mentira cuando llega
Mentira nunca se va

Mentira

Mentira la mentira
Mentira la verdad

Todo es mentira en este mundo
Todo es mentira la verdad
Todo es mentira yo me digo
Todo es mentira ¿Por qué será?

[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana

Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
-----//-----
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Sim...

Eu minto
Tu mentes
Ele mente
Nós mentimos
Vós mentis
Eles mentem

E este é só o presente do verbo...

Acabou o debate. :emoticon1:
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Apo escreveu:Sim...

Eu minto
Tu mentes
Ele mente
Nós mentimos
Vós mentis
Eles mentem

E este é só o presente do verbo...

Acabou o debate. :emoticon1:

Não sei não Apc...
É que neste fórum tem uns ateus tão santos que eu pensei que eles fossem se manifestar, por enquanto nada...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
VOLTAIRE

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Ateu santo? Onde, querido? :emoticon1:
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Apo escreveu:Ateu santo? Onde, querido? :emoticon1:

Aqui no Rv tem alguns...
Só que eles dão mais a cara em tópicos menos diretos, agora que falei acho que não devem mais aparecer.
Talvez agora só algum crente santarrão.
VOLTAIRE

Imagem

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Apo escreveu:Ateu santo? Onde, querido? :emoticon1:

Aqui: :emoticon16:

Imagem
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte