Johnny escreveu:Moisés sequer existiu? E Jesus? E que raio de biblia é essa que você usa? E me diga (para um mané leigo que não tem nem primário como milhões no mundo) uma forma de entender que a biblia é para ser interpretada segundo o que os espiritos iluminados desejam (esqueça os livros de kardec pois pobre achará que volitar é vomitar).
Tudo o que eu coloquei aqui Botânico (e não sei porque você insiste em ser agressivo ou arredio comigo pois não me lembro de sê-lo) foi que, para uma obra espiritual, guiada por espiritos (iluminados ou não, que seja) o mínimo que se esperaria disso seria que encontrassem alguma forma de disseminar tais conhecimentos aos que precisassem. A naõ ser que você esteja colocando que os menos favorecidos (pobres, analfabetos) sejam desmerecedores de tais conhecimentos. Outra coisa que não adianta você bater na mesma tecla. Se Jesus quisesse falar para os "pequeninos", teria usado uma linguagem simples, de fácil assimilação. A não ser que você assuma que ele falava qualquer coisa e na verdade ele transmitia seus ensinamentos por telepatia porque, dizer que as parábolas eram mais fáceis de se entender, é dar um tiro no próprio pé, caso contrário não precisaria de um Evangelho segundo o Espiritismo "explicando" (sempre com as palavras o scéticos riem disso, dificilmente Jesus teria quisto dizer isso, ou o significado disso provavelmente...)
Ou é ou não é. Se eu pego um livro para estudo, quero aprender e não o contrário. Ou você aprende matemática, história, geografia de uma forma e depois aprende de outra?
São aguns milhares de espiritas contra dezenas de milhões de evangélicos. Dizer que a maioria únanime é burra não irá convencer ninguém pois não provam o contrário.
Vou dar um pitaco aqui nessa conversa...
No Pentateuco espirita você não vai encontrar explicações sobre o VT, o espiritismo se baseia nos ensinamentos morais de Jesus, dando enfâse à compreensão do "amar a todos como a si mesmo", ou seja parte do principio que primeiro precisamos aprender a gostar de nós para saber como amar ao próximo.
Eu não entendi bem porque você coloca a bíblia como fundamento da disseminação do espiritismo, e particularmente, vejo o espiritismo com um marketing não tão ostensivo quanto das igrejas evangélicas, mas bastante atuante na mídia, além de que o espiritismo parece incomodar muito mais que qualquer outra religião, espiritualista ou não. Tanto religiosos quanto os ateus caem matando em cima dos espiritas e mais que isso, conhecem mais do espiritismo do que religiões muito maais antigas e disseminadas, como o budismo, o Hinduismo.
Voltando ao VT, os dez mandamentos, perpetuaram-se por ser o norte moral de nossa sociedade, e se Moisés existiu, ele certamente foi um homem muito esperto, usando a figura de Deus para controlar um povo fugindo de um domínio e óbviamente caindo em outro.
O Deus de Moisés teve a capacidade de determinar fronteiras, de partilhar a terra entre 13 escolhidos e nomeados, e dar moradia aos levitas..
Já não se faz mais Deus como esse...
E eu te pergunto, com tantos tradutores e teólogos que estão por aí dando uma interpretação particular, ou de acordo com os dogmas de sua igreja para a bíblia, o povo hoje seria tão fiel e pacífico se um governante dissesse que Deus deu-lhe ordens para redefinir suas fronteiras e dividir entre escolhidos tais terras, mesmo sendo milhões os evangélicos?