Testando o teu Ateismo! digamos que...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Re.: Testando o teu Ateismo! digamos que...

Mensagem por Fernando Silva »

Ana Carolina escreveu:Nosso livre-arbítrio não tem tantos poderes, se assim fosse, garanto que a maioria arbitraria por não morrer jamais....risos....

Se nosso livre-arbítrio é limitado, então ele não é livre, o que significa que a responsabilidade por nossos atos também é limitada.
Pergunta: que livre-arbítrio tem uma criança que nasce com problemas, sofre por 1 ano e então morre?
Ela só veio ao mundo para ser torturada um pouco?

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Lúcifer escreveu:Judas, por favor, ataque alguma pessoa que o atacar e não em uma acusação gratuíta.
Todos temos nosso grau de inteligência e conhecimento para não desmerecer ninguém (bom, pode ser que o Alter ego não entre nessa).
A Ana não usou até agora palavras ofensivas contra você ou outro forista e seria de bom grado se você seguisse o exemplo.

De acordo. Vamos nos ater aos argumentos e evitar os ad hominem (ou seria ad mulierem? :emoticon16:

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:Como estamos no campo do imaginario! Enfiaria eu a porrada nele e tomava a ampola! Agora que porra de fixação essa da ateusada em dá o brioco pra salvar o filho.... que coisa! :emoticon12:

Talvez por causa da sua insistência em nos fazer admitir que voltaríamos a crer em Deus se a coisa estivesse pegando.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

videomaker escreveu:
Louca Garota! ele que afirmou que a cura vinha da vontade dos pais! por isso cheguei aquela conclusão! agora vai arrumar uma lavagem de roupa vai...

Machista!
Vai virar cimento e bater uma lage, vai...

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Testando o teu Ateismo! digamos que...

Ana Carolina escreveu:Ateísmo: doutrina originada no enciclopedismo setecentista, especialmente em Holbach (1723-1789), que recusa a existência de Deus, com base em uma concepção materialista e cientificista da realidade.

Eu não recuso a existência de Deus. Não tenho como provar que ele não existe. Apenas o ignoro, assim como ignoro todos os outros seres mitológicos. Deixarei de ignorá-los se me aparecerem e provarem que são quem dizem ser.
Ana Carolina escreveu:Perdoem a falha - texto extraido do Dicionário Houaiss

O dicionário também diz que uma das definições para "ateu" é "gente ruim".
O dicionário apenas lista opiniões e definições, sem tomar partido.

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

videomaker escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
videomaker escreveu:...teu filho esteja a beira da morte, e que a doença que vai leva-lo á morte seja a mesma de uma outra criança, que por meio de uma promessa á uma santa, teria ficado inexplicavelmente curada! Abriria mão vc dessa possibilidade, e apenas esperaria a morte do teu filho? :emoticon5:

e ai ATEU? :emoticon1:

Pergunta muito bem formulada: Eu tento curar meu filho por intermedio de orações ou deixo ele morrer?

Como não existe medicos, hospitais, etc, etc, eu faria o seguinte:

Rituais de magia negra geralmente funcionam. Do contrario, seria dificil encontrar em cada esquina galinhas, bodes e outros animais mortos em rituais.

O mais prudente, na minha opinião, é levar meu filho a um terreiro para ser banhado no sangue de um bode ou algo parecido.

E você, shitmaker? Faria o mesmo?

Vocâ mata um bode, costura boca de sapo e tudo mais pelo seu filho? Sairia na calada da noite para deixar todo o trabalho numa esquina?

João e o Pé de Feijão

(contos do folclore internacional)

Ela tinha um único filho, muito rebelde e extravagante. Aos poucos, ele gastou todo o dinheiro que ela possuía. Um dia, censurou-o:

- Filho malvado! Não tenho mais dinheiro nem sequer para comprar um pedaço de pão. Só o que me resta é a minha pobre e velha vaca.

João amolou a mãe para vender a vaca e ela acabou consentindo. Quando ele ia levando o animal, encontrou um açougueiro que lhe propôs trocar a vaca por uns grãos mágicos de feijão que ele levava no chapéu.
João, julgando ser uma grande oferta, aceitou a proposta. Quando sua mãe viu os feijões por que ele havia trocado a vaca, perdeu a paciência. Apanhou os grãos de feijão, atirou-os para fora da janela, e pôs-se a chorar. João tentou consolá-la, mas não o conseguiu. Como não tinham nada para comer, foram deitar-se com fome. No dia seguinte, João acordou cedo e viu que alguma coisa estava fazendo sombra na janela de seu quarto. Levantou-se e foi ao jardim. Aí verificou que os grãos que sua mãe havia atirado pela janela tinham germinado e o pé de feijão crescera surpreendentemente. As hastes eram grossas e tinham-se entrelaçado como uma trança. Estavam tão altas, que davam a impressão de alcançarem as nuvens. João, que gostava de aventuras, resolveu trepar na árvore que se formara, até atingir o alto.
Depois de algumas horas subindo, chegou a um país estranho. Ali encontrou uma bonita moça, com sorriso encantador, que lhe perguntou como havia chegado lá .

- Você se lembra de seu pai? perguntou-lhe a moça.

- Não! Mamãe sempre chora quando falo nele e não me diz nada, respondeu ele.

- Sou a fada protetora de seu pai. As fadas estão sujeitas a leis, como os homens, e quando erram perdem o seu poder por alguns anos. Eu estava incapaz de ajudar seu pai quando ele mais precisou de mim e por isso ele morreu.

A fada parecia tão triste que João, comovido, pediu-lhe que continuasse a falar.

- Seu pai era muito bondoso, continuou ela. Possuía uma boa esposa, empregados fiéis e muito dinheiro. Teve, porém, um amigo falso, um gigante que ele havia ajudado e que o matou, roubando tudo o que ele tinha. Ele fez sua mãe prometer que nunca lhe contaria nada, sob pena de matá-los também. Eu não pude ajudá-la. Meu poder só reapareceu no dia em que você foi vender sua vaca. Fui eu que fiz você trocar a vaca pelos feijões e o pé de feijão crescer tão depressa. O malvado gigante vive aqui e você deve livrar o mundo deste monstro. Pode apossar-se legalmente de sua casa e de suas riquezas, porque tudo pertencia a seu pai e é seu, mas não deixe sua mãe saber que você está a par desta história.

João perguntou-lhe o que devia fazer:

- Vá seguindo por esta estrada até encontrar uma casa grande, parecida com um castelo. É aí que o gigante vive. Aja de acordo com seu próprio modo de pensar. Boa sorte!

A fada desapareceu e João caminhou até o sol se pôr. Com alegria, avistou a casa do gigante.
Uma mulher de aparência simples estava à porta. Ele pediu-lhe um pedaço de pão e um lugar para dormir. Ela ficou muito surpresa e disse que não era comum aparecer ali um ser humano. Seu marido, um gigante poderoso, não gostava de pessoas rondando perto de sua casa e ficava muito bravo... João ficou amedrontado, mas insistiu para que ela o deixasse passar a noite lá, escondendo-o do gigante. Finalmente, ela concordou. Entraram e ela lhe deu de comer e beber. De repente, ouviram uma batida forte na porta, que fez a casa estremecer.

- É o gigante, disse a moça. Se ele o vir aqui, matará você e a mim também. Que farei?

- Esconda-me no forno, pediu João.

O forno estava apagado e João entrou nele bem depressa. De lá, ouvia o gigante gritar com a mulher. Depois de muito brigar, o gigante sentou-se à mesa. João espiou por uma fenda no fogão e ficou horrorizado ao ver a quantidade de comida que ele ingeria. Quando terminou, virou-se para trás e gritou para a sua mulher, com uma voz de trovão:

- Traga a minha galinha!

Ela obedeceu e colocou sobre a mesa uma bela galinha.

- Ponha um ovo! ordenou ele.

Imediatamente, a galinha pôs um ovo de ouro.

- Ponha outro! continuou ele.

Cada vez que assim ordenava, ela punha um ovo maior do que o outro. Durante muito tempo, assim se divertiu com a galinha. Depois mandou a mulher para a cama e sentou-se perto da lareira, onde adormeceu, roncando alto.
Assim que ele dormiu, João saiu do forno, agarrou a galinha e fugiu com ela. Correu pela estrada até encontrar o pé de feijão, pelo qual desceu rapidamente.
Sua mãe ficou cheia de alegria ao vê-lo. Ela pensava que lhe tivesse acontecido alguma coisa. Ele lhe contou toda a aventura, sem todavia falar no nome do pai. Mostrou-lhe a galinha, à qual ordenou várias vezes:

- Ponha um ovo! e ela pôs quantos ovos ele desejou.

Vendidos esses ovos, João e sua mãe ficaram com tanto dinheiro, que viveram felizes por muitos meses.
Um dia, ele resolveu fazer nova visita ao gigante, a fim de trazer mais riquezas. Arranjou uma roupa que o disfarçava e pintou o rosto com uma tinta escura. Levantou-se muito cedo, antes que a mãe acordasse e subiu pelo pé de feijão. Caminhou o dia todo e chegou à casa do gigante ao escurecer. Encontrou a mesma mulher à porta e pediu-lhe comida e um lugar para dormir. Ela lhe contou que o marido era um gigante poderoso e cruel, e que um dia, ela dera abrigo a um menino pobre e faminto que, ingrato, roubara um dos tesouros do gigante. O marido culpara-a por isso e, desde então, começara a maltratá-la. João teve pena dela, mas insistiu. Ela levou-o à cozinha e, quando ele acabou de comer, escondeu-o num armário. O gigante chegou à hora de costume. Sentou-se junto à lareira e gritou:

- Mulher, sinto cheiro de carne fresca.

A esposa respondeu-lhe que os corvos tinham deixado um pedaço de carne crua no telhado. Enquanto ela preparava a ceia, ele esteve de mau humor, frequentemente culpando a esposa pela perda da galinha. Afinal, quando terminou a refeição, gritou:

- Quero alguma coisa para me distrair. Traga meus baus de dinheiro. Vou colocar meu ouro em sacolas, pois amanhã vou encher os baús com pedras preciosas que vou apanhar acolá.

A esposa trouxe-os, com dificuldade, porque estavam muito pesados. Eram dois, cheios de moedas de ouro. Ela despejou-as na mesa e o gigante começou a contá-las com alegria.

- Agora, você pode ir para a cama, disse ele, e a mulher se retirou.

De seu esconderijo, João via o gigante contando as moedas que tinham pertencido a seu pai e desejou possuí-las. O gigante retirou as moedas e colocou-as em dois sacos. Amarrou-os bem e colocou-os ao lado da sua cadeira. Seu cachorro estava ali de guarda. Daí a pouco, o gigante adormeceu e começou a roncar. Então, João saiu do esconderijo. Quando ia segurando os sacos de dinheiro, o cachorro pôs-se a latir. João parou, mas o gigante continuou a dormir profundamente. Neste instante, João viu um pedaço de carne e atirou-o ao cão, que parou de latir na hora. O menino aproveitou a ocasião para carregar as sacolas de moedas, colocando-as uma em cada ombro. Eram tão pesadas, que ele levou dois dias para descer pelo pé de feijão. Quando chegou em casa, deu à mãe todo o dinheiro. Eles estavam felizes e ricos como nunca!
Durante três anos, João não visitou o gigante. Um dia, porém, começou a preparar-se para nova viagem. Arranjou um disfarce diferente e melhor do que o usado da última vez. Em uma manhã bem cedo, sem dizer nada à mãe, subiu pelo pé de feijão, chegando à casa do gigante ao anoitecer. Como de costume, encontrou a mulher em pé, na porta. João estava tão bem disfarçado que ela não o reconheceu. Mas, quando se disse muito pobre e faminto, encontrou grande dificuldade em ser admitido. Depois de muito insistir, conseguiu que ela o escondesse num caldeirão grande de cobre. Quando o gigante chegou, disse furioso:

- Sinto cheiro de carne fresca!

Apesar de todas as desculpas que a esposa lhe dava, pôs-se a revistar tudo. Quando o gigante chegou ao caldeirão e pôs a mão na tampa, João considerou-se morto. Mal ele começara a levantar a tampa, mudou de idéia, deixando-a cair. Foi sentar-se perto da lareira, para devorar a grande ceia. Quando acabou, mandou a mulher trazer-lhe a harpa. João espiava pela tampa do caldeirão. O gigante colocou-a sobre a mesa e disse:

- Toque!

Imediatamente ela começou a tocar uma linda música e João desejou apoderar-se dela. O gigante não era apreciador de música e dormiu mais cedo do que de costume. João saiu do caldeirão, pegou a harpa e saiu correndo. Entretanto, a harpa era encantada e, assim que se viu em mãos estranhas, pôs-se a gritar alto:

- Patrão! Patrão!

O gigante acordou, levantou-se e viu João correndo.

- Foi você quem roubou minha galinha, meu dinheiro e agora vai levando minha harpa! Espere aí que eu vou pegá-lo e fazer picadinho de você! - ameaçou ele em seu vozeirão de trovão.

- Experimente! - desafiou João.

Ele sabia que o gigante havia comido tanto que mal podia ficar de pé, imagine correr atrás dele. Num instante, João chegou ao pé de feijão e desceu o mais depressa que pode. Chegando em casa, encontrou sua mãe chorando. Ele a consolou e pediu-lhe que fosse buscar, depressa, uma machadinha. O gigante já vinha descendo e não havia tempo a perder. João cortou o pé de feijão bem na raiz. O gigante caiu de cabeça no jardim e morreu imediatamente. Nesse momento, apareceu a fada que explicou tudo à mãe de João e eles viveram felizes e ricos para sempre...

Uma Homenagem sincera do VIDEOMAKER! :emoticon1:

E não respondeu.

Coloquei você na mesma situação idiota que tentou colocar quem não acredita em deuses.

Rituais similares como este que citei existem. E há muitos seguidores.
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

aknatom

Re.: Testando o teu Ateismo! digamos que...

Mensagem por aknatom »

Surpreendente esse tópico... uma verdadeira feira livre com liquidação de abobrinhas...

Uma perguntinha pra Ana Carolina:
Supondo a verdade da DE e, segundo sua opinião (uma dica, sarcasmo em forum precisa de emoticon pra indicar) que concorda com a minha que a probabilidade de evolução espiritual é maior pra um cético materialista do que a um espírita, por mór de que se propaga essa Doutrina Espirita na sociedade?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Com relação à premissa do tópico, Eu penso o seguinte:

Uma santa, deus, jesus ou seja lá o que for não precisaria testar minha fé, mesmo porque saberia (ou deveria saber) que não a possuo.

Se fosse para me fazer tê-la, uma pessoa desacreditada pela ciência (medicina, remédios e após ter usado todos os recursos possíveis e disponiveis) que me fizesse esta proposta, claro que aceitaria pois não teria mais opção. Lembre-se, esgotei as possibilidades e a doença está avançando gradativamente, não modifiquei neste ttempo as rotinas para não deixar margem à duvidas. NEste caso, se este ente querido fosse curado, claro que eu passaria a observar com mais atenção. Mas até hoje não vi nada desse tipo. As pessoas que são curadas passaram por quimioterapia, radioterapia, etc, etc, etc... e sómente se curaram porque tinham um desejo muito forte da cura e não uma fé em um santo. Tinham fé na cura. Mas a maioria morre mesmo...

...ah sim, e são muitos os que morrem. Mas não faço a mínima idéia porque o VM está preocupado com a morte, já que ela é uma passagem para o lado bom da vida.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:A crença de um espírito que trancende a morte, seja ela para reencarnar ou para ir para o céu torna mais aceitável tanto a chacina de cidadãos que acontece nas invasões de morros do rio quanto acidentes aereos como so da TAM... ambos os casos poderiam ser evitados com mais ordem e responsabilidade das pessoas envolvidas e do estado. Se a crença geral das pessoas fosse de que a vida é infinitamente preciosa pois é uma oportunidade única e valiosa e o potencial de cada pessoa é infinito, com certeza absoluta esses "acidentes" seriam evitados.
A sua fé interfere na minha vida SIM!

Vc está cometendo o mesmo erro de julgamento que é tanto debatido por aqui ao colocar uma única maneira de interpretar as ações decorrentes de um modo de encarar a vida

A noção espírita da reencarnação traz sim em seu bojo de que cada vida é uma oportunidade única e preciosa elevando inclusive o nível de responsabilidade pessoal a um grau muito maior que o normalmente admitido pelos pessoas

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
aknatom escreveu:A crença de um espírito que trancende a morte, seja ela para reencarnar ou para ir para o céu torna mais aceitável tanto a chacina de cidadãos que acontece nas invasões de morros do rio quanto acidentes aereos como so da TAM... ambos os casos poderiam ser evitados com mais ordem e responsabilidade das pessoas envolvidas e do estado. Se a crença geral das pessoas fosse de que a vida é infinitamente preciosa pois é uma oportunidade única e valiosa e o potencial de cada pessoa é infinito, com certeza absoluta esses "acidentes" seriam evitados.

Vc está cometendo o mesmo erro de julgamento que é tanto debatido por aqui ao colocar uma única maneira de interpretar as ações decorrentes de um modo de encarar a vida

A noção espírita da reencarnação traz sim em seu bojo de que cada vida é uma oportunidade única e preciosa elevando inclusive o nível de responsabilidade pessoal a um grau muito maior que o normalmente admitido pelos pessoas

Bjs

Se você vai reencarnar 10000000000000000000000 vezes, a vida passa a não ter tanto valor assim.

É como ter muito dinheiro e não dar valor a ele.
O ENCOSTO

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

O ENCOSTO escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Se você vai reencarnar 10000000000000000000000 vezes, a vida passa a não ter tanto valor assim.

Raciocínio natural para pessoas que só sabem valorizar o que é raro. Mas como disse acima, não são todos, a variedade é enorme

Bjs

aknatom

Mensagem por aknatom »

salgueiro escreveu:

Bjs

Oi sal...
Talvez como experiência pessoal e individual, para algumas pessoas... na coletividade não vejo esse efeito.
Olhando friamente, fazendo apenas uma análise de "fé versus comportamento que gera", uma crença materialista pura tipo morreu acabou tudo não é ideal, pois retira a esperança totalmente e uma crença do tipo espírita também não pois no extremo temos o "não tem problema, sofro um pouco e aprendo também".
Seria bem util, moralmente, para os espíritas, aceitarem o reencarne em formas animais, a regressão espiritual. Essa possibilidade reforça a conscientização do próprio comportamento pois coloca o "nascer como ser humano" como oportunidade rara e preciosa dentro da própria doutrina e não a partir da experiência pessoal.
Falo isso usando um comportamento real, quer ver o exemplo: muita gente sabe que se vc estudar e fizer faculdade, ou pelo menos fizer segundo grau, sua vida será melhor, com mais oportunidades de emprego e maiores salários e mais saúde e etc. Isso não motiva suficientemente as pessoas a estudarem, visto que muitas não estudam. É o paralelo do espiritismo atual: vc pode sofrer por um pouco mais de tempo se errar, mas não tem problema. Principalmente quando se presta atenção no prazer imediato.
Em países onde "se não estudar vai preso", como em Cuba, quase ninguém foge da escola. Isso seria o aceite da transmigração, uma punição bem severa, talvez sem chance ou uma remota chance de retorno.
Julgando a doutrina sem fé, apenas pelo comportamento que ela provoca, ela provoca sim uma elevação da resposabilidade sobre a própria vida e os atos mas, fico em dúvida, se é muito maior que a responsabilidade cristã tradicional ou evangélica, onde Deus é o punidor
Uma crença materialista, com ua moral social de valorizar infinitamente a vida humana, com certeza é um melhor caminho para a humanidade e promove um maior crescimento espiritual nas pessoas.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

aknatom escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Oi sal...
Talvez como experiência pessoal e individual, para algumas pessoas... na coletividade não vejo esse efeito.
Olhando friamente, fazendo apenas uma análise de "fé versus comportamento que gera", uma crença materialista pura tipo morreu acabou tudo não é ideal, pois retira a esperança totalmente e uma crença do tipo espírita também não pois no extremo temos o "não tem problema, sofro um pouco e aprendo também".
Seria bem util, moralmente, para os espíritas, aceitarem o reencarne em formas animais, a regressão espiritual. Essa possibilidade reforça a conscientização do próprio comportamento pois coloca o "nascer como ser humano" como oportunidade rara e preciosa dentro da própria doutrina e não a partir da experiência pessoal.
Falo isso usando um comportamento real, quer ver o exemplo: muita gente sabe que se vc estudar e fizer faculdade, ou pelo menos fizer segundo grau, sua vida será melhor, com mais oportunidades de emprego e maiores salários e mais saúde e etc. Isso não motiva suficientemente as pessoas a estudarem, visto que muitas não estudam. É o paralelo do espiritismo atual: vc pode sofrer por um pouco mais de tempo se errar, mas não tem problema. Principalmente quando se presta atenção no prazer imediato.
Em países onde "se não estudar vai preso", como em Cuba, quase ninguém foge da escola. Isso seria o aceite da transmigração, uma punição bem severa, talvez sem chance ou uma remota chance de retorno.
Julgando a doutrina sem fé, apenas pelo comportamento que ela provoca, ela provoca sim uma elevação da resposabilidade sobre a própria vida e os atos mas, fico em dúvida, se é muito maior que a responsabilidade cristã tradicional ou evangélica, onde Deus é o punidor
Uma crença materialista, com ua moral social de valorizar infinitamente a vida humana, com certeza é um melhor caminho para a humanidade e promove um maior crescimento espiritual nas pessoas.

Vc chegou a conclusões que eu honestamente não me vejo capaz. Cada caminho é único. Cada ser humano é único. Cada vida/encarnação é única

Bjs

O ENCOSTO
Contato:

Mensagem por O ENCOSTO »

salgueiro escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Raciocínio natural para pessoas que só sabem valorizar o que é raro. Mas como disse acima, não são todos, a variedade é enorme

Bjs

Como a vida é algo extremante raro, dou muito valor a ela.

Mas cada um tem o direito de dar o devido valor a sua. Se a sua vida deve ter o mesmo valor que o lixo posto na rua todos os dias, é direito seu.
Editado pela última vez por O ENCOSTO em 31 Jul 2007, 12:33, em um total de 1 vez.
O ENCOSTO

Ana Carolina

Mensagem por Ana Carolina »

Fernando Silva escreveu:Se nosso livre-arbítrio é limitado, então ele não é livre, o que significa que a responsabilidade por nossos atos também é limitada.
Pergunta: que livre-arbítrio tem uma criança que nasce com problemas, sofre por 1 ano e então morre?
Ela só veio ao mundo para ser torturada um pouco?

Oi Fernando
Parece que há uma pequena confusão entre liberdade e poder, a máxima Montesoriana estipula que nossa liberdade termina quando começa a do outro,e nesse caso, estaria falando de poderes sobrenaturais, perpertuar-se é possível para a nossa energia, para alma, ou espirito, a matéria está condicionada a acabar.
Pensando pelo prisma espirita, o livre arbitrio dessa criança, foi usado quando ela mesma se prontificou a aceitar essa encarnação, mas na matéria, seu livre arbitrio passa a ter função bem depois da primeria infância, né?
E, talvez ela tenha vindo mesmo para não só se "torturar", mas também pra torturar a familia...
É a tal da responsabilidade, você errou gratuitamente, propositalmente, afinal como vivem dizendo por aqui, porque farei certo, se tenho outra oportunidade? Mas não sabem que a consciência, desprovida da matéria do corpo físico, fica só com a responsabilidade dos atos praticados, e escolhe o sofrimento para perdoar a si mesmo.
Quando a gente faz algo de muto ruim para satisfazer um defeito de carater que não revelamos, tipo uma vingança...ou coisa parecida, isso nos satisfaz, mas o peso da atitude não sai da consciência...Imagina então o que será com quem foi criminoso, pedófilo...etc e tal

Ana Carolina

Fernando Silva escreveu:Eu não recuso a existência de Deus. Não tenho como provar que ele não existe. Apenas o ignoro, assim como ignoro todos os outros seres mitológicos. Deixarei de ignorá-los se me aparecerem e provarem que são quem dizem ser.
O dicionário também diz que uma das definições para "ateu" é "gente ruim".
O dicionário apenas lista opiniões e definições, sem tomar partido.

Não tenho nada contra...cada um pensa como quer, me compete apenas respeitar.
Quanto ao dicionário, algum pode mesmo dar essa definição à palavra, mas em geral eles determinam a acepção do termo, no caso citado seria o pejorativo. Mas o Houaiss não define assim.

ateu
Datação
1611 cf. GuerRel
Acepções
■ adjetivo e substantivo masculino
1 que ou o que não crê em Deus ou nos deuses; ateísta
2 Uso: pejorativo.
que ou aquele que não revela respeito ou deferência para com as crenças religiosas alheias; ímpio, herege

Capanga do mal

Mensagem por Capanga do mal »

prisma espirita

Imagem

Ana Carolina

aknatom escreveu:Uma perguntinha pra Ana Carolina:
Supondo a verdade da DE e, segundo sua opinião (uma dica, sarcasmo em forum precisa de emoticon pra indicar) que concorda com a minha que a probabilidade de evolução espiritual é maior pra um cético materialista do que a um espírita, por mór de que se propaga essa Doutrina Espirita na sociedade?

Aknatom
Não foi sarcasmo...foi sincero, e eu concordo porque penso que as pessoas não precisam de religião ou de Deus para viver dignamente.
Eu acredito em Deus, num Deus a minha maneira, e conheço bem os fundamentos da DE, e acho que elas são coerentes com a minha maneira de pensar, eu acredito pra mim.
E ela se propaga porque tem gente que se identifica com ela, e as pessoas gostam de compartilhar linhas dentro de um segmento de idéias para não se sentirem sozinhas...é assim que as coisas se difundem...

Ana Carolina

aknatom escreveu:Uma crença materialista, com ua moral social de valorizar infinitamente a vida humana, com certeza é um melhor caminho para a humanidade e promove um maior crescimento espiritual nas pessoas.

Aknatom

Você está se esquecendo que o espirita conhece mais profundamente a doutrina e suas teorias, e compreende que o espirito desprovido do corpo físico fica só com a consciência. Ele não tem mais como praticar prazeres, trabalho, pecados, se enfeitar, comer, beber, trepar...ele só terá a memória do que praticou, e como nós a unica coisa que ele busca é a tal da felicidade. suportar uma consciência infeliz e carregada de remorsos é o pior castigo que alguém deseja.

Ana Carolina

Fernando Silva escreveu:E você tem a sorte de conseguir acreditar nas ilusões que inventa. Eu não.
Estou limitado à realidade.

Fernando
Não preciso inventar ilusões para minha realidade..
O que sinto é real pra mim..
Apenas vivemos realidades diferentes, assim como vidas diferentes...

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Oi sal...

Palavras simples não podem servir para casos complexos. Uma vida inteira de sofrimentos não pode ser posta friamente em paralelo com um ... "Ora, ora, tudo bem. Depois eu aprendo".

Quem, em sã consciência, sente-se confortável ao ver-se atrasado perante os seus semelhantes ? Qual aluno que gosta de repetir as matérias que já cursou ? Que espírito dirá que não se importa com a próxima encarnação, sabendo que terá provas duríssimas no futuro, caso não se regenere na vida presente ? Aquele que deliberadamente adia suas provas, terá que cumpri-las amanhã, em condições mais rigorosas. Aquele que não cultiva o seu próprio campo, o vê cobrir-se de ervas parasitas, as quais terá que, futuramente, retirá-las com muito mais esforço.

aknatom escreveu:Seria bem util, moralmente, para os espíritas, aceitarem o reencarne em formas animais, a regressão espiritual. Essa possibilidade reforça a conscientização do próprio comportamento pois coloca o "nascer como ser humano" como oportunidade rara e preciosa dentro da própria doutrina e não a partir da experiência pessoal.

Essa idéia, como muitos sabem, existe no Hinduísmo e se encaixa nesse raciocínio acima quotado. Porém, o Espiritismo demonstra outras formas de conscientização do indivíduo para que esse evite cometer os mesmos erros que o impedirão de caminhar na direção do progresso espiritual. Já a metempsicose nos remete à idéia de retrocesso, incompatível inclusive com a vida que se nos apresenta. O ser humano começa sua aprendizagem numa creche e alcança os mais vastos conhecimentos de um PhD em uma Universidade. Seria impossível imaginar um Philosophiae Doctor voltando aos bancos escolares de sua infância. Esse foi um exemplo simplório. Existem outros. Mas é por esses e outros fatores que a D.E não admite a possibilidade da metempsicose.

aknatom escreveu:Falo isso usando um comportamento real, quer ver o exemplo: muita gente sabe que se vc estudar e fizer faculdade, ou pelo menos fizer segundo grau, sua vida será melhor, com mais oportunidades de emprego e maiores salários e mais saúde e etc. Isso não motiva suficientemente as pessoas a estudarem, visto que muitas não estudam. É o paralelo do espiritismo atual: vc pode sofrer por um pouco mais de tempo se errar, mas não tem problema. Principalmente quando se presta atenção no prazer imediato.

Existe um pensamento espírita que tem a ver com essa parte : "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória". Somos livres para fazermos muitas coisas, boas e más, porém teremos que arcar com as consequências dessas mesmas atitudes.

Veja um exemplo correlato ao seu : Uma senhora que trabalha em meu Apartamento, conta que seu filho nunca gostou de estudar. Queria os prazeres imediatos da vida. E ele tinha todas as condições para se formar num curso superior mas nunca se preocupou com isso. Hoje, com quase 40 anos, casado e com um filho, ele dirige Vans pelo Rio. Ele mesmo reconhece com lágrimas nos olhos : "Puxa! que besteira eu fiz. Poderia ter estudado quando jovem e hoje passo por tudo isso..."

O arrependimento é a mola comprimida pelo descaso com a vida. Quando nos deparamos com a dura realidade que temos que enfrentar em virtude do relaxamento e despreocupação com os deveres que tivemos no passado, aí o choque é inevitável. Mas essa mesma mola agora se estende para nos empurrar em direção ao caminho que abandonamos por omissão. Não aproveitar as oportunidades no tempo certo para se desenvolver, resultará num preço a pagar.

aknatom escreveu:Julgando a doutrina sem fé, apenas pelo comportamento que ela provoca, ela provoca sim uma elevação da resposabilidade sobre a própria vida e os atos mas, fico em dúvida, se é muito maior que a responsabilidade cristã tradicional ou evangélica, onde Deus é o punidor.

Só que esse mesmo Deus punidor da religião tradicional, também perdoa tudo e zera qualquer débito num piscar de olhos. Basta se arrepender, pedir perdão e pronto! Tudo se ajeita sem maiores esforços.

aknatom escreveu:Uma crença materialista, com ua moral social de valorizar infinitamente a vida humana, com certeza é um melhor caminho para a humanidade e promove um maior crescimento espiritual nas pessoas.

E em que a crença materialista difere do religioso, com relação à visão do prazer imediato citado por você mesmo? Pelo contrário. O materialista "pode" enxergar até com mais facilidade aquilo que lhe é mais prazeroso naquele momento. Veja o exemplo da Senhora que trabalha no meu Ap. Não estou dizendo que todo materialista procede dessa forma, assim como todo religioso também não age desse jeito. Não creio que seja uma visão materialista ou religiosa que resultará num fator determinante acerca da índole do indivíduo. Muito da educação que ele recebe, do incentivo dos pais e do seu caráter contribuirão para sua formação moral.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Ana Carolina

Fernando Silva escreveu:Quais são os dogmas da doutrina "ateísmo"?

Fernando

Não sei onde você pretende chegar. Penso que sabe exatamente o significado da palavra doutrina como conjunto de conhecimento, de erudição , de saber, de algo que vale ser transmitido.
As religiões tem doutrinas, assim como a filosofia, o direito a politica e até a música.
Até anarquismo tem doutrina...

aknatom

Mensagem por aknatom »

Benetton escreveu:
aknatom escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Oi sal...

Palavras simples não podem servir para casos complexos. Uma vida inteira de sofrimentos não pode ser posta friamente em paralelo com um ... "Ora, ora, tudo bem. Depois eu aprendo".

Quem, em sã consciência, sente-se confortável ao ver-se atrasado perante os seus semelhantes ? Qual aluno que gosta de repetir as matérias que já cursou ? Que espírito dirá que não se importa com a próxima encarnação, sabendo que terá provas duríssimas no futuro, caso não se regenere na vida presente ? Aquele que deliberadamente adia suas provas, terá que cumpri-las amanhã, em condições mais rigorosas. Aquele que não cultiva o seu próprio campo, o vê cobrir-se de ervas parasitas, as quais terá que, futuramente, retirá-las com muito mais esforço.

Logo abaixo vc deu o exemplo de uma pessoa que fez essa escolha, de escolher o prazer imediato e aproveitar as provas duríssimas ao invés de fazer uma faculdade e evoluir.
Qqr aluno se sente confortável estando atrasado em relação aos outros, contanto que ele esteja gazeando aula pra sair com aquela gostosa da outra sala (só pra aproveitar o teu exemplo :emoticon12: )

Benetton escreveu:
aknatom escreveu:Seria bem util, moralmente, para os espíritas, aceitarem o reencarne em formas animais, a regressão espiritual. Essa possibilidade reforça a conscientização do próprio comportamento pois coloca o "nascer como ser humano" como oportunidade rara e preciosa dentro da própria doutrina e não a partir da experiência pessoal.

Essa idéia, como muitos sabem, existe no Hinduísmo e se encaixa nesse raciocínio acima quotado. Porém, o Espiritismo demonstra outras formas de conscientização do indivíduo para que esse evite cometer os mesmos erros que o impedirão de caminhar na direção do progresso espiritual. Já a metempsicose nos remete à idéia de retrocesso, incompatível inclusive com a vida que se nos apresenta. O ser humano começa sua aprendizagem numa creche e alcança os mais vastos conhecimentos de um PhD em uma Universidade. Seria impossível imaginar um Philosophiae Doctor voltando aos bancos escolares de sua infância. Esse foi um exemplo simplório. Existem outros. Mas é por esses e outros fatores que a D.E não admite a possibilidade da metempsicose.

Mesmo o exemplo simplório não serve. É muito normal isso acontecer em casos de esquizofrenia degenerativa, que atinge muito fortemente pessoas com um intelecto brilhante. Mesmo estando na forma humana e estando evoluído, pessoas que erram acabam regredindo e indo parar em sanatórios e casas de repouso por não conseguir arcar com as responsabilidades dos seus próprios atos, se tornando meros animais em forma humana.
Conheço um caso de um rapaz bem educado e bem empregado que foi descoberto traindo a esposa com a melhor amiga da mesma. Quem descobriu foi a sua filha de 8 anos e quando a mulher soube, disse que ele nunca mais veria a sua família e foi embora, não dando contato e nem deixando rastro. A culpa por ter retirado a familia da sua vida, por ter "matado" a própria família, foi tão grande que entrou em surto catatônico e hj vive babando num hospital repetindo que o demônio fez ele matar a família dele. A ex-amante se suicidou alguns meses depois do ocorrido.
Se mesmo nesta mesma encarnação existe a regressão mental, existe a decadência, existe o perder oportunidades, por que isso não pode ocorrer entre existências? E se quem fala que não pode forem espíritos zombeterios ou então eles não tem o conhecimento, não estão preparados para encarar o fato que existe regressão sim? Acho esse questionamento válido para aqueles que não acreditam em nada do espiritismo, como eu, e para aqueles que conseguem escolher quais partes da doutrina adotar, como os adeptos em geral.

Benetton escreveu:
aknatom escreveu:Falo isso usando um comportamento real, quer ver o exemplo: muita gente sabe que se vc estudar e fizer faculdade, ou pelo menos fizer segundo grau, sua vida será melhor, com mais oportunidades de emprego e maiores salários e mais saúde e etc. Isso não motiva suficientemente as pessoas a estudarem, visto que muitas não estudam. É o paralelo do espiritismo atual: vc pode sofrer por um pouco mais de tempo se errar, mas não tem problema. Principalmente quando se presta atenção no prazer imediato.

Existe um pensamento espírita que tem a ver com essa parte : "A semeadura é livre, mas a colheita é obrigatória". Somos livres para fazermos muitas coisas, boas e más, porém teremos que arcar com as consequências dessas mesmas atitudes.

Veja um exemplo correlato ao seu : Uma senhora que trabalha em meu Apartamento, conta que seu filho nunca gostou de estudar. Queria os prazeres imediatos da vida. E ele tinha todas as condições para se formar num curso superior mas nunca se preocupou com isso. Hoje, com quase 40 anos, casado e com um filho, ele dirige Vans pelo Rio. Ele mesmo reconhece com lágrimas nos olhos : "Puxa! que besteira eu fiz. Poderia ter estudado quando jovem e hoje passo por tudo isso..."

O arrependimento é a mola comprimida pelo descaso com a vida. Quando nos deparamos com a dura realidade que temos que enfrentar em virtude do relaxamento e despreocupação com os deveres que tivemos no passado, aí o choque é inevitável. Mas essa mesma mola agora se estende para nos empurrar em direção ao caminho que abandonamos por omissão. Não aproveitar as oportunidades no tempo certo para se desenvolver, resultará num preço a pagar.

Vc apenas confirmou o que escrevi. E ainda digo mais: essa experiência que vc relatou, do motorista da van, não é garantia nenhuma de que ao receber uma oportunidade de estudo, de fazer um curso ou algo que necessite de esforço no agora para um crescimento no futuro, ele vai aproveitar a oportunidade. O que a experiência mostra é que esse tipo de pessoa se desloca para o "estou muito velho pra isso agora". Quem aproveita as oportunidades como essas são aqueles que tiveram que escolher entre se esforçar pra estudar ou pra comer, entre aqueles que escolheram entre sofrer e sofrer menos... aqueles que escolheram entre esforço ou prazer e optaram pelo prazer imediato, como regra geral, optam pelo prazer imediato novamente.

Benetton escreveu:
aknatom escreveu:Julgando a doutrina sem fé, apenas pelo comportamento que ela provoca, ela provoca sim uma elevação da resposabilidade sobre a própria vida e os atos mas, fico em dúvida, se é muito maior que a responsabilidade cristã tradicional ou evangélica, onde Deus é o punidor.

Só que esse mesmo Deus punidor da religião tradicional, também perdoa tudo e zera qualquer débito num piscar de olhos. Basta se arrepender, pedir perdão e pronto! Tudo se ajeita sem maiores esforços.

E em que a crença materialista difere do religioso, com relação à visão do prazer imediato citado por você mesmo? Pelo contrário. O materialista "pode" enxergar até com mais facilidade aquilo que lhe é mais prazeroso naquele momento. Veja o exemplo da Senhora que trabalha no meu Ap. Não estou dizendo que todo materialista procede dessa forma, assim como todo religioso também não age desse jeito. Não creio que seja uma visão materialista ou religiosa que resultará num fator determinante acerca da índole do indivíduo. Muito da educação que ele recebe, do incentivo dos pais e do seu caráter contribuirão para sua formação moral.

E somando-se a tudo isso existe a crença religiosa. E a crença religiosa comum da sociedade vai definir muito do como será criado pelos pais e etc. É um sistema que se retroalimenta. Uma sociedade de caráter materialista com uma moral que orienta ao bem coletivo e respeito a vida, tenho convicção que contribuiria muito melhor para o desenvolvimento interior das pessoas do que uma sociedade com as caracteristicas propostas pelas seitas cristãs, e coloco o espiritismo nisso.

Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Fedidovisk escreveu:
Ana Carolina escreveu:
videomaker escreveu:
Lg escreveu:ei o espiritismo explica porque deus nao cura amputados? deve ser um explicação no mínimo interessante, conta aí VM (preguiça de usar a busca, desculpa caso ja exista um topico assim)

Porque o Deus espirita não opera o impossivel! :emoticon1:
Fedidovisk escreveu:Qual a diferença entre possível e impossível ? E se o uso de células troncos permitir uma regeneração das membros perdidos, passa a ser possível !?

Parece que chifre de veado vai fazer o impossível ser possível...
Mas não podemos esquecer que veado também é uma criação de Deus.....risos....

http://www.bbc.co.uk/portuguese/ciencia ... aomb.shtml

A questão aqui é o limite entre o possível e o impossível... como se Deus ficasse submisso à uma realidade física e tecnológica...

Hipótese:

Deus pode tudo, no entanto é demasiado para uma socidade retirar um tumor, ainda não é possível esse conhecimento... logo a cura miraculosa também não...

Que deus poderoso é esse... para não dizer que ainda que possível, fica limitado em uma realidade quântica, não pode sair por aí tirando as "amigdalas" em um tipo de procedimento senão o conhecido...

Espero respostas do senhor VM... :emoticon15:

Porque espíritas... vós não curais mutilados ... ?!

Judas

Mensagem por Judas »

Ana Carolina escreveu:
Fernando Silva escreveu:Quais são os dogmas da doutrina "ateísmo"?

Fernando

Não sei onde você pretende chegar. Penso que sabe exatamente o significado da palavra doutrina como conjunto de conhecimento, de erudição , de saber, de algo que vale ser transmitido.
As religiões tem doutrinas, assim como a filosofia, o direito a politica e até a música.
Até anarquismo tem doutrina...

Ele e eu pretendemos chegar ao mesmo ponto(cada um À seu modo é claro).
Já te perguntei e você me respondeu com balela retirada de um dicionário.
Onde encontro os livros que ensinam os DOGMAS do ATEÍSMO?
Uma doutrina não existe sem DOGMAS.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Trancado