Eu AMO meu País...
Re.: Eu AMO meu País...
Acauan, como dizem por aí: educação para a vida... Vida de mendigo, doméstica...
Ainda bem que devagarzinho já se sente mudanças, como a revalorização do ensino técnico.
Ainda bem que devagarzinho já se sente mudanças, como a revalorização do ensino técnico.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
Re: Re.: Eu AMO meu País...
Acauan escreveu:carlos escreveu:Uma das poucas atitudes que existiram no passado e se perdeu - por se confundir liberdade com libertinagem- era o comportamento dos alunos.
Antes de começarem as aulas perfilava-se para cantar o hino nacional, havia respeito aos professores...
Tudo bem que eram anos de chumbo, mas será que não poderíamos ter salvado alguma coisa de positivo daquela época?
Correto!
Cerimônias como o hasteamento da bandeira nacional incutiam nas crianças um sentimento de participação, a partir do qual facilmente se estabelecia o princípio da responsabilidade individual para a manutenção daquilo de que se faz parte.
Foi substituído pela idéia de exclusão, como se os pobres não fossem brasileiros e não devessem se sentir como tais, o que facilmente descambou para a deterioração do "se não faço parte, quero mais que se exploda".
Eu cantava o hino na época de colégio. Antes de entrar para aula tinha isso. Achava legal até pq nosso hino é bonito.
O problema do sentimento nacionalista é ser exarcebado. Pq ai obscurece as coisas. De forma moderada pode fazer parte da gente numa boa.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.
http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.
André, quem decide o que é exacerbado ou moderado?
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
Led Zeppelin escreveu:Só porque quem falou foi o Acauan.![]()
![]()
![]()

Nós, Índios.
Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
O Acauan tem umas aparições necessárias e esta é uma que eu bato palmas por ser um defensor do mau país. Não aquele Brasil empurrado guela abaixo, mas um país com potencial de produção e crescimento. Mas o que dói é que tem muito politico que interessa é a exploração indiscriminada de tudo o que é nosso. E esse "é nosso" que eu digo é dar tudo de mão beijada e lambida em troca de empregos singelos e crescimento social desprezível. Acauan disse tudo. Um cidadão (se é que se pode chamar assim) que não se preza a defender seu país, seja com arma em punho, seja com ações de mobilização, merece ficar à mingua mesmo. Mas estes não estão nem aí pois para eles, estariam melhor em outro pais se lhe "fosse permitido". Mas como nasceu em um país imcopetente (porque sua familia veio / nasceu e o criou aqui) isso nunca acontecerá.
Que morra aqui, já é bem feito...
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

- Ateu Tímido
- Contato:
Eu também cantava o Hino e via a Bandeira ser hasteada toda semana. Tudo bem que, de vez em quando, aparecia algum idiota para discursar sobre os feitos da "revolução", mas isso não me fazia gostar do governo militar. E era bom participar da hora cívica.
carlos escreveu:Acauan, como dizem por aí: educação para a vida... Vida de mendigo, doméstica...
O grande erro foi aceitar uma ideologia que a pretexto de defender os pobres propaga e institucionaliza o preconceito de que pobre é burro, logo tem-se que facilitar os currículos escolares para que eles possam cursá-los.
Isto é uma bobagem inacreditável.
Japoneses imigrantes pobres, que vieram para cá com uma mão na frente e outra atrás, sem um gato para puxar pelo rabo e sem saber sequer a língua do país, trabalhavam como mulas para ganhar uns trocados como lavradores colonos e, mesmo assim, sempre cuidaram para que seus filhos tivessem o melhor desempenho escolar possível.
É uma questão de cultura e valores, não de quanto dinheiro se ganha por mês.
Coisa simples que a canalha que controla a educação no país se recusa a ver.
Editado pela última vez por Acauan em 31 Jul 2007, 15:31, em um total de 1 vez.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Led Zeppelin
- Contato:
Johnny escreveu:O Acauan tem umas aparições necessárias e esta é uma que eu bato palmas por ser um defensor do mau país. Não aquele Brasil empurrado guela abaixo, mas um país com potencial de produção e crescimento. Mas o que dói é que tem muito politico que interessa é a exploração indiscriminada de tudo o que é nosso. E esse "é nosso" que eu digo é dar tudo de mão beijada e lambida em troca de empregos singelos e crescimento social desprezível. Acauan disse tudo. Um cidadão (se é que se pode chamar assim) que não se preza a defender seu país, seja com arma em punho, seja com ações de mobilização, merece ficar à mingua mesmo. Mas estes não estão nem aí pois para eles, estariam melhor em outro pais se lhe "fosse permitido". Mas como nasceu em um país imcopetente (porque sua familia veio / nasceu e o criou aqui) isso nunca acontecerá.
Concordo. Não gosto de excessos. Mas gosto muito do Brasil, sou nacionalista. Não fascista e concordo com o que você e o Acauan disseram.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
- Apo
- Gênero: Feminino
Perfilar-se com 6 anos de idade, mudo, em posição de sentido, com as mãos ao longo do corpo, mirando a Bandeira Nacional e cantando o Hino Nacional...Seguir em filas perfeitamente organizadas, turma por turma, até que todas entrassem, ao som de hinos nacionalistas militarizados, dos quais me recordo bem.
Se incutir estas idéias de "civismo" e "amor à Pátria", fazendo a criança apenas se submeter ao que era imposto e sobre o que não se podia sequer questionar o sentido, enquanto os porões estavam cheios de gente sendo torturada e morta...se isto é digno de servir exemplo....eu realmente nem deveria ter nascido neste país.
Se incutir estas idéias de "civismo" e "amor à Pátria", fazendo a criança apenas se submeter ao que era imposto e sobre o que não se podia sequer questionar o sentido, enquanto os porões estavam cheios de gente sendo torturada e morta...se isto é digno de servir exemplo....eu realmente nem deveria ter nascido neste país.

- O ENCOSTO
- Contato:
Led Zeppelin escreveu:Johnny escreveu:O Acauan tem umas aparições necessárias e esta é uma que eu bato palmas por ser um defensor do mau país. Não aquele Brasil empurrado guela abaixo, mas um país com potencial de produção e crescimento. Mas o que dói é que tem muito politico que interessa é a exploração indiscriminada de tudo o que é nosso. E esse "é nosso" que eu digo é dar tudo de mão beijada e lambida em troca de empregos singelos e crescimento social desprezível. Acauan disse tudo. Um cidadão (se é que se pode chamar assim) que não se preza a defender seu país, seja com arma em punho, seja com ações de mobilização, merece ficar à mingua mesmo. Mas estes não estão nem aí pois para eles, estariam melhor em outro pais se lhe "fosse permitido". Mas como nasceu em um país imcopetente (porque sua familia veio / nasceu e o criou aqui) isso nunca acontecerá.
Concordo. Não gosto de excessos. Mas gosto muito do Brasil, sou nacionalista. Não fascista e concordo com o que você e o Acauan disseram.
Eu também concordo com tudo, preferindo ficar encima do muro como a maioria:
Defendo um nacionalismo, porém mais voltado a uma visão social democratica. Mesmo sem saber oque isso significa.
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
Led Zeppelin escreveu:Acho que criticar o Brasil é um direito e um dever. Críticas contrutivas é um dos melhores sinais de amor ao País, significa que se preocupa com ele e com seu futuro.
O que discordo é das críticas estúpidas e sem embasamento que tomaram conta do RV de um tempo pra cá, que até então era um lugar calmo, sério e inteligente na medida do possível.
Hoje o lugar está tomando por uma onda de ignorância, classissismo e racismo embutido. Fora que tem horas que parece que virou chat. Decadência.
Concordo, por isso que venho postado menos. Só venho aqui agora para discutir com pessoas que saibam algo e que acrescentem algo a mais.
Os cristãos nunca concordam a visão deles porque são os famosos donos da verdade, diferente de muitos ateus (como eu, Acauan, Apo, Jeanoiz etc.) que aceita visões diferentes, mas julga essas informações.
Pessoas que defendem uma visão (como minha admiração por ACM) são muitas vezes apedrejadas e mal interpretadas e puxando a discussão para um foco mais pessoal do que a própria semântica de conhecimento (como o Judas vive dizendo de ACM ser meu deus, mas ele se esqueceu que a palavra admração é diferente da palavra adoração e acabou puxando a discussão para algo pessoal) e ainda por cima não produz uma informação que traga novas fontes para serem discutidas, novos livros e documentos como Acauan sempre veio defendendo para trazer pesquisas sobre os assuntos.
Acho que o conceito conhecimento veio fugindo da minha mente quando eu entrei aqui, mas voltou quando refleti que algumas pessoas são preguiçosas para afirmarem algo com bases provadas (sem querer dar nenhuma indireta para ninguém, é só a minha opinião e humilde visão).
carlos escreveu:André, quem decide o que é exacerbado ou moderado?
Os indivíduos, obviamente eu e vc, qualquer um pode analisar e chegar a conclusões.Eis algumas minhas: O nacionalismo exacerbado se percebe quando a pessoa ignora evidencias, exagera nos elogios, e tenta ocultar os problemas.
Ter nacionalismo moderado, penso eu, é saber que é relevante defender os interesses nacionais, do lugar aonde nasceu, porém sem com isso deixar de apontar seus problemas, mazelas, erros..., exatamente pq gosta fazer isso é um sinal de patriotismo e lealdade para com o país, pq quer que seja melhor.
O exacerbado não vê isso, ele tende a se contrapor a crítica como se isso fosse ser antipatriótico, o que é bobagem.
Editado pela última vez por André em 31 Jul 2007, 15:58, em um total de 1 vez.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/
- Apo
Não entendi ainda o que este tal "civismo", "patriotismo" e afins, tem a ver com a educação de um povo, a noção, a sensação e o orgulho de "pertencer" a uma Nação.
Não é incutindo - através de adoração aos símbolos nacionais - que se observa o desenvolvimento de um amor à Pátria, à Nação e ao lugar onde se nasceu e onde se deseja manter as raízes.
Este amor e este orgulho são conseqüência e jamais pode ser imposto, muito menos quando os bons valores e exemplos de honestidade e coesão entre os indivíduos segue por caminhos obscuros, torpes e criminosos.
e não sei o que isto tudo tem a ver com pobre e rico, ter dinheiro ou não. Tem mais a ver com poder e opressão.
Não é incutindo - através de adoração aos símbolos nacionais - que se observa o desenvolvimento de um amor à Pátria, à Nação e ao lugar onde se nasceu e onde se deseja manter as raízes.
Este amor e este orgulho são conseqüência e jamais pode ser imposto, muito menos quando os bons valores e exemplos de honestidade e coesão entre os indivíduos segue por caminhos obscuros, torpes e criminosos.
e não sei o que isto tudo tem a ver com pobre e rico, ter dinheiro ou não. Tem mais a ver com poder e opressão.

- Apo
André escreveu:carlos escreveu:André, quem decide o que é exacerbado ou moderado?
Os indivíduos, obviamente eu e vc, qualquer um pode analisar e chegar a conclusões.Eis algumas minhas: O nacionalismo exacerbado se percebe quando a pessoa ignora evidencias, exagera nos elogios, e tenta ocultar os problemas.
Ter nacionalismo moderado, penso eu, é saber que é relevante defender os interesses nacionais, do lugar aonde nasceu, porém sem com isso deixar de apontar seus problemas, mazelas, erros..., exatamente pq gosta fazer isso é um sinal de patriotismo e lealdade para com o´país, pq quer que seja melhor.
O exacerbado não vê isso, ele tende a se contrapor a crítica como se isso fosse ser antipatriótico, o que é bobagem.
Perfeito.

Apo escreveu:Perfilar-se com 6 anos de idade, mudo, em posição de sentido, com as mãos ao longo do corpo, mirando a Bandeira Nacional e cantando o Hino Nacional...Seguir em filas perfeitamente organizadas, turma por turma, até que todas entrassem, ao som de hinos nacionalistas militarizados, dos quais me recordo bem.
Claro que no regime militar era um absurdo. A experiência que tive foi bem diferente, era facultativo, e em parte era para conhecer os hinos.
Já impor disciplina, assim como idéias que favorecem aceitação de um regime são coisas medonhas.
Agora estimular um sentimento de nação de forma livre, com espaço inclusive para críticas, é saudável em termos de construção da cidadania, que não é única, mas plural e variada, como são os seres humanos.
André, quem você pensa que tem ascendência sobre o pré-adolescente da periferia.
O professor ou o traficante.
Acauan, na minha modesta opinião as elites (sejam do nordeste, norte ou centro-sul) têm horror a um povo educado.
O professor ou o traficante.
Acauan, na minha modesta opinião as elites (sejam do nordeste, norte ou centro-sul) têm horror a um povo educado.
Acauan escreveu:carlos escreveu:Acauan, como dizem por aí: educação para a vida... Vida de mendigo, doméstica...
O grande erro foi aceitar uma ideologia que a pretexto de defender os pobres propaga e institucionaliza o preconceito de que pobre é burro, logo tem-se que facilitar os currículos escolares para que eles possam cursá-los.
Isto é uma bobagem inacreditável.
Japoneses imigrantes pobres, que vieram para cá com uma mão na frente e outra atrás, sem um gato para puxar pelo rabo e sem saber sequer a língua do país, trabalhavam como mulas para ganhar uns trocados como lavradores colonos e, mesmo assim, sempre cuidaram para que seus filhos tivessem o melhor desempenho escolar possível.
É uma questão de cultura e valores, não de quanto dinheiro se ganha por mês.
Coisa simples que a canalha que controla a educação no país se recusa a ver.
Realmente, a questão cultura e valor é tão imensa que não se mensura no país Brasil, mas em micro-culturas, formando uma macro.
Hoje com uma diversidade etnica, diversos ritmos musicais vai inibir a criança, o jovem, adulto etc. para a busca por sua identidade, eles anseiam por essa busca e logo quando se vai dar conta, eles estão oscilando entre ideais etnicos, músicais, internacionais, religiosos e tudo isso faz parte da cultura brasileira:
1) Ir para praia e fazer o programa família feliz ou ir para o mesmo lugar e beber uma cerveja com os amigos.
2) Ir para o cinema e assistir um filme (americano, euroupeu, brasileiro)
3) Ir para um show de uma banda o qual é seu ritmo
E tudo isso influencia na formação do indivíduo, não só o brasileiro, mas todos. A questão educação provém também de uma adequada cultura e bases totalmente diferentes em diferentes nações, mas a estrutura que forma a cultura segue em todas as nações.
Há também de se considerar que as pessoas são frutos de uma época, sendo assim a cultura em uma certa época responsável pela formação desse indivíduo
Outro ponto importante é que o sistema se organiza de acordo com a situação cultural da sociedade, a cultura vai incutir nos niveis intelectuais e mais perceptíveis possíveis.
André escreveu:carlos escreveu:André, quem decide o que é exacerbado ou moderado?
Ter nacionalismo moderado, penso eu, é saber que é relevante defender os interesses nacionais, do lugar aonde nasceu, porém sem com isso deixar de apontar seus problemas, mazelas, erros..., exatamente pq gosta fazer isso é um sinal de patriotismo e lealdade para com o país, pq quer que seja melhor.
Foi uma bela descrição para o tive em mente a comentar.
Hoje as pessoas se deixam estar cegas e não procurarem informações. Não sei aonde estar o problema em aprender. Afinal ninguem faz sexo sem praticar e estudar praticando. Ninguem trabalha sem ao menos ter uma base.
É assim que eu pelo menos vejo a sua descrição de nacionalista. Um incentivo ao julgamente conciso e maduro sem adoração e sim admiração.
- Aranha
- Gênero: Masculino
- Contato:
- Completamente errado, não existe patriotismo moderado ou semi-patriotismo, o conceito de patriotismo de vocês que é errado, ser patriota não é ser baba-ovo, é amar seu país.
- O amor é incondicional, é como torcer por um time, por mais que ele vá mal você não muda de time, você pode odiar o técnico, os jogadores ou os dirigentes mas nunca o time de seu coração, quem souber fazer analogia que entenda.
- É como Aquiles que lutou a guerra pelo seu país mesmo odiando seu rei.
Abraços,
- O amor é incondicional, é como torcer por um time, por mais que ele vá mal você não muda de time, você pode odiar o técnico, os jogadores ou os dirigentes mas nunca o time de seu coração, quem souber fazer analogia que entenda.
Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker
Ben Parker
- Led Zeppelin
- Contato:
O ENCOSTO escreveu:Led Zeppelin escreveu:Johnny escreveu:O Acauan tem umas aparições necessárias e esta é uma que eu bato palmas por ser um defensor do mau país. Não aquele Brasil empurrado guela abaixo, mas um país com potencial de produção e crescimento. Mas o que dói é que tem muito politico que interessa é a exploração indiscriminada de tudo o que é nosso. E esse "é nosso" que eu digo é dar tudo de mão beijada e lambida em troca de empregos singelos e crescimento social desprezível. Acauan disse tudo. Um cidadão (se é que se pode chamar assim) que não se preza a defender seu país, seja com arma em punho, seja com ações de mobilização, merece ficar à mingua mesmo. Mas estes não estão nem aí pois para eles, estariam melhor em outro pais se lhe "fosse permitido". Mas como nasceu em um país imcopetente (porque sua familia veio / nasceu e o criou aqui) isso nunca acontecerá.
Eu também concordo com tudo, preferindo ficar encima do muro como a maioria:
Defendo um nacionalismo, porém mais voltado a uma visão social democratica. Mesmo sem saber oque isso significa.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Socialdemocracia

"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"
- Completamente errado, não existe patriotismo moderado ou semi-patriotismo, o conceito de patriotismo de vocês que é errado, ser patriota não é ser baba-ovo, é amar seu país
Porém que se permita analisá-lo e não só parar na análise, mas contribuir para o seu sucesso.
Apo escreveu:Não entendi ainda o que este tal "civismo", "patriotismo" e afins, tem a ver com a educação de um povo, a noção, a sensação e o orgulho de "pertencer" a uma Nação.
Apo,
Veja o exemplo que dei dos imigrantes japoneses.
Mesmo pobres eles sempre cuidaram para que os filhos estudassem e fossem bons alunos, ao contrário das ideologias atuais que pregam que pobre precisa ser empurrado série a série porque não tem inteligência suficiente para atingir as médias requeridas sozinho.
Isto é uma questão de valores e cultura, incluindo aí valores e cultura cívicos e patrióticos, a idéia de pertencimento a uma comunidade não apenas no sentido transitório de relação e equilíbrio de interesses, mas no transcendente, de um ambiente físico-social anterior a nós que formou nossos avós e que formará nossos netos, sendo a nossa parte contribuir para manter e legar este ambiente aos nossos filhos melhor do que recebemos de nossos pais.
A compreensão desta transcendência e de sua importância não se dá em nível utilitário, pragmático, a partir da identificação das vantagens e desvantagens trazidas e sim em seus significados simbólicos, que orientam as condutas coletivas e permitem o estabelecimento das confianças mútuas a partir das quais as sociedades se fortalecem.
Apo escreveu:Não é incutindo - através de adoração aos símbolos nacionais - que se observa o desenvolvimento de um amor à Pátria, à Nação e ao lugar onde se nasceu e onde se deseja manter as raízes.
Toda compreensão e valorização de entes abstratos se dá através de símbolos. A própria religião é rica neles. Liturgias são repetições de padrões simbólicos que resumem as crenças fundamentais de cada uma.
Sem isto o conceito de Pátria se torna ininteligível, principalmente para crianças, que primeiro devem associá-los aos valores que sabem identificar – como o amor maternal, seguindo conforme o aprendizado avança para a interpretação dos significados autônomos e próprios dos símbolos pátrios.
Apo escreveu:Este amor e este orgulho são conseqüência e jamais pode ser imposto, muito menos quando os bons valores e exemplos de honestidade e coesão entre os indivíduos segue por caminhos obscuros, torpes e criminosos.
Aí tivemos as mistura de alguns conceitos.
A citação a pobres e ricos sobre educação foi posta relativa às ideologias que determinam que as classes sociais têm precedência sobre a nacionalidade, o que é estúpido, uma vez que esta propicia uma identidade construída por História, cultura e valores comuns que a classe social, por si só, é incapaz de prover.
Quanto a haver caminhos torpes e obscuros, isto diz respeito apenas a quem os pratica, não aos valores sob os quais estes se escondem.
E o amor pátrio não é e não pode ser amor materno, conjugal, sexual ou fraterno.
Estas analogias existem apenas para efeito didático, o sentimento em questão tem características próprias, resumidas em seus significados simbólicos abstratos, mas sempre será apenas no individuo que eles encontrarão expressão real, que tanto melhor compartilhada será quanto mais fortes forem seus fundamentos.
Nós, Índios.
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
Acauan Guajajara
Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!
- Apo
André escreveu:Apo escreveu:Perfilar-se com 6 anos de idade, mudo, em posição de sentido, com as mãos ao longo do corpo, mirando a Bandeira Nacional e cantando o Hino Nacional...Seguir em filas perfeitamente organizadas, turma por turma, até que todas entrassem, ao som de hinos nacionalistas militarizados, dos quais me recordo bem.
Claro que no regime militar era um absurdo. A experiência que tive foi bem diferente, era facultativo, e em parte era para conhecer os hinos.
Já impor disciplina, assim como idéias que favorecem aceitação de um regime são coisas medonhas.
Agora estimular um sentimento de nação de forma livre, com espaço inclusive para críticas, é saudável em termos de construção da cidadania, que não é única, mas plural e variada, como são os seres humanos.
Isto é outra coisa. Acontece que bem sabes que neste páís se manipula e se mente sobre a história, fazendo de bandidos ou safados, heróis e mártires. Mente-se sobre tudo. De acordo coma vontade do governo e com a capacidade do povo de engolir balelas.
Sabes também quais as "riquezas" que são vendidas aqui dentro e lá fora, a maioria delas digna de ser colocada no lixo.
E sabes também como é a vida real do brasileiro. O pior, se acham um povo feliz. É uma inversão total de valores. Não compactuo com a idéia de transferir a mentira e o orgulho pela realidade e pela falta de caráter nacionais à meus descendentes.
Não posso fazer nada. Não pertenço à turma da farsa.

- Apo
Abmael escreveu:- Completamente errado, não existe patriotismo moderado ou semi-patriotismo, o conceito de patriotismo de vocês que é errado, ser patriota não é ser baba-ovo, é amar seu país.
Abraços,
Ou seja, uma babação de ovo cega e irracional. Amor é cegueira? Então masoquismo é amor. E este amor é burro.

Abmael escreveu:- Completamente errado, não existe patriotismo moderado ou semi-patriotismo, o conceito de patriotismo de vocês que é errado, ser patriota não é ser baba-ovo, é amar seu país.
Abraços,
Eu falei em nacionalismo exacerbado e isso existe sim, alias é nesse sentimento que os militares se apoiaram em termos de propaganda da ditadura militar, e tal exagero é ruim, perigoso, e serve para justificar muita coisa medonha. O "Brasil Ame-o ou deixe-o" era uma dessas, como se quem ama tem que aceitar e apoiar o que está estabelecido. Óbvio que não.
Eu amo meu país, logo sou patriota, porém isso não me impede de criticar, apontar as mazelas, e demonstrar quanto as coisas estão erradas. E faço isso justamente por amar, e querer o melhor para o país, e principalmente para seus cidadãos.