Eu AMO meu País...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:
Abmael escreveu:- Completamente errado, não existe patriotismo moderado ou semi-patriotismo, o conceito de patriotismo de vocês que é errado, ser patriota não é ser baba-ovo, é amar seu país.

- O amor é incondicional, é como torcer por um time, por mais que ele vá mal você não muda de time, você pode odiar o técnico, os jogadores ou os dirigentes mas nunca o time de seu coração, quem souber fazer analogia que entenda.

- É como Aquiles que lutou a guerra pelo seu país mesmo odiando seu rei.

Abraços,

Ou seja, uma babação de ovo cega e irracional. Amor é cegueira? Então masoquismo é amor. E este amor é burro.

- Então releia que você não entendeu.

Abraços,
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Led Zeppelin
Contato:

Mensagem por Led Zeppelin »

André escreveu:
Abmael escreveu:- Completamente errado, não existe patriotismo moderado ou semi-patriotismo, o conceito de patriotismo de vocês que é errado, ser patriota não é ser baba-ovo, é amar seu país.

- O amor é incondicional, é como torcer por um time, por mais que ele vá mal você não muda de time, você pode odiar o técnico, os jogadores ou os dirigentes mas nunca o time de seu coração, quem souber fazer analogia que entenda.

Abraços,

Eu falei em nacionalismo exacerbado e isso existe sim, alias é nesse sentimento que os militares se apoiaram em termos de propaganda da ditadura militar, e tal exagero é ruim, perigoso, e serve para justificar muita coisa medonha. O "Brasil Ame-o ou deixe-o" era uma dessas, como se quem ama tem que aceitar e apoiar o que está estabelecido. Óbvio que não.

Eu amo meu país, logo sou patriota, porém isso não me impede de criticar, apontar as mazelas, e demonstrar quanto as coisas estão erradas. E faço isso justamente por amar, e querer o melhor para o país, e principalmente para seus cidadãos.

Concordo.
"Sua calcinha nos joelhos, sua bunda detonada... fazendo o velho movimento de entra e sai"

André

Re: Re.: Eu AMO meu País...

Mensagem por André »

Apo escreveu:
André escreveu:
Apo escreveu:Perfilar-se com 6 anos de idade, mudo, em posição de sentido, com as mãos ao longo do corpo, mirando a Bandeira Nacional e cantando o Hino Nacional...Seguir em filas perfeitamente organizadas, turma por turma, até que todas entrassem, ao som de hinos nacionalistas militarizados, dos quais me recordo bem.

Se incutir estas idéias de "civismo" e "amor à Pátria", fazendo a criança apenas se submeter ao que era imposto e sobre o que não se podia sequer questionar o sentido, enquanto os porões estavam cheios de gente sendo torturada e morta...se isto é digno de servir exemplo....eu realmente nem deveria ter nascido neste país.

Claro que no regime militar era um absurdo. A experiência que tive foi bem diferente, era facultativo, e em parte era para conhecer os hinos.

Já impor disciplina, assim como idéias que favorecem aceitação de um regime são coisas medonhas.

Agora estimular um sentimento de nação de forma livre, com espaço inclusive para críticas, é saudável em termos de construção da cidadania, que não é única, mas plural e variada, como são os seres humanos.

Isto é outra coisa. Acontece que bem sabes que neste páís se manipula e se mente sobre a história, fazendo de bandidos ou safados, heróis e mártires. Mente-se sobre tudo. De acordo coma vontade do governo e com a capacidade do povo de engolir balelas.

Sabes também quais as "riquezas" que são vendidas aqui dentro e lá fora, a maioria delas digna de ser colocada no lixo.
E sabes também como é a vida real do brasileiro. O pior, se acham um povo feliz. É uma inversão total de valores. Não compactuo com a idéia de transferir a mentira e o orgulho pela realidade e pela falta de caráter nacionais à meus descendentes.
Não posso fazer nada. Não pertenço à turma da farsa.

Nem eu. O amor para ser verdadeiro não pode ser cego, tem que ver o que nação é, e almejar ser mais e melhor. Obviamente não apenas almejar (Primeiro passo), mas trabalhar para de fato ser.

Eu costumo dizer que estudar a história do Brasil é interessante mas tb deprimente. Temos muito mais do que nos envergonhar do que ter orgulho. Mas mesmo assim amo meu país, de forma crítica, queria que fosse bem melhor, vou fazer minha pequena contribuição.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

carlos escreveu:Acauan, na minha modesta opinião as elites (sejam do nordeste, norte ou centro-sul) têm horror a um povo educado.

Isto é uma mitologia.

Primeiro porque o conceito de elites no Brasil é mutante.
Há cem anos as elites eram os grandes proprietários de terras.
Há cinqüenta eram os industriais paulistas.
Há vinte eram os executivos das grandes multinacionais.
Hoje há uma mistura de um pouco de tudo isto, somado aos alto burocratas da administração estatal.

O que frequentemente se chama de elite no Brasil é um coletivo que não existe na vida real, tipo grã-fino de novela.
Não há uma única elite com identidade própria e ideologia comum, tanto que os alto burocratas atuais são em sua grande maioria esquerdistas.

Isto para ficarmos apenas no conceito político-econômico de elite.
Se considerarmos as chamadas elites intelectuais, estes já são predominantemente esquerdistas há décadas.

Mesmo estas elites, difusas e dispersas, não têm nenhum interesse em manter o povo ignorante. Ao contrário do que se pensa, isto não dá lucro para ninguém.
Os empresários japoneses ganham muito mais dinheiro por ter empregados educados e educação nunca impediu que políticos oportunistas conseguissem manipular as massas mesmo assim, a Alemanha que o diga.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

André escreveu:Eu falei em nacionalismo exacerbado e isso existe sim, alias é nesse sentimento que os militares se apoiaram em termos de propaganda da ditadura militar, e tal exagero é ruim, perigoso, e serve para justificar muita coisa medonha. O "Brasil Ame-o ou deixe-o" era uma dessas, como se quem ama tem que aceitar e apoiar o que está estabelecido. Óbvio que não.

- Você está mudando o foco da conversa, estou me referindo ao que vem de dentro, não o que é imposto de fora.

André escreveu:Eu amo meu país, logo sou patriota, porém isso não me impede de criticar, apontar as mazelas, e demonstrar quanto as coisas estão erradas. E faço isso justamente por amar, e querer o melhor para o país, e principalmente para seus cidadãos.

- Onde eu disse o contrário ?!?!?!?!?!?!

Abraços,
Ben Parker

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:

Abraços,

Ou seja, uma babação de ovo cega e irracional. Amor é cegueira? Então masoquismo é amor. E este amor é burro.

- Então releia que você não entendeu.

Abraços,

Entendi direitinho...eu amo o Palmeiras. Torço por ele. Mas se começar a fazer besteira, os dirigentes forem incompetentes e os jogadores fizerem corpo mole ou algum arranjar confusão...eu paro de apoiar na mesma hora. Meu amor é assim: condicional.

Amor deve ser de ambas as partes. Este negócio de amor de perdição e incondicional não é nada produtivo e nem saudável.
As coisas não estão desconectadas. Não sou cliente fiel a marca alguma, se ela não me entregar o produto como eu gosto, isso vale para tudo. Não volto no restaurante que a comida ou o serviço decaiu, não vou ao Rio de Janeiro ( que eu tenho muita saudade ) enquanto o crime comandar a cidade, não vôo de avião enquanto esta droga não se endireitar.
Se meu irmão roubar ou matar, eu chamo a polícia. É simples.
Editado pela última vez por Apo em 31 Jul 2007, 17:01, em um total de 1 vez.
Imagem

Apo

Re.: Eu AMO meu País...

Mensagem por Apo »

Acauan,

Querido, preciso sair e sua resposta aqui demanda um pouco mais de trabalho...hehe. Depois prometo que te respondo. Abs
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

E na volta respondo aos outros também. Boa discussão. Parabéns ao autor pelo tópico.
Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Acho pátria um saco...

Amo o lugar que me de sustento... Se eu tiver mais conforto aqui, amarei o Brasil, se eu conseguir algo lá fora, "amarei" o lugar lá fora...

Pátria é poesia...
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

zencem

Mensagem por zencem »

.

Abaixo, vemos um grupo de patriotas brasileiros, compenetrados, executando o hino nacional:

Imagem

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:Entendi direitinho...eu amo o Palmeiras. Torço por ele. Mas se começar a fazer besteira, os dirigentes forem incompetentes e os jogadores fizerem corpo mole ou algum arranjar confusão...eu paro de apoiar na mesma hora. Meu amor é assim: condicional.

- Muda de time, vira corinthiana !???

Apo escreveu:Amor deve ser de ambas as partes. Este negócio de amor de perdição e incondicional não é nada produtivo e nem saudável.
As coisas não estão desconectadas. Não sou cliente fiel a marca alguma, se ela não me entregar o produto como eu gosto, isso vale para tudo. Não volto no restaurante que a comida ou o serviço decaiu, não vou ao Rio de Janeiro ( que eu tenho muita saudade ) enquanto o crime comandar a cidade, não vôo de avião enquanto esta droga não se endireitar.

- E aí deixa de amar seu irmão?

- E se fosse seu filho?

Abraços,
Ben Parker

Apo

Mensagem por Apo »

Abmael escreveu:
Apo escreveu:Entendi direitinho...eu amo o Palmeiras. Torço por ele. Mas se começar a fazer besteira, os dirigentes forem incompetentes e os jogadores fizerem corpo mole ou algum arranjar confusão...eu paro de apoiar na mesma hora. Meu amor é assim: condicional.

- Muda de time, vira corinthiana !???

HEHEHE...Pegou pesado agora ein? :emoticon12:
Não preciso mudar de coisa alguma. Por que precisamos nos apegar a algo só porque o que tínhamos antes não serve mais, ou não serve por momentos, até que melhore? Quando termino um relacionamento preciso substituir por outro imediatamente? Não. Pode acontecer, mas pode ser que eu queira não cuidar daquele assunto naquela hora.

PS: Curintia jamais. :emoticon16:

Abmael escreveu:
Apo escreveu:Amor deve ser de ambas as partes. Este negócio de amor de perdição e incondicional não é nada produtivo e nem saudável.

- E se fosse seu filho?

Abraços,

Não, querido. Amor não é uma coisa que existe por si só. Há mais coisas envolvidas. A responsabilidade pela criação do meu irmão era de meus pais. Se ele foi mal criado, não soube mudar as regras do jogo ( pais erram, sim, só porque é pai e mãe não quer dizer que as pessoas se transformam em coisa boa ), e ele infringir a lei, colocar a vida de outras pessoas em risco, eu não protejo. Dou-me ao direito de sentir por este ser humano os mesmos sentimentos que sinto por estranhos ou não -parentes que erram. Chamo a polícia, se julgar que é esse é o caminho que minha consciência manda. Não acoberto coisa errada, a menos que a pessoa tenha errado uma vez , tenha boa índole e o erro não seja grave. Se meu irmão, primo, vizinho , chefe, amigo, se tranformar num contumar infrator, eu não protejo.

Filhos...se o filho errar ( como todo ser humano pode errar ) e eu estiver ciente de que foi um erro ( desde que não seja crime ), vou fazer tudo para ele voltar ao normal ( dentro dos padrões que eu forneci a ele ). Ou terei eu errado em algum ponto, sido negligente demais, passado a mãozinha na hora de repreender, ou dado pouco amor.

Você protegeria um irmão ou filho se ele estivesse no crime?
Eu nem cogito um filho meu no crime, acho que não há ambiente aqui em casa para sequer um cachorro fazer cocô na frente da casa dos outros, quanto mais um filho virar criminoso.
Não pense que sou uma sargenta. É justamente o contrário: democracia, amor, respeito, transparência, questionamento e liberdade estão acima de tudo. Por isto eu não aceito que não haja coerência entre o que eu entrego e o que eu recebo.

Beijos!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

manoelmac escreveu:Acho pátria um saco...

Amo o lugar que me de sustento... Se eu tiver mais conforto aqui, amarei o Brasil, se eu conseguir algo lá fora, "amarei" o lugar lá fora...

Pátria é poesia...

Também acho que Pátria é um negócio meio poesia. Patriotismo é uma faca de 2 gumes.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Acauan escreveu:
Apo escreveu:Não entendi ainda o que este tal "civismo", "patriotismo" e afins, tem a ver com a educação de um povo, a noção, a sensação e o orgulho de "pertencer" a uma Nação.

Apo,

Veja o exemplo que dei dos imigrantes japoneses.
Mesmo pobres eles sempre cuidaram para que os filhos estudassem e fossem bons alunos, ao contrário das ideologias atuais que pregam que pobre precisa ser empurrado série a série porque não tem inteligência suficiente para atingir as médias requeridas sozinho.

Perfeito. Eles estão certíssimos e nós erradíssimos. Eles têm dignidade e prezam a honra em fazer o melhor para si, para os seus e em nome de suas raízes e raça ( mas quero deixar claro que isto têm limites, nada de ultra-nacionalismos, nem de xenofobias e muito menos de esquecer a liberdade, se seu filho chegar e disser que não concorda com algo na cultura e valores de seu país ou nação, que prefere seguir outros parâmetros, ele deve ser respeitado ). Ou seja, a auto-estima e a maturidade do ser humano estão acima de qualquer outro ente, porque não faz sentido aprisionar alguém onde ele não sente inserido por julgamento próprio. Liberdade, sempre. Ser livre não significa ser um traidor. Quando a nossa cultura e valores pátrios não nos servem, ou somos traídos por eles em nossas verdades genuínas, temos todo o direito de seguir nosso caminho. Como fazem os refugiados políticos, os exilados por vontade própria e os que fogem das garras da opressão. Eles é que são dignos de respeito e não a Pátria que os condena à prisão seja lá de que forma for.

Acauan escreveu:Isto é uma questão de valores e cultura, incluindo aí valores e cultura cívicos e patrióticos, a idéia de pertencimento a uma comunidade não apenas no sentido transitório de relação e equilíbrio de interesses, mas no transcendente, de um ambiente físico-social anterior a nós que formou nossos avós e que formará nossos netos, sendo a nossa parte contribuir para manter e legar este ambiente aos nossos filhos melhor do que recebemos de nossos pais.

Não transcende. E nem deve. Assim como cada cultura é diferente da outra, cada ser humano e cada grupo tem as suas idéias por afinidade, é digno que se respeite a individualidade e não se aprisione o ser humano dentro de preceitos sem que ele tenha direito à pensar por si só e ponderar se aquilo lhe agrada ou não. Pertencer é se sentir pleno, feliz, contribuinte e seguro. Mas isto é dinâmico e não pré-existe, mas vai se construindo. Vem de todos e é devolvido a todos. Migra-se quando esta identidade não bate mais com nossos valores. Crianças trocam de brinquedo quando perdem o interesse, e as faz amadurecer e se conhecer. Trocamos de turma e de grupo na adolescência, até nos enquadrar. Mudamos de casa, mudamos de escola, de profissão, encerramos amizades que não servem mais, conquistamos outros espaços, mudados nosso jeito de ser, abrimos as portas e fechamos outras. E é assim que devemos criar nossos filhos e nossos cidadãos. Na liberdade se cria o respeito e o amor. E é nela que se desenvolve este sentimento que se chama Patriotismo, amor à Pátria, não importa qual. Pode ser onde nasci, pode ser para onde migrei, pode ser onde quero morrer.
Minha filha foi concebida em SP e nasceu aqui em Porto Alegre. Ela vive aqui e já viveu em SP. Gosta daqui e não de SP. Se tivesse nascido em SP e não gostasse da cidade, seria algum time de traição? Não. É escolha e direito dela. O mesmo vale para estados e países.

Bom..ser patriota pode ser uma coisa muito boa e construtiva, desejável e necessária para manter a coesão da Nação ( já que o mundo é feito de divisões, o que é discutível ). Mas neste patriotismo existe a exigência de que se exerçam justamente o direito à liberdade de expressar melhorias aos indivíduos, através de suas instituições todas, para o bem comum e o desenvolvimento. Patriotismo não é idolatria cega. Muito pelo contrário, a Pátria só existe enquanto seio de proteção e aconchego. Se for manipulada por poderes opressores, não devemos nos submeter à opressão só porque a figura da Pátria é usada para nos rotular de traidores, se não obedecermos.

Civismo é outra coisa. Inclui compactuar com as regras e leis e ideologia, sem se questionar se concorda com elas. É mais uma adoração ao poder e aos símbolos. É usado para manipular as massas, especialmente as crianças em idade escolar, pois está ligado à questões morais e disciplinantes. Lembra bem da disciplina " Educação Moral e Cívica ", uma coisa quase religiosa, sutil ou fortemente impregnada de proselitismo. Está focada nos símbolos, que escondem a ideologia por trás e apenas coordenam o rebanho na direção dos interesses do poder que está em vigor. O civismo e o nacionalismo andam de mãos dadas. Mas nos convencem de que civismo é algo incondicional, quando não deve ser.

As pessoas constumam confundir civismo com civilidade, que é verdadeiro empenho em transformar o seu lugar num lugar melhor, junto com os seus pares, que podem ser conterrâneos ou não.

Acauan escreveu:A compreensão desta transcendência e de sua importância não se dá em nível utilitário, pragmático, a partir da identificação das vantagens e desvantagens trazidas e sim em seus significados simbólicos, que orientam as condutas coletivas e permitem o estabelecimento das confianças mútuas a partir das quais as sociedades se fortalecem.

Mas deve se dar. Pensar que devemos aceitar que qualquer tipo de sociedade ou grupo no qual caímos trazidos pela cegonha ou por outro motivo, nos serve e a ela devemos respeito, portanto para com ela temos deveres, é um erro. É aquela história de aceitar que o voto obrigatório é um direito. Não é um direito. É uma obrigação, da qual não podemos fugir, porque somos penalizados. Isto é anti-patriótico, anti-democrático. Mas convencem os jovens inocentes de que a eles foi dada esta bênção e que devem se sentir felizes por isto. É uma lavagem cerebral e cívica terrível.
Acauan escreveu:
Apo escreveu:Não é incutindo - através de adoração aos símbolos nacionais - que se observa o desenvolvimento de um amor à Pátria, à Nação e ao lugar onde se nasceu e onde se deseja manter as raízes.

[color=yellow]Toda compreensão e valorização de entes abstratos se dá através de símbolos. A própria religião é rica neles. Liturgias são repetições de padrões simbólicos que resumem as crenças fundamentais de cada uma.

Entes abstratos demandam a existência de símbolos, o ser humano cria, os desenvolve, divulga e se afeiçoa. O que nçao quer dizer que a cruz suástica por exemplo seja merecedora de respeito e crédito.
Repetições do Corão e da Bíblia não fazem deles símbolos de respeito apenas porque assim se fazem significativos.

Acauan escreveu:Sem isto o conceito de Pátria se torna ininteligível, principalmente para crianças, que primeiro devem associá-los aos valores que sabem identificar – como o amor maternal, seguindo conforme o aprendizado avança para a interpretação dos significados autônomos e próprios dos símbolos pátrios.

A criança ama a pracinha em que brinca não é pela árvore frondosa e bonita que lhe foi mostrada dez vezes antes de se divertir na caixinha de areia com os amigos, ou de sentir-se protegida pelo bom ambiente à volta, com sol aconchegante e os pais cuidando dela. A àrvore pode um dia ser lembrada com o símbolo de uma infância feliz naquela praça e talvez ela traga os filhos e os netos para brincar na mesma praça.
Talvez outra criança tenha sido vítima de um abuso embaixo desta mesma árvore frondosa, cheia de galhos assustadores, onde o sol a cegou e onde lhe roubaram a chance de ser feliz.
O que construiu a simbologia oposta para ambas as crianças? A árvore?
Acauan escreveu:
Apo escreveu:Este amor e este orgulho são conseqüência e jamais pode ser imposto, muito menos quando os bons valores e exemplos de honestidade e coesão entre os indivíduos segue por caminhos obscuros, torpes e criminosos.
e não sei o que isto tudo tem a ver com pobre e rico, ter dinheiro ou não. Tem mais a ver com poder e opressão.

Aí tivemos as mistura de alguns conceitos.
A citação a pobres e ricos sobre educação foi posta relativa às ideologias que determinam que as classes sociais têm precedência sobre a nacionalidade, o que é estúpido, uma vez que esta propicia uma identidade construída por História, cultura e valores comuns que a classe social, por si só, é incapaz de prover.

Concordo. Mas misturaram não sei por quê.

Acauan escreveu:Quanto a haver caminhos torpes e obscuros, isto diz respeito apenas a quem os pratica, não aos valores sob os quais estes se escondem.

A prática está ligada aos valores sempre.

Acauan escreveu:E o amor pátrio não é e não pode ser amor materno, conjugal, sexual ou fraterno.

Pode porque a Pátria é tanto seio quanto a família. Embora possamos amar ou odiar um ao outro indiscriminadamente. Tipo: eu amo a minha família , mas sinto ter visto esta família importante para mim ter sofrido tanto numa Pátria tão cruek com seus cidadãos.
Ou...eu amo minha Pátria ( porque concordo com o ambiente nela existente ), mas odeio os valores da minha família..queria ter nascido em outra.

Acauan escreveu:Estas analogias existem apenas para efeito didático, o sentimento em questão tem características próprias, resumidas em seus significados simbólicos abstratos, mas sempre será apenas no individuo que eles encontrarão expressão real, que tanto melhor compartilhada será quanto mais fortes forem seus fundamentos.

A expressão projetada no indivíduo depende das trocas entre ele e o grupo, seja este grupo uma pequena comunidade ou um país com 1 bilhão de cidadãos. A expressão saudável, satisfatória e plena é que tem 2 mãos e prevê amplos direitos , inclusive de não concordar ou não se sentir pertencente.
Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

zencem escreveu:.

Abaixo, vemos um grupo de patriotas brasileiros, compenetrados, executando o hino nacional:

Imagem

Pow Zencem és um figuraço !

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon52:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Apo escreveu:
Abmael escreveu:- Muda de time, vira corinthiana !???

HEHEHE...Pegou pesado agora ein? :emoticon12:
Não preciso mudar de coisa alguma. Por que precisamos nos apegar a algo só porque o que tínhamos antes não serve mais, ou não serve por momentos, até que melhore? Quando termino um relacionamento preciso substituir por outro imediatamente? Não. Pode acontecer, mas pode ser que eu queira não cuidar daquele assunto naquela hora.

PS: Curintia jamais. :emoticon16:

- Seja mais direta minha cara, ou você ama seu Palmeiras e não larga ele e não troca de jeito nenhum por nenhum outro time ou não ama, se você não consegue torcer por outro por melhor ou mais simpático que seja e nem consegue não torcer para o Palmeiras então você ama o Palmeiras incondicionalmente, então você entende perfeitamente do que eu falo.

Apo escreveu:
Abmael escreveu:

- E se fosse seu filho?

Abraços,

Não, querido. Amor não é uma coisa que existe por si só. Há mais coisas envolvidas. A responsabilidade pela criação do meu irmão era de meus pais. Se ele foi mal criado, não soube mudar as regras do jogo ( pais erram, sim, só porque é pai e mãe não quer dizer que as pessoas se transformam em coisa boa ), e ele infringir a lei, colocar a vida de outras pessoas em risco, eu não protejo. Dou-me ao direito de sentir por este ser humano os mesmos sentimentos que sinto por estranhos ou não -parentes que erram. Chamo a polícia, se julgar que é esse é o caminho que minha consciência manda. Não acoberto coisa errada, a menos que a pessoa tenha errado uma vez , tenha boa índole e o erro não seja grave. Se meu irmão, primo, vizinho , chefe, amigo, se tranformar num contumar infrator, eu não protejo.

Filhos...se o filho errar ( como todo ser humano pode errar ) e eu estiver ciente de que foi um erro ( desde que não seja crime ), vou fazer tudo para ele voltar ao normal ( dentro dos padrões que eu forneci a ele ). Ou terei eu errado em algum ponto, sido negligente demais, passado a mãozinha na hora de repreender, ou dado pouco amor.

Você protegeria um irmão ou filho se ele estivesse no crime?
Eu nem cogito um filho meu no crime, acho que não há ambiente aqui em casa para sequer um cachorro fazer cocô na frente da casa dos outros, quanto mais um filho virar criminoso.
Não pense que sou uma sargenta. É justamente o contrário: democracia, amor, respeito, transparência, questionamento e liberdade estão acima de tudo. Por isto eu não aceito que não haja coerência entre o que eu entrego e o que eu recebo.

Beijos!

- Quanto a seu irmão: então você acha que pode amar alguém e por decisão sua simplesmente desligar o sentimento !?!?! - Passe essa fórmula mágica para ciência minha cara, você ficará milionária em questão de minutos.

- Quanto a seu filho: - Simplesmente não respondeu.

Abraços,
Ben Parker

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Ateu Tímido escreveu:Tem muita gente por aí que se baba pelos Estados Unidos ou mesmo pela Europa, mas que as autoridades sanitárias, com razão, não deixariam entrar lá...

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Eu nasci no planeta terra, num país chamado Brasil.
Amo meu planeta e os habitantes dele,não por ter ou deixar de ter direitos.Amo meu País tanto quanto a qualquer outro.
Cantei o hino nacional quando criança com a mão no peito.
Que orgulho posso ter por ser Brasileiro (ou vergonha) , que não possa ter por ser um amante do planeta? Amar porque recebo algumas misérias em troca? Se pensasse assim faria tudo para viver nos EUA e trocaria minha nacionalidade.
Engraçado...
Países/nações uma hora se desenvilveram por adotar o liberalismo, noutra hora porque são patriotas...
Vá entender... O que as palavras não fazem ...
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

emmmcri escreveu:Amo meu País tanto quanto a qualquer outro.

- Da boca prá fora, isto é uma banalização (das mais baratas que já vi) de um sentimento.

Abraços,
Ben Parker

Samael
Contato:

Mensagem por Samael »

Abraços,

Meu valor é completamente utilitário. Eu não amo um pedaço de terra. Eu tenho afeição pelo local onde nasci e fui criado, e isso se limita a um conjunto muito pequeno de bairros do subúrbio carioca.

E também tenho afeição natural a lugares nos quais relaciono, pela minha memória, situações de prazer.

O "amor" que dedico ao país (e não sei se o sentimento deveria ser chamado dessa forma) é apenas a materialização de uma atitude moral minha com os que estão ao meu redor: "não somos merda nenhuma sozinhos".

Assim, e já cheguei a conversar isso com o Bruno aqui no fórum, creio que o meu civismo se limita à defesa de valores que protejam a integridade física, moral e intelectual daqueles que me rodeiam. Até porque, bem ou mal, eu também estou envolvido nisso.

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Abmael escreveu:
emmmcri escreveu:Amo meu País tanto quanto a qualquer outro.

- Da boca prá fora, isto é uma banalização (das mais baratas que já vi) de um sentimento.

Abraços,

Opinião sua eu respeito, mas banalizar e é amar mais um lugar do planeta do que o outro porque tem alguns direitos/benefícios ali...
Abraços.
VOLTAIRE

Imagem

zencem

Mensagem por zencem »

emmmcri escreveu:

Imagem

É emmcri, este foi o cenário mais eloquente que encontrei para representar o atual sentimento de amor à patria, manifestado por alguns aquí.

O maestro lá no planalto dá o toque com sua manjada batuta, e imediatamente os instrumentos começam a executar a sinfonia do cinismo, tentando abafar os gritos de justiça das 350 famílias enlutadas pela tragédia da irresponsabilidade.

Qualquer um pode constatar: Vai ser a mesma melodia, do planalto à militância lúgubre.
:emoticon6:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

Samael escreveu:Meu valor é completamente utilitário. Eu não amo um pedaço de terra. Eu tenho afeição pelo local onde nasci e fui criado, e isso se limita a um conjunto muito pequeno de bairros do subúrbio carioca.

E também tenho afeição natural a lugares nos quais relaciono, pela minha memória, situações de prazer.

O "amor" que dedico ao país (e não sei se o sentimento deveria ser chamado dessa forma) é apenas a materialização de uma atitude moral minha com os que estão ao meu redor: "não somos merda nenhuma sozinhos".

Assim, e já cheguei a conversar isso com o Bruno aqui no fórum, creio que o meu civismo se limita à defesa de valores que protejam a integridade física, moral e intelectual daqueles que me rodeiam. Até porque, bem ou mal, eu também estou envolvido nisso.

- Dividir uma terra, língua-pátria, costumes e história nos une essa união molda nossa identidade, quanto mais longe dos valores predominantes somos criados mais essa identidade se perde, acabamos por ser estrangeiros depressivos vivendo numa zona obscura, onde não temos com quem dividir nosso prazer e nossa dor, a falta de raízes e de algo bom pelo que lutar coletivamente nos tira um pouco da humanidade, somos animais sociais e territoriais.

- Lembro que vi certa vez um documentário sobre o elevado percentual de suicídios entre os índios americanos, concluíram que a falta de identidade deles com a sociedade em que viviam (sociedade que venerava cowboys que matavam índios, por sinal) provocava depressão, alcoolismo e casamentos desfeitos, afinal todos rituais e símbolos da sociedade americana eram completamente estranhos às suas histórias, a conclusão dos cientistas foi que eles deviam voltar às suas origens, usos e costumes sem abandonar a modernidade.

Abraços,
Ben Parker

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

zencem escreveu:
emmmcri escreveu:

Imagem

É emmcri, este foi o cenário mais eloquente que encontrei para representar o atual sentimento de amor à patria, manifestado por alguns aquí.

O maestro lá no planalto dá o toque com sua manjada batuta, e imediatamente os instrumentos começam a executar a sinfonia do cinismo, tentando abafar os gritos de justiça das 350 famílias enlutadas pela tragédia da irresponsabilidade.

Qualquer um pode constatar: Vai ser a mesma melodia, do planalto à militância lúgubre.

Muito bem, concordo 100% ! :emoticon45:
Abraços.
VOLTAIRE

Imagem

Aranha
Contato:

Mensagem por Aranha »

zencem escreveu:
emmmcri escreveu:

Imagem

- Segura essa sua obssessão Zencem, esse tôpico não tem nada a ver com PT nem caos aéreo, dá um tempo....

Abraços,
Ben Parker

Trancado