Caixa-preta aponta falha do piloto, diz jornal

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Capanga do mal

Caixa-preta aponta falha do piloto, diz jornal

Mensagem por Capanga do mal »

Imagem
Dados da caixa-preta do Airbus-A320 da TAM indicam que houve falha humana na tentativa de pouso no último dia 17 em Congonhas, quando 199 pessoas morreram, segundo reportagem publicada hoje pela Folha de S.Paulo, que teve acesso exclusivo aos dados (íntegra disponível só para assinantes do jornal ou do UOL).

Os erros teriam ocorrido na operação de um dos manetes (as alavancas de controle das turbinas), colocado em posição incorreta antes do pouso e no momento da aterrissagem. A hipótese de pane no computador da aeronave, contudo, não está descartada.

As gravações mostram os últimos diálogos entre os pilotos na cabine do Airbus. "Desacelera, desacelera, desacelera!", disse um deles. "Não dá, não dá, não dá", respondeu o outro. Por fim, a frase já conhecida: "Vira, vira, vira".

As informações constam de um CD-ROM com cerca de 60 arquivos de dados e áudio que foi enviado ontem à CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados.

Os dados estão no cofre da comissão, onde devem ficar armazenados até que os deputados definam os próximos procedimentos das investigações. http://www1.folha.uol.com.br/folha/coti ... 6691.shtml

Pra quem tem TV Câmara, estão lendo agora o diálogo da Caixa-preta.

Lg

Re.: Caixa-preta aponta falha do piloto, diz jornal

Mensagem por Lg »

tem esse diálogo pra ouvir em algum lugar?

Capanga do mal

Re: Re.: Caixa-preta aponta falha do piloto, diz jornal

Lg escreveu:tem esse diálogo pra ouvir em algum lugar?

Que eu saiba ainda não..

Capanga do mal

Piloto tentou desacelerar antes de bater

Maria Clara Cabral
Direto de Brasília

"Desacelera, desacelera." "Eu não consigo, eu não consigo". Este diálogo entre o piloto e o co-piloto do Airbus da TAM lido nesta quarta-feira em voz alta na CPI do Apagão Aéreo na Câmara dos Deputados mostra que o comandante da aeronave não conseguiu desacelerar antes da colisão contra o prédio da empresa no dia 17 de julho. A transcrição do diálogo indica também que pode ter ocorrido falha no freio aerodinâmico sobre a asa, chamado de "spoiler". "Spoiler nada", disse um dos comandantes.

Ouve-se ainda, antes do som da colisão, uma voz masculina dizendo "ah não". Logo em seguida, som de gritos, uma voz feminina e o som da batida. Essa seqüência de fatos ocorreu pouco depois das 18h48.

Antes disso, às 18h43, os tripulantes fizeram referência à falta de um reverso no avião e, às 18h47, perguntaram sobre as condições da pista. Como resposta, disseram que ela estava molhada e escorregadia.

A decisão de divulgar as informações foi tomada pela CPI porque houve vazamento desses dados para a imprensa. A comissão se reunirá ainda hoje, de forma reservada, para tomar conhecimento dos demais dados da caixa-preta do avião.
http://noticias.terra.com.br/brasil/aci ... 10,00.html

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

A transcrição das conversas mostra que os flapes não funcionaram, o reverso não funcionou e o manete do freio não saiu do lugar, mesmo com o piloto tentando segurá-lo.

Eu vi a transcrição dos últimos momentos e análise feita em cima dela.
Isto é falha do piloto?

A culpa é da TAM, com seus aviões sucateados. E da INFRAERO que permite que aviões assim continuem a voar. E da pista, muito curta e no meio de uma cidade como SP, que não permite falhas de forma alguma.
Imagem

Joe
Gênero: Masculino

Mensagem por Joe »

Apo escreveu:A transcrição das conversas mostra que os flapes não funcionaram, o reverso não funcionou e o manete do freio não saiu do lugar, mesmo com o piloto tentando segurá-lo.

Isto é falha do piloto?

A culpa é da TAM, com seus aviões sucateados. E da INFRAERO que permite que aviões assim continuem a voar. E da pista, muito curta e no meio de uma cidade como SP, que não permite falhas de forma alguma.

É dificil colocar culpa em muitas coisas. Mas, a TAM deveria modificar sua matriz aérea. Precisam muito melhorar, assim como o Brasil não atende as melhores qualidades da aviação nos aeroportos (recentemente).

Se os militares assumissem o controle total, colocariam uma ordem (segundo amigo meu que tem uma certa razão). Então é isso aí.

Apo

Mensagem por Apo »

Como assim? A aviação não funciona em entes isolados. As empresas exploram a parte comercial e quem administra os aeroportos e o controle do tráfego aéreo é o governo. Vão safar alguém deste descalabro?
E jogar a culpa no piloto?
Imagem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apo escreveu:A transcrição das conversas mostra que os flapes não funcionaram, o reverso não funcionou e o manete do freio não saiu do lugar, mesmo com o piloto tentando segurá-lo.

Isto é falha do piloto?

pelo que eu entendi com o manete na posição errada os freios e flaps não são acionados. ele estava na posição certa ou emperrado? tem o link da transcrição?

aknatom

Mensagem por aknatom »

Nossa Apo... tua raiva emocional do sapo barbudo altera totalmente sua capacidade de julgamento.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Não vi na internet, Sick, vi na TV, em vários canais...há um diálogo entre os pilotos em que um deles manda freiar e o outro diz que não está conseguindo, o primeiro diz então para ele virar, virar, e foi assim que ele virou.

Depois mostra que a análise feita no avião mostra que o manete de um dos lados simplesmente não saiu do lugar. A posição que mostra na imagem, é de aceleração e não de desaceleração.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

aknatom escreveu:Nossa Apo... tua raiva emocional do sapo barbudo altera totalmente sua capacidade de julgamento.

Devolvo a afirmação aos que apoiam o sapo. Eu nem ligo que seja o Lula. Já falei milhões de vezes e não vou mais repetir. Poderia ser meu pai a fazer a cagada que está feita.

Eu perdi 2 amigos, mas muita gente mais morreu e muitos mais poderiam ter morrido.

Vocês estão cegos? Ou com medo do Presidente ser um total incompetente, como ele é?
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

É que acho muito conveniente culpar o governo totalmente e não assumir nada, acho bem confortável.
Se o aeroporto tem pista pequena, boicota o aeroporto: se os passageiros não pegarem mais vôos alí, eles ampliam a pista. Sobre a TAM ser sucateada, culpar o governo também é fácil mas, isso eu posso afirmar, não voar de TAm nunca também é uma opção, opção que eu já fiz faz tempo: se for de TAM, nem eu vôo nem a empresa voa, consegui inclusive convencer meu chefe dessa atitude.
Existe incopetência e descaso tanto no governo como na iniciativa privada, ou vc acha que a TAM mantém um avião de trocentos milhões de dólares voando e pousando em pistas perigosas porque gosta que ele exploda? Até agora, ela considerava esse tipo de defeito de trava do manche e de pista com essa medida como "condições seguras", tanto que a partir de agora está proibido.. e pode tert certeza que não é só pelas vidas, é pelos milhões que vale o avião. E não é só no Brasil que era autorizado, era no mundo inteiro e agora é proibido no mundo inteiro.
Duvido que seja preguiça de pensar, culpo a incapacidade devido ao bloqueio do neo-córtex devido a excesso de estímulo da amigdala, ou seja, reação emocional.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Quem culpou o governo totalmente???

Os responsáveis são a TAM, a INFRAERO e a ANARC ( estes últimos do governo).Mais o relaxa e goza...vocês querem livrar a o governo da reta por quê???

Não interessa o resto do mundo. O problema está acontecendo aqui.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

É...considerava seguras...sei...vocês são inocentes ou o quê?

Tudo neste país funciona no limite do risco!
Imagem

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Apo escreveu:Quem culpou o governo totalmente???

:emoticon27: :emoticon27:

A principio toda a imprensa quis apenas jogar a culpa no governo, as noticias foram feitas e distorcidas apenas para jogar a culpa no governo do "cumpanheiros petistas"...

Tem alguns ateus aqui que entraram no embalo, não preciso citar nomes né ?
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

Apo

Mensagem por Apo »

Não. Acho que é um monte de coisas. Se fosse outro governo jogariam a culpa porque a culpa de uma coisa destas é...em última instância de quem? Cheguei a ouvir aqui que rico que voa de avião tem mais é que se ferrar...PQP

E quer saber? Ninguém manda manter uma vaca como a Marta no governo num Ministério daqueles dizendo aquela barbaridade. Só por isto o governo já assume sua culpa.
Imagem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apo escreveu:Cheguei a ouvir aqui que rico que voa de avião tem mais é que se ferrar...PQP

a primeira parte é verdade, a conclusão um espantalho tosco.

Apo

Mensagem por Apo »

Já te expliquei bonitinho que não é rico fútil em turismo que tá lá dentro do aviãozinho né, Sick? Preciso desenhar?
Imagem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apo escreveu:Já te expliquei bonitinho que não é rico fútil em turismo que tá lá dentro do aviãozinho né, Sick? Preciso desenhar?

não era esse o meu ponto naquela discussão. eu não fiz juízo de valor das viagens, falava apenas do acesso a elas. e estava criticando uma cobrança MAIOR da imprensa, e MAIOR indignação da sociedade com esses acidentes que outros problemas do nosso país. e o ponto agora é que isso não é querer que os aviões literalmente se explodam, só porque ricos que andam neles.

Apo

Mensagem por Apo »

Bom...mas a premissa está errada. Então quem estava com raivinha dos passageiros, para não aceitar a responsabilidade de quem tem de fato responsabilidade, e neste caso tem CULPA - visto que isto é um CRIME - são os órgãos competentes do governo e a TAM, que engula o seu despeito.

E esta história de dizer que a imprensa dá mais enfoque porque era determinada classe que estava envolvida é uma bobagem sem tamanho. Quando aconteceu a explosão do gasoduto que matou um monte de gente na favela, a imprensa pegou pesadíssimo, inclusive no exterior. Mas vocês não vêem nada disto..
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Se aqui as coisas funcionam no limite de risco, é assim em qualquer lugar. Máximo lucro não é um privilégio brasileiro.
Dizer que o governo assume a culpa pelo "relaxa e goza" é uma típica resposta emocional.
Obrigado por concordar comigo, apesar de se expressar diferente. :emoticon13:

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

aknatom escreveu:Se aqui as coisas funcionam no limite de risco, é assim em qualquer lugar. Máximo lucro não é um privilégio brasileiro.
Dizer que o governo assume a culpa pelo "relaxa e goza" é uma típica resposta emocional.
Obrigado por concordar comigo, apesar de se expressar diferente. :emoticon13:

Negativo que é em qualquer lugar!
De onde vocês tiram isto?
Isto justifica alguma coisa?Se fosse verdade, mas não é...

E se funciona a lei do máximo lucro, por que o governo permite? Engraçado...Quem é o órgão regulador?

Emocional é negar a culpa do governo e aceitar um ministra que fala uma coida destas.

Não precisa agradecer...estamos aqui debatendo um assunto sério.

Não é a minha emocionalidade que fala aqui, é a contatação dos descalabros brasileiros.
Como todos sabem, enterrei no sábado minha melhor amiga, vitimada de um câncer para o qual o SUS estava pouco se lixando. É uma guerra. Eles enxotam as pessoas que não tem mais cura para fora das emergências, pois precisam cuidar apenas de quem tem alguma chance. Levamos a moça para 3 lugares, ela foi sempre largada literalmente. Até que a gente se desesperava e tirava ela de um lugar e colocava em outro.

Uma das emergências do SUS de um hospital aqui que só atende SUS chama-se Vietnã.

Podes ter uma idéia...

O governo não tem culpa?

Apelo emocional? Robôs é o que somos?
Imagem

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Apo escreveu:Bom...mas a premissa está errada. Então quem estava com raivinha dos passageiros, para não aceitar a responsabilidade de quem tem de fato responsabilidade, e neste caso tem CULPA - visto que isto é um CRIME - são os órgãos competentes do governo e a TAM, que engula o seu despeito.

E esta história de dizer que a imprensa dá mais enfoque porque era determinada classe que estava envolvida é uma bobagem sem tamanho. Quando aconteceu a explosão do gasoduto que matou um monte de gente na favela, a imprensa pegou pesadíssimo, inclusive no exterior. Mas vocês não vêem nada disto..

eu não pretendo reduzir o papel da imprensa apenas ao conflito rico x pobre. pra começo de conversa, acidentes com aviões sempre acabam tendo maior destaque. desastres fascinam. mas isso não exclui nada. não significa que ela seja imune as relações de poder. mas sinceramente, chega.

Apo

Mensagem por Apo »

Ok chega.
Imagem

Trancado