Testando o teu Ateismo! digamos que...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
aknatom
Gênero: Masculino

Re: Re.: Testando o teu Ateismo! digamos que...

Mensagem por aknatom »

Benetton escreveu:
aknatom escreveu:Benneton,

vou reescrever a 3 então:

3) E finalmente, vc alega que o formador do caráter é a educação dos pais e meio social onde vive e que a religião passa a ser acessória quando esta educação é sólida, enquanto eu falo que a forma como os pais cria os filhos e a cultura do meio social onde ele vive é definido pelo tipo de religião que essas pessoas possuem, portanto não tão acessória assim já que ela precede a própria formação educacional.

Quando digo educação, não me refiro só à educação escolar. A educação começa no berço e é responsabilidade primordial dos pais. A Religião vai influir radicalmente em estados teocráticos. Aqui no Brasil, o indivíduo tem a opção, após atingir certo grau de compreensão, de mudar de religião ou até mesmo de abandonar qualquer ensino religioso e se tornar ateu, como foi o seu caso e praticamente da maioria dos que frequentam esse fórum.

É, nesse ponto que discordamos. E sim, estou falando em educação num sentido amplo.
O Fernando Silva sabe muito bem o que estou dizendo, o Alter-Igor também, e a maioria aqui. Crescendo numa sociedade com base cultural apoiada fortemente na ICAR, é dificil largar os conceitos básicos, quem dirá os sentimentos básicos, e por mais que sejamos racionais, muitas vezes agimos com emoção, e isso não é desmerecimento pra ninguém, apenas constatação de fatos.
Pela ICAR ter por muito tempo uma postura de aceitar sincretismo, em algumas regiões temos uma forte influencia da Umbanda e Camdomblé. Os comportamentos esperados se vê no geral da população, por praticantes e não praticantes.
É bem natural que nestes meios surjam indivíduos que contestam, esses são aqueles que provocarão a mudança. Se assim não fosse, estaríamos ainda na idade média. E sim, em estado teocráticos isso é bem fácil de observar e bem difícil de mudar, mas em estados laicos como o nosso, também é forte, apesar de ser mais fácil de mudar.
Quanto ao meu caso, só pra te situar melhor, eu sou budista praticante, considero o budismo religião, e sou ateu por não acreditar em qqr coisa que seja transcedental, isto é, exista além do universo. Quanto aos omni, se eles estiverem acessíveis a alguma coisa no universo, é ao todo universal e não a alguma entidade específica... como não observei nenhuma delas ainda questiono a possibilidade.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:
Benetton escreveu:
aknatom escreveu:Benneton,

vou reescrever a 3 então:

3) E finalmente, vc alega que o formador do caráter é a educação dos pais e meio social onde vive e que a religião passa a ser acessória quando esta educação é sólida, enquanto eu falo que a forma como os pais cria os filhos e a cultura do meio social onde ele vive é definido pelo tipo de religião que essas pessoas possuem, portanto não tão acessória assim já que ela precede a própria formação educacional.

Quando digo educação, não me refiro só à educação escolar. A educação começa no berço e é responsabilidade primordial dos pais. A Religião vai influir radicalmente em estados teocráticos. Aqui no Brasil, o indivíduo tem a opção, após atingir certo grau de compreensão, de mudar de religião ou até mesmo de abandonar qualquer ensino religioso e se tornar ateu, como foi o seu caso e praticamente da maioria dos que frequentam esse fórum.

É, nesse ponto que discordamos. E sim, estou falando em educação num sentido amplo.
O Fernando Silva sabe muito bem o que estou dizendo, o Alter-Igor também, e a maioria aqui. Crescendo numa sociedade com base cultural apoiada fortemente na ICAR, é dificil largar os conceitos básicos, quem dirá os sentimentos básicos, e por mais que sejamos racionais, muitas vezes agimos com emoção, e isso não é desmerecimento pra ninguém, apenas constatação de fatos.
Pela ICAR ter por muito tempo uma postura de aceitar sincretismo, em algumas regiões temos uma forte influencia da Umbanda e Camdomblé. Os comportamentos esperados se vê no geral da população, por praticantes e não praticantes.
É bem natural que nestes meios surjam indivíduos que contestam, esses são aqueles que provocarão a mudança. Se assim não fosse, estaríamos ainda na idade média. E sim, em estado teocráticos isso é bem fácil de observar e bem difícil de mudar, mas em estados laicos como o nosso, também é forte, apesar de ser mais fácil de mudar.
Quanto ao meu caso, só pra te situar melhor, eu sou budista praticante, considero o budismo religião, e sou ateu por não acreditar em qqr coisa que seja transcedental, isto é, exista além do universo. Quanto aos omni, se eles estiverem acessíveis a alguma coisa no universo, é ao todo universal e não a alguma entidade específica... como não observei nenhuma delas ainda questiono a possibilidade.

A ICAR já teve seu período áureo há umas três décadas atrás.

Hoje, até mesmo católicos praticantes discordam radicalmente das asneiras que o Bento XVI proclama como verdade inspirada pelo Espírito Santo, como foi a malfadada declaração de que o 2º casamento era uma praga ou chaga. Aquela foi a declaração contemporânea papal mais cretina que eu já vi.

Católicos de hoje, em geral, são muito mais liberais e sentem-se livres para praticar essa religião, misturar-se com outras, conviver com ateus e muito mais.

E com isso, a educação religiosa hoje já não influi tanto com antigamente.

Eu por exemplo já fui católico até os meus 27 anos e hoje sou Espírita já por alguns anos ( não vou me entregar ... :emoticon12: )

E se Eu continuar a frequentar esse Fórum, vou acabar virando ateu, depois volto à minha Religião, passo a fazer proselitismo como o Alter-Ego faz, e se der, ainda tento converter alguém aqui.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

aknatom

Re.: Testando o teu Ateismo! digamos que...

Mensagem por aknatom »

Não falei de educação religiosa, não citei isso.
Quer exemplos: trate aos outros como gostaria de ser tratado, respeite a deus sobre todas as coisas, honre pai e mãe são exemplos de atitudes morais não compartilhadas e nem ensinadas por todos os povos da terra em todas as épocas. Coincidentemente, tem seu ápice na civilização judaico cristã.
Seja mais forte que todos, exiba sua força e sua capacidade e subjugue os inferiores eram valores de Esparta, e não eram diferentes em Atenas só que a força lá não era física e sim intelectual. Percebe alguma base nisso? A crença em deuses que pisavam a torto e a direito na reles humanidade e aprisionavam titãs dá uma pista?
E a exploração desmedida de todos os recursos materiais na Europa e nos EUA de hoje, tem alguma relação com religião? A natureza como elemento submisso ao homem para ser domado está na biblia, além de que "não adianta preservar porque o mundo vai acabar" é um pensamento muito forte em comunidades protestantes.
Obviamente que muitos valores surgem e são questionados dentro de uma civilização, outros desaparecem por praticidade e por consequencia suas religiões mudam. Na observação dos fatos, existe uma dinâmica muito forte entre formação, caráter, visão de mundo e doutrina religiosa, com uma intensa troca de energia entre elas. A doutrina religiosa é a que dá o fundamento mais baixo, quando as mudanças são incorporadas a doutrina religiosa é porque ela já faz parte de todas as outras e a mesma passa a ser o seu principal elemento perpetuador.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

Educação religiosa não? Então que seja "influência" religiosa, embora uma seja consequência da outra.

Essas atitudes são tomadas por líderes dos países e que acabam influenciado as massas, mas essas acabam por se libertando da coleira, é uma questão de tempo.

A doutrina religiosa pode dar o fundamento mais baixo PORQUE É MANIPULADA POR ESCROQUES que só pensam em si e nos próprios bolsos.

Não é a religião em si que prejudica, é o mal uso que os DEVASSOS fazem dela. É A INTERPRETAÇÃO CORRUPTA E CONVENIENTE feita pelos homens que estraga tudo.

Quer criticar uma religião? Primeiro critique a cúpula que espalha o cancer da manipulação e do fanatismo. Atrás de uma religião sempre há interesses materiais de gente que não presta. Não é a religião que tem o mal em si. É o homem que a corrompe em benefício próprio.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

Judas

Mensagem por Judas »

Benetton escreveu:

E se Eu continuar a frequentar esse Fórum, vou acabar virando ateu, depois volto à minha Religião, passo a fazer proselitismo como o Alter-Ego faz, e se der, ainda tento converter alguém aqui.

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

:emoticon12:
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

aknatom escreveu:Pra registrar, a Inquisição na Espanha só acabou no ano de 1923, se não me engano... tenho certeza que foi só no século passado.

A Inquisição espanhola fez sua última vítima em 1820: um professor enforcado por ter mudado a letra de um hino.
A Inquisição romana durou até depois de 1870, quando Garibaldi confinou o papa ao território do Vaticano e lhe retirou o poder temporal.

Na verdade, a Inquisição ainda existe, com o nome de Congregação para a Doutrina da Fé. Ratzinger era seu prefeito até virar Bento 16. No passado, ele seria o Grande Inquisidor.
Hoje eles não podem matar mais ninguém, só excomungar.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Benetton escreveu:
Educação religiosa não? Então que seja "influência" religiosa, embora uma seja consequência da outra.

Essas atitudes são tomadas por líderes dos países e que acabam influenciado as massas, mas essas acabam por se libertando da coleira, é uma questão de tempo.

A doutrina religiosa pode dar o fundamento mais baixo PORQUE É MANIPULADA POR ESCROQUES que só pensam em si e nos próprios bolsos.

Não é a religião em si que prejudica, é o mal uso que os DEVASSOS fazem dela. É A INTERPRETAÇÃO CORRUPTA E CONVENIENTE feita pelos homens que estraga tudo.

Quer criticar uma religião? Primeiro critique a cúpula que espalha o cancer da manipulação e do fanatismo. Atrás de uma religião sempre há interesses materiais de gente que não presta. Não é a religião que tem o mal em si. É o homem que a corrompe em benefício próprio.

Poupar a religião e acusar os líderes é uma questão de palavras. Talvez para quem vê a religião como ditada por deus o primeiro seja impossível e só o segundo aceitável. Quando se observa religião como algo criado por humanos esse pudor desnecessário vai embora. É religião sim.
E a religião não é a camada mais baixa porque é manipulada não, é porque ela é a base das verdades que permeiam uma sociedade, das verdades pronunciadas e não pronunciadas, dos conceitos morais, éticos e culturais de um povo. Qualquer um pode questionar os costumes da região onde nasceu mas ninguém está completamente livre deles.

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Fernando Silva escreveu:
aknatom escreveu:Pra registrar, a Inquisição na Espanha só acabou no ano de 1923, se não me engano... tenho certeza que foi só no século passado.

A Inquisição espanhola fez sua última vítima em 1820: um professor enforcado por ter mudado a letra de um hino.
A Inquisição romana durou até depois de 1870, quando Garibaldi confinou o papa ao território do Vaticano e lhe retirou o poder temporal.

Na verdade, a Inquisição ainda existe, com o nome de Congregação para a Doutrina da Fé. Ratzinger era seu prefeito até virar Bento 16. No passado, ele seria o Grande Inquisidor.
Hoje eles não podem matar mais ninguém, só excomungar.

Obrigado Fernando, minha noção temporal é meio deficitária mesmo... :emoticon16:

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:
Benetton escreveu:

Poupar a religião e acusar os líderes é uma questão de palavras. Talvez para quem vê a religião como ditada por deus o primeiro seja impossível e só o segundo aceitável. Quando se observa religião como algo criado por humanos esse pudor desnecessário vai embora. É religião sim.
E a religião não é a camada mais baixa porque é manipulada não, é porque ela é a base das verdades que permeiam uma sociedade, das verdades pronunciadas e não pronunciadas, dos conceitos morais, éticos e culturais de um povo. Qualquer um pode questionar os costumes da região onde nasceu mas ninguém está completamente livre deles.

O que pregam as religiões, se fosse seguida com esmero, evitaria muita confusão e injustiças pelo mundo. O NT, por exemplo, se fosse levado com mais honestidade pelos povos, não haveria a carnificina implantada pela inquisição, MAS AS AUTORIDADES FDPs USARAM DE SUA INTERPRETAÇÃO CONVENIENTE E MATARAM EM NOME DE DEUS.

Jesus pregou a Paz ... Mas o homem enxergou em algumas atitudes dele, um meio de matar com a desculpa de que estava cumprindo uma ordem divina. Ou seja, cada um faz aquilo que bem entende e ainda por cima se defende, dizendo HIPOCRITAMENTE que estava justificado na Bíblia.

O próprio Budismo dá mostras disso e você conhece muito bem. O Budismo prega o altruísmo, a alegria, a universalidade, não causar mal a nenhum ser vivo, não matar, não roubar, não fazer mal uso do corpo, não falar mal de outros ou usar mal a fala, abster-se de substâncias que embotam a mente. Um dos preceitos budistas diz que a existência implica dor, a origem da dor é o desejo e a ignorância, a superação da dor só é possível com o fim do desejo e da ignorância, etc. Ou seja, só coisas boas e que ajudam o despredimento material do homem.

A filosofia budista não recomenda ao praticante acumular bens materiais e inclusive tocar em dinheiro, mas, na Tailândia, a religião e os negócios se sobrepõem freqüentemente, à medida que se implanta o consumismo nas áreas rurais, onde tempos atrás o dinheiro era escasso e a fé budista era cega.

Com isso, dinheiro e poder seduziram monges budistas tailandeses.

Este mercantilismo não é novo nos monges budistas. Em meados da década de 90, o carismático Yantra Amaru Biju, hoje radicado nos Estados Unidos, escandalizou os crentes tailandeses quando se descobriu que ele tinha uma intensa vida amorosa e que em suas viagens ao exterior usava cartões de crédito para pagar serviços de prostitutas.

Foi ainda maior o escândalo protagonizado um pouco depois pelos monges budistas do monastério de Dhanmakaya, nos arredores de Bangcoc, ao prometer a salvação espiritual em troca de doações em dinheiro à vista. Isso me lembra uma tal de Igreja Universal do Reino ...

Neste caso, a culpa é do Budismo ou do comodismo de alguns monges que preferiram burlar os preceitos e interpretá-los de modo a obter benefícios próprios?

Estar livre dos costumes da religião é possível sim, desde que o indivíduo tenha personalidade forte, enfrente os obstáculos sociais e se imponha com uma atitude firme de não aceitação do fanatismo e manipulações religiosas impostas por mercadores da fé.

Editado pela última vez por Benetton em 03 Ago 2007, 09:32, em um total de 1 vez.

Autor Desconhecido.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Clérigos de qualquer religião possuem por tendência a corrupção. O simples fato de vc ser um profissional da fé já te coloca em dúvida pois, vc vive daquilo que as pessoas acreditam... a tentação é grande até para espíritos muito evoluídos. :emoticon12:
O sistema de castas é resultado do hinduismo. A exploração desmedida de recursos materiais é resultado do protestantismo.
Na prática, não interessa o que Jesus, Buda ou Maomé falou mas sim a religião que é praticada pelas pessoas. Religião é o conjunto de crenças, práticas e ritos das pessoas, e não aquilo que foi ensinado pelos fundadores... religião é dinâmica e o ensino dos fundadores é localizado e temporalizado.
Se vc prefere chamar de religião aquilo que Jesus ensinou, portanto não consegue culpar a religião, isso é uma particularidade sua. A nossa sociedade hoje é resultado da religião praticada pelas pessoas, e não por seus fundadores.

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:Clérigos de qualquer religião possuem por tendência a corrupção. O simples fato de vc ser um profissional da fé já te coloca em dúvida pois, vc vive daquilo que as pessoas acreditam... a tentação é grande até para espíritos muito evoluídos. :emoticon12:
O sistema de castas é resultado do hinduismo. A exploração desmedida de recursos materiais é resultado do protestantismo.
Na prática, não interessa o que Jesus, Buda ou Maomé falou mas sim a religião que é praticada pelas pessoas. Religião é o conjunto de crenças, práticas e ritos das pessoas, e não aquilo que foi ensinado pelos fundadores... religião é dinâmica e o ensino dos fundadores é localizado e temporalizado.
Se vc prefere chamar de religião aquilo que Jesus ensinou, portanto não consegue culpar a religião, isso é uma particularidade sua. A nossa sociedade hoje é resultado da religião praticada pelas pessoas, e não por seus fundadores.

Não, Eu não prefiro chamar de religião aquilo que Jesus ensinou. O que ele ensinou está num livro dito sagrado e é o manual das religiões cristãs. Esse manual é fartamente mal interpretado pela má-fé de gente corrupta.

Como a maior parte da nossa sociedade é carente de informação e ignorante, ele é em boa parte ainda manipulada por esses canalhas já citados.

Então, a religião em si em nada prejudicaria, se bem praticada e sem fanatismos.

O MAIOR PROBLEMA É A MANIPULAÇÃO QUE SE FAZ DELA, como pode ser visto anteriormente através de diversos exemplos, inclusive no Budismo.

Autor Desconhecido.

aknatom

Mensagem por aknatom »

O engraçado disso é que no budismo deveria ser e ainda é mais fácil ainda, já que os livros não são ditados por deus.
As interpretações mais corretas e mais erradas acontecem porque as religiões são vivas e mudam conforme o tempo, evoluem, mesmo sem novas revelações.

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:O engraçado disso é que no budismo deveria ser e ainda é mais fácil ainda, já que os livros não são ditados por deus.
As interpretações mais corretas e mais erradas acontecem porque as religiões são vivas e mudam conforme o tempo, evoluem, mesmo sem novas revelações.

Bom, isso é o que se conhece pela imprensa. Fora o que acontece por trás dos bastidores e que ninguém fica sabendo.

E as religiões evoluem porque a consciência do povo também evolui. Só depende das massas mudarem tal estado de coisas.

Editado pela última vez por Benetton em 02 Ago 2007, 16:02, em um total de 1 vez.

Autor Desconhecido.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Benetton escreveu:
aknatom escreveu:O engraçado disso é que no budismo deveria ser e ainda é mais fácil ainda, já que os livros não são ditados por deus.

Bom, isso é o que se conhece pela imprensa. Fora o que acontece por trás dos bastidores e que ninguém fica sabendo.

E as religiões evoluem porque a consciência do povo também evolui. Só depende das massas mudar tal estado de coisas.

Tem muita sujeira em qqr clero, viver da fé alheia é terrível.
E a consciência evoluindo, essa evolução entra para a religião, e isso é um braço da dinâmica. No próximo passo da dinâmica, pessoas são formadas sobre essa base, que novamente transformam um pouquinho. E assim caminha a humanidade.. :emoticon16:

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

aknatom escreveu:
Benetton escreveu:

E as religiões evoluem porque a consciência do povo também evolui. Só depende das massas mudar tal estado de coisas.

Tem muita sujeira em qqr clero, viver da fé alheia é terrível.
E a consciência evoluindo, essa evolução entra para a religião, e isso é um braço da dinâmica. No próximo passo da dinâmica, pessoas são formadas sobre essa base, que novamente transformam um pouquinho. E assim caminha a humanidade.. :emoticon16:

Uma prova de que o tempo faz as pessoas se libertarem dos tentáculos desses exploradores é a liberdade de imprensa que hoje se tem e que já desmascarou muitos desses pulhas, ajudando muitas pessoas a pensarem duas vezes antes de se submeterem a essas quadrilhas.

Hoje, só mesmo a ignorância do povo que ainda sustenta essa corja de FDPs.

Mas isso vai acabar. O tempo dirá quem tem razão.

Editado pela última vez por Benetton em 03 Ago 2007, 09:46, em um total de 1 vez.

Autor Desconhecido.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Com certeza vai acabar... vai acabar num materialismo com uma moral de respeito a dignidade inerente a vida... ou vai acabar coma gente se matando, um dos dois. :emoticon16:

Imagem

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

O que vai acabar é a exploração do povo, à medida que este se liberta da ignorância.

E mesmo que continuem praticando suas religiões sem proselitismo, exageros ou fanatismos, a libertação dessa corja decretará o seu consequente extermínio.

Com ou sem materialismos ou religiosidades, o povo saberá se respeitar, sem guerras ou provocações, desde que estejam libertos desses ditadores espúrios da boa-fé alheia.

Autor Desconhecido.

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Benetton escreveu:
O que vai acabar é a exploração do povo, à medida que este se liberta da ignorância.

E mesmo que continuem praticando suas religiões sem proselitismo, exageros ou fanatismos, a libertação dessa corja decretará o seu consequente extermínio.

Com ou sem materialismos ou religiosidades, o povo saberá se respeitar, sem guerras ou provocações, desde que estejam libertos desses ditadores espúrios da boa-fé alheia.

2...
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

aknatom

Mensagem por aknatom »

Religiosos é Veneno... o novo site de forum número 1 da sua internet!!!

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

aknatom escreveu:As interpretações mais corretas e mais erradas acontecem porque as religiões são vivas e mudam conforme o tempo, evoluem, mesmo sem novas revelações.

Se o que "Jesus" teria dito é a verdade revelada por Deus, suas palavras deveriam ser imutáveis, sem essa de evoluir.
Se livros sagrados devem ser interpretados e a religião progredir conforme nossa compreensão, então o que se acredita hoje pode estar totalmente errado. Não merece confiança e não pode ser imposto como verdade suprema, apenas como uma tentativa de se entender as coisas.
Tem que ser tão mutável quanto a moral humana.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Fernando Silva escreveu:
aknatom escreveu:As interpretações mais corretas e mais erradas acontecem porque as religiões são vivas e mudam conforme o tempo, evoluem, mesmo sem novas revelações.

Se o que "Jesus" teria dito é a verdade revelada por Deus, suas palavras deveriam ser imutáveis, sem essa de evoluir.
Se livros sagrados devem ser interpretados e a religião progredir conforme nossa compreensão, então o que se acredita hoje pode estar totalmente errado. Não merece confiança e não pode ser imposto como verdade suprema, apenas como uma tentativa de se entender as coisas.

Não falei o que as pessoas acreditam, nem no que deveriam acreditar, e nem em nada que é baseado nas argumentações delas. Falei o que acontece no nosso mundo real.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

aknatom escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Não falei o que as pessoas acreditam, nem no que deveriam acreditar, e nem em nada que é baseado nas argumentações delas. Falei o que acontece no nosso mundo real.

Eu apenas reforcei e desenvolvi o que você disse.

aknatom

Mensagem por aknatom »

Desculpa :emoticon25: ... estou meio sensível... :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

Trancado