TAM determina que aviões não voem mais com reverso travado
Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Se ficar comprovado que a culpa foi do piloto, governo, Tam e Airbus saem ilesos. Eu fico coçando a cabeça por que a Airbus (logo após começar a análise das caixas pretas) soltou aquele comunicado aos profissionais de aviação e se dispôs a compartilhar as indenizações junto com a Tam.
Muito estranho...
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"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
carlos escreveu:Se ficar comprovado que a culpa foi do piloto, governo, Tam e Airbus saem ilesos. Eu fico coçando a cabeça por que a Airbus (logo após começar a análise das caixas pretas) soltou aquele comunicado aos profissionais de aviação e se dispôs a compartilhar as indenizações junto com a Tam.
Muito estranho...
Ilesos como?
Qual é a punição que você quer ver? Deseja o fechamento da Airbus?
E o tal comunicado do fabricante, conforme noticiado nos jornais, não diz nada de novo para quem deveria conhecer esse modelo de avião.
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Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Vou reproduzir um comentário do blog do Nassif que me fez matutar:
Na qualidade de aeronauta amador, mas de profissional de TI, e pelo cheiro da tinta nas imagens da imprensa, eu suponho, repito, suponho que tenha acontecido o seguinte:
o A320 ao tocar o solo com o manete em posição de acelerar, o computador de bordo ignorou alguns fatos: o motor esquerdo estava operando para parar (reverso ligado), e rodas sustentando o peso da aeronave.
Daí, já que o motor direito estava em condição de aceleração, o computador, achou que era decolagem, e ignorou a ordem de freio dinâmico e talvez o freio na bequilha. Como o motor direito freiava a aeronave ela nunca iria arremeter numa situação destas.
Em outras palavras, o software do computador de bordo (aquele software anti-besteiras da Airbus) cometeu a besteira de achar que era decolagem. Em automóveis o acelerador, se deixado solto, sempre volta para zero (marcha lenta),
Senhoras vítimas, o responsável desta tragédia certamente mora ou trabalha em Toulose...
Este problema do software teria sido evitado se ele tivesse sido testado mais exaustivamente.
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o A320 ao tocar o solo com o manete em posição de acelerar, o computador de bordo ignorou alguns fatos: o motor esquerdo estava operando para parar (reverso ligado), e rodas sustentando o peso da aeronave.
Daí, já que o motor direito estava em condição de aceleração, o computador, achou que era decolagem, e ignorou a ordem de freio dinâmico e talvez o freio na bequilha. Como o motor direito freiava a aeronave ela nunca iria arremeter numa situação destas.
Em outras palavras, o software do computador de bordo (aquele software anti-besteiras da Airbus) cometeu a besteira de achar que era decolagem. Em automóveis o acelerador, se deixado solto, sempre volta para zero (marcha lenta),
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Este problema do software teria sido evitado se ele tivesse sido testado mais exaustivamente.
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
carlos escreveu:Vou reproduzir um comentário do blog do Nassif que me fez matutar:
Na qualidade de aeronauta amador, mas de profissional de TI, e pelo cheiro da tinta nas imagens da imprensa, eu suponho, repito, suponho que tenha acontecido o seguinte:
o A320 ao tocar o solo com o manete em posição de acelerar, o computador de bordo ignorou alguns fatos: o motor esquerdo estava operando para parar (reverso ligado), e rodas sustentando o peso da aeronave.
Daí, já que o motor direito estava em condição de aceleração, o computador, achou que era decolagem, e ignorou a ordem de freio dinâmico e talvez o freio na bequilha. Como o motor direito freiava a aeronave ela nunca iria arremeter numa situação destas.
Em outras palavras, o software do computador de bordo (aquele software anti-besteiras da Airbus) cometeu a besteira de achar que era decolagem. Em automóveis o acelerador, se deixado solto, sempre volta para zero (marcha lenta),
Senhoras vítimas, o responsável desta tragédia certamente mora ou trabalha em Toulose...
Este problema do software teria sido evitado se ele tivesse sido testado mais exaustivamente.
Pensando mais um pouco, acabo de encontrar o novo culpado.
Aposto que a Microsoft forneceu o sistema operacional do computador.
A saida é usar linux.
Falando sério, esse tipo de opinião tem tanto valor quanto a minha e a sua: nenhuma.
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
SickBoy escreveu:Aviação de primeiro mundo é outra coisa
Gibraltar
Putz! Onde é isso?
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"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Tudo bem, Encosto, trata-se somente de uma hipótese.
Nada pode ser descartado, lembrando que se ficar comprovado falha de manutenção, tanto a Empresa como as entidades reguladoras - leia-se governo - devem ser responsabilizados.
Nada pode ser descartado, lembrando que se ficar comprovado falha de manutenção, tanto a Empresa como as entidades reguladoras - leia-se governo - devem ser responsabilizados.
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Ninguém aqui sequer ouviu falar em sucateamento da TAM desde a época do acidente com o Foker 100? Não creio...Como um piloto vai fazer funcionar um equipamento pinado, um manete que trava e acelera em vez de freiar? Vocês tão de brincadeira...
E mesmo assim, com um problema destes, numa pista curta no meio de uma cidade à volta, qual a margem de erro? Pobres pilotos...
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Estas fotos de Gibraltar querem dizer que devemos fazer o seguinte: continuar a pista de Congonhas do outro lado da avenida...quando um avião tiver que decolar ou pousar, manda parar o trânsito..no caso de Congonhas...de minuto em minuto...AFE.

Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Não pode se esquecer que quem autorizou um avião do porte de um A-320 a pousar em Congonhas foi o extinto DAC em 2000.
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Apo escreveu:Ninguém aqui sequer ouviu falar em sucateamento da TAM desde a época do acidente com o Foker 100? Não creio...Como um piloto vai fazer funcionar um equipamento pinado, um manete que trava e acelera em vez de freiar? Vocês tão de brincadeira...
E mesmo assim, com um problema destes, numa pista curta no meio de uma cidade à volta, qual a margem de erro? Pobres pilotos...
Eu me pergunto o que faz um cara desse se submeter a trabalhar nessas condições? Eu voar num avião desse tudo bem, aceitável, não sou especialista... mas eu não voava e não voo. Agora, o piloto, no mínimo tinha uma noção da merda que tava fazendo.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

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aknatom escreveu:Apo escreveu:Ninguém aqui sequer ouviu falar em sucateamento da TAM desde a época do acidente com o Foker 100? Não creio...Como um piloto vai fazer funcionar um equipamento pinado, um manete que trava e acelera em vez de freiar? Vocês tão de brincadeira...
E mesmo assim, com um problema destes, numa pista curta no meio de uma cidade à volta, qual a margem de erro? Pobres pilotos...
Eu me pergunto o que faz um cara desse se submeter a trabalhar nessas condições? Eu voar num avião desse tudo bem, aceitável, não sou especialista... mas eu não voava e não voo. Agora, o piloto, no mínimo tinha uma noção da merda que tava fazendo.
Eu tenho um amigo comandante. Ele diz que só sabe fazer isto na vida. Ser um ótimo comandante. Mas não concorda como as coisas são feitas no Brasil. E isto que ele esteve a ponto de ter que ir embora , na crise da Varig, pois é piloto internacional, e achou que seria mais seguro ir definitivamente para fora do país.
ora, meu caro, eles trocam de cia de aviação, mas é a profissão deles. Em alguns casos, eles cancelam o procedimento, reclamam durante o vôo, exatamente como faz um profissional qualquer. Mas embora o avião em questão estivesse com aqueles problemas ( e já está assumido que estava), ele foi autorizado a voar. Autorizado significa uma ordem. Mas um pouso é algo único, você pode ter um problema novo e inusitado aconetecendo em segundos e é difícil tomar um decisão com um manete emperrado, por exemplo...quantos trens de pouso emperram na hora H e o pouso é adiado, ou é necessário um pouso de "barriga" como se diz? Muitos. Eu mesma quase tive que fazer um, mas a droga acabou descendo.
A pista de Congonhas é pequena para uma emergência assim...não tem como reverter uma situação destas naquela hora, são segundos apenas.

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Apo escreveu:Ninguém aqui sequer ouviu falar em sucateamento da TAM desde a época do acidente com o Foker 100? Não creio...
Eu também.
Até porque os aviões não estão sucateados.
Muito pelo contrário.
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O ENCOSTO escreveu:Apo escreveu:Ninguém aqui sequer ouviu falar em sucateamento da TAM desde a época do acidente com o Foker 100? Não creio...
Eu também.
Até porque os aviões não estão sucateados.
Muito pelo contrário.
claro que não...estão em perfeitas condições para voar...
só não sei quanto a pousar.....


como as pessoas aqui que tão dando palpites e culpando o piloto entendem tudo de avião...eu não preciso explicar que um Airbus é diferente de um Boieng porque o airbus é praticamente controlado por computador.... ou seja...pra quem usa o windows...já deve ter tentado fazer alguma coisa que o windows não deixou mesmo sendo uma coisa certa...imaginem agora que não seja o windows e nem que seja o seu computador...imaginem que seja um avião....já pensou que coisa linda? Você quer pousar mas o computador do avião entende que você não quer...ele entende que você quer ganhar velocidade e decolar....ou seja....você briga pelo controle do avião....eu duvido...que o piloto tenha colocado os manetes naquela posição...mas o computador do avião entendeu que sim...entendeu que tinha um manete acelerando e outro freiando...e não acionou os spoilers...
A TAM já tinha assinado seu atestado de culpa quando divulgou aquele comunicado dizendo +ou- isso: Não culpem nós pelo acidente ainda...pra quem não lembra da época do acidente da GOL o avião da GOL era novinho.....não tinha um probleminha....já não podemos dizer o mesmo do avião da TAM....
Apo escreveu:aknatom escreveu:Apo escreveu:Ninguém aqui sequer ouviu falar em sucateamento da TAM desde a época do acidente com o Foker 100? Não creio...Como um piloto vai fazer funcionar um equipamento pinado, um manete que trava e acelera em vez de freiar? Vocês tão de brincadeira...
E mesmo assim, com um problema destes, numa pista curta no meio de uma cidade à volta, qual a margem de erro? Pobres pilotos...
Eu me pergunto o que faz um cara desse se submeter a trabalhar nessas condições? Eu voar num avião desse tudo bem, aceitável, não sou especialista... mas eu não voava e não voo. Agora, o piloto, no mínimo tinha uma noção da merda que tava fazendo.
Eu tenho um amigo comandante. Ele diz que só sabe fazer isto na vida. Ser um ótimo comandante. Mas não concorda como as coisas são feitas no Brasil. E isto que ele esteve a ponto de ter que ir embora , na crise da Varig, pois é piloto internacional, e achou que seria mais seguro ir definitivamente para fora do país.
ora, meu caro, eles trocam de cia de aviação, mas é a profissão deles. Em alguns casos, eles cancelam o procedimento, reclamam durante o vôo, exatamente como faz um profissional qualquer. Mas embora o avião em questão estivesse com aqueles problemas ( e já está assumido que estava), ele foi autorizado a voar. Autorizado significa uma ordem. Mas um pouso é algo único, você pode ter um problema novo e inusitado aconetecendo em segundos e é difícil tomar um decisão com um manete emperrado, por exemplo...quantos trens de pouso emperram na hora H e o pouso é adiado, ou é necessário um pouso de "barriga" como se diz? Muitos. Eu mesma quase tive que fazer um, mas a droga acabou descendo.
A pista de Congonhas é pequena para uma emergência assim...não tem como reverter uma situação destas naquela hora, são segundos apenas.
è a profissão deles, eles tem que trabalhar, recebem ordens, etc... beleza, tranquilo, normal... A diferença básica entre eles e eu é que se o meu equipamento der pau, eu no máximo levo choque (se alguém já ouviu falar de que computador explode, me avise) e eles morrem e matam junto 200 pessoas. Mas tudo bem, se está tudo uma merda e recebem ordem de voar, sossegado. Percebe a incoerência?
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aknatom escreveu:Apo escreveu:aknatom escreveu:Apo escreveu:Ninguém aqui sequer ouviu falar em sucateamento da TAM desde a época do acidente com o Foker 100? Não creio...Como um piloto vai fazer funcionar um equipamento pinado, um manete que trava e acelera em vez de freiar? Vocês tão de brincadeira...
E mesmo assim, com um problema destes, numa pista curta no meio de uma cidade à volta, qual a margem de erro? Pobres pilotos...
Eu me pergunto o que faz um cara desse se submeter a trabalhar nessas condições? Eu voar num avião desse tudo bem, aceitável, não sou especialista... mas eu não voava e não voo. Agora, o piloto, no mínimo tinha uma noção da merda que tava fazendo.
Eu tenho um amigo comandante. Ele diz que só sabe fazer isto na vida. Ser um ótimo comandante. Mas não concorda como as coisas são feitas no Brasil. E isto que ele esteve a ponto de ter que ir embora , na crise da Varig, pois é piloto internacional, e achou que seria mais seguro ir definitivamente para fora do país.
ora, meu caro, eles trocam de cia de aviação, mas é a profissão deles. Em alguns casos, eles cancelam o procedimento, reclamam durante o vôo, exatamente como faz um profissional qualquer. Mas embora o avião em questão estivesse com aqueles problemas ( e já está assumido que estava), ele foi autorizado a voar. Autorizado significa uma ordem. Mas um pouso é algo único, você pode ter um problema novo e inusitado aconetecendo em segundos e é difícil tomar um decisão com um manete emperrado, por exemplo...quantos trens de pouso emperram na hora H e o pouso é adiado, ou é necessário um pouso de "barriga" como se diz? Muitos. Eu mesma quase tive que fazer um, mas a droga acabou descendo.
A pista de Congonhas é pequena para uma emergência assim...não tem como reverter uma situação destas naquela hora, são segundos apenas.
è a profissão deles, eles tem que trabalhar, recebem ordens, etc... beleza, tranquilo, normal... A diferença básica entre eles e eu é que se o meu equipamento der pau, eu no máximo levo choque (se alguém já ouviu falar de que computador explode, me avise) e eles morrem e matam junto 200 pessoas. Mas tudo bem, se está tudo uma merda e recebem ordem de voar, sossegado. Percebe a incoerência?
Sim. Eles deveriam fazer greve? Por mim eu faria, se fosse eles. Eu não voaria. Não sei o que aconteceria...provavelmente o que está acontecendo agora...caos.

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O ENCOSTO escreveu:Apo escreveu:Ninguém aqui sequer ouviu falar em sucateamento da TAM desde a época do acidente com o Foker 100? Não creio...
Eu também.
Até porque os aviões não estão sucateados.
Muito pelo contrário.
Sim. São bonitinhos e novinhos na aparência.
Quando falo em sucateado, é vende a frota em face de dívidas, abaixa o valor das passagens, diminui a manutenção, deixa peça estragada, contemporiza nos detalhes...que numa hora destas...fazem toda a diferença, porque sem este conjunto de detalhes, a segurança vai para as cucuias.
Editado pela última vez por Apo em 02 Ago 2007, 16:58, em um total de 1 vez.

Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
TAM determina que aviões não voem mais com reverso travado
Acho que a TAM e as demais empresas de aviação deveriam determinar é que seus aviões não caíssem mais.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
O avião não caiu. Estava no chão. E não freiou a contento.

Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
Fernando Silva escreveu:Ontem publicaram uma longa lista de problemas com aquaplanagem ocorridos na véspera e no dia do acidente.
O piloto pode ter errado (ou o avião falhado), mas não havia margem para correção e este foi o problema. Aterrisagem é uma operação arriscada e uma pista curta e molhada tira todas as chances em caso de falha.
nao cheguei a ver essa lista, mas ja que congonhas tem uma pista curta pra avioes do porte dos a320's... eles deveriam implementar um sistema de segurança, tipo uma zona de escape no fim da pista, e também já em uso em alguns aeroportos comerciais dos euas, chamado emas(engineered material arresting system)
pelo que eu li muito por cima... esse emas seria uma area feita de concreto poroso com uma extensao de uns 200m mais ou menos, sendo que se o aviao nao parar, ele acaba sendo atolado nessa regiao...
Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
Apo escreveu:O avião não caiu. Estava no chão. E não freiou a contento.
A determinação poderia ter um termo aditivo determinando que aviões que estivessem no chão freassem a contento, evitando desastres.
E que aviões parados não sofressem nada também.
Acho que seria o suficiente.
Palavras de um visionário:
"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
A pista para começar é pequena demais. Além da pista ter que ser maior para este tipo de aeronave DECOLAR, POUSAR E ARREMETER COM SEGURANÇA E MARGEM DE ERRO, áreas de escape são sempre observadas em bons aeroportos de todo o mundo. Muitos aviões já derraparam em pistas por diversos motivos e foram arrastados por centenas de metros até parar...em matos, gramados, areia e infelizmente alguns acabaram com o bico dentro dágua. Mas as chances de se espatifar dentro de um prédio é algo impensável. Um crime.

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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
Tranca escreveu:Apo escreveu:O avião não caiu. Estava no chão. E não freiou a contento.
A determinação poderia ter um termo aditivo determinando que aviões que estivessem no chão freassem a contento, evitando desastres.
E que aviões parados não sofressem nada também.
Acho que seria o suficiente.
Vocês são tão piadistas...e piadas de altíssimo nível.
Beijos.

Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
Apo escreveu:A pista para começar é pequena demais. Além da pista ter que ser maior para este tipo de aeronave DECOLAR, POUSAR E ARREMETER COM SEGURANÇA E MARGEM DE ERRO, áreas de escape são sempre observadas em bons aeroportos de todo o mundo. Muitos aviões já derraparam em pistas por diversos motivos e foram arrastados por centenas de metros até parar...em matos, gramados, areia e infelizmente alguns acabaram com o bico dentro dágua. Mas as chances de se espatifar dentro de um prédio é algo impensável. Um crime.
Sim e sim.
Mas calma, Apo... minha ironia é dirigida a estas determinações tardias que nada resolvem.
Bj
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