Benetton escreveu:aknatom escreveu:Benneton,
vou reescrever a 3 então:
3) E finalmente, vc alega que o formador do caráter é a educação dos pais e meio social onde vive e que a religião passa a ser acessória quando esta educação é sólida, enquanto eu falo que a forma como os pais cria os filhos e a cultura do meio social onde ele vive é definido pelo tipo de religião que essas pessoas possuem, portanto não tão acessória assim já que ela precede a própria formação educacional.
Quando digo educação, não me refiro só à educação escolar. A educação começa no berço e é responsabilidade primordial dos pais. A Religião vai influir radicalmente em estados teocráticos. Aqui no Brasil, o indivíduo tem a opção, após atingir certo grau de compreensão, de mudar de religião ou até mesmo de abandonar qualquer ensino religioso e se tornar ateu, como foi o seu caso e praticamente da maioria dos que frequentam esse fórum.
É, nesse ponto que discordamos. E sim, estou falando em educação num sentido amplo.
O Fernando Silva sabe muito bem o que estou dizendo, o Alter-Igor também, e a maioria aqui. Crescendo numa sociedade com base cultural apoiada fortemente na ICAR, é dificil largar os conceitos básicos, quem dirá os sentimentos básicos, e por mais que sejamos racionais, muitas vezes agimos com emoção, e isso não é desmerecimento pra ninguém, apenas constatação de fatos.
Pela ICAR ter por muito tempo uma postura de aceitar sincretismo, em algumas regiões temos uma forte influencia da Umbanda e Camdomblé. Os comportamentos esperados se vê no geral da população, por praticantes e não praticantes.
É bem natural que nestes meios surjam indivíduos que contestam, esses são aqueles que provocarão a mudança. Se assim não fosse, estaríamos ainda na idade média. E sim, em estado teocráticos isso é bem fácil de observar e bem difícil de mudar, mas em estados laicos como o nosso, também é forte, apesar de ser mais fácil de mudar.
Quanto ao meu caso, só pra te situar melhor, eu sou budista praticante, considero o budismo religião, e sou ateu por não acreditar em qqr coisa que seja transcedental, isto é, exista além do universo. Quanto aos omni, se eles estiverem acessíveis a alguma coisa no universo, é ao todo universal e não a alguma entidade específica... como não observei nenhuma delas ainda questiono a possibilidade.