O sacrifício agradável

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
spink
Gênero: Masculino
Contato:

O sacrifício agradável

Mensagem por spink »

Fonte

O sacrifício agradável

(sobre o cap. X, itens 7 e 8 de “O Evangelho segundo o Espiritismo”)

“Se errar é humano, perdoar é divino.”

Alexander Pope

Um sacrifício a Deus é como que um “presente”, uma “oferenda” ao Pai. Mas como se apresentar ao Criador cheio de amarguras no coração? Seria como tentar misturar óleo na água, porque o rancor ou o ódio não penetram naquilo que é 100% Amor, que é Deus. Por isso é necessária a purificação de nossos sentimentos, para irmos de encontro ao Pai.

Sacrifício mais agradável a Deus significa, então, nas palavras de Jesus e Kardec, o sacrifício “dos próprios ressentimentos”, ou seja, eu precisarei me livrar de todo meu rancor, de toda minha mágoa, de todo meu ódio, se quiser me aproximar de Deus, se desejar me sintonizar com a Bondade Suprema.

Quando falo de nos aproximarmos de Deus, não é que Ele esteja distante ou separado (já que o Criador se encontra dentro de cada criatura), mas nós é que estamos nos afastando Dele, de nossa própria essência divina. Por isso é que a mágoa nos causa desarmonia emocional e espiritual, e muitas vezes doenças no corpo físico. Porque esse é um estado de desencontro interior, de desequilíbrio conosco mesmos, com a natureza íntima de todo ser humano.

É sacrificante, é sofrível uma reconciliação, porque é preciso vencer o orgulho primeiro. Mas tudo isso é um processo, não adianta querer superar uma forte mágoa da noite para o dia. Dependendo do tamanho da ofensa, devemos respeitar também nossos sentimentos e nos dar um tempo, como um período de “luto”. Entretanto, permanecer em sintonia com a mágoa e não trabalhar para nos livrar dela só nos trará prejuízos para o presente e o futuro. A mágoa é como uma jaula que nos prende, e só pode ser aberta por nós mesmos, os únicos possuidores da “Chave do Perdão”.

O importante a refletir é que perdoando o meu irmão (tanto faz ser amigo ou inimigo, é sempre irmão), ou perdoando um fato desagradável do passado (dependendo do que gerou a mágoa), não estou fazendo as pazes apenas com o outro ou com o mundo, mas principalmente comigo mesmo e com a realidade presente. Perdoando, eu me reconcilio com minha própria capacidade de conduzir a vida, de me sentir dono do meu destino. Porque me ver como vítima significa não só ter alguém (ou algo) como o culpado pela minha desgraça, mas igualmente dar-lhe o controle sobre uma vida que é minha. Na verdade, eu mesmo é quem sou o único responsável pelo modo como estou me sentindo agora e apenas eu posso modificar meus sentimentos e viver melhor minha própria existência.

É por isso que o perdão é uma espécie de libertação. É a reconquista do poder sobre nós mesmos, é recuperar a capacidade de viver com as próprias pernas, de ter mais autonomia. É virar aquela página que só pertence ao passado e desfrutar a história do momento atual, o único sobre o qual temos algum tipo de controle.

Quando nos aprofundamos, através do Espiritismo, na meditação sobre as Leis de Deus e da Natureza, aprendemos que nada na vida pode ficar mal resolvido: tudo tende a se unir, a se acertar, a se alinhar, a se reequilibrar, mais cedo (na existência atual) ou mais tarde (através da reencarnação). O sacrifício, em si, é difícil e doloroso, mas o resultado é sempre agradável e - o que é de nosso maior interesse, também faz bem à saúde.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

spink
Contato:

Re.: O sacrifício agradável

Mensagem por spink »

Tirando as baboseiras espíritas, o que achei mais interessante no texto é a equivalência entre jesus e kardec.
"Com o tempo, uma imprensa cínica, mercenária, demagógica e corrupta formará um público tão vil como ela mesma." (Joseph Pulitzer).

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Oh Que texto felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Imagem

mudou minha vida! :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

aknatom

Re: Re.: O sacrifício agradável

Mensagem por aknatom »

manoelmac escreveu:Oh Que texto felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Imagem

Esse cara conversava muito com defunto, já parecia um desde os 20 anos de idade. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

spink
Contato:

Mensagem por spink »

Aceitando ou não, vê-se que parte dos espiritóides são idólotras.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

carlos escreveu:Aceitando ou não, vê-se que parte dos espiritóides são idólotras.

Normal.

Bjs

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

aknatom escreveu:
manoelmac escreveu:Oh Que texto felizzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzzz

Imagem

Esse cara conversava muito com defunto, já parecia um desde os 20 anos de idade. :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Já viu alguma foto dos alfarrábios espíritas onde houvesse alguém com carinha de geração saúde?

:emoticon16:
Imagem

Tranca

Mensagem por Tranca »

Postar uma foto do "Xico Chavier" é um ato de mal gosto.

Quotar diversas vezes a mesma foto é ato de terrorismo.
Palavras de um visionário:

"Seria uma ressurreição satânica retirarmos Lula e Brizola - esse casamento do analfabetismo econômico com o obsoletismo ideológico - do lixo da história para o palco do poder."

Roberto Campos

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Tranca escreveu:Postar uma foto do "Xico Chavier" é um ato de mal gosto.

Quotar diversas vezes a mesma foto é ato de terrorismo.

Pessoalmente então nem pensar, né... :emoticon12:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Essa é para o tranca... :emoticon16:

Se o chico baixar em você:

Imagem

use:
Imagem
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Trancado