TAM determina que aviões não voem mais com reverso travado
Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Como liberam uma pista desse jeito? que tem tanta água que a água até dá reflexo... bom..a verdade é que eu sofri um acidente essa semana... e aconteceu porque o asfalto tava úmido e o carro escorregou....a velocidade do carro era de 30..a 40 km/h agora eu pergunto...se com o asfalto úmido a 40 km/h já foi suficiente pra provocar um acidente...imagine uma pista molhada como dá pra ver na foto...e com um avião numa velocidade de 220 km/h.......é muita irresponsabilidade deixar aviões decolarem e pousarem nessas condições...

- Apo
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
SickBoy escreveu:Apo escreveu:Continuem rindo...não há motivos para a bagunça e o jogo de empurra e esconde que se instalou...tá tudo chuchu beleza...contestar, fazer cara de paisagem, dançar, sumir e fazer gesto obsceno como pessoa "física" é coisa que mais se vê nesta terra brasilis.
vou encarar esse problema da mesma maneira que encaro todos os outros do país. estou aqui falando sério, mas nada impede uma brincadeira eventual, assim como fazem com a saúde, educação e segurança. se você se considera envolvida demais no acidente, e isso a atinge, a internet com toda a discussão sobre o ocorrido não são a melhor opção pra você.
Não, querido...pode ter certeza que eu sei separar completamente as coisas. Foi um golpe duro e acho que a maioria dos brasileiros está chocada e revoltada com isto.
ATÉ os milhões que não tiveram conhecidos mortos. ATÉ os que nem sequer voam de avião.
Deu para entender?

- Aranha
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
Fabi escreveu:Eles devem ter lavado a pista pra não encontrarem tais marcas...
- Devo levar isso aí em cima a sério ?!?!?!?!?!

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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
enquanto isso. há pilotos indignados com a forma que os dados da caixa-preta foram levados à CPI
http://forum.contatoradar.com.br/index. ... =0&start=0
É um absurdo o rumo que a investigação do acidente da Tam esta tomando, os nobres deputados estão usando a maior tragédia da Aviação Brasileira como um trampolim político.
É um absurdo que as transcrições dos diálogos dos pilotos sejam divulgadas sem que antes a investigação por parte do Cenipa esteja finalizada.
É um absurdo para um oficial general que esta ali para fazer o seu papel (sério como deve ser), ficar respondendo e corrigindo pessoal que não tem qualquer capacitação técnica na área da aviação.
Que país e esse? Que justiça e essa? Que seres humanos são esses que querem apenas crescer politicamente sem nenhum compromisso sério com nada ou ninguem?
Imagino o que o mundo deve estar pensando a respeito da nossa "respeitavel" aviação, na realidadde já devem ter associado a nosso aviação (leia-se comunidade aeronáutica), com a nossa segurança com o nosso sistema de saúde com a nossa educação, lamentável o que assisto todos os dias na televisão e o que leio diariamente nos jornais.
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- Aranha
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
Fabi escreveu:E só um comentário...a água da pista até reflete o avião...
Fabi escreveu:Como liberam uma pista desse jeito? que tem tanta água que a água até dá reflexo... bom..a verdade é que eu sofri um acidente essa semana... e aconteceu porque o asfalto tava úmido e o carro escorregou....a velocidade do carro era de 30..a 40 km/h agora eu pergunto...se com o asfalto úmido a 40 km/h já foi suficiente pra provocar um acidente...imagine uma pista molhada como dá pra ver na foto...e com um avião numa velocidade de 220 km/h.......é muita irresponsabilidade deixar aviões decolarem e pousarem nessas condições...
- Realmente, o nível da argumentação aqui tem caído, tem gente que nem entende de reflexão da luz, nem de fotografia nem de carro e quer entender de avião.
Abraços,
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Apo escreveu:O ENCOSTO escreveu:Apo escreveu:O ENCOSTO escreveu:Fabi escreveu:O ENCOSTO escreveu:Apo escreveu:Ninguém aqui sequer ouviu falar em sucateamento da TAM desde a época do acidente com o Foker 100? Não creio...
Eu também.
Até porque os aviões não estão sucateados.
Muito pelo contrário.
claro que não...estão em perfeitas condições para voar...
só não sei quanto a pousar.....![]()
Imaginava que aviões, carros, motos, onibus ou qualquer outro equipamento NOVO ou em condições de uso também poderiam sofrer acidentes.
Um carro com problemas no freio , mesmo novo, deve ficar quietinho na garagem...
E aviões com o tal problema citado podem voar sem problemas.
Não pode, não. Ainda mais numa pista daquele tamanho. É brincar com o azar.
Pode sim.
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Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
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- Fernando Silva
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Os registros mostram que os pilotos vinham reclamando da pista há muito tempo e os controladores os vinham alertando sobre as condições da mesma.
Os registros mostram que a TAM sofreu diversos acidentes ao longo dos anos e parecia ter uma manutenção deficiente. O fato de ter voado com um revestimento da turbina preso com fita adesiva é significativo.
Talvez isto aconteça com todas as outras empresas e a TAM deu azar de os acidentes só acontecerem com ela. Talvez. Veremos (talvez).
Os registros mostram que a TAM sofreu diversos acidentes ao longo dos anos e parecia ter uma manutenção deficiente. O fato de ter voado com um revestimento da turbina preso com fita adesiva é significativo.
Talvez isto aconteça com todas as outras empresas e a TAM deu azar de os acidentes só acontecerem com ela. Talvez. Veremos (talvez).
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Fabi escreveu:será que é tão dificil entender que é impossivel um piloto colocar dois manetes em posições opostas....
É impossivel porque os pilotos, como disse antes, jamais erram. Eles são muito simpaticos e não poderiam errar por causa disso.
Não estou dizendo que eles fizeram isso. Estou apenas mostrando a falha do seu argumento.
ele não era louco...
Errar não é sinonimo de loucura.
é fácil culpar o piloto...
Parece ser mais facil culpar qualquer um menos o piloto.
Até agora, não culpei ninguém. Estou apenas lendo oque foi divulgado de mais concreto, como os dialogos dentro da cabine.
ele tá morto...
Se um assaltante morre, ele deixa de ser culpado por todos os crimes, então.
e os aviões da TAM são sucateados...
Não são.
Se são, prove.
Compare ao menos a idade da frota da TAM com a idade de frotas de outras empresas internacionais. Nem isso você conseguiu fazer até agora.
Mostre que o sistema de manutenção preventiva deixa a desejar se comparado com o adotado por outros paises.
você não é o carlos pra não enxergar o óbvio....você com certeza é bem informado e já deve ter lido que um avião da TAM perdeu a porta em pleno voo...que uma parte da turbina foi pro espaço em outro....deve saber qual foi a causa do acidente do voo 402 da TAM....a TAM tem um histórico enorme de incidentes desse tipo...
Todas as empresas de transporte tem vários acidentes em suas historias.
Mostre uma unica empresa aerea de renome que jamais passou por um sinistro.
E o governo é amiguinho das empresas aéreas...só petista não veem isso, mas você não é petista...
Que bom debater com pessoas tão proximas a diretoria da TAM e de politicos corruptos. Qual o seu grau de parentesco com algum deles?
e a pista naquele dia estava escorregadia...
Todas as pistas de todos os aeroportos desse mundo podem ficar escorregadias.
Naquele dia, a pista estava muito bem, obrigado, se comparado com outros dias.
Se não for assim, prove.
um avião da pantanal ficou atolado na lama....(e eu já falei isso umas 50 vezes) a imprensa tava toda lá em congonhas naquele dia...apenas esperando um avião ruim pousar lá e provocar uma tragédia...
É verdade, O jornal nacional, o da band, record e todos os outros meios de comunicação até locaram espaços para instalarem seus equipamentos. Aquilo lá tá parecendo estádio de futebol.
O Galvão Bueno, esses dias, tava narrando pousos de aviões.
quem é responsável por autorizar o pouso em congonhas com a pista naquelas condições? o governo...quem devia ter suspendido pousos em congonhas naquele dia? o governo...e porque não fizeram isso?
Porque a pista estava em condições.
isso teria evitado a tragédia....
Se nenhum avião decolqar mais no mundo, não teremos mais esse tipo de acidente.
Aviões podem (acontece) ter pequenos defeitos que o piloto consegue dar conta e levantar voo e pousar.....agora se tiver um defeito na pista de congonhas molhada...o resultado a gente já sabe...
O defeito foi na pista ou no avião? Quem sabe você decide antes quem pretende malhar.
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
A determinação da Airbus no manual é para que, em caso de falha eletrônica em uma manete, a turbina referente a ela deve ser desligada quando o avião estiver na aproximação final para o pouso. Um avião consegue voar apenas com uma turbina operando.
A última alternativa
MARCELO FLEURY
Ao projetar o A320, a Airbus previu a possibilidade de falha eletrônica nas manetes, admitiu que se ela ocorresse instantes antes do pouso resultaria em aumento de potência em uma das turbinas e gerou um manual recomendando que, neste caso, o piloto desligue o motor em questão. Em vez de mudar a concepção da aeronave, a fabricante entendeu que o sistema projetado por engenheiros da empresa era o mais seguro para os passageiros.
Trechos do manual da Airbus foram publicados em um site de aviação por um especialista americano. Eles mostram como funciona a concepção automatizada do avião em caso de falha eletrônica segundos antes do pouso e revelam semelhanças com as reações do A320 da TAM quando estava a cinco metros de altura sobre a pista de Congonhas.
De acordo com o manual, ao ocorrer a falha no sinal, não adianta levar as duas manetes para a posição idle (ponto morto) antes do pouso, porque o sistema automático de potência do avião (autothrust) não irá se desconectar, como costuma ocorrer nesse caso.
Ou seja, se houver ocorrido uma falha eletrônica no sinal de uma das manetes em qualquer etapa do vôo e no momento do pouso o piloto colocar ambas as manetes na posição de ponto morto, levantando o nariz do avião para a planada final antes de tocar a pista, o computador de bordo dará potência ao avião, para mantê-lo em sustentação, interpretando que o piloto não deseja pousar o aparelho.
Degravação mostra turbina acelerando
A transcrição da caixa-preta de som do A320 da TAM revelou que às 18h48min24seg, o piloto mexeu nas manetes, com a intenção provável de colocá-las em idle para o pouso. É nesse momento que se costuma levantar o nariz da aeronave. Meio segundo depois, ficou registrado um - aumento no ruído do motor -, de acordo com a degravação. Em um pouso dentro dos parâmetros normais, não haveria por que aumentar o barulho da turbina nos instantes finais.
Mesmo tendo descido e tocado a pista, o autothrust não se desconectaria, como explica o manual. E quando o autothrust não se desconecta, o computador não libera o funcionamento de nenhum sistema de freios. Mesmo com um reverso acionado, a outra turbina continuaria com potência.
A determinação da Airbus no manual é para que, em caso de falha eletrônica em uma manete, a turbina referente a ela deve ser desligada quando o avião estiver na aproximação final para o pouso. Um avião consegue voar apenas com uma turbina operando.
A hipótese de falha eletrônica nas manetes é uma das duas mais prováveis para explicar a série de acontecimentos que impediu o A320 da TAM de frear na pista de Congonhas, antes de explodir no maior desastre aéreo nacional.
A outra é de que o piloto, por um descuido milimétrico, deixou a manete referente à turbina do reverso inativo um pouco acima da posição idle, puxando a outra para reverso máximo assim que o avião tocou na pista.
Apenas análise do Cenipa desvendará o mistério
Reforçando essa segunda hipótese, ficou registrado na caixa-preta de som a voz metalizada do computador de bordo pedindo "retard" (ou redução da potência) um segundo depois do barulho de movimentação das manetes, que deveriam ter sido colocadas em idle. O aviso de "retard", que já havia sido dado duas vezes, teria parado quando a redução de potência tivesse ocorrido. O fato de ter sido dado uma terceira vez após o último movimento nas manentes pode indicar que houve falha humana.
Apenas a análise detalhada das informações das caixas-pretas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) poderá indicar qual das duas é verdadeira.
Com as informações disponíveis, especialistas têm receio de apontar se foi uma falha humana ou eletrônica a preponderante no pouso malsucedido. Mas boa parte deles concorda com o que diz um piloto de jatos comerciais especialista em investigação de acidentes:
- Não adianta você querer corrigir o ser humano, torná-lo perfeito. Ele vai acertar na maioria das vezes, mas um dia vai errar. Então por que não concentrar esforços em criar sistemas que não tornem esses erros fatais?
http://zh.clicrbs.com.br
Parte do manual do Airbus, recomendando o desligamento do motor em casos como esse, está publicado no site.
A última alternativa
MARCELO FLEURY
Ao projetar o A320, a Airbus previu a possibilidade de falha eletrônica nas manetes, admitiu que se ela ocorresse instantes antes do pouso resultaria em aumento de potência em uma das turbinas e gerou um manual recomendando que, neste caso, o piloto desligue o motor em questão. Em vez de mudar a concepção da aeronave, a fabricante entendeu que o sistema projetado por engenheiros da empresa era o mais seguro para os passageiros.
Trechos do manual da Airbus foram publicados em um site de aviação por um especialista americano. Eles mostram como funciona a concepção automatizada do avião em caso de falha eletrônica segundos antes do pouso e revelam semelhanças com as reações do A320 da TAM quando estava a cinco metros de altura sobre a pista de Congonhas.
De acordo com o manual, ao ocorrer a falha no sinal, não adianta levar as duas manetes para a posição idle (ponto morto) antes do pouso, porque o sistema automático de potência do avião (autothrust) não irá se desconectar, como costuma ocorrer nesse caso.
Ou seja, se houver ocorrido uma falha eletrônica no sinal de uma das manetes em qualquer etapa do vôo e no momento do pouso o piloto colocar ambas as manetes na posição de ponto morto, levantando o nariz do avião para a planada final antes de tocar a pista, o computador de bordo dará potência ao avião, para mantê-lo em sustentação, interpretando que o piloto não deseja pousar o aparelho.
Degravação mostra turbina acelerando
A transcrição da caixa-preta de som do A320 da TAM revelou que às 18h48min24seg, o piloto mexeu nas manetes, com a intenção provável de colocá-las em idle para o pouso. É nesse momento que se costuma levantar o nariz da aeronave. Meio segundo depois, ficou registrado um - aumento no ruído do motor -, de acordo com a degravação. Em um pouso dentro dos parâmetros normais, não haveria por que aumentar o barulho da turbina nos instantes finais.
Mesmo tendo descido e tocado a pista, o autothrust não se desconectaria, como explica o manual. E quando o autothrust não se desconecta, o computador não libera o funcionamento de nenhum sistema de freios. Mesmo com um reverso acionado, a outra turbina continuaria com potência.
A determinação da Airbus no manual é para que, em caso de falha eletrônica em uma manete, a turbina referente a ela deve ser desligada quando o avião estiver na aproximação final para o pouso. Um avião consegue voar apenas com uma turbina operando.
A hipótese de falha eletrônica nas manetes é uma das duas mais prováveis para explicar a série de acontecimentos que impediu o A320 da TAM de frear na pista de Congonhas, antes de explodir no maior desastre aéreo nacional.
A outra é de que o piloto, por um descuido milimétrico, deixou a manete referente à turbina do reverso inativo um pouco acima da posição idle, puxando a outra para reverso máximo assim que o avião tocou na pista.
Apenas análise do Cenipa desvendará o mistério
Reforçando essa segunda hipótese, ficou registrado na caixa-preta de som a voz metalizada do computador de bordo pedindo "retard" (ou redução da potência) um segundo depois do barulho de movimentação das manetes, que deveriam ter sido colocadas em idle. O aviso de "retard", que já havia sido dado duas vezes, teria parado quando a redução de potência tivesse ocorrido. O fato de ter sido dado uma terceira vez após o último movimento nas manentes pode indicar que houve falha humana.
Apenas a análise detalhada das informações das caixas-pretas pelo Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) poderá indicar qual das duas é verdadeira.
Com as informações disponíveis, especialistas têm receio de apontar se foi uma falha humana ou eletrônica a preponderante no pouso malsucedido. Mas boa parte deles concorda com o que diz um piloto de jatos comerciais especialista em investigação de acidentes:
- Não adianta você querer corrigir o ser humano, torná-lo perfeito. Ele vai acertar na maioria das vezes, mas um dia vai errar. Então por que não concentrar esforços em criar sistemas que não tornem esses erros fatais?
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Era só oque faltava.
Deputados da CPI (porquê essas antas não continuam fazendo aquilo que sabem de melhor - ROUBAR?) estão debatendo falhas de projeto da Airbus,
Até quando, Brasil?
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O ENCOSTO escreveu:É verdade, O jornal nacional, o da band, record e todos os outros meios de comunicação até locaram espaços para instalarem seus equipamentos. Aquilo lá tá parecendo estádio de futebol.
O Galvão Bueno, esses dias, tava narrando pousos de aviões.
merece ser indicado pra categoria de melhores quotes de 2007...
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Re: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trava
Abmael escreveu:- Foi tão fácil e rápido se indignar contra o governo, não vejo tanto empenho em se indignar contra a companhia aérea que não cumpriu requisitos de segurança que foram cruiciais, porque a indignação é tão relativa? - Parece que por aqui ela é proporcional ao objeto da indignação.
Abraços,
Foram mais rápidos ainda os metidos a "experts de última hora" como você e quase toda a imprensa a darem palpites sobre o ocorrido sem entender PORRA NENHUMA sobre aviação. O CENIPA trabalha no momento com a hipótese de falha nos sensores de contato com o solo (LGCIU) devido a uma possível aquaplanagem no toque, o que levou a aeronave a reagir como se estivesse em vôo, não acionando os spoilers e aumentando a potência dos motores. Aonde você, fanboy dos petralhas, enfiará sua cabeça agora? NADA indica falha do comandante, muito pelo contrário, alguém que consegue tocar o solo aos 400 naquelas condições visuais péssimas merece um prêmio. A única falha que está evidente no momento é a aprovação da pista para pouso em tais condições por parte da Infraero.
E agora? Não era mais fácil esperar pela conclusão dos investigadores sérios, ao invés de sair espalhando o besteirol armado por canalhas da imprensa e por gente que é favorecida pela onda de desinformação?
Editado pela última vez por RicardoVitor em 04 Ago 2007, 00:07, em um total de 1 vez.
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Re: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trava
RicardoVitor escreveu:Foram mais rápidos ainda os metidos a "experts de última hora" como você e quase toda a imprensa a darem palpites sobre o ocorrido sem entender PORRA NENHUMA sobre aviação.
- Agora só falta você mostrar onde eu dei palpite, vamos, mostre, estou aguardando....
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Ao copiar e colar tal matéria leviana, e levantando tal questão da "culpa"...
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
O ENCOSTO escreveu:Um avião consegue voar apenas com uma turbina operando.[/b]
Ai ai ai!
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Re: Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso
RicardoVitor escreveu:Ao copiar e colar tal matéria leviana, e levantando tal questão da "culpa"...
- Cadê o Palpite? - Mostre!
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Re: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trava
RicardoVitor escreveu:Abmael escreveu:- Foi tão fácil e rápido se indignar contra o governo, não vejo tanto empenho em se indignar contra a companhia aérea que não cumpriu requisitos de segurança que foram cruiciais, porque a indignação é tão relativa? - Parece que por aqui ela é proporcional ao objeto da indignação.
Abraços,
Foram mais rápidos ainda os metidos a "experts de última hora" como você e quase toda a imprensa a darem palpites sobre o ocorrido sem entender PORRA NENHUMA sobre aviação. O CENIPA trabalha no momento com a hipótese de falha nos sensores de contato com o solo (LGCIU) devido a uma possível aquaplanagem no toque, o que levou a aeronave a reagir como se estivesse em vôo, não acionando os spoilers e aumentando a potência dos motores. Aonde você, fanboy dos petralhas, enfiará sua cabeça agora? NADA indica falha do comandante, muito pelo contrário, alguém que consegue tocar o solo aos 400 naquelas condições visuais péssimas merece um prêmio. A única falha que está evidente no momento é a aprovação da pista para pouso em tais condições por parte da Infraero.
E agora? Não era mais fácil esperar pela conclusão dos investigadores sérios, ao invés de sair espalhando o besteirol armado por canalhas da imprensa e por gente que é favorecida pela onda de desinformação?
E eu falei isso desde o começo... aquela pista não deveria ter sido liberada....devia ter sido fechada já quando o avião da pantanal derrapou... mas não...resolveram abrir...deu no que deu...

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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Alguém aqui já voou de avião?
Já decolou ou pousou em Congonhas?
Sabem como é o sonzinho aquele que avisa que o trem de pouso desceu?
E aqueles barulhos característicos dos flapes recolhendo e abrindo na hora certa?
E quando os reversos funcionam? E depois o freio? Nunca viram nada disto?
Nunca pousaram normalzinho? Nem com ventania? Nem com chuvarada?
Nunca pegaram turbulência? Já viajaram de Airbus? E de turbo-hélice?
Já pegaram ponta de turbulância em cima do Caribe de madrugada por causa de furacão no Caribe ou no Golfo do México?
Nunca viram correria dentro do avião porque a coia ficou preta e a tripulação fica de olho estalado e corre para sentar porque o comandante pede?
Já decolou ou pousou em Congonhas?
Sabem como é o sonzinho aquele que avisa que o trem de pouso desceu?
E aqueles barulhos característicos dos flapes recolhendo e abrindo na hora certa?
E quando os reversos funcionam? E depois o freio? Nunca viram nada disto?
Nunca pousaram normalzinho? Nem com ventania? Nem com chuvarada?
Nunca pegaram turbulência? Já viajaram de Airbus? E de turbo-hélice?
Já pegaram ponta de turbulância em cima do Caribe de madrugada por causa de furacão no Caribe ou no Golfo do México?
Nunca viram correria dentro do avião porque a coia ficou preta e a tripulação fica de olho estalado e corre para sentar porque o comandante pede?

Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Eu já voei...pousei uma vez em congonhas... o único apuro mesmo que eu passei foi em curitiba...mas eu era tão criancinha que eu não lembro quem lembra é minha mãe que tava comigo...o avião derrapou na pista....

- Apo
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Nossa...não sei porque as pessoas aqui não acreditam em nada e querem altas explicações de especialistas. Se falam de carro, por que não se pode falar de avião? Coisa mais boba.
Tudo o que estão falando em todo lugar, inclusive fora do Brasil sobre aviões e acidentes fecha com o que uma pequena minoria aqui fala. O outros não sabem de nada. E acham que ninguém aqui pode saber.
Tudo o que estão falando em todo lugar, inclusive fora do Brasil sobre aviões e acidentes fecha com o que uma pequena minoria aqui fala. O outros não sabem de nada. E acham que ninguém aqui pode saber.

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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Depois que um forista aqui disse que o avião nem tocou na pista...deu prá ver bem quem é que entende...

Já afirmei, anteriormente, que não entendo do assunto. Por isso pergunto : alguém tem idéia das dimensões que deveria ter a área de escape para conter um avião que chega ao final da pista com a velocidade próxima à da de decolagem, direcionando-se à esquerda, acelerado pela turbina direita e sem o arrasto aerodinâmico dos flaps?
Quando durmo mantenho minhas dúvidas no piloto automático
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Re.: TAM determina que aviões não voem mais com reverso trav
Em 2002, durante a campanha eleitoral, Lula "escreveu" um artigo declarando que, por culpa de FHC, a aviação no Brasil estava um caos (e foi justamente FHC que criou a ANAC, contra a oposição feroz do PT, para tentar resolver as coisas).
Agora, Lula vem dizer que não sabia de nada.
Talvez ele esteja sendo sincero, o que me assusta mais ainda.
Agora, Lula vem dizer que não sabia de nada.
Talvez ele esteja sendo sincero, o que me assusta mais ainda.