Religião é Veneno. Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico.
Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
aknatom escreveu:A palavra evoluir não é bem adequada mesmo, usando uma comparação, já que a escalada na montanha te derruba lá para baixo se bobear. Conseguir construir uma capacidade de superar as dificuldades não é uma posição absoluta, da qual não se regride. Ao contrário do espiritismo acredito sim na "regressão", e bem rápida dependedo da situação. Realmente evolução não é um bom termo...
Como diz meu tio, formado em filosofia e meio "xarope" por causa disso, "Deveríamos falar alemão, se tem alguma coisa que vc quer dizer e não existe palavra que se adeque, vc junta as palavras e tem uma palavra nova".
aknatom escreveu:Como diz meu tio, formado em filosofia e meio "xarope" por causa disso, "Deveríamos falar alemão, se tem alguma coisa que vc quer dizer e não existe palavra que se adeque, vc junta as palavras e tem uma palavra nova".
Engraçado, mas é a mais plena verdade. É por isso, justamente, que dá uma trabalheira absurda traduzir livros de filósofos dos originais alemães.
Be,todos estâo demonstrando lidar bem com a morte.Eu penso que a abordagem do videomaker deveria se mais incisiva,já que ele quer levar os céticos à refexâo.O questionamento correto deveria ser:O que vc faria se ao morrer descobrisse que há um Deus que o julgará por seus atos?
o pensador escreveu:Be,todos estâo demonstrando lidar bem com a morte.Eu penso que a abordagem do videomaker deveria se mais incisiva,já que ele quer levar os céticos à refexâo.O questionamento correto deveria ser:O que vc faria se ao morrer descobrisse que há um Deus que o julgará por seus atos?
Esse Deus deve ser bom, ou então não seria Deus... ele me perdoará por não acreditar nele, afinal, ele não me deu um bom motivo pra isso, e apesar disso, fui uma boa pessoa para todos.
Se resolver me condenar mesmo assim, que vá tomar no cú....
o pensador escreveu:Be,todos estâo demonstrando lidar bem com a morte.Eu penso que a abordagem do videomaker deveria se mais incisiva,já que ele quer levar os céticos à refexâo.O questionamento correto deveria ser:O que vc faria se ao morrer descobrisse que há um Deus que o julgará por seus atos?
Esse Deus deve ser bom, ou então não seria Deus... ele me perdoará por não acreditar nele, afinal, ele não me deu um bom motivo pra isso, e apesar disso, fui uma boa pessoa para todos. Se resolver me condenar mesmo assim, que vá tomar no cú....
o pensador escreveu:O que vc faria se ao morrer descobrisse que há um Deus que o julgará por seus atos?
Eu falaria pra ele:
"Vai tomar no cu seu viado, filho da puta, omisso, deixou bilhões de pessoas sofrendo, morrendo de fome, além de outras coisas. Podia ter mudado isso com sua vontade e não mudou."
videomaker escreveu:Milhares de pessoas prestam suas homenagens a parentes mortos no tisuname . O que faria vc ateu , para lembrar tal fato ? O que dira para aqueles que rezam e perderam seus familiares!
Só a verdade.
Eu nao diria nada. E gostaria que nenhum religioso me dissesse nada caso familiares meus tivessem morrido na tragédia. Especialmente nao gostaria que me dissessem que Deus é bom e justo. Que vao mentir para o inferno...
Esse Deus deve ser bom, ou então não seria Deus... ele me perdoará por não acreditar nele, afinal, ele não me deu um bom motivo pra isso, e apesar disso, fui uma boa pessoa para todos. Se resolver me condenar mesmo assim, que vá tomar no cú....
E se vc finalmente descobrir que houve um bom motivo para crer,mas que vc inconscientemente bloqueou por motivos de preferência pessoal?
Se há Deus moral, ele é necessariamente mau. Principalmente se o dito cujo for, essencialmente, o deus cristão.
O que eu faria? Não sei. Potencialmente, o "carrasco" é Deus e, sendo onipotente, se ele quiser me infringir um sofrimento tamanho que faça com que eu o adule, ele pode. Frente a essa onpotência, qualquer arbítrio meu seria nulo.
E se vc finalmente descobrir que houve um bom motivo para crer,mas que vc inconscientemente bloqueou por motivos de preferência pessoal?
Esse Deus deve ser bom, ou então não seria Deus... ele me perdoará por não acreditar nele, afinal, fui uma boa pessoa para todos.
Se resolver me condenar mesmo assim, que vá tomar no cú....
Se há Deus moral, ele é necessariamente mau. Principalmente se o dito cujo for, essencialmente, o deus cristão. O que eu faria? Não sei. Potencialmente, o "carrasco" é Deus e, sendo onipotente, se ele quiser me infringir um sofrimento tamanho que faça com que eu o adule, ele pode. Frente a essa onpotência, qualquer arbítrio meu seria nulo.
Esse Deus deve ser bom, ou então não seria Deus... ele me perdoará por não acreditar nele, afinal, fui uma boa pessoa para todos. Se resolver me condenar mesmo assim, que vá tomar no cú....
aknatom escreveu:Debater com o video eu aceito, com o pensador é um desafio... acho que não vou me esforçar. Desisto em 1 post.... e sem vergonha nenhuma... aff.
aknatom escreveu:Debater com o video eu aceito, com o pensador é um desafio... acho que não vou me esforçar. Desisto em 1 post.... e sem vergonha nenhuma... aff.
Basta um post
Meu lado humanista fazendo o bem ao próximo.... Ainda bem que existem pessoas que não entendem sarcasmo, elas pode ser mais felizes.
salgueiro escreveu: Não existem palavras que consolem, num momento de perda. Nem mesmo, saber que estaremos juntos novamente.
Bjs
Fato Sal..Eu acrescentaria que só o tempo cicatriza a ferida emocional,e mesmo assim há pessoas que nunca se recuperam de uma perda traumática,por exemplo.
Se há Deus moral, ele é necessariamente mau. Principalmente se o dito cujo for, essencialmente, o deus cristão. O que eu faria? Não sei. Potencialmente, o "carrasco" é Deus e, sendo onipotente, se ele quiser me infringir um sofrimento tamanho que faça com que eu o adule, ele pode. Frente a essa onpotência, qualquer arbítrio meu seria nulo.
Porque um Deus moral é necessariamente mau?
Um deus moral não é necessariamente mau. O deus moral que, hipoteticamente criou esta realidade, este sim, é necessariamente mau. Ele criou uma obra imperfeita, que sofre, implora por algumas parcas interferências dele, criou o mal, permitiu (e permite) inúmeras desgraças, etc...
Sendo assim, por isso que até nos meus tempos de agnóstico teísta eu tinha crença na amoralidade divina. Nunca quis acreditar que existe uma divindade naturalmente má segundo os meus padrões morais.