Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
o pensador

Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?

Mensagem por o pensador »

Recentemente elaborei um argumento objetivando diluir o suposto e tâo propalado caráter autocontraditório da doutrina cristâ da Trindade.Encarem somenre como um exercício de lógica

Prova Filosófica da Trindade

A existência de um Ser tripessoal não é contraditória,antes é plenamente condizente com os enunciados básicos da Lógica formal.As três personalidades compartilham da mesma natureza e atributos essenciais e logo não há nenhuma qualidade ou adjetivo que não seja reciprocamente compartilhado.

A questão crucial da aparente contradiçâo reside no fato de que a posse singular da pessoalidade por parte dos membros da Trindade possa significar disjunção essencial.Entretanto se houver uma base unificadora o dilema desaparece.

Muitos teólogos no decorrer dos séculos colocaram a pessoa do Pai como a fonte de onde os outros derivavam sua própria personalidade.Isso pode transparecer triteísmo.As pessoas dvinas da Trindade não devem ser compreendidas como entidades justapostas mas como pessoas simultaneamente justapostas e intrapostas.Isso não implica numa subtraçâo substancial da personalidade singular de cada membro da Trindade e sim a unificação das pessoas divinas num mesmo Centro de personalidade.O Centro unívoco de personalidade seria trifurcado em três manifestações pessoalmente distintas.

Em resumo,os membros da Trindade divina compartilhariam imanentemente da personalidade dos outros membros e ao mesmo tempo Eles manteriam de modo transcedente sua identidade pessoal específica.As três personalidades divinas originalmente residem no Centro unívoco de personalidade mas no entanto este Centro comum tem a capacidade de projetar as três personalidades e de estabelecer uma interrelaçâo com as mesmas.

As pessoas sâo justapostas e intrapostas concomitantemente.
Sua justaposição emana da sua intraposiçâo;sua personalidade equívoca procede da Personalidade unívoca. Assim como um galho trifurcado tem origem comum no tronco,as pessoas equívocas da Trindade emanam eternamente da Personalidade divina unívoca.Os dois fatores se complementam ao invés de se contradizer pois Deus não é tripessoal e unipessoal no mesmo sentido.A origem e a base da Personalidade divina é unipessoal enquanto sua mediação e intermediaçâo é tripessoal.

Logo não há nenhuma contradição.Todos os atributos e qualidades se unificam na Base universal.A infinitude e singularidade de Deus não sâo contraditas pela pluraridade pessoal.

Necessidade da Trindade

A retenção do ser nâo é característica do Ser infinito.Retenção do ser significa restrição,descontinuidade e interrupção.Tais qualidades impõem limites ontológicos,enquanto o Ser infinito é um fluxo contínuo de Ser.

Logo,Deus em Si mesmo nâo pode ser unipessoal,visto que isso significaria privação de fluxo e intercâmbio de ser,implicando em finitude essencial.Deus é tripessoal porque isso garante o fluxo infinito de ser em Si mesmo,e simultaneamente garante a auto suficiência de seu próprio ser infinito.

O processo de doação implica num doador,num receptor,e no ser transmitido.O Pai envia seu Espírito ao Flho e vice versa,e todos se unificam na Base unipessoal.

e é só.

Perseus

Re.: Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?

Mensagem por Perseus »

Se Jesus e Jeová, são a mesma pessoa ou divindade.. com quem Jesus estava falando quando estava na cruz?

Ele estava pedindo a ele mesmo que perdoa-se as pessoas?

Ele perguntou a ele mesmo o porque de ele ter abandonado ele mesmo?

Pode deixar que eu começo para você :emoticon234:
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

o pensador

Re: Re.: Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?

Perseus escreveu:Se Jesus e Jeová, são a mesma pessoa ou divindade.. com quem Jesus estava falando quando estava na cruz?

Ele estava pedindo a ele mesmo que perdoa-se as pessoas?

Ele perguntou a ele mesmo o porque de ele ter abandonado ele mesmo?

Pode deixar que eu começo para você :emoticon234:

Jesus estava falando com seu pai.

A tripessoalidade e a unipessoalidade de Deus sâo simultâneas mas nâo sâo unidirecionais,ou seja, elas nâo se cruzam porque se referem à aspectos diferentes e complementares de Deus.

Basicamente podemos dizer que Deus é uma Pessoa singular que se manifesta secundariamente em três pessoas.Ele pode ser considerado,portanto,como uma personalidade unívoca que se extende em múltiplas personalidades intermediárias.

Perseus

Mensagem por Perseus »

Oh sim.. ele estava falando com o Pai dele, que é Jeova, certo?

"Eu e o Pai somos um" ou alguma coisa parecida.. ja viu isso em algum lugar?

Ja que é tudo literal, vai ser literal: Jesus e o "Pai" eram um só e ponto. Ok?

Então, Jesus é pai dele mesmo (?!) entendeu?
O filho do pai, na verdade é o pai e o pai é o filho ao mesmo tempo. é o que está escrito, é o que vocês afirmam, é no que você acredita.

Então.. quando Jesus estava na cruz.. ele estava falando com ele mesmo?

Ele estava pedindo a ele mesmo que "perdoa-se as pessoas"?

Ele perguntou a ele próprio o porque de ele ter sido abandonado.. por ele mesmo?

Se quiser continuar insistindo no literalismo, ótimo, insistiremos.
Se quiser mudar de idéia e preferir interpretar "simbolicamente" alguma parte, posso fazer o mesmo com Gênesis, e aí é um abraço para o pouco que resta do criacionismo.

Quer continuar?
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

Avastrú Res Farsante,

Sem querer te ofender, mas já lhe ofendendo vc é um verdadeiro desastre, uma verdadeira calamidade para vc próprio e para seus confrades deistas. Vc estaria fazendo maior favor à eles estando calado e esse teu post só evidência sua megalomania, sua prepotência e sua mente doentia. Além é claro, que essas tuas muitas linhas não dizem absolutamente nada, nem do ponto de vista gramatical, bem como filosófico.

O homem tem que atentar para o fato que não se pode encontrar o "Relojoeiro" dentro do relógio bem como não pode haver nenhuma comparação entre as coisas de Deus e as coisas terrenas, mesmo que a fraqueza de seu entendimento o obrigue a procurar certas imagens de um nível inferior para servir-lhe como referência de um nível superior. Por esta razão, e somente para os homens de razão, se deve considerar qualquer modêlo formulado pelo homem somente como auxílio à ele, não devendo o Homem adaptar Deus ao modêlo, uma vez que o modêlo só sugere e não exaure o sigificado verdadeiro.

É tão louco querer explicar Deus e suas multi-formas, como explicar a um mundo tridimensal para os habitantes de um mundo bidimensional. Deus não se encontra nesse universo que nos encontramos ele emana a si e sua vontade de uma dimensão diferente e incompreensível aos homens.
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

"Eu quero a Najma como Moderadora..."

carlo
Gênero: Masculino

Mensagem por carlo »

Coisa de malucos: 3=1!
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Flavio Costa
Contato:

Mensagem por Flavio Costa »

O Enviado escreveu:Sem querer te ofender, mas já lhe ofendendo vc é um verdadeiro desastre, uma verdadeira calamidade para vc próprio e para seus confrades deistas. Vc estaria fazendo maior favor à eles estando calado e esse teu post só evidência sua megalomania, sua prepotência e sua mente doentia. Além é claro, que essas tuas muitas linhas não dizem absolutamente nada, nem do ponto de vista gramatical, bem como filosófico.

Só tenho como concordar...
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006

carlo
Gênero: Masculino

Mensagem por carlo »

Na verdade este post é para ser refutado pelo Fernando Silva.Ele tem um saco de elefante, 1° prá ficar lendo livros sagrados, 2° prá ter paciência prá ficar explicando o óbvio: 1=1, 2=2, 3=3 é por aí!
Imagem

NOSSA SENHORA APARECIDA!!!!

Perseus

Mensagem por Perseus »

De minha parte, não li o texto, e não vou ler.

Não é preciso de nenhum tipo de poder mental para saber que os fúteis questionamentos que fiz, são um problema insolúvel para essa tolice cristã.
Álias... para mais esta tolice cristã.
"Uau! O Brasil é grande"

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

Perseus escreveu:De minha parte, não li o texto, e não vou ler.

Não é preciso de nenhum tipo de poder mental para saber que os fúteis questionamentos que fiz, são um problema insolúvel para essa tolice cristã.
Álias... para mais esta tolice cristã.

Como é que é ???? Você refutou o Kra sem ler o texto ????

:emoticon22: :emoticon22: :emoticon22:
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

Perseus

Mensagem por Perseus »

Raramente eu chego no final da primeira linha do título do tópico quando se trata de um criacionista.
São todos repetitivos e sem criatividade, que você sequer precisa ler para saber o que o cara escreveu..
"Uau! O Brasil é grande"

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

Perseus escreveu:Raramente eu chego no final da primeira linha do título do tópico quando se trata de um criacionista.
São todos repetitivos e sem criatividade, que você sequer precisa ler para saber o que o cara escreveu..

Aí eu discordo de vc... Não é sempre que encontramos um criacionista com TOC, por aí !!! Metido a Filosofo, fisico e escritor.
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

Perseus

Mensagem por Perseus »

... e matemático, e agora ao que parece, teólogo.

Experimente refutar sem ler o que o cara escreve em todos os fóruns em que ainda existe vida inteligente criacionista resistindo e você verá que é infalível :emoticon12:
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

O Enviado escreveu:Avastrú Res Farsante,

Sem querer te ofender, mas já lhe ofendendo vc é um verdadeiro desastre, uma verdadeira calamidade para vc próprio e para seus confrades deistas. Vc estaria fazendo maior favor à eles estando calado e esse teu post só evidência sua megalomania, sua prepotência e sua mente doentia. Além é claro, que essas tuas muitas linhas não dizem absolutamente nada, nem do ponto de vista gramatical, bem como filosófico.

O homem tem que atentar para o fato que não se pode encontrar o "Relojoeiro" dentro do relógio bem como não pode haver nenhuma comparação entre as coisas de Deus e as coisas terrenas, mesmo que a fraqueza de seu entendimento o obrigue a procurar certas imagens de um nível inferior para servir-lhe como referência de um nível superior. Por esta razão, e somente para os homens de razão, se deve considerar qualquer modêlo formulado pelo homem somente como auxílio à ele, não devendo o Homem adaptar Deus ao modêlo, uma vez que o modêlo só sugere e não exaure o sigificado verdadeiro.

É tão louco querer explicar Deus e suas multi-formas, como explicar a um mundo tridimensal para os habitantes de um mundo bidimensional. Deus não se encontra nesse universo que nos encontramos ele emana a si e sua vontade de uma dimensão diferente e incompreensível aos homens.

Vc é doente ou está de sacanagem..todo mundo percebe isso na sua conduta e pelo teor de seus posts.Como entâo quer ter credibilidade no que diz?

o pensador

Flavio Costa escreveu:
O Enviado escreveu:Sem querer te ofender, mas já lhe ofendendo vc é um verdadeiro desastre, uma verdadeira calamidade para vc próprio e para seus confrades deistas. Vc estaria fazendo maior favor à eles estando calado e esse teu post só evidência sua megalomania, sua prepotência e sua mente doentia. Além é claro, que essas tuas muitas linhas não dizem absolutamente nada, nem do ponto de vista gramatical, bem como filosófico.

Só tenho como concordar...

E compartilhar da insanidade deste louco esquizofrênico que nunca transmitiu uma idéia coerente desde quando entrou no fórum?Bem,vc é quem sabe..

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

o pensador escreveu:

Vc é doente ou está de sacanagem..todo mundo percebe isso na sua conduta e pelo teor de seus posts.Como entâo quer ter credibilidade no que diz?

Meu amiguinho doente,

Eu sou doente ??? Todos sabem que estou de sacanagem !!!! E você ??? Creio que não dê para poder afirmar algo !!!! De qualquer eu que fico muito surpreso em vc querer alguma credibilidade aqui, pois além de tudo é mentiroso !!!! E se for realmente doente, algo que eu começo a duvidar, vá se tratar, para não escandalizar seus irmãos crentes como vem fazendo ....
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

o pensador

O Enviado escreveu:
o pensador escreveu:

Meu amiguinho doente,

Eu ??? Todos sabem que estou de sacanagem !!!! E você ??? Creio que não dê para poder afirmar algo !!!! De qualquer eu que fico muito surpreso em vc querer alguma credibilidade aqui, pois além de tudo é mentiroso !!!! E se for realmente doente, algo que eu começo a duvidar, vá se tratar, para não escandalizar seus irmãos crentes como vem fazendo ....

Nâo sou mentiroso como vc,que afirma que é alguém conhecido do fórum mas nâo revela sua identidade.Nâo sou mentiroso porque eu VOU publicar meu livro em breve,ainda que nâo seja na mesma época inicialmente planejada.E nâo me chame de amigo porque nâo seu amigo e nem permito que vc ofenda meus amigos comparando-os à vc.

o pensador

O Enviado escreveu: E se for realmente doente, algo que eu começo a duvidar, vá se tratar, para não escandalizar seus irmãos crentes como vem fazendo ....[/color][/b]

Eu te aconselho à se tratar também para aprender a nâo ofender gratuitamente.

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

Vc também não é crente não, né? Isso também é uma mentira sua, não é verdade ???

Porque até onde sei crente não se comporta assim como vc não. Pois se assim fosse creio que o Hammond seria Bispo da Universal e o Encosto seria pastor da Assembleia.
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

o pensador escreveu:
O Enviado escreveu: E se for realmente doente, algo que eu começo a duvidar, vá se tratar, para não escandalizar seus irmãos crentes como vem fazendo ....[/color][/b]

Mansidão é fruto do Espirito! Não tem alimentado esse Dom ultimamente, não ??? Eu acho que não !!!!
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

o pensador

carlo escreveu:Na verdade este post é para ser refutado pelo Fernando Silva.Ele tem um saco de elefante, 1° prá ficar lendo livros sagrados, 2° prá ter paciência prá ficar explicando o óbvio: 1=1, 2=2, 3=3 é por aí!

carlo,a lógica de meu argumento pode ser sintetizada na seguinte sentença matemática:1*1*1=1,um multiplicado por ele mesmo três vezes dá o mesmo resultado.Uma árvore tem tronco e galhos e seu tronco permanece sendo um ainda que se ramifique em galhos.Da mesma forma Deus é uma pessoa na origem da essência divina mas se ramifica secundariamente em três pessoas.

o pensador

O Enviado escreveu:Vc também não é crente não, né? Isso também é uma mentira sua, não é verdade ???

Porque até onde sei crente não se comporta assim como vc não. Pois se assim fosse creio que o Hammond seria Bispo da Universal e o Encosto seria pastor da Assembleia.

Bem,vc nem me conhece entâo seus júízos de valor sâo insignificantes.

o pensador

O Enviado escreveu:
o pensador escreveu:

Mansidão é fruto do Espirito! Não tem alimentado esse Dom ultimamente, não ??? Eu acho que não !!!!

Infelizmente nâo..Vc está certo nisso.

o pensador

Perseus escreveu:Oh sim.. ele estava falando com o Pai dele, que é Jeova, certo?

"Eu e o Pai somos um" ou alguma coisa parecida.. ja viu isso em algum lugar?

Ja que é tudo literal, vai ser literal: Jesus e o "Pai" eram um só e ponto. Ok?

Então, Jesus é pai dele mesmo (?!) entendeu?
O filho do pai, na verdade é o pai e o pai é o filho ao mesmo tempo. é o que está escrito, é o que vocês afirmam, é no que você acredita.

Então.. quando Jesus estava na cruz.. ele estava falando com ele mesmo?

Ele estava pedindo a ele mesmo que "perdoa-se as pessoas"?

Ele perguntou a ele próprio o porque de ele ter sido abandonado.. por ele mesmo?

Se quiser continuar insistindo no literalismo, ótimo, insistiremos.
Se quiser mudar de idéia e preferir interpretar "simbolicamente" alguma parte, posso fazer o mesmo com Gênesis, e aí é um abraço para o pouco que resta do criacionismo.

Quer continuar?

Perseus,geometricamente uma reta pode ser ramificada em três segmentos de reta que ainda nâo cessa de ser uma reta.Os segmentos de reta entâo devem ser considerados extensôes secundárias da reta, que é a base original da existência dos segmentos de reta.

Este exemplo pode ser aplicado analogamente para se descrever a Trindade.
Editado pela última vez por o pensador em 27 Dez 2005, 01:18, em um total de 1 vez.

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

o pensador escreveu:
O Enviado escreveu:Vc também não é crente não, né? Isso também é uma mentira sua, não é verdade ???

Bem,vc nem me conhece entâo seus júízos de valor sâo insignificantes.

Não tô fazendo juízo algum, isso é só observação empirica !!!
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

Trancado