Fedidovisk escreveu:Como é possível alguém tentar tratar os outros, se carrega preconceitos... é inevitável o preconceito, mas pera lá... preconceito contra homossexual e coisas do gênero, como cor e etc.... são coisas extramente primitivas e explicítas...
- Doutor acho que estou indeciso quanto minha sexualidade ?
- Você é Hetero!
- Doutor tenho que se eu assumisse para mim mesmo e minha família, minha homossexualidade, teria uma vida mais amena e melhor... mas não sei como fazer isso, pode me ajudar ?
- Você é hetero!
...
Isso remete a um dos grandes problemas de algumas ciências, principalmente das que cuidam da mente.
A ciência tende a ser muito "conceitual", não que os primeiro a falar sobre o tema, não tivessem feito suas observações e testes empíricos, mas quem estuda não, nem sempre o faz.
Ele pode entender "racionalmente" o que dizem os textos, mas sem nunca ver diretamente aquilo que o texto tenta dizer... isso muitas vezes resulta em algumas interpretações distorcidas e enganos feios.
Para uma pessoa realmente entender da mente humana, ela tem que antes de tudo, observa-la e testar seu funcionamento.
O quanto sabe realmente sobre a mente humana, alguém com preconceitos tão bobos?
Decorar textos e a opinião de terceiros sobre a mente humana (opiniões que podem inclusive estar erradas), não é realmente conhecer a mente humana.
Um legitimo cientista da mente, necessita acima de tudo autoconhecimento, é preciso ter conhecimento sobre o funcionamento da própria mente, porque conhecer a nossa mente, é conhecer melhor a dos outros.
Essa não é uma critica ao RCAdeBH, é uma critica as ciências da mente no geral.
De fato, mesmo criticando, a psicologia ainda consegue ser MUITO melhor que a psiquiatria... essa é a pior das duas.
A psicologia até que é bem interessante, alguns dos grandes nomes realmente entendiam bastante do assunto, infelizmente o mesmo não pode ser dito de grande parte daqueles que apenas "estudam" os livros e conceitos desses grandes nomes.