[center]
"OPERAÇÃO RUMO AOS 2.000"
TÁ VALENDO DEBATER COM QUALQUER UM[/center]
o pensador escreveu:
Prova Filosófica da Trindade
A existência de um Ser tripessoal não é contraditória,antes é plenamente condizente com os enunciados básicos da Lógica formal.
- Diga quais enunciados da lógica formal q são condizentes com a doutrina triúnica.
o pensador escreveu:
As três personalidades compartilham da mesma natureza e atributos essenciais e logo não há nenhuma qualidade ou adjetivo que não seja reciprocamente compartilhado.
A questão crucial da aparente contradiçâo reside no fato de que a posse singular da pessoalidade por parte dos membros da Trindade possa significar disjunção essencial.Entretanto se houver uma base unificadora o dilema desaparece.
- O que é "disjunção essencial"?
- Quando vc diz
"se houver uma base unificadora o dilema desaparece", está querendo dizer q se eles forem diferentes, mas tiverem algo em comum, seriam um só? - Argumento ridículo carlus!!! - Volte à prancheta.....
o pensador escreveu:
Muitos teólogos no decorrer dos séculos colocaram a pessoa do Pai como a fonte de onde os outros derivavam sua própria personalidade.Isso pode transparecer triteísmo.As pessoas dvinas da Trindade não devem ser compreendidas como entidades justapostas mas como pessoas simultaneamente justapostas e intrapostas.Isso não implica numa subtraçâo substancial da personalidade singular de cada membro da Trindade e sim a unificação das pessoas divinas num mesmo Centro de personalidade.O Centro unívoco de personalidade seria trifurcado em três manifestações pessoalmente distintas.
- Ou seja, seu argumento não tem nada de novo, justifica a trindade com jogos de palavras onde tudo é contestável, me diga a diferençã entre:
"subtraçâo substancial da personalidade singular de cada membro da Trindade" e
"unificação das pessoas divinas num mesmo Centro de personalidade", sua resposta denunciará q isto é só jogo de palavras.
o pensador escreveu:
Em resumo,os membros da Trindade divina compartilhariam imanentemente da personalidade dos outros membros e ao mesmo tempo Eles manteriam de modo transcedente sua identidade pessoal específica.As três personalidades divinas originalmente residem no Centro unívoco de personalidade mas no entanto este Centro comum tem a capacidade de projetar as três personalidades e de estabelecer uma interrelaçâo com as mesmas.
- O de sempre, nenhuma novidade, resumindo: três são um e um é três...
o pensador escreveu:
As pessoas sâo justapostas e intrapostas concomitantemente.
Sua justaposição emana da sua intraposiçâo;sua personalidade equívoca procede da Personalidade unívoca. Assim como um galho trifurcado tem origem comum no tronco,as pessoas equívocas da Trindade emanam eternamente da Personalidade divina unívoca.Os dois fatores se complementam ao invés de se contradizer pois Deus não é tripessoal e unipessoal no mesmo sentido.A origem e a base da Personalidade divina é unipessoal enquanto sua mediação e intermediaçâo é tripessoal.
- Então sua analogia é inválida, já q as personalidades emanam de Deus, ele seria o tronco e JC e ES seriam os galhos, logo o galho seria
bifurcado e não
trifurcado.
o pensador escreveu:
Logo não há nenhuma contradição.Todos os atributos e qualidades se unificam na Base universal.A infinitude e singularidade de Deus não sâo contraditas pela pluraridade pessoal.
- Logo, dentro de um vaso sanitário caberão 3 melancias uma vez que cabem 67 jacas no box e 30 laranjas na pia, considerando é claro q galinha não tem dente e urubu não voa de costas.....
o pensador escreveu:
Necessidade da Trindade
A retenção do ser nâo é característica do Ser infinito.Retenção do ser significa restrição,descontinuidade e interrupção.Tais qualidades impõem limites ontológicos,enquanto o Ser infinito é um fluxo contínuo de Ser.
Logo,Deus em Si mesmo nâo pode ser unipessoal,visto que isso significaria privação de fluxo e intercâmbio de ser,implicando em finitude essencial.Deus é tripessoal porque isso garante o fluxo infinito de ser em Si mesmo,e simultaneamente garante a auto suficiência de seu próprio ser infinito.
O processo de doação implica num doador,num receptor,e no ser transmitido.O Pai envia seu Espírito ao Flho e vice versa,e todos se unificam na Base unipessoal.
e é só.
- Voce tem q comprovar cada um dos sofismas meu caro, começe com este:
"Logo,Deus em Si mesmo nâo pode ser unipessoal,visto que isso significaria privação de fluxo e intercâmbio de ser,implicando em finitude essencial".