Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

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Fabi
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Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por Fabi »

Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso funcionando
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva só viaja em uma aeronave Airbus-A319 se os reversos estiverem destravados. A ordem é do GTE (Grupo de Transporte Especial), ligado à Aeronáutica. Segundo o comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, é uma orientação extra de segurança em relação às recomendações determinadas pela fabricante da aeronave.

"Por norma de segurança, não é permitido voar sem o reverso. É uma norma de segurança para transportar o mais alto mandatário na nação, não pode operar sem o reverso", afirmou o comandante durante depoimento à CPI do Apagão Aéreo da Câmara. Saito lembrou ainda que parte da manutenção do avião presidencial é feita pela TAM.

A informação de Saito sobre o reverso causou espanto entre os presentes à sessão da comissão porque o Airbus-A320 da TAM --que se acidentou no dia 17 de julho e causou a morte de 199 pessoas-- voava com um dos reversos travados --ou "pinados", como afirmam os especialistas. O reverso é o equipamento que ajuda o avião a frear no momento do pouso.

Em nota divulgada dois dias após o acidente com o vôo 3054, a TAM informou que o reverso direito do avião foi desativado em condições previstas nos manuais de manutenção da Airbus e aprovado pela Anac (Agência Nacional de Aviação).

Segundo a companhia aérea, "o procedimento não configura qualquer obstáculo ao pouso da aeronave".

Em depoimento à CPI do Apagão da Câmara em 2 de agosto, o presidente da TAM, Marco Antonio Bologna, disse não acreditar que as falhas no reverso da aeronave tenham provocado o acidente. Bologna afirmou que, mesmo em pistas molhadas, o Airbus teria condições de pouso caso os dois reversos da aeronave estivessem pinados (travados).

Revelação grave

Os deputados reagiram com críticas às informações de Saito sobre as orientações extras de segurança destinadas ao avião presidencial.

Para a deputada Luciana Genro (PSOL-RS), a Aeronáutica deveria proibir o vôo de todas as aeronaves com o "reverso pinado". "[A informação do comandante] foi a revelação mais grave que houve aqui hoje. A Aeronáutica sabe que voar com o reverso pinado oferece risco", disse.

O presidente em exercício da CPI, deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), também defendeu mudanças nas exigências ordenadas pelas empresas aéreas e fabricantes de aeronaves no que se refere ao reverso.

"Isso reforça [a tese de] que a TAM e a Airbus devem rever essa recomendação de poder voar com o reverso pinado", afirmou Cunha. "Se o avião do presidente não pode voar com o reverso pinado, o fabricante deve adotar o mesmo procedimento para as outras aeronaves. No caso de segurança de vôo tem de evitar os acidentes. E, esse procedimento deveria ser adotado para todas as aeronaves."

Da mesma forma pensa o deputado Gustavo Fruet (PSDB-PR). "Acho que a regra tem que ser igual para todos".
:emoticon17: :emoticon17: :emoticon17:

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SickBoy
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por SickBoy »

que puxa!


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spink
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por spink »

Por que a TAM não segue essa norma?
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Fabi
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Re: Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um rever

Mensagem por Fabi »

carlos escreveu:Por que a TAM não segue essa norma?

Porque essa norma é válida só para o aerolula aparentemente... mas bem que o governo podia fazer essa norma valer pra todas as companias aéreas...

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spink
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por spink »

Não é "aerolula"; trata-se de um avião presidencial que pode ser no futuro, ser usado por um presidente do DEM ou do PSDB.
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Fabi
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por Fabi »

É aerolula sim...ele é chamado assim pela oposição, e pela mídia em geral, eu não sei se esse nome muda quando o outro partido assumir a presidencia, foi o lula que "comprou" e deu a volta ao mundo com esse avião (aerolula)...e só fiquei sabendo que o aerolula era um airbus agora...antes eu só sabia das mordomias que tinha dentro do avião e quanto ele custou....
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spink
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por spink »

Nem vou responder...
Provavelmente para fazê-lo deveria dar uma de "tarcísio".
Prefiro não ser deselegante como você foi comigo.
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por Fabi »

tsc tsc... pra quem me chamou de loira burra... :emoticon14: eu não fui deselegante... eu só fiz o mesmo que fizeram comigo....
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spink
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por spink »

Eu te chamei de loura burra?
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Fabi
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por Fabi »

você falou algo como: " respondendo a loira burra" algo assim....
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spink
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por spink »

Se eu digitei "algo assim" me desculpe, não me lembro.
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Fabi
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por Fabi »

foi num dos tópicos sobre aviões...não lembro qual deles que foi...
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Jeanioz
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por Jeanioz »

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Re: Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um rever

Mensagem por O ENCOSTO »

carlos escreveu:Não é "aerolula"; trata-se de um avião presidencial que pode ser no futuro, ser usado por um presidente do DEM ou do PSDB.


É aerolula sim. E ele não comprou da EMBRAER que, inclusive, era muito mais barato.
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Re: Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um rever

Mensagem por spink »

O ENCOSTO escreveu:
carlos escreveu:Não é "aerolula"; trata-se de um avião presidencial que pode ser no futuro, ser usado por um presidente do DEM ou do PSDB.


É aerolula sim. E ele não comprou da EMBRAER que, inclusive, era muito mais barato.


Qual era o máximo (raio de açao) de km que a Embraer poderia oferecer?
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Re: Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um rever

Mensagem por O ENCOSTO »

carlos escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
carlos escreveu:Não é "aerolula"; trata-se de um avião presidencial que pode ser no futuro, ser usado por um presidente do DEM ou do PSDB.


É aerolula sim. E ele não comprou da EMBRAER que, inclusive, era muito mais barato.


Qual era o máximo (raio de açao) de km que a Embraer poderia oferecer?


125.000 Km
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Fabi
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Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um reverso

Mensagem por Fabi »

Aerolula é um nome que "pega"... se fosse aerofhc...ou aeroalckmin o nome nem ia ficar tão engraçado :emoticon22: :emoticon22:
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spink
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Re: Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um rever

Mensagem por spink »

O ENCOSTO escreveu:
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carlos escreveu:Não é "aerolula"; trata-se de um avião presidencial que pode ser no futuro, ser usado por um presidente do DEM ou do PSDB.


É aerolula sim. E ele não comprou da EMBRAER que, inclusive, era muito mais barato.


Qual era o máximo (raio de açao) de km que a Embraer poderia oferecer?


125.000 Km


Nossa!!! São quase dez voltas ao redor da terra. :emoticon12:
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Re: Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um rever

Mensagem por O ENCOSTO »

carlos escreveu:
O ENCOSTO escreveu:
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O ENCOSTO escreveu:
carlos escreveu:Não é "aerolula"; trata-se de um avião presidencial que pode ser no futuro, ser usado por um presidente do DEM ou do PSDB.


É aerolula sim. E ele não comprou da EMBRAER que, inclusive, era muito mais barato.


Qual era o máximo (raio de açao) de km que a Embraer poderia oferecer?


125.000 Km


Nossa!!! São quase dez voltas ao redor da terra. :emoticon12:


O antigo avião presidencial não tinha a mesma autonomia exigida na compra do aerolula.

Esse papinho de autonomia serviu apenas para justificar a exclusão da EMBRAER.
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Re: Re.: Avião da Presidência jamais voa com apenas um rever

Mensagem por Aranha »

O ENCOSTO escreveu:
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carlos escreveu:Não é "aerolula"; trata-se de um avião presidencial que pode ser no futuro, ser usado por um presidente do DEM ou do PSDB.


É aerolula sim. E ele não comprou da EMBRAER que, inclusive, era muito mais barato.


Qual era o máximo (raio de açao) de km que a Embraer poderia oferecer?


125.000 Km


Nossa!!! São quase dez voltas ao redor da terra. :emoticon12:


O antigo avião presidencial não tinha a mesma autonomia exigida na compra do aerolula.

Esse papinho de autonomia serviu apenas para justificar a exclusão da EMBRAER.





- Não entendi.... :emoticon15:

- Qual a vantagem de excluir a EMBRAER ??????
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Mensagem por O ENCOSTO »

Abmael escreveu:
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carlos escreveu:Não é "aerolula"; trata-se de um avião presidencial que pode ser no futuro, ser usado por um presidente do DEM ou do PSDB.


É aerolula sim. E ele não comprou da EMBRAER que, inclusive, era muito mais barato.


Qual era o máximo (raio de açao) de km que a Embraer poderia oferecer?


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Nossa!!! São quase dez voltas ao redor da terra. :emoticon12:


O antigo avião presidencial não tinha a mesma autonomia exigida na compra do aerolula.

Esse papinho de autonomia serviu apenas para justificar a exclusão da EMBRAER.





- Não entendi.... :emoticon15:

- Qual a vantagem de excluir a EMBRAER ??????


Menos dinheiro para roubar.
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O ENCOSTO escreveu:
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carlos escreveu:Não é "aerolula"; trata-se de um avião presidencial que pode ser no futuro, ser usado por um presidente do DEM ou do PSDB.


É aerolula sim. E ele não comprou da EMBRAER que, inclusive, era muito mais barato.


Qual era o máximo (raio de açao) de km que a Embraer poderia oferecer?


125.000 Km


Nossa!!! São quase dez voltas ao redor da terra. :emoticon12:


O antigo avião presidencial não tinha a mesma autonomia exigida na compra do aerolula.

Esse papinho de autonomia serviu apenas para justificar a exclusão da EMBRAER.





- Não entendi.... :emoticon15:

- Qual a vantagem de excluir a EMBRAER ??????


Menos dinheiro para roubar.




- Ahhh, saquei!
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