Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Perseus

Re.: Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:
Perseus,geometricamente uma reta pode ser ramificada em três segmentos de reta que ainda nâo cessa de ser uma reta.Os segmentos de reta entâo devem ser considerados extensôes secundárias da reta, que é a base original da existência dos segmentos de reta.

Este exemplo pode ser aplicado analogamente para se descrever a Trindade.

E o que uma reta tem haver com Jesus pensador?

Agora ele também é uma uma figura geométrica por acaso?

Uma reta pode ser ramificada em quantos segmentos você quiser. 100..1000..10000.. pegue um papel, um lápis e comprove você mesmo.

Porém, uma reta não pergunta a ela própria porque ela foi abandonada por ela mesma, como Jesus fez.
Sim, se você pensou isso: "Oh, retas não falam!" você acertou.

Então.. quando Jesus estava na cruz.. ele estava falando com ele mesmo?
Editado pela última vez por Perseus em 27 Dez 2005, 01:23, em um total de 1 vez.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

o pensador

Mensagem por o pensador »

Perseus,vc nâo entendeu.Jesus e seu Pai pertencem à um plano secundário da existência de Deus,que é simultâneo ao plano primário da existência de Deus,mas nâo se referem ao mesmo sentido.Em seu plano inicial Deus é uma pessoa embora no seu pleno secundário Ele seja tripessoal.A diferença nâo é temporal mas ontológica.

o pensador

O Enviado escreveu:
o pensador escreveu:
O Enviado escreveu:Vc também não é crente não, né? Isso também é uma mentira sua, não é verdade ???

Porque até onde sei crente não se comporta assim como vc não. Pois se assim fosse creio que o Hammond seria Bispo da Universal e o Encosto seria pastor da Assembleia.

Bem,vc nem me conhece entâo seus júízos de valor sâo insignificantes.

Não tô fazendo juízo algum, isso é só observação empirica !!!

:emoticon19: :emoticon19:

Perseus

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:Perseus,vc nâo entendeu.Jesus e seu Pai pertencem à um plano secundário da existência de Deus,que é simultâneo ao plano primário da existência de Deus,mas nâo se referem ao mesmo sentido.Em seu plano inicial Deus é uma pessoa embora no seu pleno secundário Ele seja tripessoal.A diferença nâo é temporal mas ontológica.

Se Jesus-pai (ja que é um só) pertence a uma plano secundário dele mesmo, ja que ele Deus, porque diabos ele abandonou esse "plano secundário" e veio até o planeta para ser abandonado por ele mesmo?

álias, como você sabe desse tal "plano secundário"? Aonda fica isso? Você ja foi la para ver?

Se Jesus disse: "Eu e o pai somos um", eles são um só, e não dois. Um. One. 1.

Se Jesus estava na cruz, deus também estava, o pai, o filho e o tal do espirito todos estavam.
E no final, Jesus foi abandonado pelo pai.. e tal pai, é Jesus.. que por sua vez é Deus.. e este Deus, é Jesus, que é o pai de Jesus, que como eu ja disse ali no começo, é Jesus.
"Uau! O Brasil é grande"

Reação de Bush, quando Lula mostrou um mapa do Brasil. Essa frase foi finalista em 2006 do site StupidityAwards.com, na categoria "Afirmação mais estúpida de Bush".

carlo
Gênero: Masculino

Re: Re.: Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?

Mensagem por carlo »

o pensador escreveu:
carlo escreveu:Na verdade este post é para ser refutado pelo Fernando Silva.Ele tem um saco de elefante, 1° prá ficar lendo livros sagrados, 2° prá ter paciência prá ficar explicando o óbvio: 1=1, 2=2, 3=3 é por aí!

carlo,a lógica de meu argumento pode ser sintetizada na seguinte sentença matemática:1*1*1=1,um multiplicado por ele mesmo três vezes dá o mesmo resultado.Uma árvore tem tronco e galhos e seu tronco permanece sendo um ainda que se ramifique em galhos.Da mesma forma Deus é uma pessoa na origem da essência divina mas se ramifica secundariamente em três pessoas.

Sabe, pensador, quando eu vejo uma pessoa que tem uma fé como tu tens, eu me pergunto que direito tenho eu de bagunçar uma fé desta!Dias deste, no supermercado vi uma senhora falando com um seu irmão da igreja (e aí é coincidência cara!E é verdade a tal senhora é adventista)Bom , quando ela ficou falando aquelas coisas de religião, eu sentí tanta sinceridade nela que ela me tornou até simpática.E tu me pareces como ela cara!Tenho certeza que se algum dia o vir me parecerás um bom sujeito, porém nada do que escreves aqui consegue fixar no meu cérebro.Dias deste cruzei com a senhora na rua, na verdade na Av principal da minha cidade, ela numa altivez de causar inveja, apenas a contemplei,ela me reconheceu, e acho que ela percebeu que eu não acredito em bulhufas do que ela acredita, falo isto, pelo que sentí de misericórdia em seu olhar!

o pensador

Perseus escreveu:Se Jesus-pai (ja que é um só) pertence a uma plano secundário dele mesmo, ja que ele Deus, porque diabos ele abandonou esse "plano secundário" e veio até o planeta para ser abandonado por ele mesmo?

álias, como você sabe desse tal "plano secundário"? Aonda fica isso? Você ja foi la para ver?

Se Jesus disse: "Eu e o pai somos um", eles são um só, e não dois. Um. One. 1.

Se Jesus estava na cruz, deus também estava, o pai, o filho e o tal do espirito todos estavam.
E no final, Jesus foi abandonado pelo pai.. e tal pai, é Jesus.. que por sua vez é Deus.. e este Deus, é Jesus, que é o pai de Jesus, que como eu ja disse ali no começo, é Jesus.

Jesus nâo abandonou o plano secundário da existência divina.a dificuldade de entender se dissipa quando se percebe que o plano secundário da existência divina é múltiplo,desde que é multipessoal.Logo é inteiramente possível haver interrelaçâo entre os comoponentes da Trindade sem que um seja o outro.

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

Vejo que seu "caso" é pior que eu imaginava... Se vc tivesse o minimo de entendimento de alguma coisa, veria que o meu post tem sentido... E não insistiria...
Editado pela última vez por O Enviado em 27 Dez 2005, 01:39, em um total de 1 vez.
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

"Eu quero a Najma como Moderadora..."

Perseus

Mensagem por Perseus »

pensador escreveu:Jesus nâo abandonou o plano secundário da existência divina.a dificuldade de entender se dissipa quando se percebe que o plano secundário da existência divina é múltiplo,desde que é multipessoal.Logo é inteiramente possível haver interrelaçâo entre os comoponentes da Trindade sem que um seja o outro.

Não abandonou?

Então o que ele estava fazendo na Terra?

Se Jesus estava na terra, e o pai no céu, e o espirito.. sei la.. no inferno.. então Jesus mentiu quando disse que "Eu e o Pai somos um".

Mas, se Jesus e o pai estavam no mesmo lugar, ja que eles são um só, com quem Jesus estava falando quando foi crucificado? Com ele mesmo? Porque ele iria pedir algo ao pai, se ele é o próprio pai?
"Uau! O Brasil é grande"

o pensador

carlo escreveu:
o pensador escreveu:
carlo escreveu:Na verdade este post é para ser refutado pelo Fernando Silva.Ele tem um saco de elefante, 1° prá ficar lendo livros sagrados, 2° prá ter paciência prá ficar explicando o óbvio: 1=1, 2=2, 3=3 é por aí!

carlo,a lógica de meu argumento pode ser sintetizada na seguinte sentença matemática:1*1*1=1,um multiplicado por ele mesmo três vezes dá o mesmo resultado.Uma árvore tem tronco e galhos e seu tronco permanece sendo um ainda que se ramifique em galhos.Da mesma forma Deus é uma pessoa na origem da essência divina mas se ramifica secundariamente em três pessoas.

Sabe, pensador, quando eu vejo uma pessoa que tem uma fé como tu tens, eu me pergunto que direito tenho eu de bagunçar uma fé desta!Dias deste, no supermercado vi uma senhora falando com um seu irmão da igreja (e aí é coincidência cara!E é verdade a tal senhora é adventista)Bom , quando ela ficou falando aquelas coisas de religião, eu sentí tanta sinceridade nela que ela me tornou até simpática.E tu me pareces como ela cara!Tenho certeza que se algum dia o vir me parecerás um bom sujeito, porém nada do que escreves aqui consegue fixar no meu cérebro.Dias deste cruzei com a senhora na rua, na verdade na Av principal da minha cidade, ela numa altivez de causar inveja, apenas a contemplei,ela me reconheceu, e acho que ela percebeu que eu não acredito em bulhufas do que ela acredita, falo isto, pelo que sentí de misericórdia em seu olhar!

Carlo,

valeu pela consideraçâo.As vezes sou meio impetuoso e até um pouco agressivo na maneira de escrever,como reconheço que as vezes também nâo sou muito claro no que desejo transmitir.

Mas minha intençâo é sempre boa,e posso garantir que nunca é causar polêmica desnecessária.E eu nem mesmo estou necessariamente querendo converter alguém,isso é muito pessoal,e meu principal objetivo no fórum é a troca de idéias.

Mas obrigado pela empatia;um grande abraço.

o pensador

Perseus escreveu:
pensador escreveu:Jesus nâo abandonou o plano secundário da existência divina.a dificuldade de entender se dissipa quando se percebe que o plano secundário da existência divina é múltiplo,desde que é multipessoal.Logo é inteiramente possível haver interrelaçâo entre os comoponentes da Trindade sem que um seja o outro.

Não abandonou?

Então o que ele estava fazendo na Terra?

Se Jesus estava na terra, e o pai no céu, e o espirito.. sei la.. no inferno.. então Jesus mentiu quando disse que "Eu e o Pai somos um".

Mas, se Jesus e o pai estavam no mesmo lugar, ja que eles são um só, com quem Jesus estava falando quando foi crucificado? Com ele mesmo? Porque ele iria pedir algo ao pai, se ele é o próprio pai?

Nâo abandonou porque Jesus é parte integrante deste plano secundário e ele nâo pode abandonar a Si mesmo.

Além disso,Jesus e o pai nâo ocupam o mesmo lugar no espaço e nem se identificam plenamente, pois como eu disse antes mesmo o aspecto secundário de Deus é múltiplo.
Editado pela última vez por o pensador em 27 Dez 2005, 01:43, em um total de 1 vez.

o pensador

O Enviado escreveu:Vejo que seu "caso" é pior que eu imaginava... Se vc tivesse o minimo de entendimento de alguma coisa, veria que o meu post tem sentido... E não insistiria...

Revele-me entâo a ciência oculta do saber ó sensitivo Enviado.

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

o pensador escreveu:
O Enviado escreveu:Vejo que seu "caso" é pior que eu imaginava... Se vc tivesse o minimo de entendimento de alguma coisa, veria que o meu post tem sentido... E não insistiria...

Será que o sapientíssimo não observou que eu estou falando sério ????
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

o pensador

O Enviado escreveu:
o pensador escreveu:

Ué...eu também.

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

o pensador escreveu:
O Enviado escreveu:
o pensador escreveu:

Ué...eu também.

Isso que dá querer dialogar com malucos ....

E o mais impressionante é que eles sempre dizem que não são malucos. :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

o pensador

O Enviado escreveu:

E o mais impressionante é que eles sempre dizem que não são malucos. :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

Verdade.. :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

O Enviado

Mensagem por O Enviado »

o pensador escreveu:
O Enviado escreveu:

Verdade.. :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:

É ???? :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:
Mestre Vidrack.
-----------------------
O Enviado

Ben Carson
Contato:

Mensagem por Ben Carson »

Perseus escreveu:Se Jesus e Jeová, são a mesma pessoa ou divindade.. com quem Jesus estava falando quando estava na cruz?

Ele estava pedindo a ele mesmo que perdoa-se as pessoas?

Ele perguntou a ele mesmo o porque de ele ter abandonado ele mesmo?

Perseus, Jesus e o Pai não são a mesma pessoa!

Há TRÊS pessoas na Trindade. Os teólogos sempre ensinaram isso. Três pessoas e uma só essência. Essa fórmula existe desde Tertuliano. Poderíamos acrescentar que as três pessoas divinas compartilham a mesma personalidade. Não no sentido de serem a mesma pessoa. São três pessoas com o mesmo temperamento, a mesma maneira de pensar, digamos assim. Não é tão difícil assim.

Mas porque Deus preferiu se apresentar como um só deus, e não como três deuses? Para enfatizar a profunda unidade que há entre eles. Foi um recurso didático. E também para se diferenciar dos deuses pagãos, dos panteões politeístas. Os deuses pagãos possuíam personalidades distintas, brigavam entre si, e até se matavam. Não era essa a idéia que Deus queria passar. Por isso Ele enfatizou a Sua unicidade, pois as três pessoas divinas são profundamente unidades em caráter e propósitos.
Todo mundo ri...

Mas só o TRIcolor é tri!

Diálogo Universitário, Jesus Voltará, Primeira Leitura, E Agora?

O ENCOSTO
Contato:

Re: Doutrina da Trindade:Logicamente contraditória?

Mensagem por O ENCOSTO »

o pensador escreveu:Recentemente elaborei um argumento objetivando diluir o suposto e tâo propalado caráter autocontraditório da doutrina cristâ da Trindade.Encarem somenre como um exercício de lógica

Prova Filosófica da Trindade

A existência de um Ser tripessoal não é contraditória,antes é plenamente condizente com os enunciados básicos da Lógica formal.As três personalidades compartilham da mesma natureza e atributos essenciais e logo não há nenhuma qualidade ou adjetivo que não seja reciprocamente compartilhado.

A questão crucial da aparente contradiçâo reside no fato de que a posse singular da pessoalidade por parte dos membros da Trindade possa significar disjunção essencial.Entretanto se houver uma base unificadora o dilema desaparece.

Muitos teólogos no decorrer dos séculos colocaram a pessoa do Pai como a fonte de onde os outros derivavam sua própria personalidade.Isso pode transparecer triteísmo.As pessoas dvinas da Trindade não devem ser compreendidas como entidades justapostas mas como pessoas simultaneamente justapostas e intrapostas.Isso não implica numa subtraçâo substancial da personalidade singular de cada membro da Trindade e sim a unificação das pessoas divinas num mesmo Centro de personalidade.O Centro unívoco de personalidade seria trifurcado em três manifestações pessoalmente distintas.

Em resumo,os membros da Trindade divina compartilhariam imanentemente da personalidade dos outros membros e ao mesmo tempo Eles manteriam de modo transcedente sua identidade pessoal específica.As três personalidades divinas originalmente residem no Centro unívoco de personalidade mas no entanto este Centro comum tem a capacidade de projetar as três personalidades e de estabelecer uma interrelaçâo com as mesmas.

As pessoas sâo justapostas e intrapostas concomitantemente.
Sua justaposição emana da sua intraposiçâo;sua personalidade equívoca procede da Personalidade unívoca. Assim como um galho trifurcado tem origem comum no tronco,as pessoas equívocas da Trindade emanam eternamente da Personalidade divina unívoca.Os dois fatores se complementam ao invés de se contradizer pois Deus não é tripessoal e unipessoal no mesmo sentido.A origem e a base da Personalidade divina é unipessoal enquanto sua mediação e intermediaçâo é tripessoal.

Logo não há nenhuma contradição.Todos os atributos e qualidades se unificam na Base universal.A infinitude e singularidade de Deus não sâo contraditas pela pluraridade pessoal.

Necessidade da Trindade

A retenção do ser nâo é característica do Ser infinito.Retenção do ser significa restrição,descontinuidade e interrupção.Tais qualidades impõem limites ontológicos,enquanto o Ser infinito é um fluxo contínuo de Ser.

Logo,Deus em Si mesmo nâo pode ser unipessoal,visto que isso significaria privação de fluxo e intercâmbio de ser,implicando em finitude essencial.Deus é tripessoal porque isso garante o fluxo infinito de ser em Si mesmo,e simultaneamente garante a auto suficiência de seu próprio ser infinito.

O processo de doação implica num doador,num receptor,e no ser transmitido.O Pai envia seu Espírito ao Flho e vice versa,e todos se unificam na Base unipessoal.

e é só.

Com a palavra final, o Sagrado Alcorão Sagrado:

‘’São blasfemos aqueles que dizem: Deus é uma Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus Único.’’ Sagrado Alcorão Sagrado 5:73)
O ENCOSTO

http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”

Aranha
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Aranha »

[center]"OPERAÇÃO RUMO AOS 2.000"
TÁ VALENDO DEBATER COM QUALQUER UM[/center]

o pensador escreveu:

A existência de um Ser tripessoal não é contraditória,antes é plenamente condizente com os enunciados básicos da Lógica formal.

- Diga quais enunciados da lógica formal q são condizentes com a doutrina triúnica.

o pensador escreveu:
As três personalidades compartilham da mesma natureza e atributos essenciais e logo não há nenhuma qualidade ou adjetivo que não seja reciprocamente compartilhado.

A questão crucial da aparente contradiçâo reside no fato de que a posse singular da pessoalidade por parte dos membros da Trindade possa significar disjunção essencial.Entretanto se houver uma base unificadora o dilema desaparece.

- O que é "disjunção essencial"?

- Quando vc diz "se houver uma base unificadora o dilema desaparece", está querendo dizer q se eles forem diferentes, mas tiverem algo em comum, seriam um só? - Argumento ridículo carlus!!! - Volte à prancheta.....

o pensador escreveu:
Muitos teólogos no decorrer dos séculos colocaram a pessoa do Pai como a fonte de onde os outros derivavam sua própria personalidade.Isso pode transparecer triteísmo.As pessoas dvinas da Trindade não devem ser compreendidas como entidades justapostas mas como pessoas simultaneamente justapostas e intrapostas.Isso não implica numa subtraçâo substancial da personalidade singular de cada membro da Trindade e sim a unificação das pessoas divinas num mesmo Centro de personalidade.O Centro unívoco de personalidade seria trifurcado em três manifestações pessoalmente distintas.

- Ou seja, seu argumento não tem nada de novo, justifica a trindade com jogos de palavras onde tudo é contestável, me diga a diferençã entre: "subtraçâo substancial da personalidade singular de cada membro da Trindade" e "unificação das pessoas divinas num mesmo Centro de personalidade", sua resposta denunciará q isto é só jogo de palavras.

o pensador escreveu:
Em resumo,os membros da Trindade divina compartilhariam imanentemente da personalidade dos outros membros e ao mesmo tempo Eles manteriam de modo transcedente sua identidade pessoal específica.As três personalidades divinas originalmente residem no Centro unívoco de personalidade mas no entanto este Centro comum tem a capacidade de projetar as três personalidades e de estabelecer uma interrelaçâo com as mesmas.

- O de sempre, nenhuma novidade, resumindo: três são um e um é três...

o pensador escreveu:
Sua justaposição emana da sua intraposiçâo;sua personalidade equívoca procede da Personalidade unívoca. Assim como um galho trifurcado tem origem comum no tronco,as pessoas equívocas da Trindade emanam eternamente da Personalidade divina unívoca.Os dois fatores se complementam ao invés de se contradizer pois Deus não é tripessoal e unipessoal no mesmo sentido.A origem e a base da Personalidade divina é unipessoal enquanto sua mediação e intermediaçâo é tripessoal.

- Então sua analogia é inválida, já q as personalidades emanam de Deus, ele seria o tronco e JC e ES seriam os galhos, logo o galho seria bifurcado e não trifurcado.

o pensador escreveu:
Logo não há nenhuma contradição.Todos os atributos e qualidades se unificam na Base universal.A infinitude e singularidade de Deus não sâo contraditas pela pluraridade pessoal.

- Logo, dentro de um vaso sanitário caberão 3 melancias uma vez que cabem 67 jacas no box e 30 laranjas na pia, considerando é claro q galinha não tem dente e urubu não voa de costas..... :emoticon12: :emoticon12:

o pensador escreveu:
Necessidade da Trindade

A retenção do ser nâo é característica do Ser infinito.Retenção do ser significa restrição,descontinuidade e interrupção.Tais qualidades impõem limites ontológicos,enquanto o Ser infinito é um fluxo contínuo de Ser.

Logo,Deus em Si mesmo nâo pode ser unipessoal,visto que isso significaria privação de fluxo e intercâmbio de ser,implicando em finitude essencial.Deus é tripessoal porque isso garante o fluxo infinito de ser em Si mesmo,e simultaneamente garante a auto suficiência de seu próprio ser infinito.

O processo de doação implica num doador,num receptor,e no ser transmitido.O Pai envia seu Espírito ao Flho e vice versa,e todos se unificam na Base unipessoal.

e é só.

- Voce tem q comprovar cada um dos sofismas meu caro, começe com este:"Logo,Deus em Si mesmo nâo pode ser unipessoal,visto que isso significaria privação de fluxo e intercâmbio de ser,implicando em finitude essencial".
"Grandes Poderes Trazem Grandes Responsabilidades"
Ben Parker

Cavaleiro do Ébano

Mensagem por Cavaleiro do Ébano »

Uma coisa que fiquei pensando:

Se ele se ramificou em três, o que impediu que ele se ramificasse em 30, 40, 60 ... 1.000.000.000 de pessoas???

Deste ponta de vista, podemos ser todos ramificações deste deus, e portanto todos somos Deus!!!!!

Mas se não pode ser assim, por que, então que se divivdiu em três e não mais???
Isto aponta somente para mais uma especulação se sentido. aliás como todo o cristianismo.

Porém a pensar mais profundamente, este deus cristão não é tão grande assim. O próprio Jesus disse:

"... farão coisas maiores que as que fiz..."

Isto significa fazer coisas maiores do que as que deus já fez!!!!!

Imagina, um ser humano que tenha fé, poderá fazer algo bem maior, melhor e mais complexo que o Universo!!!!

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Isto é papo de doido. :emoticon84:

videomaker

Mensagem por videomaker »

o pensador escreveu:Recentemente elaborei um argumento objetivando diluir o suposto e tâo propalado caráter autocontraditório da doutrina cristâ da Trindade.Encarem somenre como um exercício de lógica

A existência de um Ser tripessoal não é contraditória,antes é plenamente condizente com os enunciados básicos da Lógica formal.As três personalidades compartilham da mesma natureza e atributos essenciais e logo não há nenhuma qualidade ou adjetivo que não seja reciprocamente compartilhado.

Necessidade da Trindade

e é só.

Bom pensador eu prefiro ficar com essa :
Jesus NUNCA disse QUE ERA DEUS !
Serve ?

um abraço.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Perseus

Mensagem por Perseus »

o pensador escreveu:Nâo abandonou porque Jesus é parte integrante deste plano secundário e ele nâo pode abandonar a Si mesmo.

Além disso,Jesus e o pai nâo ocupam o mesmo lugar no espaço e nem se identificam plenamente, pois como eu disse antes mesmo o aspecto secundário de Deus é múltiplo.

Ótimo, ele não pode abandonar a si mesmo.

Então porque diabos quando ele estava na cruz ele perguntou para ele mesmo porque ele havia sido abandonado por ele mesmo?
Em suma, ele abandonou sim, a si mesmo.

Quer que eu argumente com versículos ou você prefere dessa maneira mais direta mesmo?

E além do mais, se Jesus e o pai não ocupam o mesmo lugar no espaço, eles não são um só, são dois. Então Jesus além de ter sérios problemas com sua personalidade, é mentiroso, pois disse que ele e o pai eram um só.

... ou talvez, não seja ele o mentiroso. Inventar qualquer bobagem para tentar justificar um problema insolúvel, tem seus preços pensador.

Se quiser continuar falando abóboras, continue. Mas não reclame.
"Uau! O Brasil é grande"

Perseus

Mensagem por Perseus »

Ben Carson escreveu:Perseus, Jesus e o Pai não são a mesma pessoa!

"Eu e o Pai somos um".

Um, é um. Não é 2, e também não é 3, é 1.

Há TRÊS pessoas na Trindade. Os teólogos sempre ensinaram isso. Três pessoas e uma só essência. Essa fórmula existe desde Tertuliano. Poderíamos acrescentar que as três pessoas divinas compartilham a mesma personalidade. Não no sentido de serem a mesma pessoa. São três pessoas com o mesmo temperamento, a mesma maneira de pensar, digamos assim. Não é tão difícil assim.

"Eu e o Pai somos um".

ta escrito na bíblia, e um, é um em qualquer lugar.

E como ja dito, esta na bíblia, e como é tudo literal, eles são um. 1 é 1, 2 é 2 e 3 é 3. 1 não é 2, é 1. 1 também não é 3, é 1.

E não faça a bobagem de vir me falar em "modo de interpretar".
É para ser literal? Então será literal e ponto, combinado?

Mas porque Deus preferiu se apresentar como um só deus, e não como três deuses?

Porque ele própio afirmou: "Eu e o Pai somos um".

No mais, por favor, não inventa bobagem não.. eu vou fazer de conta que não vi toda aquela idiotice e você não vai repeti-la, de acordo?
"Uau! O Brasil é grande"

Azathoth

Mensagem por Azathoth »

Como algo onipresente não ocupa o mesmo lugar no espaço que qualquer outra coisa?
Imagem

o pensador

O ENCOSTO escreveu:

Com a palavra final, o Sagrado Alcorão Sagrado:

‘’São blasfemos aqueles que dizem: Deus é uma Trindade!, portanto não existe divindade alguma além do Deus Único.’’ Sagrado Alcorão Sagrado 5:73)

O Alcorâo tem como provar esta assertiva filosoficamente?

Trancado