E no mundo real...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: E no mundo real...

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:Não entendi, é vida assim como as plantas tem vida.... vocês falam de aborto mas nem sabem nada sobre como é a gestação e nem porque a ciência não consegue definir o inicio da vida humana.... pesquisem mais... você leu aquele site ou não?

As plantas não desenvolvem consciência, humanos sim.
Depois, tudo o que é vida tem direito a viver, incluindo plantas.

Comparando humanos com plantas?
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Fabi
Gênero: Feminino

Re.: E no mundo real...

Mensagem por Fabi »

NadaSei
Esse discurso é lindo, no mundo das divagações...mas tem um pequeno detalhe... mesmo que você aja "com responsabilidade" a irresponsabilidade dos outros te afeta....sabia? quando uma mulher põe no mundo um filho sem ter condições de criar...isso gera um efeito que chega até você....uma coisa é ligada a outra...não sabia? e eu não vou mastigar pra você essa questão..ache a conexão sozinho...
Imagem

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Fabi escreveu:
Fedidovisk escreveu:Gostaria imensamente que respondesse a proposta...

Se for apresentada uma prova incontestável de que desde o momento da fecundação, já é considerado vida, você seria à favor do aborto ? :emoticon7: :emoticon10:

Então você está entrando na questão do ser consciênte ? Essa parte acho que já está bem mastigada...

E a proposta soa um tanto estranho, pois dá à ver que vítimas de doenças mentais não seriam dignas de viver...

Não entendi, é vida assim como as plantas tem vida.... vocês falam de aborto mas nem sabem nada sobre como é a gestação e nem porque a ciência não consegue definir o inicio da vida humana.... pesquisem mais... você leu aquele site ou não?

Isso não vem ao caso, ainda porque conheço as fases desde o processo de penetração do esperamatozoide....

Eu quero saber do SER CONSCIENTE ! E o consciente adormecido...

Seria algo semelhante matar alguém em coma porque está não está no seu "juízo".

Fabi

Mensagem por Fabi »

NadaSei escreveu:
Fabi escreveu:Não entendi, é vida assim como as plantas tem vida.... vocês falam de aborto mas nem sabem nada sobre como é a gestação e nem porque a ciência não consegue definir o inicio da vida humana.... pesquisem mais... você leu aquele site ou não?

As plantas não desenvolvem consciência, humanos sim.
Depois, tudo o que é vida tem direito a viver, incluindo plantas.

Comparando humanos com plantas?

Um embrião não tem conciência...mas eu sei que você prefere o aborto sendo realizado em clinicas clandestinas...numa mulher grávida de 8 meses..... ao invéz de estipular regras pra se fazer aborto você prefere que ele seja feito na clandestinidade...onde não tem regras....

Fabi

Mensagem por Fabi »

Fedidovisk escreveu:
Fabi escreveu:
Fedidovisk escreveu:Gostaria imensamente que respondesse a proposta...

Se for apresentada uma prova incontestável de que desde o momento da fecundação, já é considerado vida, você seria à favor do aborto ? :emoticon7: :emoticon10:

Então você está entrando na questão do ser consciênte ? Essa parte acho que já está bem mastigada...

E a proposta soa um tanto estranho, pois dá à ver que vítimas de doenças mentais não seriam dignas de viver...

Não entendi, é vida assim como as plantas tem vida.... vocês falam de aborto mas nem sabem nada sobre como é a gestação e nem porque a ciência não consegue definir o inicio da vida humana.... pesquisem mais... você leu aquele site ou não?

Isso não vem ao caso, ainda porque conheço as fases desde o processo de penetração do esperamatozoide....

Eu quero saber do SER CONSCIENTE ! E o consciente adormecido...

Seria algo semelhante matar alguém em coma porque está não está no seu "juízo".

No clube cético tem uma discussão de 20 páginas sobre essa questão do coma e de dormir e etc, tinha o atheist que é biologo particioando...e eu não vou entrar nessa questão...é mehor você pesquisar.... demorou uns 10 dias pra fazer uma pessoa entender que uma coisa não tem nada a ver com a outra...e isso que tava 3 pessoas explicando a diferença....

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:
NadaSei escreveu:
Fabi escreveu:Qual é a diferença entre embrião, feto, e bebê?

A mesma diferença entre uma criança, um adolescente e um adulto.
O tamanho e o desenvolvimento do corpo.

Não se sabe quando um ser humano se torna verdadeiramente consciente, alguns dizem que ainda enquanto feto, outros que só após certo tempo depois do nascimento.
Passam a chamar um embrião de feto, quando ele já assume as principais características de um ser humano adulto.

Ou seja, a diferença na nomenclatura é subjetiva... se parece um humano então é um feto.

tsc tsc.... nossa...porque tá discutindo o aborto se não sabe nada sobre gravidez?

Como não?
Eu dei a mesma resposta...
Veja:
Fabi escreveu:12ª semana: o embrião torna-se um feto, ou seja, suas características físicas assemelham-se à de um adulto.

"Passam a chamar um embrião de feto, quando ele já assume as principais características de um ser humano adulto."

A diferença é que eu não me apeguei a idéia de 12 semana.
Sabe o motivo deu não cometer esse erro?
Cada caso é um caso.
Assim como crianças entram na adolescência em idades diferentes, embriões adquirem as principais características de um ser humano adulto em tempos ligeiramente diferentes.
Fabi escreveu:Legalizado o aborto só seria realizado na fase embrionária...nada de bebes de 8 meses sendo sugado... mas como você não sabe a diferença...e nem o que isso significa...

Eu conheço as diferenças e o que significam.
Só que pra mim isso é indiferente.
É como legalizar o assassinato de pessoas que está inconscientes no momento.

São as diferentes fazes da vida humana, embrionária, fetal, bebes, crianças, adolescentes, adultos, etc...

Você "acha" que pelo embrião não estar consciente, pode ser arrancado como uma planta.
É só essa a questão.

O que dá o direito a vida?
Um embrião pode não estar consciente, mas vai estar.
É como o caso de alguém em coma, está inconsciente mas segundo os médicos, em algum tempo ele vai acordar.
Como por ora ele é "como uma planta", posso mata-lo?
Qual a diferença?
Esse é o ponto.

A tentativa de justificar o "direito" de eliminar um ser que todos sabemos que vai estar consciente e pronto para viver uma vida como qualquer outro ser humano. (e faze-lo sem que isso se volte contra os seres humanos)
O argumento da "consciência", é o mesmo argumento da "alma" que os religiosos usaram por tanto tempo... é a mesma justificativa.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:NadaSei
Esse discurso é lindo, no mundo das divagações...mas tem um pequeno detalhe... mesmo que você aja "com responsabilidade" a irresponsabilidade dos outros te afeta....sabia? quando uma mulher põe no mundo um filho sem ter condições de criar...isso gera um efeito que chega até você....uma coisa é ligada a outra...não sabia? e eu não vou mastigar pra você essa questão..ache a conexão sozinho...

O que me parece é que você quer justificar tirar vidas, para resolver problemas sociais.

A solução é tirar vidas?

Fabi

Mensagem por Fabi »

NadaSei, Você prefere o aborto na ilegalidade acontecendo em grávidas de 8 meses...certo?
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:Um embrião não tem conciência...

Eu já escutei esse argumento antes...
Animais não tem razão, consciencia e liberdade, então podem ser usados como mercadorias.

Pretos e índios não tem alma...

Embriões "ainda" não tem consciência, mas vão ser como qualquer ser humano normal.
Fabi escreveu:mas eu sei que você prefere o aborto sendo realizado em clinicas clandestinas...numa mulher grávida de 8 meses..... ao invéz de estipular regras pra se fazer aborto você prefere que ele seja feito na clandestinidade...onde não tem regras....

Quem prefere abortos sendo realizado é você.
Eu prefiro a prevenção seguida de repressão ao aborto.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:NadaSei, Você prefere o aborto na ilegalidade acontecendo em grávidas de 8 meses...certo?

Já respondi.
Prefiro que seja feita prevenção e repressão.

E esse argumento já foi refutado VARIAS vezes aqui nesse tópico.
Lembra? Assassinos quando decididos matam de qualquer geito, nem por isso vamos legalizar o assassinato...

Fabi

Mensagem por Fabi »

NadaSei escreveu:Quem prefere abortos sendo realizado é você.
Eu prefiro a prevenção seguida de repressão ao aborto.

Repressão? só em país subdesenvolvido pra eu ter que ler isso... se repressão funcionasse as mães não morriam tanto...ahh mas pra você mulheres podem morrer....elas não tem vida...né?

Fabi

Mensagem por Fabi »

NadaSei escreveu:
Fabi escreveu:NadaSei, Você prefere o aborto na ilegalidade acontecendo em grávidas de 8 meses...certo?

Já respondi.
Prefiro que seja feita prevenção e repressão.

E esse argumento já foi refutado VARIAS vezes aqui nesse tópico.
Lembra? Assassinos quando decididos matam de qualquer geito, nem por isso vamos legalizar o assassinato...

Aborto não é assassinato.... mas explicar isso pra colonia de portugal é dificil...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi, qual a diferença entre matar um ser antes dele ter consciência e depois?
Lembrando que, diferentes das plantas que NUNCA terão consciência, o ser do qual falamos vai ter.
Matar um ser antes dele se tornar consciente, é diferente de matar um que ainda não é, ou um que já foi, mas por hora está inconsciente?

Qual a justificativa que permite matar o ser no primeiro caso, mas não nos outros?

Fabi

Mensagem por Fabi »

NadaSei escreveu:Fabi, qual a diferença entre matar um ser antes dele ter consciência e depois?
Lembrando que, diferentes das plantas que NUNCA terão consciência, o ser do qual falamos vai ter.
Matar um ser antes dele se tornar consciente, é diferente de matar um que ainda não é, ou um que já foi, mas por hora está inconsciente?

Qual a justificativa que permite matar o ser no primeiro caso, mas não nos outros?

Não entendi nada, depois de não ter conciência tá morto.... não venham falar em pessoas em coma, ou em pessoas dormindo...porque eles tem atividade cerebral...um embrião ainda não tem...mas explicar isso é dificil...e ainda fazer isso ser entendido...mais ainda...
Como matar um morto? :emoticon5: nós estamos falando de antes da vida e depois da vida....depois da vida é morte...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:Aborto não é assassinato.... mas explicar isso pra colonia de portugal é dificil...

Explicar o significado de analogia é que parece ser difícil.

O ponto que todo mundo já explicou e que só você ainda não entendeu, é que: "Não importa o tipo de crime, você argumenta que como o crime X acontece de qualquer forma, então deveria ser legalizado".
E nós argumentamos que não, comparando com outros crimes.
Nós dizemos que continuarem cometendo o crime, não é argumento para legaliza-lo.

Acorda o tico, pois o teco sozinho não tá dando conta...

Fabi

Mensagem por Fabi »

NadaSei escreveu:
Fabi escreveu:Aborto não é assassinato.... mas explicar isso pra colonia de portugal é dificil...

Explicar o significado de analogia é que parece ser difícil.

O ponto que todo mundo já explicou e que só você ainda não entendeu, é que: "Não importa o tipo de crime, você argumenta que como o crime X acontece de qualquer forma, então deveria ser legalizado".
E nós argumentamos que não, comparando com outros crimes.
Nós dizemos que continuarem cometendo o crime, não é argumento para legaliza-lo.

Acorda o tico, pois o teco sozinho não tá dando conta...

Crime?
Aborto não é assassinato...e antes era crime os negros terem os mesmos direitos que o branco...então...é muito relativo.... o nosso país com uma mentalidade de 1800...e com uma constituição assim..você quer o que? reduzir a pobreza? diminuir o número de mortes? você quer o progresso? pois pode esquecer...só quando as pessoas tirarem esse pensamento atrasado de que aborto é assassinato...(além de outros pensamentos atrasados)...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:Não entendi nada, depois de não ter conciência tá morto....

Um embrião não tem consciência e nem por isso está morto.
Se você apóia seu argumento na consciência, tem que explicar o motivo do mesmo crime ser errado em outras situações onde o ser não está consciente.
Fabi escreveu: não venham falar em pessoas em coma, ou em pessoas dormindo...porque eles tem atividade cerebral...um embrião ainda não tem...mas explicar isso é dificil...e ainda fazer isso ser entendido...mais ainda...

O problema é consciência ou atividade cerebral?
São coisas diferentes, um embrião começa a desenvolver um cérebro na 3 semana.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:Crime?
Aborto não é assassinato...e antes era crime os negros terem os mesmos direitos que o branco...então...é muito relativo....

A meu ver é assassinato.
Depois, estamos falando sobre legalizar algo que hojeé considerado crime, com o argumento de que mesmo sendo crime muitos praticam.
Essa é a questão que você está tentando fugir.

Não deram os mesmo direitos aos negros, porque mesmo sendo crime ele faziam.
Deram com base em motivos sólidos, a igualdade dos direitos aos brancos, que no caso dos negros, não se justificava tirar... não com argumentos legítimos, só com falácias como dizer que não tinham alma.

É como os embriões, hoje alguns alegam que podemos tirar suas vidas por não terem consciência, mas não explicam as diferenças entre eles e pessoas na mesma situação.
É mais grave ainda, pois chegam a admitir que em breve terão consciência, mas como não tem...

Fabi

Mensagem por Fabi »

NadaSei escreveu:
Fabi escreveu:Crime?
Aborto não é assassinato...e antes era crime os negros terem os mesmos direitos que o branco...então...é muito relativo....

A meu ver é assassinato.
Depois, estamos falando sobre legalizar algo que hojeé considerado crime, com o argumento de que mesmo sendo crime muitos praticam.
Essa é a questão que você está tentando fugir.

Não deram os mesmo direitos aos negros, porque mesmo sendo crime ele faziam.
Deram com base em motivos sólidos, a igualdade dos direitos aos brancos, que no caso dos negros, não se justificava tirar... não com argumentos legítimos, só com falácias como dizer que não tinham alma.

É como os embriões, hoje alguns alegam que podemos tirar suas vidas por não terem consciência, mas não explicam as diferenças entre eles e pessoas na mesma situação.
É mais grave ainda, pois chegam a admitir que em breve terão consciência, mas como não tem...

Mas na época era inadimissivel um negro ter os mesmos direitos que o branco... o aborto tem argumentos sólidos...mas do outro lado...jogam sujo..querem comparar embrião com ladrão..mostram fotos irreais...sonham em conceitos sobre vida...

Fabi

Mensagem por Fabi »

NadaSei escreveu:
Fabi escreveu:Não entendi nada, depois de não ter conciência tá morto....

Um embrião não tem consciência e nem por isso está morto.
Se você apóia seu argumento na consciência, tem que explicar o motivo do mesmo crime ser errado em outras situações onde o ser não está consciente.
Fabi escreveu: não venham falar em pessoas em coma, ou em pessoas dormindo...porque eles tem atividade cerebral...um embrião ainda não tem...mas explicar isso é dificil...e ainda fazer isso ser entendido...mais ainda...

O problema é consciência ou atividade cerebral?
São coisas diferentes, um embrião começa a desenvolver um cérebro na 3 semana.

O que é conciência pra você?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:Mas na época era inadimissivel um negro ter os mesmos direitos que o branco... o aborto tem argumentos sólidos...mas do outro lado...jogam sujo..querem comparar embrião com ladrão..mostram fotos irreais...sonham em conceitos sobre vida...

Não importa, a igualdade dos negros não se justificou no descumprimento da lei, mas sim em argumentos legítimos.

Argumentos sólidos?
Então porque ainda não os apresentou?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fabi escreveu:O que é conciência pra você?

É aquilo que observa a vida sabendo que está a observar.
Ou seja, é um observador que, além de observar, sabe que está observando.

Atividade cerebral não é sinônimo de consciência.

André

Mensagem por André »

NadaSei escreveu:
André escreveu:Pq é o corpo dela, o aparelho reprodutivo dela, pq esse feto depende dela para sobreviver, e se ela não quiser levar a gravidez até o fim tem direito a tanto.

1)Vejamos então.

Eu sou dono de uma fabrica de respiradores artificial.
Eu vendo um a um hospital que não paga e, segundo o contrato e a lei, após um período X de inadimplência eu tenho direito a re-aver o aparelho, visto que não foi pago, ele é meu.

Eu chego no hospital e um homem que sofreu um acidente e uma cirurgia cerebral está usando o aparelho.
Segundo os médicos ele está inconsciente, em coma com um tipo de morte cerebral, mas após o cérebro se recuperar da cirurgia, ele certamente irá acordar.
As chances dele permanecer nesse estado são minimas, basta dar tempo a ele que ele se recupera.

Ele também não está podendo respirar sem ajuda de aparelhos.
O meu aparelho... sendo que nenhum outro está disponível no hospital.

Bem... eu penso.
1 - não tem consciência.
2 - não tem capacidade de sobreviver sozinho, sobreviver pelo seu próprio corpo.
3 - O aparelho é meu.

Eu desligo o aparelho, tiro o tubo do cara, desmonto o aparelho e o levo embora.
O cara morre.

Qual a diferença?
André escreveu:É o controle sobre seu aparelho reprodutivo. Legislar sobre isso é interferir em algo que pertence a ela. Claro e o pai? Vc pode dizer, acho que ele deve ser ouvido, mas a vida cresce dentro dela, e isso lhe da esse direito, e da escolha.

2)É como proibir um aidético que sabe que tem AIDS, de transar sem camisinha, sabendo que isso vai contaminar alguém.
Podemos proibi-lo de transar como quiser?

O aborto lida com uma vida que não é dela e com um corpo estranho que não é dela, apenas está dentro dela.

Depois, o aborto lida com algo que não é natural e independe do corpo dela.
O procedimento abortivo em si.

André escreveu:Para vc logicamente que não, mas isso é apenas sua opinião. Como a outra é a minha. Tentar fazer algo mais do que uma opinião como se alguém estivesse totalmente certo, totalmente moral, nessas questões, é uma postura dogmática. É como julgar o caráter de alguém pela religião que tem (ou postura diante da religião) e não pela pessoa que é.

3)Isso é como julgar qualquer questão que resulte na interrupção de uma vida. O que dá direito a eliminar a vida de terceiros, o que é vida, etc...
Não tem nada de similar a preconceitos de religião ou qualquer outra coisa do gênero.

Estamos discutindo o que da direito a vida, só isso.

1)Enorme. Aliás eu não consigo nem ver a relação que vc fez. O fato é que o aparelho reprodutivo é dela, e no caso em questão, específico ao aparelho reprodutivo da mulher, eu penso que ela, e mais ninguém, deve ter controle sobre esse.

2)Mais comparações que não tem relação. Além do que foge do tema. Eu vou começar a ser repetitivo, pelo simples fato de vc não concordar com um paradigma, e as razoes que eu dei.

As razões, que a mulher deve ter controle sobre seu aparelho reprodutivo e decidir sobre ele, podem não fazer sentido para vc, mas fazem para milhões, como mostra o fato de diversos países terem adotado. Isso não faz deles certos ou errados, ilustra que os argumentos foram pesados e esses que não fazem sentido para vc foram vitoriosos.

3) Para mim somente é vida quando tem consciência, ou em estágios mais avançados da gestação nos quais não se pode abortar mesmo nos países que indiquei, logo não estamos discutindo a mesma coisa pois partimos de paradigmas diferentes. Pois os países que aprovaram concordam comigo que não é ainda um ser humano.

Sendo que dizer que é de terceiros é uma descaracterização, se a mulher quiser parar a gravidez no inicio nada vai a impedir, e não venham com aquelas comparações toscas de roubo, pq esse tipo de coisa pode sim ser impedido. Logo o instrumento é apenas punitivo de mulheres e médicos, e nas mulheres pune as mais pobres.

Mas vc não vai entender, pois vc acha que a mulheres não tem o direito sobre seu aparelho reprodutivo.

Acho aborto ruim, mas ser ilegal é ainda pior.

E sugiro as pessoas no debate aprender a entender o ponto de vista do outro. Ou pelo menos tentar.

Entendo os dois argumentos como válidos, ambas perspectivas seja pro-vida, pro-escolha, apenas analisando um pesa mais para mim do que o outro. Assim como é para os demais. Quem julgar a moralidade baseado na posição dos outros estará incorrendo em intolerância profunda. Sinceramente torço para que não caminhem para isso. E falo de ambos os lados.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

André

Mensagem por André »

NadaSei escreveu:
Fabi escreveu:Mas na época era inadimissivel um negro ter os mesmos direitos que o branco... o aborto tem argumentos sólidos...mas do outro lado...jogam sujo..querem comparar embrião com ladrão..mostram fotos irreais...sonham em conceitos sobre vida...

Não importa, a igualdade dos negros não se justificou no descumprimento da lei, mas sim em argumentos legítimos.

Argumentos sólidos?
Então porque ainda não os apresentou?

NadaSei me responda uma coisa.

Se não existem argumentos sólidos a favor do aborto, se é um absurdo tão grande que qualquer pessoa, como vc sugere, que raciocine sobre o assunto tenha uma posição diferente da sua, então pq cargas d'água que a maioria dos países mais desenvolvidos, com as seres humanos mais bem educados, com cidadania mais avançada, pq eles estão aprovando esse absurdo?

Somos aqui no Brasil tão mais inteligentes e perceptivos dessa questão que eles? Que França, Canadá, Dinamarca, Suécia, Holanda....

Lembrando que não argumento que eles estejam certos, ou que exista certo e errado nessa questão, e sim argumento que ambos os lados tem bons argumentos. Negar isso cai em um maniqueísmo bobo, e um moralismo insuportável, de ambos os lados.

É a disputa entre o direito da mãe e o direito do feto, é a visão que fornece a mãe o controle, e a visão que tira da mãe e a obriga, sob pena de punição, a concluir a gravidez.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

André escreveu:1)Enorme. Aliás eu não consigo nem ver a relação que vc fez.

São dois seres sem consciência que se nada for feito, terão consciência e que não podem viver por si próprios.
André escreveu:2)Mais comparações que não tem relação. Além do que foge do tema. Eu vou começar a ser repetitivo, pelo simples fato de vc não concordar com um paradigma, e as razoes que eu dei.

As razões, que a mulher deve ter controle sobre seu aparelho reprodutivo e decidir sobre ele, podem não fazer sentido para vc, mas fazem para milhões, como mostra o fato de diversos países terem adotado. Isso não faz deles certos ou errados, ilustra que os argumentos foram pesados e esses que não fazem sentido para vc foram vitoriosos.

O caso da aids talvez, mas e a questão do embrião não ser parte do corpo dela, sendo um outro ser vivo?
E a questão do procedimento abortivo em si, lidar com a eliminação de um ser vivo e estar completamente desvinculado da questão de posse dos órgãos da mulher?

A mulher como dona de seu corpo, pode evitar a gravidez.
O aborto como uma pratica que elimina um ser vivo, pode ser proibido, em que isso elimina um direito da mulher sobre os próprios órgãos?
Um embrião faz parte do aparelho reprodutivo da mulher?
André escreveu:3) Para mim somente é vida quando tem consciência.

Dai a pergunta sobre o rapaz inconsciente ligado ao aparelho.
Nos dois casos trata-se de um ser que está para tornar-se consciente se nada for feito para impedir isso.
Qual a diferença?
André escreveu:Sendo que dizer que é de terceiros é uma descaracterização, se a mulher quiser parar a gravidez no inicio nada vai a impedir, e não venham com aquelas comparações toscas de roubo, pq esse tipo de coisa pode sim ser impedido. Logo o instrumento é apenas punitivo de mulheres e médicos, e nas mulheres pune as mais pobres.

A punição é uma das formas de se impedir isso... o nome disso é repressão.
Outra é a prevenção e o fechamento das clinicas clandestinas, controle sobre remédios abortivos, etc...

A desobediência da lei, não é argumento para sua revogação.
Existem diversos exemplos que podemos citar, que sejam semelhantes ao do aborto e até de maior dificuldade para se impedir. Ainda assim, a pratica não justifica legalizar.
André escreveu:E sugiro as pessoas no debate aprender a entender o ponto de vista do outro. Ou pelo menos tentar.

Eu também acho e também entendo os dois pontos.
Só que não concordo, por esse motivo, pergunto justamente os pontos chave de minha discordância.

Principalmente em um caso onde pontos de vista subjetivos tentam definir o que é ou não vida e quem tem ou não direito a ela.
Eu vejo a vida como uma questão de "potencial" para vivencia, pois pensando friamente, não existe diferença entre matar um ser que ainda não é consciente e um que já é.
Ao tentar justificar isso segundo certos parâmetros, como o dá consciência, acabamos legitimando que a mesma regra se aplique a outras situações.

Trancado