Samael escreveu:
Neste ponto, Carlus, você acaba concordando com certa linah de teólogos e com o arrogante do Sr Incognito, que primam por determinadas "regras" serem anteriores à Deus. Lembro-me uma vez que eu levantei a questão ao incógnito sobre o porquê de Deus permitir a existência do mal. Disse ele que era para a própria existência do bem. Segundo o próprio, existem determinadas regras que existem à priori e que nem mesmo Deus pode infringir. Eu, obviamente, discordo dessa posição. Acho que mesmo o conceito de contradição existe apenas numa realidade criada por uma entidade suprema, o que faz desta entidade criadora dessa condição. É deste pensamento que eu considero que qualquer deus moral pode ser apenas mau.
Abraços.
Tudo bem Sama,respeito tua opiniâo..
Nâo concordo,entretanto,que o princípio da nâo contradiçâo é uma condiçâo contingente e desnecessária.O princípio da nâo contradiçâo nâo é uma condiçâo extrinseca à essência de Deus mas está baseado na própria estrutura lógica e ordenada da sua natureza.Isso nâo limita seu poder,apenas o acrisola.
O poder de Deus se restringe à esfera da existência,visto que encontros conflituosos entre existência e inexistência sâo essencialmente impossíveis e imaterializáveis.Em suma,Deus tem infinito poder sobre a existência mas nenhum poder tem em fazer com que haja uma fusâo entre existência e inexistência.
Se Deus é onipotente e inviolável logo toda criaçâo será menor que ele,posto que dois seres desta magnitude se relativizariam em poder e durabilidade.
Abraços.