Feições e preconceito.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Feições e preconceito.

Mensagem por francioalmeida »

Ainda ontem me deparei numa mercearia com a foto de jesus, naquele estilo "europeu", cabelos escorridos, olhos claros, feição angelical de misericórdia.

Enquanto voltava da mercearia, pensava o quanto uma imagem daquela influência os sentimento das pessoas religiosas.

Quando criança, ao ver desenhos animados, o "mocinho" e o "bandido" era facilmente identificado, independente da atitude das partes, o bandido sempre tinha uma face de expressão rude, sobrancelhas e bocas tortuosas e nunca sorriam, somente gargalhavam deboche. Enquanto o mocinho, inependente de suas atitudes, sempre possuia uma face de expressão amigável, traços formidáveis, simpatia e sempre sorriam.

Em suma, o feio sempre era mal e o belo era bom.

Seríamos influenciados pro esses conceitos, ou isso já vem incurtido em nós desde que nascemos?

Seria isso uma forma de preconceito oculto?

Sorrelfa
Contato:

Re.: Feições e preconceito.

Mensagem por Sorrelfa »

Com certeza é uma forma de incutir preconceito em relação a algum tipo de minoria ou estrangeiros...

Já notou a aparência das "Bruxas" de desenho animado ?

Sempre tem nariz curvado (muito semelhante aos povos Árabes e semitas)
Cabelo preto e ondulado
Olhos castanhos...

Jamais eu vi uma "bruxa" nos desenhos animados norte americanos que fugisse a essa regra...
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

NadaSei

Re: Re.: Feições e preconceito.

Mensagem por NadaSei »

Jolly_Roger escreveu:Jamais eu vi uma "bruxa" nos desenhos animados norte americanos que fugisse a essa regra...

As bruxas boas...
As bruxas boazinhas são sempre loiras de cabelo liso, olhos azuis e muito bonitas.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Lógico que é algo que você vai adquirindo...

Não é só o homem da gargalhada "sombria" que é mau, ele também é quem faz as coisas más, e com o tempo vai criando a associação...

Os piores bandidos da história, são os carismáticos, e mesmo assim são piores que muito "feioso" por aí...

___

Não é o mau que é feio, é o feio que é mau.... :emoticon19:

francioalmeida
Contato:

Fedidovisk escreveu:Lógico que é algo que você vai adquirindo...

Não é só o homem da gargalhada "sombria" que é mau, ele também é quem faz as coisas más, e com o tempo vai criando a associação...

Os piores bandidos da história, são os carismáticos, e mesmo assim são piores que muito "feioso" por aí...

Pois é. O problema é que parece que isso já está entranhado no nosso conceito, mesmo que você não conceitue como mal os feios, tende a se sentir mais a vontade com os belos.

emmmcri

Re: Feições e preconceito.

Mensagem por emmmcri »

francioalmeida escreveu:Ainda ontem me deparei numa mercearia com a foto de jesus, naquele estilo "europeu", cabelos escorridos, olhos claros, feição angelical de misericórdia.

Enquanto voltava da mercearia, pensava o quanto uma imagem daquela influência os sentimento das pessoas religiosas.

Quando criança, ao ver desenhos animados, o "mocinho" e o "bandido" era facilmente identificado, independente da atitude das partes, o bandido sempre tinha uma face de expressão rude, sobrancelhas e bocas tortuosas e nunca sorriam, somente gargalhavam deboche. Enquanto o mocinho, inependente de suas atitudes, sempre possuia uma face de expressão amigável, traços formidáveis, simpatia e sempre sorriam.

Seríamos influenciados pro esses conceitos, ou isso já vem incurtido em nós desde que nascemos?

"Seríamos influenciados pro esses conceitos, ou isso já vem incurtido em nós desde que nascemos?"

Isso aqui é que gostaria de ler mais a respeito.
As pessoas "bonitas" tendem a chamar mais a atenção e ter mais aceitação das crianças por exemplo.
Nós adultos já estamos capturados, a beleza nos fascina.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

francioalmeida
Contato:

Re: Feições e preconceito.

emmmcri escreveu:
francioalmeida escreveu:Ainda ontem me deparei numa mercearia com a foto de jesus, naquele estilo "europeu", cabelos escorridos, olhos claros, feição angelical de misericórdia.

"Seríamos influenciados pro esses conceitos, ou isso já vem incurtido em nós desde que nascemos?"

Isso aqui é que gostaria de ler mais a respeito.
As pessoas "bonitas" tendem a chamar mais a atenção e ter mais aceitação das crianças por exemplo.
Nós adultos já estamos capturados, a beleza nos fascina.

Eu acho que isso não tem solução, pois é difícil definir o feio.

Crianças de mães feias (conceito meu) não as rejeitam, porém poderiam rejeitar uma bela estranha.

Talvez para essa criança o belo prematuramente incurtido e aquele que lhe traz benefício, a mãe.

francioalmeida
Contato:

A mídia e a sociedade expressa como mulher bela as que tem feições suaves, talvez seja essa a razão da maioria achar mulheres de feições suaves como belas. Porém fica a dúvida se isso é nato ou e influência da sociedade. Não tenho opinião formada, mas acredito que seja influência.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

complicado concluir qualquer coisa sobre isso. acho que formamos mais estereótipos das pessoas com quem nos relacionamos, do que com o que vemos na TV. Quando a TV mostra pessoas que tem uma 'correspondência' na nossa sociedade, aí sim creio que ela de certa influencie um pouco, não que seja decisiva. explicando. falaram aí das bruxas, com narizes enormes e verruga na ponta. Ora, nós não vivemos em Hogwarts, todos sabemos que bruxas não existem, talvez uma criança seja influenciada por esse rótulo, quando ver uma velhinha morando numa casa velha cheia de gatos ficará com medo(e esse é um cliché bastante explorado em filmes infantis) mas depois de certa idade, essa hipótese passa a ser descartada. a vovó lembra a bruxa das histórias, mas sabemos que ela não é má, pois não existem bruxas. Então, de certa forma, para os bandidos 'feios' das histórias de bang-bang, ou os vilões caricatos, com risadas horripilantes acabam sendo tão fantasiosos que pouco nos influenciam. agora quanto a pessoas 'comuns' da TV, essas sim eu creio que acabam de uma forma reforçando um estereótipo, as peruas, os policiais maus, os negros estilo gangsta, as promiscue girls, todas essas coisas. não exatamente eu queira dizer que não se deveria exibir tais estereótipos (que não deixam de ser um reflexo do que temos em nossa sociedade), mas ainda assim acho importante lembrar que não passam disso. um rótulo

Liouville

Mensagem por Liouville »

francioalmeida escreveu:A mídia e a sociedade expressa como mulher bela as que tem feições suaves, talvez seja essa a razão da maioria achar mulheres de feições suaves como belas. Porém fica a dúvida se isso é nato ou e influência da sociedade. Não tenho opinião formada, mas acredito que seja influência.

Para mim isso é nato. Sou leigo no assunto, mas você pode pegar um bebê e fazer diante dele feições de alegria ou de ameaça e você vai ver que ele vai reagir sorrindo ou chorando, dependendo da cara que você fez. Acredito que o cérebro reconheça determinados padrões geométricos como sendo esteticamente agradáveis e outros, desagradáveis. Claro que há uma margem de variação, mas eu duvido que você me ache uma pessoa sequer no mundo, mesmo que seja no meio de uma tribo isolada no meio de um país africano que te dirá que uma Catherine Zeta-Jones da vida é feia...

heilel ben-shachar

Mensagem por heilel ben-shachar »

Não sei, acho um exagero dizer que qualquer padrão estético seja uma forma de preconceito. A simetria das feições é um bom exemplo de "padrão" a ser seguido. Por exemplo, a Beyoncé é linda e é negra... mesmo sem os alisamentos de cabelo, tinta e outras coisas.

francioalmeida
Contato:

Liouville escreveu:
francioalmeida escreveu:A mídia e a sociedade expressa como mulher bela as que tem feições suaves, talvez seja essa a razão da maioria achar mulheres de feições suaves como belas. Porém fica a dúvida se isso é nato ou e influência da sociedade. Não tenho opinião formada, mas acredito que seja influência.

Para mim isso é nato. Sou leigo no assunto, mas você pode pegar um bebê e fazer diante dele feições de alegria ou de ameaça e você vai ver que ele vai reagir sorrindo ou chorando, dependendo da cara que você fez. Acredito que o cérebro reconheça determinados padrões geométricos como sendo esteticamente agradáveis e outros, desagradáveis. Claro que há uma margem de variação, mas eu duvido que você me ache uma pessoa sequer no mundo, mesmo que seja no meio de uma tribo isolada no meio de um país africano que te dirá que uma Catherine Zeta-Jones da vida é feia...

Depende da idade da criança que você está falando, cientificamente é comprovado que a criança aprende a relacionar as feições de raiva ou alegria da mãe, ou seja ela aprende e não nasce com isso.

Se pegarmos a mais bela mulher como a catherine Zeta-jones e mostrarmos a um bêbe africano, cuja a feição da mãe negra difere bastante de uma mulher branca, certamente a feição da mãe seja mais aceitável pro bêbe.

Trancado