Quem é a favor do aborto no caso de estupro?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
André

Re: Re.: Quem é a favor do aborto no caso de estupro?

Mensagem por André »

Acauan escreveu:
André escreveu:Sim, mas para mim isso é irrelevante pois para mim se a mulher quiser terminar a gravidez, especialmente no que tange os estágios iniciais ela deve poder. Ou o chavão "corpo dela decisão dela".

O feto não faz parte do corpo da mãe.

Foi desenvolvido dentro de seu aparelho reprodutivo, faz parte dela. Dizer que ela tem que ter o filho é tirar dela o controle sobre seu aparelho reprodutivo.

Ai se da o conflito entre o direito dela sobre o aparelho reprodutivo e o direito de um feto.

Como já disse, nessa questão as pessoas pesam tanto a parte digamos de princípios, as conseqüências praticas, e escolhem o menor pior.

Pois ter que lidar com a questão do aborto, em si é um inconveniente, melhor seria que ela inexistisse, mas como isso não é a realidade temos que lidar com ela.

Infelizmente as pessoas tem a péssima mania, de ambos os lados, sejam feministas,progressistas, sejam religiosos, moralistas, de se considerar totalmente certos, racionais, e que o outro lado está totalmente errado. Eles acreditam monopolizar a moralidade, verdade, razão e a justiça, como se estivessem do seu lado.

Por isso que digo que em questões como essa o melhor é a decisão democrática, e qualquer uma das posições é compreensível.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Fernando Silva escreveu:
Liouville escreveu:Discordo. Tá dentro dela, surgiu dela, tá consumindo nutrientes, ar e o escambau dela, faz parte do corpo da mulher sim. Só deixa de fazer quando é parido. Até lá, faz parte do corpo da mulher.

Quando está do lado de fora, também surgiu dela e também consome nutrientes (leite). Apenas foi "desconectado".

e nesse momento, não depende apenas da mãe para viver.

antes sim. e em dado momento do processo, não mais é do que um 'humano em potencial', não possuindo nenhuma característica que o caracterize como um de nós.

Fernando Silva
Administrador
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Fabi escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Liouville escreveu:Discordo. Tá dentro dela, surgiu dela, tá consumindo nutrientes, ar e o escambau dela, faz parte do corpo da mulher sim. Só deixa de fazer quando é parido. Até lá, faz parte do corpo da mulher.

Quando está do lado de fora, também surgiu dela e também consome nutrientes (leite). Apenas foi "desconectado".

Já que é só desconectar porque não desconectam no segundo mês?
ahh não podem né?
a caixa é importante....

Talvez pelo mesmo motivo que não se deixa um recém-nascido se virar sozinho. Alguns animais saem do ovo que a mãe deixou para trás e vão cuidar da vida, outros não.
A distinção entre estar dentro ou fora não muda tanto assim a questão ética.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

SickBoy escreveu:
Fernando Silva escreveu:Quando está do lado de fora, também surgiu dela e também consome nutrientes (leite). Apenas foi "desconectado".

antes sim.

Quando está dentro da mãe, o acesso é difícil, mas há crianças que sobrevivem apesar de terem sido retiradas do útero com poucos meses.
Talvez no futuro seja possível fazer isto sempre, com segurança.
A questão ética mudará?

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Usuário deletado escreveu:
francioalmeida escreveu:
Usuário deletado escreveu:Eu não proibiria o aborto em caso de estupro, eu espero que um dia a medicina consiga retirar o feto da mulher estuprada e dar um jeito dele nascer, não matando a criança e preservando a mãe.

Será que só o fato de saber que o fruto do estupro anda por aí sem saber que é sua mãe ou proucurando saber quem é sua mãe, não causaria mais problemas?

Mas isso não garante que ele será infeliz, ele deve ter o direito de viver.

Por mais que sua vida seja uma "merda" ou indigna de viver, visto que isso é uma conceito muito pessoal... tudo mundo indenpende do que seja, luta por mais um dia, nem que seja para sofrer...

Por essas que não considero isso argumento... até sofrer é um direito...

Fedidovisk

Re.: Quem é a favor do aborto no caso de estupro?

Mensagem por Fedidovisk »

É lógico também não uma obrigação, como umas que consideram a gravidez um sofrimento... mas dentre os sofrimentos humanos que existem, a única forma quando se esgotam as possibilidades de fugir da dor, é a auto-aniquilação...

No caso a grávida quer acabar com o que ela considera sofrimento, mas dando fim no feto.... esses casos deveriam ser considerados como tantas coisas que somos obrigados à passar, sentimos sofrer, mas não existe "remédio"...

Mas aí derrepente surge a oportunidade do aborto...

NeferNeferNefer
Gênero: Feminino

Mensagem por NeferNeferNefer »

Penso que a decisão do aborto é responsabilidade única e exclusiva da mãe. Não cabe ao governo decidir sobre isso. É uma escolha pessoal. Não deve ser proibido pelo Estado. Em nenhuma hipótese (estupro ou não). Se o Estado proibe, independente do que acham sociólogos, religiosos e opinadores de plantão, a mãe que não quer ter a criança fará um aborto clandestino. Se ela quizer ter a criança (mesmo que seja fruto de um estupro) ela terá, e pronto.
Por ser um decisão tão íntima da mulher, penso que não cabe ao Estado impor nada. Apenas oferecer condições dignas: ou para abortar, ou para criar a cça.
Livre pensar é só pensar!

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Fabí, é justamente aí que tá a contradições. Aborta-se no caso de estupro para preservar a mãe, mas não vêem que em outros casos também deve-se seguir o mesmo raciocínio.

Nâo faz sentido abortar no caso de estupro pra preservar a mãe, mas deixar outras mães morrerem em clínica clandestina, seguindo o raciocínio de preservar a mãe não deveriamos dar a condição dela ter um aborto decente?

A questão é que o estrupo não foi fruto de suas próprias ações.
Já uma gravidez normal é fruto das ações da própria mulher.

Quanto a preservar do risco do aborto clandestino, isso mais uma vez é uma escolha, ela não é obriga a ir nesses lugares fazer aborto.
São situações diferentes.

COmo vocÊ diz: A questão é que o estrupo não foi fruto de suas próprias ações.

Porém o feto continua sendo inocente. Por que nessa situação o feto da mulher violentada vale menos do que a mulher que desejou o filho?

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Se é legítimo matar a criança fruto de estupro antes que nasça, também é legítimo matá-la depois que nascer, já que o motivo, o modo como foi gerada, permanece.

Eu nunca disse que era legitimo em nenhum dos dois casos, apenas atento para as obvias diferenças entre os dois cenários.
Da forma como você colocou, uma coisa torna a outra legitima.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Fabi

Mensagem por Fabi »

NeferNeferNefer escreveu:Penso que a decisão do aborto é responsabilidade única e exclusiva da mãe. Não cabe ao governo decidir sobre isso. É uma escolha pessoal. Não deve ser proibido pelo Estado. Em nenhuma hipótese (estupro ou não). Se o Estado proibe, independente do que acham sociólogos, religiosos e opinadores de plantão, a mãe que não quer ter a criança fará um aborto clandestino. Se ela quizer ter a criança (mesmo que seja fruto de um estupro) ela terá, e pronto.
Por ser um decisão tão íntima da mulher, penso que não cabe ao Estado impor nada. Apenas oferecer condições dignas: ou para abortar, ou para criar a cça.

Mas você não vê que para os homens a vida da mulher não conta? só feto e feto...

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

francioalmeida escreveu:

Porém o feto continua sendo inocente. Por que nessa situação o feto da mulher violentada vale menos do que a mulher que desejou o filho?

Eu nunca disse que vale menos, só que são casos bem diferentes.
Ao pensar na ação criminosa da mãe que aborta, por exemplo, eu não veria culpa real em uma mãe que aborta após um estupro, levaria em conta o seu trauma... já uma mãe que engravidou normalmente, essa não tem justificativa, comete um ato criminoso consciente e sem desculpas.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Fabi

Mensagem por Fabi »

Fernando Silva escreveu:
SickBoy escreveu:
Fernando Silva escreveu:Quando está do lado de fora, também surgiu dela e também consome nutrientes (leite). Apenas foi "desconectado".

antes sim.

Quando está dentro da mãe, o acesso é difícil, mas há crianças que sobrevivem apesar de terem sido retiradas do útero com poucos meses.
Talvez no futuro seja possível fazer isto sempre, com segurança.
A questão ética mudará?

E é exatamente quando o feto pode sobreviver fora do útero... (cinco meses) que os médicos de verdade não fazem aborto.... mas... o problema é que enquanto vocês tratarem a mulher como uma caixa e obrigar elas a fazerem o que não querem...a mulher vai continuar morrendo tentando fazer aborto...e vocês vão continuar sonhando com fetos e vida....simplesmente porque não acham que a mulher conta como vida...
lindo isso....

Fabi

Mensagem por Fabi »

Fernando Silva escreveu:
Fabi escreveu:
Fernando Silva escreveu:

Já que é só desconectar porque não desconectam no segundo mês?
ahh não podem né?
a caixa é importante....

Talvez pelo mesmo motivo que não se deixa um recém-nascido se virar sozinho. Alguns animais saem do ovo que a mãe deixou para trás e vão cuidar da vida, outros não.
A distinção entre estar dentro ou fora não muda tanto assim a questão ética.

E a caixa pode morrer e vocês podem continar sonhando com vida... anti-ético é obrigar alguém a fazer o que não quer... e ainda...deixar isso na clandestinidade pra mulheres grávida de 8 meses irem fazer aborto...isso deve ser tão ético.... :emoticon14:

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

pra mim o maior problema é que os pró-vida só consideram o feto/embrião uma vida humana só em casos de aborto.

francioalmeida
Contato:

Mensagem por francioalmeida »

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:

Eu nunca disse que vale menos, só que são casos bem diferentes.
Ao pensar na ação criminosa da mãe que aborta, por exemplo, eu não veria culpa real em uma mãe que aborta após um estupro, levaria em conta o seu trauma... já uma mãe que engravidou normalmente, essa não tem justificativa, comete um ato criminoso consciente e sem desculpas.

Veja bem:

A mãe que foi estuprada, como voce diz: "eu não veria culpa real em uma mãe que aborta após um estupro, levaria em conta o seu trauma"

...E o feto continua sendo inocente, porém nesse caso você não ver culpa na mãe, pois ela sofreu uma violência.

Se uma pessoa acomete uma violencia contra mim, me espanca ou até me estupra isso me dá o direito de matar o filho inocente do estuprador?... Um inocente!... Estaria eu livre de culpa na sua opinião?

Fabi

Mensagem por Fabi »

SickBoy escreveu:pra mim o maior problema é que os pró-vida só consideram o feto/embrião uma vida humana só em casos de aborto.

Falou uma verdade agora...

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Fedidovisk escreveu:
francioalmeida escreveu:
Usuário deletado escreveu:Eu não proibiria o aborto em caso de estupro, eu espero que um dia a medicina consiga retirar o feto da mulher estuprada e dar um jeito dele nascer, não matando a criança e preservando a mãe.

Será que só o fato de saber que o fruto do estupro anda por aí sem saber que é sua mãe ou proucurando saber quem é sua mãe, não causaria mais problemas?

Por mais que sua vida seja uma "merda" ou indigna de viver, visto que isso é uma conceito muito pessoal... tudo mundo indenpende do que seja, luta por mais um dia, nem que seja para sofrer...

Vários abortistas dão uma de videntes e chegam a afirmar que a criança não poderá ser feliz, é até complicado discutir com pessoas que pensam assim.

o mesmo argumento aplica-se ao planejamento familiar. pra que insistir nisso? conscientizar as pessoas. felicidade é intangível, o futuro é incerto bla bla bla. simplesmente fodam e multipliquem-se.

não é bem evidente que filhos indesejados, ao ponto que chegou a explosão demográfica em nossa sociedade, não são um problema? seja dos pais, do estado, ou da sociedade. porque ignorar isso?

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

SickBoy escreveu:
Fedidovisk escreveu:
francioalmeida escreveu:

Vários abortistas dão uma de videntes e chegam a afirmar que a criança não poderá ser feliz, é até complicado discutir com pessoas que pensam assim.

o mesmo argumento aplica-se ao planejamento familiar. pra que insistir nisso? conscientizar as pessoas. felicidade é intangível, o futuro é incerto bla bla bla. simplesmente fodam e multipliquem-se.

não é bem evidente que filhos indesejados, ao ponto que chegou a explosão demográfica em nossa sociedade, não são um problema? seja dos pais, do estado, ou da sociedade. porque ignorar isso?

É diferente, no aborto um ser vivo está sendo morto, já no planejamento familiar isso não acontece, as famílias são apenas conscientizadas acerca dos problemas que muitos filhos geram.

não nego que seja diferente. mas a questão toda gira em torno do que se define como vida humana, o que claro é dificílimo de se conceituar. "ser vivo" temos de vários tipos, e não respeitamos todos.

acontece é que até quando se fala sobre guerras envolvendo milhões de mortes se reconhece alguma utilidade nelas, seja contendo a explosão demográfica, ou incutindo valores num povo.

não vejo porque esse ponto deva ser ridicularizado na questão do aborto.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

francioalmeida escreveu:Se uma pessoa acomete uma violencia contra mim, me espanca ou até me estupra isso me dá o direito de matar o filho inocente do estuprador?... Um inocente!... Estaria eu livre de culpa na sua opinião?

A situação é muito diferente.
Lembre-se que é também o filho dela.
O problema é ter crescendo dentro de seu corpo, algo que era para ser seu lindo filho, mas que é fruto de uma violência e filho de quem te estuprou.

Eu considero esses aspectos mentais como justificativa suficiente para não imputar a mãe culpa.
Mesmo eu sendo contra o aborto em casos de estupro.

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

Fedidovisk escreveu:
francioalmeida escreveu:

É, mas isto não é apanágio apenas dos abortistas, não. Tem muito Ateu vidente :emoticon188: por aí que faz coisas do arco da velha. Você precisa ver!

Deise Garcia

Mensagem por Deise Garcia »

HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA
Nascer, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei.

Sorrelfa
Contato:

Mensagem por Sorrelfa »

Deise Garcia escreveu:HAHAHAHAHAHAHAHAHAHHA

:emoticon5: :emoticon5:
Vendo a justificável insistência de todos, humildemente sou forçado à admitir que sou um cara incrível !

André

Mensagem por André »

sickboy escreveu:não nego que seja diferente. mas a questão toda gira em torno do que se define como vida humana, o que claro é dificílimo de se conceituar.

De fato.

Aleluia!!!!

hehehe.

Assim como gira em torno de um conflito de direitos entre os da mulher e do feto.

Achar que é uma questão de solução óbvia e quem ta do outro lado é desprovido de moral, ou está totalmente errado, é de uma arrogância tremenda. E tanto feministas como fundamentalistas religiosos caem nessa, por favor não vamos cair...
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

NadaSei escreveu:
francioalmeida escreveu:Se uma pessoa acomete uma violencia contra mim, me espanca ou até me estupra isso me dá o direito de matar o filho inocente do estuprador?... Um inocente!... Estaria eu livre de culpa na sua opinião?

A situação é muito diferente.
Lembre-se que é também o filho dela.
O problema é ter crescendo dentro de seu corpo, algo que era para ser seu lindo filho, mas que é fruto de uma violência e filho de quem te estuprou.

Eu considero esses aspectos mentais como justificativa suficiente para não imputar a mãe culpa.
Mesmo eu sendo contra o aborto em casos de estupro.

isso é ficar em cima do muro.

eu entendo perfeitamente um cara que se vinga de um bandido que matou seu filho. mas é evidente que eu concordo que o que esse pai fez foi assassinato, e deve pagar segundo a lei

uma mãe estuprada que tira seu filho, o que deve ser feito com ela nadasei?

Acauan
Moderador

Mensagem por Acauan »

André escreveu:
Acauan escreveu:
André escreveu:Sim, mas para mim isso é irrelevante pois para mim se a mulher quiser terminar a gravidez, especialmente no que tange os estágios iniciais ela deve poder. Ou o chavão "corpo dela decisão dela".

O feto não faz parte do corpo da mãe.

Foi desenvolvido dentro de seu aparelho reprodutivo, faz parte dela. Dizer que ela tem que ter o filho é tirar dela o controle sobre seu aparelho reprodutivo.

Não faz parte do corpo da mãe biologicamente porque tem dna diferente do dela, não faz parte legalmente porque até que se mude a lei o feto é considerado um ser distinto da mãe.

Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Trancado