Apocaliptica escreveu:Fedidovisk escreveu:Res Cogitans escreveu:Abmael escreveu:- Sei não..., acho que você está se baseando no que lhe parece óbvio, acho que nos países subdesenvolvidos muçulmanos isso não aconteceria, por exemplo.
Abraços,
Não se lembra do saques no Iraque logo após a queda de Sadan?
Pois é... esperar que um ser humano não pratique esse ato sem qualquer tipo de punição, só com educação e concientização... Imposição e falta de liberdade nunca melhorou ninguém, só trouxe mais ódio, e na primeira oportunidade, voilá, o saque se faz presente...
O lance é não fazer isso por crença que você não está apenas se beneficiando, mas mais ainda prejudicando quem pouco tem haver com sua situação...
Mas quem devia dar exemplo não dá!!! E olha que eles tem muito a prestar contas, e não é com um nem dois, é com a população... mas eles estão se lixando, porque eu deveria me lixar, ou melhor todos os caminhos mostram que eu deveria me lixar...!
Como assim, quer dizer que se eu tiver a chance de cometer um crime e tiver a certeza de que não serei punida, eu certamente o cometerei? Se uma turma enorme me convidar para saquear porque eles me dão proteção, eu saquearei?
Mas que espécie de valores são estes?
Quer dizer que se meu pai e minha mãe fossem criminosos, eu recebi este exemplo e nada mais normal que eu eu o siga?
Eu, ein...cada coisa...
Vale ressaltar que o que desejamos nem sempre corresponde com a realidade, ou seja um ser humano livre de influências e autonômo.
Mas você nunca vai escapar dessas influências, a própria busca já é um medo de se deixar ser e portanto elas te ferem a liberdade na própria existência.
Não adianta dizer que todos somos maus porque assim queremos, e que nada impede a boa ação... ora uns nascem voltados para o mau outros para o bem, mas os que dispõem de uma boa educação e EXEMPLOS poderão talvez ver-se livres dessa tendência... os que são bons simplesmente o são, isso explica o fato de haver entre um mar de podridão, uns que se salvam independente de suas condições.
Mas isso tudo não passa no final de puro convencionalismo, eu te pergunto onde está o erro em matar, estuprar, roubar, doar, e ajudar????
O ser humano é inerte a bom ou mau, ele vai no que seu juízo julga correto para ele, isso não significa que para ele essa ação seja "boa"... mas aprender o que é correto é isso, é aprender a controlar o pulso que leva a "má", que antes apenas se fazia presente, agora também se justifica porque não fazer.
Por que não roubar? Pergunto eu, pq prejudica outras pessoas, isso é mau, e tenho consciência disso, mas eu não vejo problema algum pessoas passando fome por minha causa... é o que chamam de desmoralização...
Isso não está muito longe do Congresso... eles são antes de tudo imorais, pq cometem a ação, não são nenhuns idiotas, sabem muito bem que pessoas vão morrer... mas para eles isso não tem a menor importância, são insensíveis ao sofrimento alheio... assemelham-se a psicopatas, matam, tem pleno juízo, mas e daí........
A sociedade tem uma definição, uns nascem com o caráter de modo que no decorrer de sua criação venham ter uma harmonia entre homem e sociedade... outros com os caminhos que a vida lhes da e que as circunstâncias guiam, entram em conflito com essa definição...
Ou seria loucura onde tem menos educação há mais crimes... onde há uma mentalidade de levar vantagem por parte da população as pessoas sejam mais corrompíveis... existe um raio de ação, você sempre escolhe uma opção nesse raio, mas para uns, segundo a boa convivência só lhes restam más escolhas... a educação serve principalmente para isso para mostrar novos caminhos e dar consciência de que uma ação gere tantas outras. Quer você queira ou não as inflências moldam o seu juízo...
Como resolver isso?
EDUCAÇÃO! Escolas...
HOSPITAL! Humanização...
ÉTICA! Exemplo...
Mas como eu disse em um outro tópico por aí... a sociedade burra, democrática... resultado é um eterno vai e vem de políticos desonestos... quem é vítima? A população que ela própria é incapaz pois está bitolada, e com um conceito moral podre... quando consegue ser eleita faz tudo aquilo que nunca luto contra, levar vantagem.
É o moto-perpétuo da nossa política... isso ainda vai durar muitas gerações...