Falando em análise, Tranca, o ponto de partida sempre são eventuais reflexos de luz, condições atmosféricas anômalas (caso o video seja rodado fora de algum aposento), condições da câmera (perceptíveis como velocidade, abertura de objetiva, "alvo" em movimento ou estático). Depois dessa primeira análise, então passa-se para a fase seguinte quando se faz o estudo do que foi fotografado.
Uma foto realmente muito estranha foi tirada no interior de uma igreja por uma amiga minha lá do orkut. E quando fui analisá-la, até eu tomei um susto. É certo que se trata de pareidolia, afinal o que se vê é aparentemente um raio de sol "coado" por folhagens de uma árvore entrando na nave da igreja onde se enxergam formas que podem ser qualquer coisa MAS calham de parecer com faces humanas disformes e destorcidas, com dor... Veja:
Zoom:
Eu coloquei legenda para onde se vêem os olhos narizes e boca. O efeito é interessante. O detalhe sórdido é que a moça afirma que não havia raio de sol penetrando o recinto...
O que pensar de uma foto assim? Ela afirma que não estava bem naquela manhã e o mais engraçado é que nem tinha notado os "rostos"... só a luz sem luz incidindo sobre ela na foto. Bem, a primeira coisa é notar se a câmera estava com algum problema de ajuste, o que é mais provável nessa e em outras tantas fotos fantasmagóricas. Seria o caso de fazer testes com esse tipo de câmera e ver se o efeito se repete nas mesmas condições.
Eu já tentei arrumar umas fotos que o próprio Bruno bateu da filhinha dele em que parece que a menina está possuída...

... mas não era nada: só erro de ajuste da câmera mesmo.
Beijos