Danos ao cérebro causam epilepsia e fervor religioso

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
snake plissken

Re: Re.: Danos ao cérebro causam epilepsia e fervor religios

Mensagem por snake plissken »

Lúcifer escreveu:
snake plissken escreveu:
Najma escreveu:
Alter-ego escreveu:Sejamos realistas. De ambos os lados.
Eu não estou dizendo que pessoas com determinados tipos de problemas neurológicos não possam ter alucinações de teor religiosos.
mas daí a, por extensão, inferir que a origem das religiões são transtornos do mesmo tipo, atingindo em escala macro quase que toda a população mundial, é teoria da paranóia.

Pior que não, Igor...

Digamos que apenas os mais influentes dentro de uma tribo tivessem algum distúrbio e com isso levassem os demais a acreditarem neles "por osmose", no estilo rebanho seguindo seu pastor... Se um desses "pastores" fosse esquizofrênico, subisse numa montanha e depois voltasse com umas tabuletas escritas umas coisas e depois dissesse que foi um ser supremo quem escreveu, quem no meio do rebanho teria coragem de discordar? :emoticon1:

os xamas tomavam drogas para atingir o além. acreditava-se que só num estado mental alterado... em vez do normal estado, a que Hume chama HÁBITO (o que faz o monge, supostamente)... se poderia vislumbrar outra realidade.

Eu não diria um estado de mente alterado mas, sim, uma volta ao primitivismo perdido por causa da racionalização do cérebro. Como o homem desenvolveu o raciocínio, ele perdeu a sua ligação com as coisas da natureza e com o além. E, somente voltando para esse estado primitivo de "ser" é que os xamãs, treinados nessas artes, conseguiam tocar esse estado espiritual.
Pelo menos é o que eu acho.

Existe um certo preconceito nessas coisas. Os chamados primitivos (os bosquimanos actuais podem ser vistos assim) tem uma visão extremamente racionalizada da vida prática. O conhecimento que tem do seu meio ambiente é, segundo Sagan, científico. A forma como interpretam indicios para encontrar presas é quase como o método científico. O homem primitivo nunca foi uma besta irracional. Isso é uma concepção preconceituosa. Creio que veio de Nietzche e dos primeiros antropólogos. Eu diria que um Bosquimano é mais racional que a média dos chamados civilizados que nem sequer compreendem direito o seu meio ambiente. Aliás... destroem-no e nem pensam duas vezes

videomaker

Mensagem por videomaker »

Fernando Silva escreveu:
Najma escreveu:Digamos que apenas os mais influentes dentro de uma tribo tivessem algum distúrbio e com isso levassem os demais a acreditarem neles "por osmose", no estilo rebanho seguindo seu pastor...

Povos primitivos costumam respeitar os loucos como tendo sido tocados por Deus.
O oráculo de Delphos nada mais era que alguém cheiradão (os gases vulcânicos que saíam de uma fenda no chão) dizendo coisas supostamente significativas.

nada mais era que alguém cheiradão (os gases vulcânicos que saíam de uma fenda no chão) dizendo coisas supostamente significativas

Que tipo de gás era aquele? porque deixava o cara doidão? claro que vc tem como provar isso, não tem? :emoticon5:
ou seria mais um "eu acho"......
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

aknatom
Gênero: Masculino

Mensagem por aknatom »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:
Najma escreveu:Digamos que apenas os mais influentes dentro de uma tribo tivessem algum distúrbio e com isso levassem os demais a acreditarem neles "por osmose", no estilo rebanho seguindo seu pastor...

Povos primitivos costumam respeitar os loucos como tendo sido tocados por Deus.
O oráculo de Delphos nada mais era que alguém cheiradão (os gases vulcânicos que saíam de uma fenda no chão) dizendo coisas supostamente significativas.

nada mais era que alguém cheiradão (os gases vulcânicos que saíam de uma fenda no chão) dizendo coisas supostamente significativas

Que tipo de gás era aquele? porque deixava o cara doidão? claro que vc tem como provar isso, não tem? :emoticon5:

Tá certo.. não podemos provar qual gás era e nem que tipo de efeito tinha... então, o oráculo deveria ser um médium incorporando espíritos. Óbvio!!!! :emoticon7:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

Najma escreveu:É... tudo é mesmo uma questão neuroquímica.

O que eu acho mesmo muito interessante é o Edson continuar crente mesmo tomando antidepressivos...

É "simples" cara Nájma , uma série de experiências pessoais, que não posso dizer que são naturais e outros que poderia explicar como naturais, o volume de acontecimentos delas depõe fortemente contra, não podendo eu dizer que são simples coincidências . Teria que apagar muitas memórias para não ter que lidar com contradições imediatas.
É tão forte, que as muitas e sensatas argumentações contra a existência de Deus não são suficiente para "vence-las".
Não simpatizo com o fatalismo Calvinista , mas as vezes ele me parece como uma explicação pra isso.
Abraços.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

emmmcri escreveu:
Najma escreveu:É... tudo é mesmo uma questão neuroquímica.

O que eu acho mesmo muito interessante é o Edson continuar crente mesmo tomando antidepressivos...

É "simples" cara Nájma , uma série de experiências pessoais, que não posso dizer que são naturais e outros que poderia explicar como naturais, o volume de acontecimentos delas depõe fortemente contra, não podendo eu dizer que são simples coincidências . Teria que apagar muitas memórias para não ter que lidar com contradições imediatas.
É tão forte, que as muitas e sensatas argumentações contra a existência de Deus não são suficiente para "vence-las".
Não simpatizo com o fatalismo Calvinista , mas as vezes ele me parece como uma explicação pra isso.
Abraços.

É uma coisa incrível.... o único cara que conseguiu uma boa explicação pra Deus, fodeu com o conceito. :emoticon12:
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

emmmcri

Mensagem por emmmcri »

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

aknatom escreveu:É uma coisa incrível.... o único cara que conseguiu uma boa explicação pra Deus, fodeu com o conceito. :emoticon12:

Pow aknaton é fo ou fu ? Fo está na moda? ? ou eu sempre escrevi errado ?

:emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Editado pela última vez por emmmcri em 16 Ago 2007, 12:52, em um total de 1 vez.
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:
Fernando Silva escreveu:O oráculo de Delphos nada mais era que alguém cheiradão (os gases vulcânicos que saíam de uma fenda no chão) dizendo coisas supostamente significativas

A fenda ainda está lá, ainda soltando gases. Não é preciso imaginar. É fato.

Judas

Re.: Danos ao cérebro causam epilepsia e fervor religioso

Mensagem por Judas »

A religião espírita deve causar danos no lobo temporal(não sei se tem acento), não é possivel que alguns espiritóides postem a mesma coisa MIL vezes, são detonados MIL VEZES e ainda voltem a postar mais MIL VEZES as mesmas palhaçadas espíritas.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Judas

Mensagem por Judas »

Síndrome de Klüver-Bucy
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Síndrome de Klüver-Bucy
A síndrome de Klüver-Bucy é um distúrbio comportamental que ocorre quando ambos lobos temporais esquerdo e direito do cérebro não funcionam adequadamente ou são removidos. A amígdala está relacionada com a patogênese desta síndrome.

É caracterizada por alterações do comportamento, como a cegueira psíquica e a regressão à fase oral, levando o indivíduo a colocar na boca tudo que pega, mesmo coisas completamente inadequadas ao consumo humano.
Ahhhh tah!! Descobri porque o VM come merda com leite condensado enquanto posta no RV

A síndrome pode ocorrer nas demências: demência do tipo Alzheimer, demência vascular, Creutzfeldt-Jakob, doença de Huntington, Síndrome de Gerstman-Straussler, doença de Parkinson, demência relacionada ao vírus HIV, demência relacionada a traumatismo craniano, mas ocorre principalmente na doença de Pick. A doença de Pick se diferencia da demência de Alzheimer pela prevalência da atrofia nas regiões frontotemporais, ao contrário da segunda que há atrofia das regiões parietal-
Esqueceram de mencionar a DEMENCIA ESPÍRITA.
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.

Trancado