Se eu disser que eu tenho dois olhos e um nariz, todo mundo vai acreditar...

snake plissken escreveu:Márcio escreveu:snake plissken escreveu:É o que diz Douglas Hoffstalker (ou o raio que o parta) no seu livro Godel Escher Bach. Isto é consequencia do teoria da incompletude de Godel. Ou seja, num sistema consistente nós sabemos que algo tem de ser verdade... mas nao podemos demostrar. É impossível...
Comente
E o que é verdade neste universo tão relativo?
perguntas a mim? Mas sem acreditar que ela existe, ciencia, filosofia e até religião são impossíveis. Mesmo os relativistas, ao dizerem "Tudo é relativo" estão a acreditar que algo é verdade... ou seja... que tudo é relativo... que é uma afirmação que se destroi a si própria. A não ser que acreditemos que é impossível aquiles ultrapassar a tartaruga. Nesse caso Zenão é o rei.
Jeanioz escreveu:http://pt.wikipedia.org/wiki/Perspectivismo
Jeanioz escreveu:Vocês não podem saber de toda a Verdade com provas, mas eu posso sem.![]()
Convertam-se!!!
Jeanioz escreveu:http://pt.wikipedia.org/wiki/Perspectivismo
Ilovefoxes escreveu:Mas o que prevê a força da colisão de um automóvel? Fé ou ciência?
snake plissken escreveu:Márcio escreveu:Pois sim, a graça da relatividade talvez seja que cada macaco tem uma interpretação própria do seu galho .
Esperemos que cada macaco concorde ao menos que meter a pata em falso é queda garantida
Alter-ego escreveu:E o que isso tem a ver com medicina?
Eu não falei de medicina.Alter-ego escreveu:E o que isso tem a ver com medicina?
Alter-ego escreveu:Ilovefoxes escreveu:Mas o que prevê a força da colisão de um automóvel? Fé ou ciência?
Proposição desprovida de sentido.
A medicina também não prevê a força da colisão de um automóvel. Então não presta...
Alter-ego escreveu:
Leão da tribo de Judá
zencem escreveu:.
Ocorreu-me isso agora:
A possibilidade de se alcançar a verdade é definida pelo fato de ela só poder ser observada, como de fato é, quando o observador desaparecer.
Isto é, enquanto existir o observador, haverá um abismo entre os dois, que é o fato da verdade não caber na sacolinha do conhecimento.
Acontece que o observador, via de regra, é radicalmente contra isso, preferindo então que a verdade não exista.
Pra ele, evidentemente...![]()
Márcio escreveu:zencem escreveu:.
Ocorreu-me isso agora:
A possibilidade de se alcançar a verdade é definida pelo fato de ela só poder ser observada, como de fato é, quando o observador desaparecer.
Isto é, enquanto existir o observador, haverá um abismo entre os dois, que é o fato da verdade não caber na sacolinha do conhecimento.
Acontece que o observador, via de regra, é radicalmente contra isso, preferindo então que a verdade não exista.
Eu acho que verdade é aquilo que o observador pode perceber e decodificar como tal, nesse sentido cada qual tem a sua própria verdade, geralmente as celeumas que a humanidade vive se trata do fato de alguns tentarem convencer outros que a sua verdade é mais verdadeira.![]()
Digo, que deve haver um Universo Real de onde cada um pode extrair da forma que puder sua verdade Mental, que seria sempre uma parte do todo Real traduzido, talvez jamais se possa observar tudo de uma só vez, donde se conclui que não se pode conhecer toda a realidade traduzida para uma verdade total.
O Universo Real talvez não precisasse de observadores conscientes, entretanto tais observadores não podem existir sem um Universo, já que são partes dele.
Às vezes penso que cada centelha de consciência é parte de um processo de auto-consciência do Universo, se reproduzindo, até que...
Ilovefoxes escreveu:A verdade não é "aquilo que não é relativo", a verdade é como o universo é.
zencem escreveu:Márcio escreveu:zencem escreveu:.
Ocorreu-me isso agora:
Eu acho que verdade é aquilo que o observador pode perceber e decodificar como tal, nesse sentido cada qual tem a sua própria verdade, geralmente as celeumas que a humanidade vive se trata do fato de alguns tentarem convencer outros que a sua verdade é mais verdadeira.![]()
Digo, que deve haver um Universo Real de onde cada um pode extrair da forma que puder sua verdade Mental, que seria sempre uma parte do todo Real traduzido, talvez jamais se possa observar tudo de uma só vez, donde se conclui que não se pode conhecer toda a realidade traduzida para uma verdade total.
O Universo Real talvez não precisasse de observadores conscientes, entretanto tais observadores não podem existir sem um Universo, já que são partes dele.
Às vezes penso que cada centelha de consciência é parte de um processo de auto-consciência do Universo, se reproduzindo, até que...
A verdade relativa, que às vêzes pode se confundir com a real, não serve pra nada, porque, via de regra, anda misturada com a mentira.
A importância da verdade, quando representa o sentimento da realidade, é que ela é igual para todos.
Por exemplo 1+1=2.
Ora, só o que é comum para todos é digno de fazer parte do conhecimento, porque não produz nenhum conflito, nem sectarismos.
A opção pela verdade, em nossos sentimentos, é essencial para formarmos a ética e a moral, e até, para preservar a liberdade individual, como essência para o bom entendimento e para criar um ambiente sábio.
Duvidar de nós mesmos é a primeira foiçada que temos que protagonizar para abrir o caminho da clareza.
É dorido, mas sábio e, realmente, libertador.