videomaker escreveu:fabricio: o cara que enfia vinte kilos de dinamite na cintura tem pouca fé na vida após a morte...sei
video: é um idiota que não pode ser usado como exemplo , pois
outros da sua religião dizem que ele interpretou de forma
equivocada o livro muçulmano.
discordo...ele (o homem bomba) se convenceu plenamenta, sinceramente, no âmago do seu ser que EXISTIA VIDA APÓS A MORTE E QUE ELE ESTAVA FAZENDO ISSO EM NOME DO ÚNICO DEUS VERDADEIRO.
E se explodir não é errado por que líderes religiosos disseram que isso não está escrito nos seus livros sagrados, ou que interpretando assim ou assado não autoriza tal ato. É errado por fere um semelhante...É como lhe escrevi na mensagem anterior: "Um coisa não deve ser julgada certa ou errada por constar em algum livro sagrado ou em alguma recompensa (ou esperança) numa outra vida. É a razão e a justiça que deve ser o farol do nossos atos."...o mesmo vale para "interpretações" do livros sagrados.
E não é um ou outro "louco" e sim centenas (ou sabe-se lá quantos). E esse fenomeno (sacrificio em nome de uma crença) não se limita aos dias de hoje, ele pode ser encontrado ao longo das histórias das religiões, principalmente da monoteístas.
Alguns livros, Faces do Fanatísmo e Em Nome de Deus abordam esse "outro lado" da religão.
Mas é lógico que prefiro um religioso "politicamente correto", que ignora (interpreta) certas passagens do seu livro sagrado e que seja exclarecido (religioso avestruz, como gosto de dizer...:-) do que um religioso fundamentalista.
videomaker escreveu:Vc ser bom e ser ateu , NÃO ME INCOMODA , NEM ME SUPRENDE !
Grato pela compreensão e a reciproca é verdadeira...:-)
videomaker escreveu:O que vc não pode despresar é que nem todo o mundo pode agir como vc.!
Presumo que vc esteja falando em não ter um crença, não é? Sim, eu concordo. Mas a culpa não é do ateísmo e sim das próprias pessoas, que como vc mesmo escreveu "não conseguem"...o problema esta dentro delas e não fora.
Mas veja bem, não é em "agir como eu", e sim "ver o mundo como eu". O meu "agir" - ser bom, cordial, honesto - não é estranho á ninguém, esse "agir" esta dento de cada um de nós, pelo menos nas pessoas "do bem", INDEPENDENTE DE TER OU NÃO UM CRENÇA.
Mas o que ocorre no nosso dia a dia, é que é mais difícil para os teístas reconhecerem isso (que podemos ser bons independente de ter uma crença), do que para os ateus. Para os ateus esse já uma conclusão obvia, eu diria qualse intuitiva e em nada contradiz a sua visão de mundo, já para o teísta (ou pelo menos para maioria) isso é difícil de reconhecer e admitir, já que a idéia de ser bom está intimamente ligada a idéia de crença em Deus, uma ligação impossível se ser desfeita e que coloca o ateu a par, incapaz de ser bom, a final "ele não crê em Deus".
Esse cenário está mudando. Mais e mais vejo comentários como o seu, e isso me da esperança...:-)
videomaker escreveu:e coisas , podem sim serem indiscutiveis.
Exemplos...please!