Tese de doutorado sobre mediunidade.
- betossantana
- Contato:
Tese de doutorado sobre mediunidade.
http://www.teses.usp.br/teses/disponive ... 05-160501/
Objetivos: Definir o perfil sociodemográfico e a saúde mental em médiuns espíritas,bem como a fenomenologia e o histórico de suas experiências mediúnicas.
Métodos: 115 médiuns em atividade foram selecionados aleatoriamente de centros espíritas de São Paulo. Numa primeira etapa foram aplicados os questionários: sociodemográfico e de atividade mediúnica,(...)
Conclusões: Os médiuns estudados evidenciaram alto nível socioeducacional, baixa prevalência de transtornos psiquiátricos menores e razoável adequação social. A mediunidade provavelmente se constitui numa vivência diferente do transtorno de identidade dissociativa. A maioria teve o início de suas manifestações mediúnicas na infância, e estas, atualmente, se caracterizam por vivências de influência ou alucinatórias, que não necessariamente implicam num diagnóstico de esquizofrenia.
Objetivos: Definir o perfil sociodemográfico e a saúde mental em médiuns espíritas,bem como a fenomenologia e o histórico de suas experiências mediúnicas.
Métodos: 115 médiuns em atividade foram selecionados aleatoriamente de centros espíritas de São Paulo. Numa primeira etapa foram aplicados os questionários: sociodemográfico e de atividade mediúnica,(...)
Conclusões: Os médiuns estudados evidenciaram alto nível socioeducacional, baixa prevalência de transtornos psiquiátricos menores e razoável adequação social. A mediunidade provavelmente se constitui numa vivência diferente do transtorno de identidade dissociativa. A maioria teve o início de suas manifestações mediúnicas na infância, e estas, atualmente, se caracterizam por vivências de influência ou alucinatórias, que não necessariamente implicam num diagnóstico de esquizofrenia.
É um problema espiritual, chupe pau!
Re.: Tese de doutorado sobre mediunidade.
Eu, particularmente, não vejo problemas em colocar questões palpáveis das religiões como foco de discussão da ciência. É até bom que sejam tratados com todo o rigor possível.
É claro que ao falar em questões palpáveis refiro-me a alegações de milagres, mediunidade, curas, etc. ou questões histórias. Não estou falando de elocubrações teológicas.
É claro que ao falar em questões palpáveis refiro-me a alegações de milagres, mediunidade, curas, etc. ou questões histórias. Não estou falando de elocubrações teológicas.
"Noite escura agora é manhã..."
Não foi essa tese que foi citada na matéria sobre Espíritos da Superinteressante um tempo atrás? Um amigo me disse que a descrição dos métodos e das conclusões da tese é bem parecida com o que foi escrito numa parte da matéria.
Concordo com o Alter-ego. Usando-se de bom senso, vale a pena msm investigar coisas alardeadas pelas religiões, desde q o autor da investigação não seja nem partidário nem anti-partidário do suposto fenônemo, par apodermos ter uma conclusão imparcial.
"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus
[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]
E qual a utilidade da pesquisa? Apenas afirmar que os médiuns estudados não são esquizofrênicos?
Ainda se houvesse feito um estudo sobre o estado de transe, seria mais interessante!
Não há como detectar se a amostra foi mesma aleatória, os parâmetros do grupo controle não foram bem estabelecidos e não se sabe se o pesquisador é imparcial ou não...
Afinal, não há confiabilidade científica em um trabalho que assume uma hipótese não comprovada à priori
[]s
Ainda se houvesse feito um estudo sobre o estado de transe, seria mais interessante!
Não há como detectar se a amostra foi mesma aleatória, os parâmetros do grupo controle não foram bem estabelecidos e não se sabe se o pesquisador é imparcial ou não...
Afinal, não há confiabilidade científica em um trabalho que assume uma hipótese não comprovada à priori

[]s
"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
"Your God is dead and no one cares" (Sartre)
- videomaker
Re: Re.: Tese de doutorado sobre mediunidade.
Suyndara escreveu:E qual a utilidade da pesquisa? Apenas afirmar que os médiuns estudados não são esquizofrênicos?
Afinal, não há confiabilidade científica em um trabalho que assume uma hipótese não comprovada à priori![]()
[]s
O importante mesmo e desfazer da pesquisa e gerar duvidas né! isso sim é primordial.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
Se não se comprova a esquizofrenia, podemos cogitar também hipóteses de desonestidade intelectual(conhecida como síndrome Botânica) ou TOV (transtorno obcessívo videomakeriano).
Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
- videomaker
Judas escreveu:Se não se comprova a esquizofrenia, podemos cogitar também hipóteses de desonestidade intelectual(conhecida como síndrome Botânica) ou TOV (transtorno obcessívo videomakeriano).

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
videomaker escreveu:Judas escreveu:Se não se comprova a esquizofrenia, podemos cogitar também hipóteses de desonestidade intelectual(conhecida como síndrome Botânica) ou TOV (transtorno obcessívo videomakeriano).
tá vendo vc as vezes sabe fazer humor inteligente! isso é sacanear com categoria!

Lembrando que eu tenho namorada e pretendo me casar ok

Quando vejo um religioso protestando, irritado, exigindo respeito às suas crenças idiotas, penso logo...BOM SINAL! Sinal de que alguém esta fazendo alguma coisa certa.
- videomaker
Judas escreveu:videomaker escreveu:Judas escreveu:Se não se comprova a esquizofrenia, podemos cogitar também hipóteses de desonestidade intelectual(conhecida como síndrome Botânica) ou TOV (transtorno obcessívo videomakeriano).
tá vendo vc as vezes sabe fazer humor inteligente! isso é sacanear com categoria!
tá vendo!!! é por isso que você consegue a simpatia de vários foristas, você leva na esportiva
![]()
Então faça a moça feliz!

- Jeanioz
- Gênero: Masculino
videomaker escreveu:Judas escreveu:videomaker escreveu:Judas escreveu:Se não se comprova a esquizofrenia, podemos cogitar também hipóteses de desonestidade intelectual(conhecida como síndrome Botânica) ou TOV (transtorno obcessívo videomakeriano).
tá vendo!!! é por isso que você consegue a simpatia de vários foristas, você leva na esportiva
![]()
Então faça a moça feliz!
Não acredito que você perdeu a chance, Videomaker...

"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Napoleão Bonaparte
"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte
Jeanioz escreveu:videomaker escreveu:Judas escreveu:videomaker escreveu:Judas escreveu:Se não se comprova a esquizofrenia, podemos cogitar também hipóteses de desonestidade intelectual(conhecida como síndrome Botânica) ou TOV (transtorno obcessívo videomakeriano).
![]()
Então faça a moça feliz!

Najma escreveu:Jeanioz escreveu:videomaker escreveu:Judas escreveu:videomaker escreveu:Judas escreveu:Se não se comprova a esquizofrenia, podemos cogitar também hipóteses de desonestidade intelectual(conhecida como síndrome Botânica) ou TOV (transtorno obcessívo videomakeriano).
![]()
Então faça a moça feliz!

Ué Video,
Dúvidas são primordiais
Dizer que médiuns não são esquizofrênicos não muda muita coisa, muda?
Também não afirmaria que são mentirosos, afinal de contas a "auto-sugestão" existe de fato
Dúvidas são primordiais

Dizer que médiuns não são esquizofrênicos não muda muita coisa, muda?
Também não afirmaria que são mentirosos, afinal de contas a "auto-sugestão" existe de fato

"Deus empurra para a morte tudo o que lhe resiste. Em primeiro lugar a razão, depois a inteligência e o espírito crítico" (Onfray)
salgueiro escreveu:
Tem mais é que fazer muuuuitos testes. Talvez assim quem sabe, depois de muuuuito tempo e mais testes o preconceito comece a diminuir
Bjs
É isso aí, se não se fazem testes a coisa não anda, mas o que dizer das materializações? como testar? quem as faz? O Zangari já testou, filmou? Se ele não, outro já testou?
- salgueiro
- Gênero: Feminino
Judas escreveu:salgueiro escreveu:
Tem mais é que fazer muuuuitos testes. Talvez assim quem sabe, depois de muuuuito tempo e mais testes o preconceito comece a diminuir
Bjs
É isso aí, se não se fazem testes a coisa não anda, mas o que dizer das materializações? como testar? quem as faz? O Zangari já testou, filmou? Se ele não, outro já testou?
Sim, ainda existem testes e eu mesma já falei prá vc, só que seu olhinho é seletivo e pelo visto, passou batido como sempre
Bjs
Vou ler a tese para depois julgar.
salgueiro escreveu:Judas escreveu:salgueiro escreveu:
Bjs
Sim, ainda existem testes e eu mesma já falei prá vc, só que seu olhinho é seletivo e pelo visto, passou batido como sempre
Bjs
Não é seletivo.
Em que centros espíritas se faz materialização atualmente? Os médiuns aceitam ser testados?
- salgueiro
- Gênero: Feminino
Judas escreveu:salgueiro escreveu:Judas escreveu:salgueiro escreveu:
Bjs
Bjs
Não é seletivo.
Em que centros espíritas se faz materialização atualmente? Os médiuns aceitam ser testados?
Infelizmente, Judas, vc faz parte do seleto grupo de pessoas que não tem o menor interesse em saber, a diversão é só denegrir. Tanto que já passei essa informação prá vc e nem ao menos sabe do que estou falando
Bjs
Judas escreveu:salgueiro escreveu:Judas escreveu:salgueiro escreveu:
Bjs
Bjs
Não é seletivo.
Justamente essa a questão:
Os médiuns NÃO aceitam ser testados, e se vc fizer um teste duplo cego e der resultado negativo eles sempre colocarão a culpa nos espíritos zombeteiros

Essa tese não testou muita coisa, a amostra é pequena demais e não é aleatória, os parâmetros do grupo controle são confusos e o autor foi totalmente parcial :wink:
Resumindo: Em termos de metodologia científica, a tese não tem validade. Ela não é conclusiva, nem mesmo quanto ao fato dos médiuns serem esquizofrenicos ou não

salgueiro escreveu:Judas escreveu:salgueiro escreveu:Judas escreveu:salgueiro escreveu:
Bjs
Bjs
Não é seletivo.
Infelizmente, Judas, vc faz parte do seleto grupo de pessoas que não tem o menor interesse em saber, a diversão é só denegrir. Tanto que já passei essa informação prá vc e nem ao menos sabe do que estou falando
Bjs
Me desculpo se não vi o link sobre MATERIALIZAÇÃO. Se puder (e quiser) poderia postar de novo?
Concordo, denegrir palhaçadas sem o menor resquicio de evidência honesta é muito bacana.
Sal,
Eu quero o link
Eu quero o link

Suyndara escreveu:Judas escreveu:salgueiro escreveu:Judas escreveu:salgueiro escreveu:
Bjs
Bjs
Não é seletivo.
Justamente essa a questão:
Os médiuns NÃO aceitam ser testados, e se vc fizer um teste duplo cego e der resultado negativo eles sempre colocarão a culpa nos espíritos zombeteiros![]()
Essa tese não testou muita coisa, a amostra é pequena demais e não é aleatória, os parâmetros do grupo controle são confusos e o autor foi totalmente parcial :wink:
Resumindo: Em termos de metodologia científica, a tese não tem validade. Ela não é conclusiva, nem mesmo quanto ao fato dos médiuns serem esquizofrenicos ou não![]()
Ave Maria!!! Jesus sacramentado!!! mais uma ALma caridosa pra ajudar!!!!!! deus livre e guarde!!!!