Os 10 países menos religiosos.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
André

Re: Re.: Os 10 países menos religiosos.

Mensagem por André »

user f.k.a. Cabeção escreveu:
rapha... escreveu:
André escreveu:Além disso, os direito sociais amplamente garantidos. Com emprego lá, vc não precisa pensar em pagar serviços médicos, educação, e um monte de coisas.

Idem a França.

Tu realmente não perde a oportunidade de "pregar".

Como se o Estado nao tirasse das mesmas pessoas que os recursos para poder dar todos esses "beneficios"...

E como se o Estado brasileiro tambem nao tirasse com a intencao de dar, com a diferenca clara entre a riqueza per capta e o indice de corrupcao determinando a diferenca...

São benefícios. Mas vc tem razão, o Estado consegue os recursos em impostos, e lá funciona melhor devido a mais alta renda per capta, menos corrupção, melhor administração...

É o que determina a diferença.

Para caminhar para isso,e diminuir essa diferença. penso que devemos descentralizar o poder, e ampliar o poder dos cidadãos é essencial.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

André

Mensagem por André »

Usuário deletado escreveu:Proselitismo social-democrata... :emoticon12:

Eu não perco uma oportunidade de fazer propaganda do meu livro. Veja a reposta que dei ao rapha.

:emoticon12: :emoticon12:

Eu sou um vendedor nato hehe, e não sou contrario a economia de merdado em sí, ou ao lucro, apenas não acho suficiente para resolver as desigualdades e os problemas, e tenho um conjunto de perspectivas que trabalham com a idéia da socialização de recursos, mas nunca eliminando o mercado. Ele apenas não é meu Deus sabe heheh.

:emoticon12:
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

francioalmeida
Gênero: Masculino
Contato:

Re: Os 10 países menos religiosos.

Mensagem por francioalmeida »

Forbidden escreveu:
1. Sweden (up to 85% non-believer, atheist, agnostic)

85%?

Encontrei isto http://www.sncweb.ch/portugues/reportagens/as%20comunidades.htm
snc em português:

arlete f.kaufmann

Descenso em número de fiéis das religiões maioritárias e maior pluralismo

Os protestantes (33% da população) e os católicos (41,8%) foram no ao de 2000 novamente os dois grupos religiosos mais numerosos, como nos anos anteriores, e a perda de fiéis tambem se pode constatar. No ano de 1970, em 95% da população da Suiça se considerava ou protestante ou católica, 30 anos mais tarde, esta porcentagem permaneceu em 75%. Ao mesmo tempo, as pequenas comunidades religiosas aumentaram consideravelmente. O grupo religioso mais representativo entre os minoritários é a comunidade islâmica, com 4,3% da população, quando no ano de 1990 tão somente representada por 2,2% dos residentes na Suiça.

Também há que destacar outras religiões cristãs a parte das maioritárias, como as igrejas livres evangélicas, os testemunhos de Jeová, as igrejas neo-apostólicas e as cristã-ortodoxas, que em conjunto compreendem em 4,4% da população, porcentagem que em 1990 somente chegava a 3,5%. A comunidade judía, ao contrário, se manteve o mesmo número, com 0,2% da população. De todas as formas, há cada vez mais pessoas que se consideram de um culto que não tem nada a ver com a tradição romano-católica ou protestante. Esta pluralização é muito mais evidente na Suiça alemã (com 10,5 da população) que no resto da Confederação Helvética, e sobre tudo nos núcleos urbanos que nas áreas rurais. As cinco cidades mais importantes da Suiça perderam todas em fiéis das religiões maioritárias

E ISSO [url]http://pt.wikipedia.org/wiki/Suíça[/url]

A maior religião, praticada por 43% dos suíços, é o Catolicismo romano, seguido por diversas crenças Protestantes (35%). A imigração estabeleceu o Islamismo (4%) e a Ortodoxia Oriental (2%) como minorias religiosas dignas de nota. Os demais pertencem a minorias muito pequenas ou que não praticam religião alguma. A estabilidade e prosperidade da Suíça, combinada com a população linguística e religiosamente diversa, levam alguns a descrever o país como um Estado consociacional.

rapha...
Administrador

Re.: Os 10 países menos religiosos.

Mensagem por rapha... »

Suécia, Francio, Suécia.

André

Mensagem por André »

rapha... escreveu:Suécia, Francio, Suécia.

O que foi rapha o disco quebrou?

Forbidden

Mensagem por Forbidden »

De fato, eu encontrei estatísticas conflitantes:

Retirado do wikipedia:

According to the most recent Eurostat "Eurobarometer" poll, in 2005,[67] 23% of Swedish citizens responded that "they believe there is a god", whereas 53% answered that "they believe there is some sort of spirit or life force" and 23% that "they do not believe there is any sort of spirit, god, or life force". Sweden ranks aside with France and Russia on having a large minority of its citizens who have no religion. Independent of these statistics, it is generally known that Swedish society, collectively, is comparatively secular and non-religious.[68]

A questão é definir se "they believe there is some sort of spirit or life force" seria teísmo ou não, porque na pesquisa isso está diferente de "they believe there is a god". Ou seja, é algo superior mas que não é um Deus? Fiquei meio confuso nisso.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:
NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:
NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:errado! você está num grupo diferente. corresponde a 0,000001% da população, que conhecem e seguem a VERDADEIRA RELIGIÃO

Acho que esse é o SEU caso... o daqueles que acham que conhecem a verdadeira religião e chamam ela de ateísmo.

e qual o meu Deus?

É uma religião sem Deus... tipo o budismo.
Só que uma é agnóstica e o outra afirma a inexistência de Deus. (na sua religião e ateísmo pessoais, é claro...)

Felizmente ainda existem ateus céticos... pena que sejam tão poucos.

quais são os dogmas do ateísmo?

Depende do tamanho da crença do ateu.
Alguns tem como um fato incontestável (ou seja, um dogma), a ciência e filosofia ocidental como sendo as unicas fontes de informação validas.
Outros tem como dogma a inexistência daquilo que "consideram" como sendo o "sobrenatural", outros tem como dogma a existência penas daquilo que é conhecido pelas ciências, outros tem a teoria da evolução, e porai vai...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

André

Mensagem por André »

NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:
NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:
NadaSei escreveu:
SickBoy escreveu:errado! você está num grupo diferente. corresponde a 0,000001% da população, que conhecem e seguem a VERDADEIRA RELIGIÃO

Acho que esse é o SEU caso... o daqueles que acham que conhecem a verdadeira religião e chamam ela de ateísmo.

e qual o meu Deus?

É uma religião sem Deus... tipo o budismo.
Só que uma é agnóstica e o outra afirma a inexistência de Deus. (na sua religião e ateísmo pessoais, é claro...)

Felizmente ainda existem ateus céticos... pena que sejam tão poucos.

quais são os dogmas do ateísmo?

Depende do tamanho da crença do ateu.
Alguns tem como um fato incontestável (ou seja, um dogma), a ciência e filosofia ocidental como sendo as unicas fontes de informação validas.
Outros tem como dogma a inexistência daquilo que "consideram" como sendo o "sobrenatural", outros tem como dogma a existência penas daquilo que é conhecido pelas ciências, outros tem a teoria da evolução, e porai vai...

Eu não tenho como dogma, minha posição diante do 'sobrenatural' é considero por tudo que conheço altamente improvável. É uma opinião levando-se em conta probabilidade, não certeza.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Então... nas religiões existem os dogmas da religião... dos ateus são escolhas próprias dos ateus, e não do ateísmo.

A verdade é niilística e atéia... não acredita em ciência nem em sobrenatural e nem em nada... ela é pura. :emoticon13:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Jeanioz escreveu:
NadaSei escreveu:Felizmente ainda existem ateus céticos... pena que sejam tão poucos.

Qual o critério para diferenciar um ateu cético de um ateu "religioso"?

Ateu "crente", não "religioso".
O critério é o ceticismo oras bolas.

Se ele faz uso do ceticismo científico, é um cético científico.
Se ele acompanha isso de um ceticismo mais filosófico ele é um cético no melhor sentido da palavra.
Se ele faz uso de um ceticismo dogmático, negando tudo aquilo que a ciência não dá seu parecer e tem crenças pseudo-científicas, então ele é um ateu crente.
Editado pela última vez por NadaSei em 25 Ago 2007, 17:56, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:
Jeanioz escreveu:
NadaSei escreveu:Felizmente ainda existem ateus céticos... pena que sejam tão poucos.

Qual o critério para diferenciar um ateu cético de um ateu "religioso"?

não rir quando algum maluco aparece falando da glossolalia.

Exatamente, principalmente pelo fato da ciência já conhecer o fenômeno como tal.
"Acreditar" que a glossolalia é apenas mentira de crentes fingindo... é ser crente e anti-científico. :emoticon12:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

André escreveu:Eu não tenho como dogma, minha posição diante do 'sobrenatural' é considero por tudo que conheço altamente improvável. É uma opinião levando-se em conta probabilidade, não certeza.

Sim, faz isso por você ser um ateu cético.
Grande parte dos ateus céticos, também costumam se dizer como agnósticos, mesmo existindo alguns que não o façam e prefiram ficar só com o ateismo fraco.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fedidovisk escreveu:Então... nas religiões existem os dogmas da religião... dos ateus são escolhas próprias dos ateus, e não do ateísmo.

A verdade é niilística e atéia... não acredita em ciência nem em sobrenatural e nem em nada... ela é pura. :emoticon13:

Só vamos lembrar que: EU NÃO ESTOU DIZENDO QUE O ATEISMO É UMA RELIGIÃO!!!! (só pra deixar bem claro).

Ateismo e teismo não são religiões nem possuem dogmas de nenhum tipo, são apenas opiniões a respeito da existência de Deus.

Eu só entrei nesse assunto, porque ao dizer que faço parte do grupo dos "sem-religião", visto que não possuo nenhuma religião, fui acusado de ter uma "religião" própria.
Nesse sentido, o "ateísmo" próprio da pessoa que me disse isso, também pode ser considerado como uma religião própria dele.

Ou seja, o que eu fiz mesmo, foi uma ironia com base na acusação de um ateu crente.

É bom esclarecer isso, pois alguns que não acompanharam a discussão podem estar se confundindo.

André

Mensagem por André »

NadaSei escreveu:
André escreveu:Eu não tenho como dogma, minha posição diante do 'sobrenatural' é considero por tudo que conheço altamente improvável. É uma opinião levando-se em conta probabilidade, não certeza.

Sim, faz isso por você ser um ateu cético.
Grande parte dos ateus céticos, também costumam se dizer como agnósticos, mesmo existindo alguns que não o façam e prefiram ficar só com o ateismo fraco.

Ateu cético ou agnóstico para mim tanto faz o rótulo, o importante é o conteúdo. Em termos de comunicação, o rótulo as vezes pode confundir quando as pessoas interpretam de forma diferente.Algo comum.

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Trancado