Cientistas induzem experiências fora do corpo

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Alter-ego
Gênero: Masculino

Cientistas induzem experiências fora do corpo

Mensagem por Alter-ego »

Visores enganam o cérebro e induzem experiência fora do corpo

Uma equipe de cientistas induziu experiências "fora do corpo" em pessoas sadias com a ajuda de óculos de realidade virtual que confundiram os sinais enviados ao cérebro, segundo um artigo publicado nesta quinta-feira pela revista "Science".

As experiências fora do corpo, que muitos cientistas consideram indício de transtornos mentais, ocorrem quando uma pessoa em estado de vigília percebe que observa seu corpo de um lugar fora dele.

Há relatos de experiências desse tipo em condições clínicas que perturbam o funcionamento normal do cérebro. É o caso de infartos, ataques epilépticos parciais, abuso de drogas e experiências traumáticas, como em acidentes.

Segundo a revista, uma de cada dez pessoas alega ter passado por uma experiência extracorpórea em algum momento de suas vidas. Na literatura esotérica, as referências a essas experiências são chamadas de "projeção astral".

Em anos recentes, porém, diversas experiências mostraram que o fenômeno pode ser induzido pelo estímulo de certas áreas do cérebro. Freqüentemente as experiências fora do corpo começam com um sonho lúcido. As pessoas relatam ter experimentado a sensação enquanto estavam dormindo, adormecendo ou acordando.

H. Henrik Ehrsson, do Departamento de Neurociências Clínicas do Instituto Karolinska, em Estocolmo (Suécia), afirmou no artigo da revista "Science" que "a experiência ilusória pode ser induzida em participantes sadios".

Ehrsson e sua equipe destacaram a importância dos estudos, que tentam explicar a natureza das experiências extracorporais, até agora sem uma explicação científica.

"Não existia antes uma forma de induzir uma experiência extracorporal em pessoas saudáveis, a não ser nos relatórios sem fundamentos da literatura esotérica. É uma descoberta apaixonante e com repercussões em várias disciplinas, da neurociência à teologia", concluiu.
"Noite escura agora é manhã..."

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

É interessante o funcionamento de uma lógica desinformada...

É possível induzir isso de forma natural, levando a mente ao estado onde isso ocorre.
É possível aprender a ter sonhos lúcidos sem meios artificiais para provoca-los, inclusive via meditação, isso por si só, resulta em experiências extra corpóreas.
De fato, não dá para diferenciar um sonho lúcido e uma viagem astral, parecem apenas "sonhos lúcidos" diferentes.

Agora, esses meios de estimular o cérebro de qualquer forma, os estudos em geral que fazem sobre o assunto... o quanto risíveis são as conclusões a que chegam...

Tipo, observam o cérebro de uma pessoa durante esse estado e percebem que as áreas ligadas a visão, se acendem mesmo com a pessoa estando de olhos fechados.
Conclusão: Com os olhos fechados ele não pode estar vendo de fato, então é uma ilusão mental.
Não precisa nem desse tipo de "teste" fajuto para se tirar esse tipo de conclusão.
E se ela estiver vendo algo real, com uma função desconhecida do corpo, nada mais natural que a mesma área acenda.
Ou seja... isso não muda nada, não acrescenta nada.
Só faz "parecer" mais científico por usar um aparelho tecnológico.

O que esses testes SEMPRE parecem ignorar, é que a nossa mente pode ser estimulada para criar qualquer sensação.
Eu posso abrira a cabeça de alguém e estimular uma área onde ela venha a ouvir sons de apitos.
Segundo a lógica desses "pesquisadores", então a pessoa nunca deve ter ouvido um apito, isso é uma criação ilusória do cérebro.

Eu posso estimular outra área e a pessoa pode sentir gosto de chocolate... qual a conclusão?
Chocolates não existem, ela sempre criou isso com a mente.
Eu ainda posso estimular outra área e fazer a pessoa ver aranhas por todos os lados.
Aranhas não existem? Sim, essa é a conclusão...

É obvio que o cérebro se envolve na "interpretação" e, por assim dizer, "co-criação", de tudo aquilo que vemos, sentimos, cheiramos e ouvimos.
Estimular o cérebro e induzi-lo a criar essas mesma coisas sem a presença do objeto real é possível, quando sonhamos fazemos isso.
Em nenhum momento isso significa que SEMPRE seja assim e que não pode acontecer naturalmente e em resposta a uma situação real.

Viagens atrais ocorrem de verdade?
Não sei.
São exatamente a mesma coisa que sonhos lúcidos?
Não sei, "acho" que sim, mas posso facilmente estar errado.
As especulações desses cientistas são "lógicas"?
Sim... são lógicas, mas seguem uma lógica risível, facilmente refutável e MUITO mal informada.
Nem tudo só por ser "lógico" e "possível", é verdadeiro.
A conclusão lógica ao observar o Sol nascer e se por, é a de que ele gira em torno da Terra... é lógico, mas não é verdadeiro.
Só que essas conclusões que muitos tiram com base nesse tipo de pesquisa, seguem lógicas muito mais infantis que essa do Sol e só servem para apoiar a crença na irrealidade dessas coisas.

Se é pra ser tão superficial, melhor nem estudar o assunto.
Quem assumam logo que acreditam que é tudo ilusão do cérebro e pronto. Não fiquem tentando dar uma roupagem científica ilusória a isso.

Não me refiro ao equipamento inventado em si, isso é fruto de estudo e gera conhecimento. Me refiro as conclusões que mesmo cientistas adoram tirar dessas coisas.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

NadaSei escreveu:É interessante o funcionamento de uma lógica desinformada...

É possível induzir isso de forma natural, levando a mente ao estado onde isso ocorre.
É possível aprender a ter sonhos lúcidos sem meios artificiais para provoca-los, inclusive via meditação, isso por si só, resulta em experiências extra corpóreas.
De fato, não dá para diferenciar um sonho lúcido e uma viagem astral, parecem apenas "sonhos lúcidos" diferentes.

Agora, esses meios de estimular o cérebro de qualquer forma, os estudos em geral que fazem sobre o assunto... o quanto risíveis são as conclusões a que chegam...

Tipo, observam o cérebro de uma pessoa durante esse estado e percebem que as áreas ligadas a visão, se acendem mesmo com a pessoa estando de olhos fechados.
Conclusão: Com os olhos fechados ele não pode estar vendo de fato, então é uma ilusão mental.
Não precisa nem desse tipo de "teste" fajuto para se tirar esse tipo de conclusão.
E se ela estiver vendo algo real, com uma função desconhecida do corpo, nada mais natural que a mesma área acenda.

O que esses testes SEMPRE parecem ignorar, é que a nossa mente pode ser estimulada para criar qualquer sensação.
Eu posso abrira a cabeça de alguém e estimular uma área onde ela venha a ouvir sons de apitos.
Segundo a lógica desses "pesquisadores", então a pessoa nunca deve ter ouvido um apito, isso é uma criação ilusória do cérebro.

Eu posso estimular outra área e a pessoa pode sentir gosto de chocolate... qual a conclusão?
Eu ainda posso estimular outra área e fazer a pessoa ver aranhas por todos os lados.

É obvio que o cérebro se envolve na "interpretação" e, por assim dizer, "co-criação", de tudo aquilo que vemos, sentimos, cheiramos e ouvimos.
Estimular o cérebro e induzi-lo a criar essas mesma coisas sem a presença do objeto real é possível, quando sonhamos fazemos isso.
Em nenhum momento isso significa que SEMPRE seja assim e que não pode acontecer naturalmente e em resposta a uma situação real.

Não sei.
Sim... são lógicas, mas seguem uma lógica risível, facilmente refutável e MUITO mal informada.
A conclusão lógica ao observar o Sol nascer e se por, é a de que ele gira em torno da Terra... é lógico, mas não é verdadeiro.
Só que essas conclusões que muitos tiram com base nesse tipo de pesquisa, seguem lógicas muito mais infantis que essa do Sol e só servem para apoiar a crença na irrealidade dessas coisas.

Quem assumam logo que acreditam que é tudo ilusão do cérebro e pronto. Não fiquem tentando dar uma roupagem científica ilusória a isso.

Não me refiro ao equipamento inventado em si, isso é fruto de estudo e gera conhecimento. Me refiro as conclusões que mesmo cientistas adoram tirar dessas coisas.

praticamente um neurocientista

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Depois desse estudo e da conclusão óbvia, só falta descobrir como as pessoas que passam por essa experiência conseguem descrever acontecimentos próximos, seja na sala ao lado ou o que está acontecendo na rua :emoticon4:

Bjs

Jeanioz

Re.: Cientistas induzem experiências fora do corpo

Mensagem por Jeanioz »

O mistério da mente me fascina.

Os mistérios que a teologia faz em torno desse mistério me enjoam... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Alter-ego

Re: Re.: Cientistas induzem experiências fora do corpo

Mensagem por Alter-ego »

Jeanioz escreveu:O mistério da mente me fascina.

Os mistérios que a teologia faz em torno desse mistério me enjoam... :emoticon26:

Teologia? Hein? Onde?
"Noite escura agora é manhã..."

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

SickBoy escreveu:praticamente um neurocientista

Praticamente um místico com um argumento impecável, extremamente racional e... gigantescamente óbvio. :emoticon12:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

Alter-ego escreveu:

Teologia? Hein? Onde?

Tem bastante por aí. Muito mesmo.
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Jeanioz escreveu:
Alter-ego escreveu:

Teologia? Hein? Onde?

Tem bastante por aí. Muito mesmo.

o cerumano só usa 10% do seu céLebro

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

NadaSei escreveu:O que esses testes SEMPRE parecem ignorar, é que a nossa mente pode ser estimulada para criar qualquer sensação.

Se uma coisa até então era atribuída a fenômenos místicos e, de repente, descobre-se um meio de produzir esta coisa, a aura de misticismo diminui bastante.

Você me lembra os espíritas e suas luvas de parafina "que só podem ter sido feitas por ectoplasmas". A gente faz uma diante deles e eles dizem: "Ah, mas você usou um truque. No meu caso é de verdade".

E sua comparação entre apitos, que nós sabemos exatamente o que são, e fenômenos espirituais não comprovados é bem fraquinha.

zencem

Mensagem por zencem »

salgueiro escreveu:

Depois desse estudo e da conclusão óbvia, só falta descobrir como as pessoas que passam por essa experiência conseguem descrever acontecimentos próximos, seja na sala ao lado ou o que está acontecendo na rua :emoticon4:

Bjs

Aí, já estamos na ciência da telepatia.

- "Alô, Alô, Padre Quevedo! Câmbio"? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Sócrates, o pai da sabedoria, 470 aC, dizia:

- "Conhece-te a ti mesmo;
O 'Eu' é o caminho (da sabedoria)".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

- "EU SOU O CAMINHO, A VERDADE E A VIDA".

Deu no que deu !!! ... :emoticon147:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

zencem escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Quevedo ?? Ninguém merece, muito menos a parapsicologia

Bjs

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:Se uma coisa até então era atribuída a fenômenos místicos e, de repente, descobre-se um meio de produzir esta coisa, a aura de misticismo diminui bastante.

Claro... como se as hipóteses como "ilusão" ou "sonho" precisassem da ciência para isso.
A ciência não mudou nada, só deu as mesmas hipóteses de sempre.
Fernando Silva escreveu:Você me lembra os espíritas e suas luvas de parafina "que só podem ter sido feitas por ectoplasmas". A gente faz uma diante deles e eles dizem: "Ah, mas você usou um truque. No meu caso é de verdade".

E quando eu disse que "é de verdade"?
A verdade é que a hipótese "viagem astral" e a hipótese "ilusão"... Continuam sendo hipóteses não confirmadas como SEMPRE foram.
Nada mudou e essa é toda a questão.
Agora... alguns preferem deixar de lado o ceticismo e acreditar em uma dessas duas hipóteses.
Fazem uma escolha pessoal e criticam quem escolhe "acreditar" no oposto.
Fernando Silva escreveu:E sua comparação entre apitos, que nós sabemos exatamente o que são, e fenômenos espirituais não comprovados é bem fraquinha.

Ué, as coisas que os "viajantes astrais" dizem que vêem e ouvem, nós também conhecemos... Eles vêem pessoas, casas, ruas e até mesmo ouvem apitos.
Só que alguns tentam afirmar que esses "apitos" que eles escutam nesse estado não existem.
Com base em que? Em achismos...
Essa é a inegável verdade que não foge aos olhos de céticos como eu.

Benetton
Contato:

Mensagem por Benetton »

salgueiro escreveu:

Bjs

Sal,

Vou recolocar um post que já é antigo, mas sempre serve como respaldo a esse tipo de assunto.

A linha tênue que separa a vida da morte. Ciência e Espiritualidade :

Atenção : Mais abaixo, após os o relatos dessa Reportagem, você poderá assistir a um vídeo que registra os depoimentos das pessoas envolvidas e os locais das Experiências.

É um dos maiores enigmas da Ciência. Um ponto de interrogação que pesa sobre a cabeça de todos aqueles que não têm uma Religião ou simplesmente não acreditam em Deus : Afinal, existe ou não, vida após a morte ? A pesquisa feita em 10 hospitais da Holanda analisou 1500 pessoas no leito de morte. Pelo menos 63 delas voltaram para contar o que viram. É a primeira vez que a ciência assinala esse tipo de experiência. O médico Sam Parnia, do Hospital Geral de Southampton, no sul da Inglaterra, foi um dos chefes da pesquisa feita na Holanda :

“Entrei descrente, não acreditava em Deus, muito menos na existência da alma. Agora, tenho minhas dúvidas. Acho que algo muito maior do que nós existe e nos espera depois da morte”, diz.

As salas de ressuscitação dos hospitais serviram de laboratório para os pesquisadores. Noventa por cento das pessoas analisadas tiveram ataques cardíacos. Os outros 10% eram vítimas de acidentes :

“Zerávamos o cronômetro assim que o paciente era posto sobre a maca, dessa forma analisamos casos de pessoas que ficaram de 15 segundos a 43 minutos clinicamente mortas”, conta o Médico.

E como eles sabiam que as pessoas estiveram realmente sem vida ?

“Porque tudo parou. O coração, a respiração, os impulsos do cérebro. Nada mais funcionava. Era gente que estava morta, mesmo que momentaneamente”, afirma Sam Parnia.

E o que acontecia ?

"Eles enxergavam nossa luta para trazê-los de volta à vida. Era como se a mente se desligasse do corpo e ficasse flutuando ao lado da maca. Alguns chegavam a tentar nos avisar que não adiantava mais continuar dando choque, pois o corpo já estava morto", relata.

Imagem O cinema sempre usou e abusou desse tema: mortos que voltam ou que jamais vão para o céu ou para o inferno. Mas será que é possível continuar vivendo sem um corpo ? Será que existe consciência independente do cérebro ?

"Para saber o que é normal, precisamos estudar o anormal”, acredita o Médico.

Mas quem garante que nesses casos estudados existiu uma energia realmente fora do corpo ?

"Os fatos. De alguma forma a mente e a consciência continuaram existindo separados do cérebro dos pacientes estudados. Eles garantem que viam tudo de cima, quase do teto do hospital. E o mais interessante é que eles viram coisas que aconteceram exatamente no momento em que seus cérebros estavam temporariamente inativos. Os ouvidos não poderiam estar ouvindo e nem os olhos poderiam estar vendo”, afirma.

Mas a mente não pode ter criado essas imagens depois que os pacientes voltaram do coma ?

“Também pensamos nisso. Foi aí que descobrimos algo de arrepiar. Alguns pacientes viram coisas em outros cômodos do hospital. Um, por exemplo, vagou pelos corredores enquanto nós lutávamos para evitar a morte do seu corpo. Ele disse que foi até a sala ao lado e conversou com uma mulher. Deu o nome dela, a idade. Fomos investigar e descobrimos que naquela hora a tal mulher também estava clinicamente morta. Isso só nos faz acreditar que a mente dele falou com a mente dela”, conta Sam Parnia.

Imagem " Essa energia pode ficar vagando eternamente, pode reencarnar em outro corpo, pode durar somente algum tempo e depois acabar. Nem se sabe ainda se essa energia é alimentada pelo cérebro ou se é o cérebro que se alimenta dela. Talvez, admitem os cientistas, sejam mesmo almas criadas por Deus, e que voltam para junto dele quando o corpo já não funciona mais..." Diz Sam Parnia.

Obs : Texto obtido do Sistema Globo. Para assistir ao vídeo que registra as experiências acima, Você precisará do Programa : Real Player Basic - versão 8 ( mínima ). Se Você não tiver um, clique aqui :

http://www.geocities.com/jeffersonhpbr/Real-Player.html .

Esta versão 8, de 5 Mb, não é a mais moderna, porém é suficiente para rodar o vídeo a seguir. Se Você quiser uma versão mais atualizada, de 11 Mb, deverá acessar o Site : http://www.realnetworks.com.br , e procurar o link : "Grátis - RealPlayer" / Obter o Player Básico. Para os que usam Servidor Proxy e LAN ( Local Area Network ) poderá haver problemas de conexão com o vídeo, o que requer configuração especial para computadores que trabalham em rede. Após ter o Real Player instalado em seu micro, click no link abaixo. Se não der certo, copie e cole, no campo apropriado do Programa Real Player ( Versão 8 mínima ), o endereço a seguir, seguido de "enter" :

Imagem rtsp://real01.globo.com/~tvglobo-d/vide ... 3/mat08.rm

OUTRO FATO QUE SURPREENDEU A CIÊNCIA MÉDICA E A COMUNIDADE ACADÊMICA

Transcrição do site :

http://www.near-death.com/experiences/evidence01.html

Imagem O Dr. Michael Sabom é um Cardiologista, cujo o Livro mais recente, “Luz e morte”, inclui uma análise médica e científica detalhada de uma experiência surpreendente próximo-da-morte, de uma mulher chamada Pam Reynolds. Ela se submeteu a uma operação rara para remover um aneurisma gigante da artéria basilar em seu cérebro, que ameaçava sua vida.

O tamanho e a posição do aneurisma, entretanto, impossibilitaram sua remoção segura usando as técnicas neurocirúrgicas padrões. Foi consultado um outro Médico que abrisse caminho a um procedimento cirúrgico audaz, conhecido como “apreensão hipotérmica cardíaca”. Isso permitiu que o aneurisma de Pam Reynolds fosse eliminado com uma possibilidade de sucesso razoável. Esta operação, nomeada de "paralisação" pelos doutores que a executaram, exigia que a temperatura de corpo de Pam estivesse abaixo de 60 graus, seu batimento cardíaco e respiração pararam, suas ondas de cérebro se mantiveram aplainadas, e o sangue foi drenado de sua cabeça. Em termos atuais, foi posta à “morte” aparente.

Após ter removido o aneurisma, a paciente foi restaurada à vida. Durante o tempo que Pam estava em paralisação temporária, experimentou uma NDE ou EQM ( Experiência Quase-Morte ). Suas observações verídicas, notavelmente detalhadas, enquanto se encontrava “out-of-body” durante sua cirurgia, foram verificadas mais tarde e constatadas exatas. Este caso é considerado um dos exemplos os mais fortes da evidência veridica na pesquisa de NDE por causa da habilidade de Pam ao descrever os instrumentos e os procedimentos cirúrgicos originais usados e sua habilidade ao descrever em detalhe estes eventos quando estava clínicamente “morta” e com o cérebro inoperante.

Imagem Uma espécie de escova de dentes elétrica ou “socket wrench case” – “ Chave inglesa de encaixe ”, vista na mão do Cirurgião. Esta foi a ferramenta que Pam viu enquanto estava fora de seu corpo.

Quando todos os sinais vitais do Pam foram paralizados, o Doutor manipulando uma serra cirúrgica, começou a cortar completamente o crânio de Pam. Quando este procedimento estava em execução, Pam relatou que se sentiu "estalar" fora de seu corpo e pairar acima da mesa de operação.

Então, ela prestou atenção aos doutores trabalhando em seu corpo sem vida, por algum tempo. De sua posição out-of-body, observou o doutor verificando seu crânio através de uma espécie de escova de dentes elétrica. Pam ouviu e relatou mais tarde o que as enfermeiras tinham dito e exatamente o que estava acontecendo durante a operação na sala de cirurgia. Neste período, cada monitor ligado ao corpo do Pam não registrou "nenhum sinal de vida" qualquer.

Em algum momento, a “consciência” de Pam flutuou para fora do quarto, e viajou em um túnel que tinha uma luz em sua extremidade, onde seus parentes e amigos falecidos estavam esperando incluíndo sua avó a longo tempo falecida. A NDE de Pam terminou quando seu tio falecido lhe conduziu para trás de seu corpo para que ela o retomasse. Pam comparou o sentimento de reentrada em seu corpo inerte como "mergulhar em uma piscina gelada”.

" Duvidar de tudo ou acreditar em tudo são duas soluções igualmente cômodas : Ambas nos dispensam do trabalho de pensar. "

Jules Henri Poincare - Físico e Matemático Francês.

"Sempre que possivel, converse com um saco de cimento. Nessa vida só devemos acreditar no que é concreto."

Autor Desconhecido.

zencem

Mensagem por zencem »

salgueiro escreveu:
zencem escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

Eu adoro o Quevedo, porque ele pensa muito diferente de todos os crentes: :emoticon12:

" A verdade é a mentira mais forte ".

500 anos depois, um cara estragou tudo, tascando essa, num gesto de egolatria e auto-contemplação patológica:

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

salgueiro escreveu:Depois desse estudo e da conclusão óbvia, só falta descobrir como as pessoas que passam por essa experiência conseguem descrever acontecimentos próximos, seja na sala ao lado ou o que está acontecendo na rua :emoticon4:

Bjs
Da mesma maneira que mediuns conseguem. :emoticon13:
As salas de ressuscitação dos hospitais serviram de laboratório para os pesquisadores. Noventa por cento das pessoas analisadas tiveram ataques cardíacos. Os outros 10% eram vítimas de acidentes :

“Zerávamos o cronômetro assim que o paciente era posto sobre a maca, dessa forma analisamos casos de pessoas que ficaram de 15 segundos a 43 minutos clinicamente mortas”, conta o Médico.
Me soa estranho pegar um cronômetro para ver quanto tempo uma pessoa fica com uma parada cardíaca.
Será que tenho méritos para questionar a integridade dos médicos?
“Também pensamos nisso. Foi aí que descobrimos algo de arrepiar. Alguns pacientes viram coisas em outros cômodos do hospital. Um, por exemplo, vagou pelos corredores enquanto nós lutávamos para evitar a morte do seu corpo. Ele disse que foi até a sala ao lado e conversou com uma mulher. Deu o nome dela, a idade. Fomos investigar e descobrimos que naquela hora a tal mulher também estava clinicamente morta. Isso só nos faz acreditar que a mente dele falou com a mente dela”, conta Sam Parnia.
Começando pelos termos "alguns pacientes" e "as vezes", me soa somente como seleção viciada de casos.
Imagem " Essa energia pode ficar vagando eternamente, pode reencarnar em outro corpo, pode durar somente algum tempo e depois acabar. Nem se sabe ainda se essa energia é alimentada pelo cérebro ou se é o cérebro que se alimenta dela. Talvez, admitem os cientistas, sejam mesmo almas criadas por Deus, e que voltam para junto dele quando o corpo já não funciona mais..." Diz Sam Parnia.
Os cientistas ou a ciência? Não está olhando pelas crenças pessoais dos cientistas ao invés do que eles realmente afirmam ser comprovado?
E esse médico teve formação? Para falar como se "energia" fosse um pó de prim prim, ao invés de algo que pode ser medido e adquirido através de um acelerador de partículas...
Editado pela última vez por Ilovefoxes em 25 Ago 2007, 02:13, em um total de 1 vez.

o anátema

Mensagem por o anátema »

salgueiro escreveu:

Bjs

E mesmo que expliquem isso, ainda tem os dentes de ouro que aparecem milagrosamente em algumas igrejinhas do interior. Pergunta pro Emmmmmmcri.

E agora, cehticos? Alquimia? :emoticon19:
Sem tempo nem paciência para isso.

Site com explicações para 99,9999% de todas as mentiras, desinformações e deturpações criacionistas:

www.talkorigins.org
Todos os tipos de criacionismos, Terra jovem, velha, de fundamentalistas cristãos, islâmicos e outros.

Série de textos sugerida: 29+ evicences for macroevolution

Índice com praticamente todas as asneiras que os criacionistas sempre repetem e breves correções

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

o anátema escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

E mesmo que expliquem isso, ainda tem os dentes de ouro que aparecem milagrosamente em algumas igrejinhas do interior. Pergunta pro Emmmmmmcri.

E agora, cehticos? Alquimia? :emoticon19:

Eu não vejo o menor sentido em se criar áreas tabus dentro do conhecimento. Pode e se deve pesquisar

Bjs

zencem

Mensagem por zencem »

salgueiro escreveu:
zencem escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

Estou apenas lembrando a hipótese de telepatia, se é que isto é possivel considerar.

De qualquer modo, parte do fenômeno, está reproduzido (artificialmente) pela ciência.

Sôbre a particularidade citada, a ciência, pelo menos por enquanto, não explica, e portanto não pode apresentar conclusões.

No entanto, as religiões, especialmente a espírita, não se acanham em utilizar de todos os aspectos do fenômeno, como evidências que comprovariam os seus dogmas.

Esse é o erro, e que dá margem a toda espécie de pilantragem. :emoticon1:

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

zencem escreveu:
salgueiro escreveu:
zencem escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Bjs

Estou apenas lembrando a hipótese de telepatia, se é que isto é possivel considerar.

De qualquer modo, parte do fenômeno, está reproduzido (artificialmente) pela ciência.

Sôbre a particularidade citada, a ciência, pelo menos por enquanto, não explica, e portanto não pode apresentar conclusões.

No entanto, as religiões, especialmente a espírita, não se acanham em utilizar de todos os aspectos do fenômeno, como evidências que comprovariam os seus dogmas.

Esse é o erro, e que dá margem a toda espécie de pilantragem. :emoticon1:

zencem, o que a maior parte das pessoas não se dão conta é que a comprovação da existência do espírito em momento nenhum vai validar por si a DE

Bjs

videomaker

Mensagem por videomaker »

NadaSei escreveu:É interessante o funcionamento de uma lógica desinformada...

Não sei.

Perfeito! se alguem fuma unzinho e diz perecer esta voando de asa delta... voar de asa delta é impossivel!
eita logicazinha arretada.....
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Ilovefoxes

O problema é que aranhas e pessoas voando em asa-delta pode ser observado.

videomaker

Mensagem por videomaker »

Ilovefoxes escreveu:O problema é que aranhas e pessoas voando em asa-delta pode ser observado.

Nos casos de experiencias fora do corpo, o que o sujeito muitas vezes descreve, só poderia ser visto de um angulo restrito, e ai como ficamos?
Se vai apelar pra famigerada Ad isso ou Apelo á aquilo... parei...
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Ilovefoxes

O fato de só poder ser observado por esse "ângulo restrito" já põe em dúvida a veracidade.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

videomaker escreveu:Se vai apelar pra famigerada Ad isso ou Apelo á aquilo... parei...

Argumentos furados como os seus já são usados há milhares de anos. São chamados de "falácias".

Essas falácias foram listadas e receberam nomes em latim.
Quem participa de debates deveria dar uma olhada na lista de vez em quando, tanto para não cair no erro de usá-las quanto para não ser enganado por quem as usa.

Sugestão:
http://fernandosilva.multiply.com/journal/item/9

Talvez elas estejam além da sua compreensão, talvez você não goste de que provem que você está errado, talvez você tenha preguiça de estudar o assunto.

Trancado