zencem escreveu:Alter-ego escreveu:Para participar deste exercício mental, é necessário ter por pressuposto a existência de um Ente Divino. Não precisa lhe conferir atributos ou identificá-lo com qualquer religião.
Há uma frase corrente entre os descrentes sobre o primeiro mandamento da Lei de Deus: "se amar a Deus fosse bom, não seria mandamento". Essa idéia parte do princípio de que amar parte de uma concepção absolutamente livre e que, portanto, não há sentido em por o amor a Deus sobre, por exemplo, mim mesmo, meus familiares, meus bens, etc. já que todas essas coisas são tangíveis e estão mais diretamente em contato comigo que qualquer outro Ser.
Acontece que, tanto nós mesmos, quanto todas as outras coisas e pessoas a que possamos querer bem, não passam de criaturas.
E a afeição e o paego que a alma tem à criatura igualam a alma a criatura, e quanto maior for o afeto, tanto mais a iguala e torna semelhante; porque, o amor produz a semelhança entre quem ama e o amado. Por isso disse o salmista, falando aos que punham seu afeto nos ídolos: Similes illis fiant qui fasciunt ea: et omnes qui confidunt in eis. Que quer dizer: "sejam semelhantes a eles os que neles põem o seu coração". E assim, quem ama a criatura, fica tão baixo como a criatura amada, e, em certo modo, mais baixo ainda: pois o amor não só iguala mas sujeita o amante àquilo que ama.
Se, entretanto, amamos a Deus sobre todas as coisas, nós conformamos a Ele, e vamos deixando a nossa condição perecível e nos fazendo sempre mais semelhantes a Ele.
Aquele, pois, que ama a Deus se diviniza.
E confirma que a Palavra de Deus é eficaz, nossa compreensão que é, por vezes, incapaz...
Eu te amo, Jesus!
Obrigado, meu pai São João da Cruz!
Em primeiro lugar, o amor é um sentimento espontâneo e não uma coisa que possamos criar, obedientes a uma lei.
Logo, as condições mínimas para que ele exista parte de um estado de liberdade.
A lei é a submissão, através do medo, e o mêdo gera aversão.
Aversão é ódio.
Não confunda amor com o estado psicótico artificial, causado por alguma droga.
Pressupor está muito longe de ser uma verdade e não pode gerar sentimentos reais...
...SÓ ILUSÓRIOS, ...como faz a droga.
Zencem e sua formação esotérica...