Espírita ou espírita kardecista?
- videomaker
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Espírita ou espírita kardecista?
por :Márcio Rogério Horii
Vamos reproduzir um diálogo muito comum entre duas pessoas.
- (P1) Qual a sua religião?
- (P2) Espírita.
- (P1) Ah ... sei ...... espírita ....
- (P2) É..., mas sou espírita kardecista!!!
Uma situação corriqueira da vida cotidiana. Mas vai aqui algo muito interessante. Por que P2 fez questão de reafirmar sua religião utilizando o termo "espírita kardecista" e não ficou simplesmente no "espírita"? Foi neste caso para dizer que ele não era da Umbanda, do Candomblé, ou outras seitas africanas.
Convém notar entretanto que na tentativa de se fazer diferenciado, P2 acabou passando para P1 a idéia de que pode existir mais de um tipo de espírita, ou por outro lado mais de um tipo de Espiritismo. P2 pode ter conseguido seu objetivo que era não ser confundido com um praticante de seitas africanas (nada temos contra os mesmos), mas acabou, sem querer, abrindo uma lacuna para que P1 pensasse ou agora tivesse certeza que o Espiritismo oferece opções para subdivisões.
O termo "espírita kardecista" nunca foi mencionado na Codificação. Não existe e nunca existiu. Este é empregado como um linguajar popular entre os espíritas ou mesmo entre os não espíritas, justamente para que devido a ignorância da população houvesse uma justa diferenciação de religiões. O prof. Herculano Pires muito argumentou sobre o sincretismo religioso em nosso povo.
Na verdade, a palavra espírita não pode ser utilizada da mesma forma que a palavra médico porque ela não comporta (doutrinariamente falando) um adjetivo vindo em seguida para qualificá-la. Se alguém diz que é medico perguntamos qual a sua especialidade, pois a medicina oferece especializações. Deste modo, pode haver o médico oftalmologista, o médico ortopedista, o médico pediatra, o médico homeopata, etc, mas não pode haver o espírita kardecista, o espírita umbandista, o espírita budista, etc. Existe somente "o espírita". Eis tudo. Em última análise, nos utilizamos do pensamento kardecista ou kardequiano, mas seguimos a Doutrina dos Espíritos.
É compreensível a utilização do termo espírita kardecista quando na boa intenção da "diferenciação de religiões", mas não quando tememos com isso ser rotulados de macumbeiros, endemoniados ou coisa parecida. Pode até ser que pela cabeça do outro nem passou a intenção de nos qualificar com termos pejorativos, mas o nosso receio disso é talvez tão grande que antecipando qualquer possível discriminação já tratamos logo de nos diferenciar, evidenciando assim nossa própria dose de preconceito. Além do que, esse temor e essa insegurança mostraria que damos um valor muito mais acentuado ao que acham ou podem achar de nós, que são fatos inconcretos, do aquilo que somos em verdade, que é um fato concreto. É melhor ser taxado de filho das trevas sem o ser do que ser reverenciado como filho da luz e ter que sustentar uma mentira. Lembrando que Jesus, o Cristo, foi chamado de malfeitor e isso não mudou em absolutamente nada sua condição de Espírito puro.
Esse tipo de mecanismo que criamos através das palavras, para que os espíritas não sejam misturados a outras seitas é como dissemos compreensível, mas, as coisas talvez não precisassem ser assim. Seria preferível que ao invés de utilizarmos esses subterfúgios duvidosos, que colocam em evidência as vezes nossas próprias imperfeições, conseguíssemos disseminar entre a massa o que é e o que não é Espiritismo, seja no boca a boca, palestras ou através da mídia. Como dizem, é melhor curar a ferida do que ficar afugentando as moscas.
É lógico que isso somente será sensato, coerente, racional e justificável quando os espíritas transitarem da infância para a madureza espiritual. Dizemos isso porque querem reunir dentro de nosso movimento espírita, vejamos só, espíritas-kardecistas, espíritas-místicos, espíritas-laicos, espíritas-roustainguistas etc. Não sabemos como.
Usar o termo espírita-kardecista para diferenciar religião é questão de expressão equivocada. Mas, empregar os termos mencionados acima para diferenciar os espíritas entre os próprios espíritas é questão de concepção ignorada, mostrando que o Movimento Espírita em geral sabe o que é fé raciocinada, mas não sabe raciocinar devidamente para chegar a ela. Amarelo é amarelo, verde é verde, vermelho é vermelho, azul é azul. Incremente qualquer uma dessas cores ao branco alvo do Espiritismo e este automaticamente perderá sua coloração original. E, de dose em dose, não veremos ao final nem rastro do branco. E não são poucos os que vêem ou querem fazer da Doutrina Espírita uma verdadeira aquarela de utopias.
É bom nos instruirmos rapidamente para não corrermos o risco de termos que reproduzir em breve o diálogo acima da seguinte maneira :
- Que tipo de espírita é você?
- Ah ... sou espírita laico ..... ou sou espírita místico ..... etc etc.
Seria uma catastrófica tristeza.
Vamos reproduzir um diálogo muito comum entre duas pessoas.
- (P1) Qual a sua religião?
- (P2) Espírita.
- (P1) Ah ... sei ...... espírita ....
- (P2) É..., mas sou espírita kardecista!!!
Uma situação corriqueira da vida cotidiana. Mas vai aqui algo muito interessante. Por que P2 fez questão de reafirmar sua religião utilizando o termo "espírita kardecista" e não ficou simplesmente no "espírita"? Foi neste caso para dizer que ele não era da Umbanda, do Candomblé, ou outras seitas africanas.
Convém notar entretanto que na tentativa de se fazer diferenciado, P2 acabou passando para P1 a idéia de que pode existir mais de um tipo de espírita, ou por outro lado mais de um tipo de Espiritismo. P2 pode ter conseguido seu objetivo que era não ser confundido com um praticante de seitas africanas (nada temos contra os mesmos), mas acabou, sem querer, abrindo uma lacuna para que P1 pensasse ou agora tivesse certeza que o Espiritismo oferece opções para subdivisões.
O termo "espírita kardecista" nunca foi mencionado na Codificação. Não existe e nunca existiu. Este é empregado como um linguajar popular entre os espíritas ou mesmo entre os não espíritas, justamente para que devido a ignorância da população houvesse uma justa diferenciação de religiões. O prof. Herculano Pires muito argumentou sobre o sincretismo religioso em nosso povo.
Na verdade, a palavra espírita não pode ser utilizada da mesma forma que a palavra médico porque ela não comporta (doutrinariamente falando) um adjetivo vindo em seguida para qualificá-la. Se alguém diz que é medico perguntamos qual a sua especialidade, pois a medicina oferece especializações. Deste modo, pode haver o médico oftalmologista, o médico ortopedista, o médico pediatra, o médico homeopata, etc, mas não pode haver o espírita kardecista, o espírita umbandista, o espírita budista, etc. Existe somente "o espírita". Eis tudo. Em última análise, nos utilizamos do pensamento kardecista ou kardequiano, mas seguimos a Doutrina dos Espíritos.
É compreensível a utilização do termo espírita kardecista quando na boa intenção da "diferenciação de religiões", mas não quando tememos com isso ser rotulados de macumbeiros, endemoniados ou coisa parecida. Pode até ser que pela cabeça do outro nem passou a intenção de nos qualificar com termos pejorativos, mas o nosso receio disso é talvez tão grande que antecipando qualquer possível discriminação já tratamos logo de nos diferenciar, evidenciando assim nossa própria dose de preconceito. Além do que, esse temor e essa insegurança mostraria que damos um valor muito mais acentuado ao que acham ou podem achar de nós, que são fatos inconcretos, do aquilo que somos em verdade, que é um fato concreto. É melhor ser taxado de filho das trevas sem o ser do que ser reverenciado como filho da luz e ter que sustentar uma mentira. Lembrando que Jesus, o Cristo, foi chamado de malfeitor e isso não mudou em absolutamente nada sua condição de Espírito puro.
Esse tipo de mecanismo que criamos através das palavras, para que os espíritas não sejam misturados a outras seitas é como dissemos compreensível, mas, as coisas talvez não precisassem ser assim. Seria preferível que ao invés de utilizarmos esses subterfúgios duvidosos, que colocam em evidência as vezes nossas próprias imperfeições, conseguíssemos disseminar entre a massa o que é e o que não é Espiritismo, seja no boca a boca, palestras ou através da mídia. Como dizem, é melhor curar a ferida do que ficar afugentando as moscas.
É lógico que isso somente será sensato, coerente, racional e justificável quando os espíritas transitarem da infância para a madureza espiritual. Dizemos isso porque querem reunir dentro de nosso movimento espírita, vejamos só, espíritas-kardecistas, espíritas-místicos, espíritas-laicos, espíritas-roustainguistas etc. Não sabemos como.
Usar o termo espírita-kardecista para diferenciar religião é questão de expressão equivocada. Mas, empregar os termos mencionados acima para diferenciar os espíritas entre os próprios espíritas é questão de concepção ignorada, mostrando que o Movimento Espírita em geral sabe o que é fé raciocinada, mas não sabe raciocinar devidamente para chegar a ela. Amarelo é amarelo, verde é verde, vermelho é vermelho, azul é azul. Incremente qualquer uma dessas cores ao branco alvo do Espiritismo e este automaticamente perderá sua coloração original. E, de dose em dose, não veremos ao final nem rastro do branco. E não são poucos os que vêem ou querem fazer da Doutrina Espírita uma verdadeira aquarela de utopias.
É bom nos instruirmos rapidamente para não corrermos o risco de termos que reproduzir em breve o diálogo acima da seguinte maneira :
- Que tipo de espírita é você?
- Ah ... sou espírita laico ..... ou sou espírita místico ..... etc etc.
Seria uma catastrófica tristeza.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- Flavio Costa
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Re: Espírita ou espírita kardecista?
videomaker escreveu:Uma situação corriqueira da vida cotidiana. Mas vai aqui algo muito interessante. Por que P2 fez questão de reafirmar sua religião utilizando o termo "espírita kardecista" e não ficou simplesmente no "espírita"? Foi neste caso para dizer que ele não era da Umbanda, do Candomblé, ou outras seitas africanas.
Hum... "seitas africanas"... e o que você acha da seita francesa, videomaker?
The world's mine oyster, which I with sword will open.
- William Shakespeare
Grande parte das pessoas pensam que elas estão pensando quando estão meramente reorganizando seus preconceitos.
- William James
Agora já aprendemos, estamos mais calejados...
os companheiros petistas certamente não vão fazer as burrices que fizeram neste primeiro mandato.
- Luis Inácio, 20/10/2006
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Re.: Espírita ou espírita kardecista?
Concordo com voçe, Video.
De agora em diante neste fórum sou somente Espírita.
Um abraço.
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Um abraço.
" ...I'm running to stand still... "
Re: Espírita ou espírita kardecista?
Flavio Costa escreveu:videomaker escreveu:Uma situação corriqueira da vida cotidiana. Mas vai aqui algo muito interessante. Por que P2 fez questão de reafirmar sua religião utilizando o termo "espírita kardecista" e não ficou simplesmente no "espírita"? Foi neste caso para dizer que ele não era da Umbanda, do Candomblé, ou outras seitas africanas.
Hum... "seitas africanas"... e o que você acha da seita francesa, videomaker?
Foi mal! Realmente deveria ser mais específico. O fato é que os cultos praticados pelos escravos e que derivaram-se em Umbanda, Candomblé, etc e tal é chamado por alguns antropólogos como cultos afro-brasileiros. Não sei se aí cabe a mesma restrição acima...
Da minha parte eu os chamo de cultos afro-católicos. O motivo é simples: em discussão com um tefepista, ele afirmou que a escravidão negra foi uma oportunidade de evangelizar a negada.
Apesar de considerarem os negros sem inteligência, aqui eles foram muito espertos: eram proibidos de praticar seus cultos tribais e obrigados a rezar para os santos católicos e então ficaram com as duas coisas. Para alegria dos padres e bispos e senhores fazendeiros, o negro ajoelhava-se diante da estátua de Nossa Senhora. Estaria rezando para a dita santa, certo?
Errado! Fisicamente estava rezando para a estátua de gesso, conforme manda a Fé Católica, mas no seu íntimo ele rezava para Iemanjá. E a mesma coisa aconteceu com os outros santos: foram vinculados às entidades tribais e com isso os negros disfarçavam seu culto tribal.
Viu no que deu os católicos rezarem para estátuas, seu Turatti?
Tanto isso é verdade, que nos Estados Unidos, de maioria protestante, não havia estátuas para os negros disfaçarem seu culto. Foram proibidos e só proibidos. Com isso não existe por lá cultos afro-protestantes. Se há cultos afros, eles foram importados recentemente na sua forma original.
É isso.
- Flavio Costa
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Re: Espírita ou espírita kardecista?
Botanico escreveu:Foi mal! Realmente deveria ser mais específico. O fato é que os cultos praticados pelos escravos e que derivaram-se em Umbanda, Candomblé, etc e tal é chamado por alguns antropólogos como cultos afro-brasileiros. Não sei se aí cabe a mesma restrição acima...
Não sabia que o texto era de sua autoria, Botânico. É curioso como os espíritas reclamam do preconceito do qual são alvo, mas frequentemente mostram ter preconceitos (ou descuidado) com a crença alheia. Não que eu ache que deveria ser diferente, afinal espírita é gente como qualquer um (ao contrário do que defende o videomaker, que dá a entender que são mais evoluídos espiritualmente, ou do Maurício CP que se acha parte de uma raça mais avançada).
Se os espíritas querem ser chamados de espíritas, e não de kardecistas, que tal saber como os praticantes das religiões afro-brasileiras (me parece a designação mais comum e amplamente aceita) gostam que chamem suas religiões? Certamente não é "seitas africanas", né?
Botanico escreveu:Da minha parte eu os chamo de cultos afro-católicos. O motivo é simples: em discussão com um tefepista, ele afirmou que a escravidão negra foi uma oportunidade de evangelizar a negada.
Muitos cristãos jamais tiveram o pudor de usar a justificativa de "salvação da alma" para tirar a liberdade, matar, roubar o ouro, purificar as raças, destruir culturas. Felizmente, e principalmente nos dias de hoje, muitos não pensam assim.
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- O ENCOSTO
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Re: Espírita ou espírita kardecista?
Botanico escreveu:
Da minha parte eu os chamo de cultos afro-católicos. O motivo é simples: em discussão com um tefepista, ele afirmou que a escravidão negra foi uma oportunidade de evangelizar a negada.
E eu já os chamo de espiritas mesmo.
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Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
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- Vitor Moura
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Re: Re.: Espírita ou espírita kardecista?
rcadebh escreveu:Concordo com voçe, Video.
De agora em diante neste fórum sou somente Espírita.
Um abraço.
Ainda acho isso um erro. No texto que poostei mostram-se diferenças claras entre espiritismo e kardecismo.
Um abraço,
Vitor
- O ENCOSTO
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Re: Re.: Espírita ou espírita kardecista?
Como foi Kardec quem deu o ponta-pé inicial nessa nova seita, não acho errado empregar o termo "kardecista".
É como "maometano" para os maomos e "Cristão" para os "cristões", Budista para os seguidores de Buda, etc.
É como "maometano" para os maomos e "Cristão" para os "cristões", Budista para os seguidores de Buda, etc.
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Re: Re.: Espírita ou espírita kardecista?
O ENCOSTO escreveu:Como foi Kardec quem deu o ponta-pé inicial nessa nova seita, não acho errado empregar o termo "kardecista".
É como "maometano" para os maomos e "Cristão" para os "cristões", Budista para os seguidores de Buda, etc.
Você vê que os budistas e cristãos aceitam essa designação. Os muçulmanos e espíritas não. O motivo é muito óbvio: para esses dois últimos, os fundadores das religiões não foram ninguém em especial, o que lhes deu o destaque foi terem trazido uma revelação ou descoberta "do alto" (no caso, Alá e os espíritos).
Vitor, que texto é esse em que você aborda o tema?
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- Luis Inácio, 20/10/2006
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- Luis Inácio, 20/10/2006
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Re: Re.: Espírita ou espírita kardecista?
O ENCOSTO escreveu:Como foi Kardec quem deu o ponta-pé inicial nessa nova seita, não acho errado empregar o termo "kardecista".
É como "maometano" para os maomos e "Cristão" para os "cristões", Budista para os seguidores de Buda, etc.
O curioso é Jesus não ter sido o fundador daquilo que denomeia por cristianismo
Re.: Espírita ou espírita kardecista?
Termos como espírita kardecista, espírita de mesa branca não fazem sentido mesmo.
O Espírita é apenas um.
"Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más tendências".
Allan Kardec in "Evangelho Segundo o Espiritismo", capítulo XVII, ítem 4.
É mais ou menos isso que está escrito. Ou seja, o espírita não é aquele que acredita em espíritos, mas sim uma pessoa que tenta se reformar dentro dos preceitos cristãos não ritualísticos.
O Espírita é apenas um.
"Reconhece-se o verdadeiro espírita por sua transformação moral e pelos esforços que faz para dominar suas más tendências".
Allan Kardec in "Evangelho Segundo o Espiritismo", capítulo XVII, ítem 4.
É mais ou menos isso que está escrito. Ou seja, o espírita não é aquele que acredita em espíritos, mas sim uma pessoa que tenta se reformar dentro dos preceitos cristãos não ritualísticos.
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz
Tchobi escreveu:"Ou seja, o espírita não é aquele que acredita em espíritos, mas sim uma pessoa que tenta se reformar dentro dos preceitos cristãos não ritualísticos."
Tchobi,
Já frequentou uma casa Kardecista ? Uma que vc tenha que assistir uma preleção do evangelho antes de entrar em 3 salas consecutivas de "preparação" para o "passe" que vc for tomar ?
Vc já esteve sentado na frente de um passista que movimenta suas mãos de acordo com as regras estipuladas por Edgard Armond ( série Pasteur ) com a crença de que aquilo fará algum efeito ?
Já participou de sessões ( abertas e encerradas com uma oração ) onde as pessoas formam a "corrente" dando-se as mãos em uma "sustentação energética" ao "medium" que naquele momento é o incumbido do passe ( normalmente reveza-se o medium de modo que ele possa reestabelecer suas "energias" ) e seguem projetando (por pensamento) luzes em direção aos "Chakras" do assistido para cura-lo do problema que o aflinge ?
Vc pode me dizer em que tudo isto difere do ritual Eucaristico onde o fulano fica sentado ouvindo uma missa e por fim engole um pedaço de pão e tem fé absoluta que aquilo é a "carne de cristo" e que tal ato lhe fará bem de algum modo ?
[ ]´s
You wanna fuck with me? Okay. You wanna play rough? Okay. Say hello to my little friend!
Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
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APODman escreveu:Tchobi escreveu:"Ou seja, o espírita não é aquele que acredita em espíritos, mas sim uma pessoa que tenta se reformar dentro dos preceitos cristãos não ritualísticos."
Tchobi,
Já frequentou uma casa Kardecista ? Uma que vc tenha que assistir uma preleção do evangelho antes de entrar em 3 salas consecutivas de "preparação" para o "passe" que vc for tomar ?
Vc já esteve sentado na frente de um passista que movimenta suas mãos de acordo com as regras estipuladas por Edgard Armond ( série Pasteur ) com a crença de que aquilo fará algum efeito ?
Já participou de sessões ( abertas e encerradas com uma oração ) onde as pessoas formam a "corrente" dando-se as mãos em uma "sustentação energética" ao "medium" que naquele momento é o incumbido do passe ( normalmente reveza-se o medium de modo que ele possa reestabelecer suas "energias" ) e seguem projetando (por pensamento) luzes em direção aos "Chakras" do assistido para cura-lo do problema que o aflinge ?
Vc pode me dizer em que tudo isto difere do ritual Eucaristico onde o fulano fica sentado ouvindo uma missa e por fim engole um pedaço de pão e tem fé absoluta que aquilo é a "carne de cristo" e que tal ato lhe fará bem de algum modo ?
[ ]´s
Isto é diferente. É magnetismo puro. Cientistas já mediram como o padrão de energia se altera nestes momentos.
Não tenho culpa que você se revoltou com o espiritismo. Ele não faz milagres não. Cada um precisa buscar sua reforma interior por seu próprio trabalho.
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Tchobi escreveu:APODman escreveu:Tchobi escreveu:"Ou seja, o espírita não é aquele que acredita em espíritos, mas sim uma pessoa que tenta se reformar dentro dos preceitos cristãos não ritualísticos."
Tchobi,
Já frequentou uma casa Kardecista ? Uma que vc tenha que assistir uma preleção do evangelho antes de entrar em 3 salas consecutivas de "preparação" para o "passe" que vc for tomar ?
Vc já esteve sentado na frente de um passista que movimenta suas mãos de acordo com as regras estipuladas por Edgard Armond ( série Pasteur ) com a crença de que aquilo fará algum efeito ?
Já participou de sessões ( abertas e encerradas com uma oração ) onde as pessoas formam a "corrente" dando-se as mãos em uma "sustentação energética" ao "medium" que naquele momento é o incumbido do passe ( normalmente reveza-se o medium de modo que ele possa reestabelecer suas "energias" ) e seguem projetando (por pensamento) luzes em direção aos "Chakras" do assistido para cura-lo do problema que o aflinge ?
Vc pode me dizer em que tudo isto difere do ritual Eucaristico onde o fulano fica sentado ouvindo uma missa e por fim engole um pedaço de pão e tem fé absoluta que aquilo é a "carne de cristo" e que tal ato lhe fará bem de algum modo ?
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Isto é diferente. É magnetismo puro. Cientistas já mediram como o padrão de energia se altera nestes momentos.
Não tenho culpa que você se revoltou com o espiritismo. Ele não faz milagres não. Cada um precisa buscar sua reforma interior por seu próprio trabalho.
Os caras querem reivindicar a exclusividade do termo "espiritismo" para a sua seita, mas ficam ai roubando outros termos para classificar esses rituais religiosos malucos?
Magnetismo é o ramo da Física que estuda os materiais magnéticos, ou seja, que estuda materiais capazes de atrair ou repelir outros. (Wikipedia)
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Re.: Espírita ou espírita kardecista?
Eu acho que me expressei mal ao falar sobre magnetismo neste caso. O termo correto seria o de transferência de energia. Isto que ocorre durante o passe.
O magnetismo explica como que determinadas pessoas se atraem. Semelhante atrai semelhante.
O magnetismo explica como que determinadas pessoas se atraem. Semelhante atrai semelhante.
"Aquele que consegue tratar os familiares como trata as visitas já ganhou metade da encarnação". André Luiz
Tchobi escreveu:Isto é diferente. É magnetismo puro. Cientistas já mediram como o padrão de energia se altera nestes momentos.
Ah ! "Magnetismo puro" havia me esquecido, "Mesmerismo" desculpe.
Tchobi quando vc vai abandonar o sec. 19 ?
Mas estou pensando se eu espalhar limalha de ferro ao redor de um médium que está "doando magnetismo" eu vou ver a limalha seguir linhas de campo ?
Que padrão de energia se altera ? Que cientistas e onde foi publicado.
E volto perguntar: Em que o ritual espírita é "menos" ritual do que o católico ?
Não tenho culpa que você se revoltou com o espiritismo. Ele não faz milagres não. Cada um precisa buscar sua reforma interior por seu próprio trabalho.
Eu não me revoltei com o Espiritismo para abandona-lo.
Mas se vc disser que hoje me revolto quando leio espíritas escrevendo o que vc escreve, ai estará certo.

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Re: Re.: Espírita ou espírita kardecista?
Tchobi escreveu:Eu acho que me expressei mal ao falar sobre magnetismo neste caso. O termo correto seria o de transferência de energia. Isto que ocorre durante o passe.
Transferência de energia? Qual?
Térmica, mecânica, elétrica, nuclear????
O tal do passe consiste em dar um empurrão em alguém?
O magnetismo explica como que determinadas pessoas se atraem. Semelhante atrai semelhante.
COMO É QUE É?
De qual livro cientifico você tirou essa definição?
Editado pela última vez por O ENCOSTO em 28 Dez 2005, 12:14, em um total de 1 vez.
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Re: Re.: Espírita ou espírita kardecista?
Tchobi escreveu:Eu acho que me expressei mal ao falar sobre magnetismo neste caso. O termo correto seria o de transferência de energia. Isto que ocorre durante o passe.
O magnetismo explica como que determinadas pessoas se atraem. Semelhante atrai semelhante.
Melhorou Tchobi, melhorou, ainda bem que vc definiu as coisas corretamente.
- Magnetismo é responsavel pela atração entre pessoas.
- Os passes ( muitas vezes chamados de "magnéticos" ) é uma "trasferência de energia".
Agora está tudo claro e certo.

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Tony Montana
Mantra diário dos Criacionistas:
"Que mal poderia haver se um homem dissesse uma grande mentira para o bem e para a igreja Cristã... uma mentira sem necessidade, uma mentira útil, tais mentiras não seriam contra Deus, ele as aceitaria."
Martinho Lutero
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Tony Montana
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- videomaker
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Re: Re.: Espírita ou espírita kardecista?
APODman escreveu:Tchobi escreveu:Eu acho que me expressei mal ao falar sobre magnetismo neste caso. O termo correto seria o de transferência de energia. Isto que ocorre durante o passe.
O magnetismo explica como que determinadas pessoas se atraem. Semelhante atrai semelhante.
Melhorou Tchobi, melhorou, ainda bem que vc definiu as coisas corretamente.
- Magnetismo é responsavel pela atração entre pessoas.
- Os passes ( muitas vezes chamados de "magnéticos" ) é uma "trasferência de energia".
Agora está tudo claro e certo.![]()
[ ]´s
Fala Apodman !
Estava aqui pensando , magnetismo , troca de energia !
Sabe acho que realmente náo faz diferença alguma.
O cara sai de lá renovado , leve e poronto para vida!
vc pode ate dizer , mais isso é psicologico !
Que seja , que seja.
um abraço.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
- videomaker
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Re: Espírita ou espírita kardecista?
O ENCOSTO escreveu:Botanico escreveu:
Da minha parte eu os chamo de cultos afro-católicos. O motivo é simples: em discussão com um tefepista, ele afirmou que a escravidão negra foi uma oportunidade de evangelizar a negada.
E eu já os chamo de espiritas mesmo.
Falou a besta quadrada , que continue na ignorancia!

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
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Re: Espírita ou espírita kardecista?
Flavio Costa escreveu:videomaker escreveu:Uma situação corriqueira da vida cotidiana. Mas vai aqui algo muito interessante. Por que P2 fez questão de reafirmar sua religião utilizando o termo "espírita kardecista" e não ficou simplesmente no "espírita"? Foi neste caso para dizer que ele não era da Umbanda, do Candomblé, ou outras seitas africanas.
Hum... "seitas africanas"... e o que você acha da seita francesa, videomaker?
Flavio ! sua inteligencia não permite ironia!
Continue sendo o que é.

Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)
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Re: Re.: Espírita ou espírita kardecista?
Vitor Moura escreveu:rcadebh escreveu:Concordo com voçe, Video.
De agora em diante neste fórum sou somente Espírita.
Um abraço.
Ainda acho isso um erro. No texto que poostei mostram-se diferenças claras entre espiritismo e kardecismo.
Um abraço,
Vitor
Fala Vitor !
Respeito sua posição , porem Kardec apenas ajudou a entender
os propositos da doutrina , NÃO HA OUTRO ESPIRITISMO se
não o que KARDEC CODIFICOU.
um abraço.
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Re: Re.: Espírita ou espírita kardecista?
videomaker escreveu:
Estava aqui pensando ,
Vá mentir em outro lugar.
magnetismo , troca de energia !
?
Sabe acho que realmente náo faz diferença alguma.
O cara sai de lá renovado , leve e poronto para vida!
Tipico de rituais religiosos. Nunca vi um crente falar que sai de sua igreja triste, desgastado, humilhado e com vontade de se matar (nesse último caso, é bem possivel que os muçulmanos pensem diferente)
O ENCOSTO
http://www.manualdochurrasco.com.br/
http://www.midiasemmascara.org/
Onde houver fé, levarei a dúvida.
"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas infundadas, e a certeza da existência das coisas que não existem.”
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Onde houver fé, levarei a dúvida.
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