Apo escreveu:Judas escreveu:Alguém já provou a existência de cérebro em crânios criacionistas? Algum ´registro fóssil? alguma evidência?
Abaixo, um criacionista sendo questionado.

Apo escreveu:Judas escreveu:Alguém já provou a existência de cérebro em crânios criacionistas? Algum ´registro fóssil? alguma evidência?
Abaixo, um criacionista sendo questionado.
Judas escreveu:DaviDeMogi escreveu:Ontem comecei a ler o "Deus, um delirio" do Richard Dawkins. Pelo que li, já gostei...
Quanto custou ??? E onde comprou??
As livrarias aqui de BH não tem...depois reclamam quando chama aqui de roça
JoePussy escreveu:Não entendi pq vc classificou de pérola...
Caro Colega escreveu:JoePussy escreveu:Não entendi pq vc classificou de pérola...
Pérolas? qqer coisa pode ser uma pérola, depende do seu julgamento. No meu caso, acho meio estranho esta declaração do “Torquemada” do ateísmo Richard Dawkins. Pérola por achar estranho, e achar um grande oportinismo do Dawkins, afinal de contas, o que está na cabeça de um cara como esse que se nega a debater com criacionistas e que escreveu alguns livros como O Relojoeiro Cego e God Delusion? De "cientistas" oportunistas eu já estou de saco cheio!
Caro Clega
Caro Colega escreveu:Judas escreveu:DaviDeMogi escreveu:Ontem comecei a ler o "Deus, um delirio" do Richard Dawkins. Pelo que li, já gostei...
Quanto custou ??? E onde comprou??
As livrarias aqui de BH não tem...depois reclamam quando chama aqui de roça
OLha, é serio.. eu até gostaria de ler isso, gosto de novidades. Mas pra quem já leu ou vai ler procurem lá algumas pérolas que ele escreveu por aí, nos meandros das publicações cientificas:
"Um designer inteligente sobrenatural... me parece uma valiosa idéia... grandiosa e importante o suficiente para merecer respeito... Se existe um Deus, será muito mais incompreensível do que qualquer coisa que já tenha sido proposta por qualquer teólogo de qualquer religião.” - Richard Dawkins, revista Time, 13 de novembro de 2006 - “God vs. Science”.
Apo escreveu:NadaSei escreveu:Caro Colega escreveu:Cientista ateu diz que é impossível provar a inexistência de Deus
Assim como é também impossível provar a existência de Deus.
Saber disso e declara-lo, não me faz "acreditar" e ao mesmo tempo "desacreditar" em Deus.
Como é viver em cima do muro aguardando a Iluminação?
Caro Colega escreveu:JoePussy escreveu:Não entendi pq vc classificou de pérola...
Pérolas? qqer coisa pode ser uma pérola, depende do seu julgamento. No meu caso, acho meio estranho esta declaração do “Torquemada” do ateísmo Richard Dawkins.
Caro Colega escreveu: Pérola por achar estranho, e achar um grande oportinismo do Dawkins, afinal de contas, o que está na cabeça de um cara como esse que se nega a debater com criacionistas e que escreveu alguns livros como O Relojoeiro Cego e God Delusion? De "cientistas" oportunistas eu já estou de saco cheio!
NadaSei escreveu:Não vivo em cima do muro... é impossível PROVAR que Deus existe, mas é possível pra qualquer um COMPROVAR que ele existe.
A diferença é sutil, mas de extrema importância.
JoePussy escreveu:NadaSei escreveu:Não vivo em cima do muro... é impossível PROVAR que Deus existe, mas é possível pra qualquer um COMPROVAR que ele existe.
A diferença é sutil, mas de extrema importância.
É tão impossível comprovar que ele existe qto que ele não existe, entretanto podemos usar probabilidades.
JoePussy escreveu:Agora, na sua sutil diferença, não vou comentar. As comprovações subjetivas são, como o nome indica, pertecentes ao indivíduo, e nesse universo não é passível de discussão lógica.
NadaSei escreveu:JoePussy escreveu:É tão impossível comprovar que ele existe qto que ele não existe, entretanto podemos usar probabilidades.
Impossível "provar", não "comprovar".
NadaSei escreveu:JoePussy escreveu:Agora, na sua sutil diferença, não vou comentar. As comprovações subjetivas são, como o nome indica, pertecentes ao indivíduo, e nesse universo não é passível de discussão lógica.
Qualquer um pode sonhar com um cachorro roxo ou com um elefante voador, mesmo que eu não possa provar isso, qualquer um pode comprovar esse fato.
NadaSei escreveu:Quando eu era pequeno e me perdi de minha mãe, andei pela rua e vi um homem sem braço.
Eu não posso provar isso pra ninguém, mesmo que não tenha sido algo subjetivo e sim objetivo.
NadaSei escreveu:Deus está dentro de nós, sendo isso algo objetivo, pode ser observado e comprovado por qualquer pessoa, mesmo que ninguém possa provar.
JoePussy escreveu:boa noite!
JoePussy escreveu:nesse sentido, acho que dá no msm o uso de comprovar e provar, mas aceito sua réplica de que o melhor a ser usado ali era msm a palavra 'provar', pra evitar confundir com os termos que vc usou antes.
JoePussy escreveu:eu acho que estamos falando de outra coisa. Eu posso comprovar que tbm sonho, mas não me lembro de ter sonhado com cachorros roxos - vc anda vendo mto cartoon network :).
JoePussy escreveu:Mas o que vivencio nos meus sonhos são experiências subjetivas. Que eu interpreto de acordo com minha formação mental.
JoePussy escreveu:Mas a única prova que nós temos da existência desse homem sem braço é a sua palavra. Se vc for capaz de apresentar provas da existência dele, a coisa muda de figura.
JoePussy escreveu:Qdo digo subjetivo, e se alguém tiver uma sugestão de termo melhor eu estou humildemente aceitando, quero dizer que depende-se inteiramente de sua memória e sua percepção para ilustrar o fato ocorrido, ver o homem sem braço.
Mas isso suscita várias perguntas: e se ele estar sem braço foi o ângulo pelo qual vc o viu ? Ou de repente ele estava com o braço engessado no tronco e a manga te deu a impressão de q ele estava sem o braço.
JoePussy escreveu:Só vai ser possível pegar sua informação e transformá-la em dado objetivo se formos capazes de corroborar sua narrativa. Até lá, é apenas uma história, uma verdade subjetiva.
JoePussy escreveu:Vc está dando um salto enorme ao afirmar que a existência de deus é objetiva! Vc fala de q deus ? o deus cristão ? mas se eu fizer essa msm pergunta a um xamã siberiano e ele me dizer q na verdade vc sente é o espírito totêmico atribuído a vc e q só pensa em deus pq foi ensinado assim ?
JoePussy escreveu:eu não vejo nada em mim, física ou mentalmente falando, q possa me indicar uma entidade divina. Mas vc vê. Estamos os dois errados, certos ou apenas um de nós?
Nadasei escreveu:Você não vê por estar sendo iludido por sua mente e seus sentidos.
O estado de vigília coloca nossa mente em um tipo de transe, um tipo de sono com sonhos.
Não vemos o real a nossa volta, mas projetamos nossa subjetividade no real, assim o distorcemos.
Existe um meio de se corrigir esse problema, despertando a mente e parando de projetar nossos sonhos na realidade, o que nos permite vê-la sem distorções.
Isso é bastante objetivo, as pessoas só não se dão conta por estarem todas no mesmo transe.
Pérolas? qqer coisa pode ser uma pérola, depende do seu julgamento. No meu caso, acho meio estranho esta declaração do “Torquemada” do ateísmo Richard Dawkins. Pérola por achar estranho, e achar um grande oportinismo do Dawkins, afinal de contas, o que está na cabeça de um cara como esse que se nega a debater com criacionistas e que escreveu alguns livros como O Relojoeiro Cego e God Delusion? De "cientistas" oportunistas eu já estou de saco cheio!
Caro Clega
NadaSei escreveu:Sim, supostamente os sonhos não tem uma realidade "externa", mas eu me referi não a realidade do sonho em si e sim a realidade objetiva de que em um sonho podemos tudo, inclusive sonhar com cachorros roxos.
Isso é uma verdade que não pode ser demonstrada, mas uma verdade.
NadaSei escreveu:JoePussy escreveu:Mas a única prova que nós temos da existência desse homem sem braço é a sua palavra. Se vc for capaz de apresentar provas da existência dele, a coisa muda de figura.
Esse é justamente o meu ponto, eu não posso demonstrar isso, mesmo que seja uma verdade e um fato que eu, pessoalmente observei. Pra quem estava lá pessoalmente, foi algo totalmente objetivo, independente de se pode demonstrar isso a terceiros ou não.
NadaSei escreveu:Sim, perguntas que qualquer um pode fazer, sendo que eu não fui o único a vê-lo, inclusive um cara que foi dar esmola a ele, ficou na duvida e pediu para ele tirar a camisa para saber se não era um charlatão... Uma mulher a meu lado após ver a cena, até comentou: "É, ele não tem braço mesmo, também pensei que fosse golpe".
NadaSei escreveu:Essa é a questão, ninguém tem que "confiar" nos sentidos.
NadaSei escreveu:Principalmente no caso de Deus e da religião, visto que a religião se apóia na questão de que os sentidos e a mente distorcem a realidade, sendo justamente isso o que nos faz ignorar a existência de Deus.
NadaSei escreveu:Existem diversas formas de se verificar as muitas hipóteses, sem confiar naquilo que dizem os nossos sentido, inclusive isso é facilitado pela existência de outras pessoas que observam a mesma coisa e fazem os mesmos questionamentos.
NadaSei escreveu:JoePussy escreveu:Só vai ser possível pegar sua informação e transformá-la em dado objetivo se formos capazes de corroborar sua narrativa. Até lá, é apenas uma história, uma verdade subjetiva.
E isso só se pode fazer pessoalmente, esse é justamente o meu ponto.
Pra vocês será subjetivo até que possam observar por si próprios, enquanto para diversas pessoas como eu, isso já é objetivo.
NadaSei escreveu:Deus só existe um, mas recebe muitos nomes e descrições, algumas simbólicas outras referentes apenas a algumas partes do "todo".
Se você for observar religiões como o cristianismo, hinduísmo, taoísmo e outras, vai notar que falam sobre o mesmo "panenteísmo".
Estão todos a falar sobre a mesma coisa, só dão nomes diferentes a ela.
NadaSei escreveu:jopepussy escreveu:eu não vejo nada em mim, física ou mentalmente falando, q possa me indicar uma entidade divina. Mas vc vê. Estamos os dois errados, certos ou apenas um de nós?
Você não vê por estar sendo iludido por sua mente e seus sentidos.
O estado de vigília coloca nossa mente em um tipo de transe, um tipo de sono com sonhos.
Não vemos o real a nossa volta, mas projetamos nossa subjetividade no real, assim o distorcemos.
o anátema escreveu:E quando alguém de mais notoriedade se dignifica a tentar debater com algum criacionista, como o próprio Dawkins já fez, acontecem aquelas filha-da-putices criacionistas como aquela edição FDP da entrevista em que ele não conseguia responder as perguntas criacionistas. Sem falar que eram aquelas velhas perguntas já respondidas inúmeras vezes pela internet e em livros básicos de biologia.
o anátema escreveu:Além de não acreditar em deus, não acredito mais em criacionista suficientemente instruído e intelectualmente honesto.
o anátema escreveu:A única forma de haver um criacionista instruído e minimamente honesto seria simplesmente admitir que crê no criacionismo por fé e pronto - sem as demais argumentações que eles tem que ter, talvez por alguma necessidade de racionalização, de tentar enfraquecer a parte da ciência que eles não gostam para fazer a negação que é parecer menor. Mas aparentemente fé é um tipo de vergonha, precisam de mentiras e ignorância para suportar a fé e constantemente comparam aquilo da ciência que lhes desagrada com fé - em tom pejorativo, claro.
JoePussy escreveu:
é razoavelmente provado que sonhamos com diversas coisas e que podemos potencialmente sonhar com o que quisermos. não podemos provar o q a pessoa sonhou, mas podemos provar que ela teve um sonho.
JoePussy escreveu:Exato! por isso que um dos preceitos do método científico é a capacidade de se reproduzir os mesmos resultados. Enqto não pudermos ver que de fato aconteceu, manipular os resultados de um experimento, não temos como ter certeza de que algo aconteceu ou existe.(...)
JoePussy escreveu:NadaSei escreveu:Sim, perguntas que qualquer um pode fazer, sendo que eu não fui o único a vê-lo, inclusive um cara que foi dar esmola a ele, ficou na duvida e pediu para ele tirar a camisa para saber se não era um charlatão... Uma mulher a meu lado após ver a cena, até comentou: "É, ele não tem braço mesmo, também pensei que fosse golpe".
eu entendo, mas isso não é o bastante. hj em dia nem gravação de vídeo é o suficiente, o q dirá testemunhos. é necessário prova e replicabilidade para algo ser considerado objetivo e msm assim tem gente que esperneia com detalhes.
JoePussy escreveu:NadaSei escreveu:Essa é a questão, ninguém tem que "confiar" nos sentidos.
exatamente! o mundo que vemos, cada um de nós, não é o mundo de verdade, mas sim a impressão que ele causa nos nossos 5 sentidos. Mais nada.
JoePussy escreveu:NadaSei escreveu:Principalmente no caso de Deus e da religião, visto que a religião se apóia na questão de que os sentidos e a mente distorcem a realidade, sendo justamente isso o que nos faz ignorar a existência de Deus.
bem, isso eu entendo como opinião sua e respeito. Mas pra mim, não diz nada de concreto.
JoePussy escreveu:e por máquinas, pq elas não tem auto-sugestão.
JoePussy escreveu:a história da humanidade registra incontáveis casos de fraudes, vigaristas e contos do vigário. não se pode confiar em testemunhos, pq o ser humano é falível.
ou nós reproduzimos a sua experiência de forma convicente e replicável ou devemos procurar explicações na forma de falhas de observações ou congêneres. Ou ainda guardar na pasta de casos arquivados a espera de maiores confirmações.
Foi essa exigência que modernizou a medicina do curandeirismo e das superstições e tornou-a o q é hoje - ainda q alguns lugares do mundo insistam em serem retrógrados...
JoePussy escreveu:mais uma vez, isso é teoria sua, que vc relata como se fosse verdade. Tá certo q é verdade pra vc, mas eu, no seu lugar, frisaria antes de relatar que é teoria sua, e não um fato.
JoePussy escreveu:
até pq nunca vi os cristãos falarem de uma serpente emplumada, um dragão que nasceu do ovo, um gigante de gelo q deu origem ao mundo com seu corpo, ou um cidadão q ficava no alto do olimpo mandando trovoada na cabeça alheia :)
JoePussy escreveu:ei, isso é uma tremenda duma afirmação, que eu classificaria de alta especulação e até irresponsável :)
Mais uma vez, é opinião sua, não fato.
JoePussy escreveu:[color=#00bf00]
Do meu ponto de vista, vc é o iludido, não eu.