André escreveu:Apo escreveu:André escreveu:Apo escreveu:O altruísmo provém de noções externas, moralizantes e eticamente tidas como culturalmente corretas. Na evolução da psiqué humana, o superego surgiu justamente como uma forma de equilíbrio entre o EGO e os instintos de sobrevivência primitivos e inconscientes. É deste "intermediário" que surge a possibilidade de filtrar os desejos que ferem o decoro social políticamente aceito. O EGO é por definição, egoísta. Pensa primeiro em si e depois no outro.
Chamar de politicamente correto é uma forma pejorativa de diminuir aquilo que eu considero mais virtuoso em termos de comportamento. Assim como muitos consideram.
Pq desqualificar ou diminuir tal comportamento?
Ninguém está desqualificando. Mas este comportamento deve ser espontâneo em qualidade e quantidade, sendo passível de julgamento livre de cada ser na direção que quiser. E não ser imposto ou generalizado. É simples. Parece tão difícil entender que o virtuosismo e a paixão por algumas "virtudes" possa ser de diferente peso ou avaliação para as pessoas , pois que são diferentes e livres....Pelo menos devem ser. Não é porque alguém acha virtuoso sustentar os filhos do pobre da esquina que eu também vá achar. Posso ter meus valores moldados de outra forma, o que não desmerece minhas intenções de melhorar o que está errado. Posso defender outras formas, que não o altruísmo. Ou não?
Claro que pode. Apenas pareceu desqualificação.
Sendo que tais virtudes, logicamente não podem ser impostas, mas como quaisquer perspectivas, podem ser defendidas, por aqueles que vêem valor nelas.
Nem tudo que parece é...cada um tem liberdade de avaliar seus atos em cima do que lhe parecer melhor...desde que não mexa no meu bolso e nem na minha liberdade para que leve a cabo suas idéias em nome de ideologias socializantes. Se meter a mão ou quiser me induzir ao que eu considero um erro, vai ter muito trabalho, pode ter certeza.