Botanico escreveu:E qual é a explicação mais simples? Defeito técnico? Antena mal posicionada? Não é das imagens múltiplas causadas por esses fatores o fantasma a que me referi.
Chuta, nem precisa ser medium.
Não sei no que o Pompéia(=Popper) aí tornou a coisa pior para a DE. A questão é que as HIPÓTESES DEVEM SER TESTADAS e o confronto dos resultados dos experimentos é que vai dizer se elas se sustentam ou não.
Como se elabora uma hipótese Botânico ?
Do jeito que você fala, parece que Kardec pegou só UMA HIPÓTESE, a de que havia manifestação espiritual, gostou dela e ao obter resultados que a endossavam, ficou por isso mesmo.
O pior é que sabe.
Não foi a impressão que tive do Livro dos Médiuns, onde Kardec lista as várias hipóteses propostas para explicar aqueles fenômenos inusitados e no confronto com o que obtinha, elas ou não se encaixavam, ou se encaixam em alguns casos, mas não em outros. Quando se cercavam os experimentos e o resultado obtido só podia ser explicado pela manifestação espiritual, qual é o erro em não se rejeitar essa hipótese?
Cite algumas, aquelas que mais te marcaram.
Não precisa eu NUNCA disse que QUALQUER RESULTADO de QUALQUER experimento DEVE SER ATRIBUÍDO A ESPÍRITOS.
Então mudou, fico feliz.
E o que mais poderia ser? Ele próprio acabou admitindo isso.
E se não tivesse admitido ... seria verdade
É meu caro. Aquele experimento altamente científico de dissolver sal de cozinha em água sempre se repetirá enquanto existir sal e água na Terra. Mas estes não têm vontade própria. Os médiuns, espíritos e espíritas têm e não acha que cansa ficar fazendo sempre as mesmas coisas e sempre ouvir a mesma ladainha de que nada está provado?
Mais uma resposta Default espírita: "Os espiritos tem mais o que fazer do que serem testados"
De novo os efeitos mediunicos não tem "vontade própria", na postagem anterior bastava fazer amizade com o medium para consegui-los sob controle
Ora, até que era, embora só admitisse a validade do Espiritismo em seus últimos meses de vida. Mas ele pos em dúvida TODOS OS FENÔMENOS E EXPERIMENTOS QUE VIU E FEZ? Ou pôs em dúvida só os duvidosos?
Todos, leia o artigo ( de novo ):
http://www.survivalafterdeath.org/artic ... usions.htmEle passou a considerar que as investigações do "sexto sentido" ( Telepatia ) seriam controláveis , mas as materializações, "raps", mãos de cera, etc eram experimentos em que até a fraude poderia ser uma dúvida razoável válida, seus resultados poderiam sim ser colocados em dúvida.
Esse irmão X, que se supõe ser o Humberto de Campos, talvez fosse bom escritor quando vivo, mas como espírito historiador era um tremendo panaca. E o Chico, que eventualmente é apresentado pelo Quevedo e outros como uma traça de livros, mas que ao que parece nunca leu livros de história na vida, não se deu conta dessa besteira aí (de que livro do Chico está falando afinal?).
Admirável não ? Já que em livros de André Luiz e Luiz Sérgio é narrado que os espíritos conseguem "ver" o passado, existem até aparelhos para isto.
Mas o que o Chico escreveu algo que não fosse besteira ? Qual informação transmitida por algum dos livros do Chico foi inédita e comprovada apenas mais tarde ?
Mas de todo modo vejo que a possibilidade "fraude" é a última se considerada novamente.
O Iluminismo existiu ANTES DO NAPOLEÃO NASCER, lembra-se?
Jura ? Reclame com Irmão X, me inclua fora disto.
Bem, quanto a demonstrar a existência do mundo espiritual, eu acho que foi demonstrada, mas como tal coisa desagrada aos cientistas, o jeito é dizer que é bobagem, fraude, inconsciente quevediano, força PSI... com a vantagem de que não precisam provar nada do que dizem.
O que vc "crê" não importa muito.
Qualquer médium devidamente doutrinado e conhecedor do assunto NÃO CONFIA NELA. Sabe que ele é parte da equação, mas sobre a outra parte ele não tem controle.
E fica ainda pior quando se exige que faça acontecer tal e qual coisa, tal dia e tal hora e se não acontecer terá de firmar um documento em cartório reconhecendo ser um canalha...
Hmmm ... agora nem mais fazendo amizade com o medium podemos conseguir "efeitos mediunicos" controláveis. Decida-se Botânico
Mas continuo não entendendo como, por exemplo, ]as sessões de desobsessão ( envolvem psicofonia e a presença de espíritos "de luix" ) tb chamadas de P3E , ou ainda de Psicografia,
podem ter seu horário agendado nos diversos centros espíritas por ai.
Sabia que este argumento viria em algum momento, até havia citado ele na resposta anterior : "Os espiritos não estão aqui a nosso dispor", é mais uma das desculpas "default".
Exato os espíritos são como animais e os cientistas que querem estudá-los devem agir como os naturalistas. Mas os céticos não são naturalistas...
De novo se fizermos amizade, agora com os espíritos, conseguiriamos obter experimentos controlados.
APÔ, faça-me o favor: ALGUNS (MÉDIUNS OU ESPÍRITOS) TÊM ESSA CAPACIDADE, MAS NÃO TODOS. Mas me diga aí: o André Luiz disse que o contrário? ISTO É QUE TODOS OS ESPÍRITOS E MÉDIUNS TÊM CAPACIDADES AMPLAS, GERAIS E IRRESTRITAS DE LER PENSAMENTOS E VER SUAS FORMAS?
( Alegação especial, Ad Hoc falacioso, de novo )
Estou falando apenas dos espíritos, não dos mediuns.
Botânico vc já leu alguma obra "de" André Luiz ?
As limitações dos espíritos inferiores já estão colocadas lá no Livro dos Espíritos e Livro dos Médiuns faz tempo. Por isso às vezes ponho em dúvida suas alegações de ter sido espírita.
Chico Xavier é bom até "irmã Josefa", ou até que não se constate nenhuma contradição, depois deste ponto quem passa a valer é Kardec até que se demonstre suas contradições, ai o que passa a valer é o animismo. Vale qualquer coisa para se manter a fé.
Estou me referindo a André Luiz e trupe , espíritos "de luixxx" , espíritos "superiores" , supostamente aqueles que comandam ou trabalham nas sessões nos centros kardecistas.
Eu que as vezes coloco em dúvida até mesmo de vc ser Dr., espírita então nem se fala, mas isto não importa muito.
Esse ADEROQUE já foi inventado faz tempo.
Mas pela questão levantada por vc no último post parece que vc desconhece qual seja pois não teve resposta a contradição.
Mas na realidade nunca lí nenhum, acho que vc poderia cria-lo, seria uma "produção original". Vamos lá Botânico vc consegue, é facil criar uma "hipótese" ( desculpa ) espirita , basta um pouco de criatividade.
A propósito: vc sabe o que é Ad Hoc ?
[ ]´s