Prova da Existência de Deus por Descartes.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fernando

Re: Re.: Prova da Existência de Deus por Descartes.

Mensagem por Fernando »

L O S T escreveu:O Racionalismo de Descartes, que provocou a cisma da separação brutal entre ser humano e o resto da natureza, já não é aceitável.

Ah, e Descartes não provou nada, porque os argumentos puramente racionalistas não têm dados empíricos a corroborar. E a prova, por definição, exige dados. O que descartes fez foi demonstrar. Mas essa demonstração foi aniquilada por David Hume no livro "Diálogos sobre religião natural" em resposta a John Locke que usou uma argumentação parecida mas muito mais apelativa e atraente que a de Descartes.

A partir de dados empíricos não se prova nada. Afinal nunca podemos nos colocar do ponto de vista da totalidade de dados empíricos possíveis para afirmar com certeza sua veracidade.

Os Diálogos sobre a religião natural apresentam contra-argumentos contra o argumento do desígnio, que consiste na idéia da analogia do mundo com uma máquina, e que uma máquina não surge por acaso. Eles não tem simplesmente nada a ver com o argumento cartesiano que consiste em provar a existência de Deus pela existência da idéia que temos de Deus em nossa mente.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Fernando

Mensagem por Fernando »

L O S T escreveu:
Caro Colega escreveu:mais ridiculo ainda é dizer que as refutações pararam todas ali, em Hume, Kant e todos filósofos analíticos .. putz! :emoticon5:

como sempre, a mesma arrogância..!

Caro C :emoticon10: lega

A verdade é que pararam mesmo. Hoje os Teólogos e Filósofos crentes não se preocupam em provar que Deus existe. Ficam satisfeitos em argumentar que a ciência moderna não refuta Deus. A única excepção que conheço é o Filosofo de Oxford Richard Swineburne, mas ele usa o velhinho argumento do designio e John Mackie já lhe deu uma valente tareia...

O dia que vc encontrar algum cientista sério falando que descobriu ou desmentiu alguma coisa sobre Deus, me chame.

O que a ciência refuta são as crendices. Refutar crendices não é o mesmo que refutar a existência de Deus.

Alter-ego
Gênero: Masculino

Mensagem por Alter-ego »

Fernando escreveu:Os Diálogos sobre a religião natural

Estou lendo agora!
"Noite escura agora é manhã..."

rapha...
Administrador

Re.: Prova da Existência de Deus por Descartes.

Mensagem por rapha... »

Igor, quando irá começar a refutar os crentes?

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

rapha... escreveu:Igor, quando irá começar a refutar os crentes?

Porque? :emoticon5:

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Alter-ego escreveu:
rapha... escreveu:Igor, quando irá começar a refutar os crentes?

Porque? :emoticon5:

Imagem

Pela voz geral, você já é mais do que um ateu militante. :emoticon16:

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Imagem

Massa! :emoticon12:

Aurelio Moraes
Contato:

Mensagem por Aurelio Moraes »

Agora ele nem nega mais que se chama Igor... :emoticon1:

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Mr.Hammond escreveu:Agora ele nem nega mais que se chama Igor... :emoticon1:

Pra que? Se já fui chamado de Catholico, de Alter, de Eduardo, de Igor... Um dia, quem sabe!

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Está doidinho. :emoticon19:

E até tirou o endereço daquele foro católico horrível que ele tinha.

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

rapha... escreveu:Está doidinho. :emoticon19:

Entreguei a administração.

Aurelio Moraes
Contato:

Admita que virou ateu! :emoticon16:

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Alter-ego escreveu:
rapha... escreveu:Está doidinho. :emoticon19:

Entreguei a administração.

Não admitem ateus lá, é? :emoticon4:

L O S T

Mensagem por L O S T »

Fernando escreveu:
L O S T escreveu:O Racionalismo de Descartes, que provocou a cisma da separação brutal entre ser humano e o resto da natureza, já não é aceitável.

Ah, e Descartes não provou nada, porque os argumentos puramente racionalistas não têm dados empíricos a corroborar. E a prova, por definição, exige dados. O que descartes fez foi demonstrar. Mas essa demonstração foi aniquilada por David Hume no livro "Diálogos sobre religião natural" em resposta a John Locke que usou uma argumentação parecida mas muito mais apelativa e atraente que a de Descartes.

A partir de dados empíricos não se prova nada. Afinal nunca podemos nos colocar do ponto de vista da totalidade de dados empíricos possíveis para afirmar com certeza sua veracidade.

Os Diálogos sobre a religião natural apresentam contra-argumentos contra o argumento do desígnio, que consiste na idéia da analogia do mundo com uma máquina, e que uma máquina não surge por acaso. Eles não tem simplesmente nada a ver com o argumento cartesiano que consiste em provar a existência de Deus pela existência da idéia que temos de Deus em nossa mente.

Eu disse que a prova exige dados, ou seja, tem de ter elementos empiricos, e nao que os dados provam que uma explicaçao é correta.

E Hume ataca também a ideia da causa primeira:

"Continuamos ainda obrigados a subir mais alto, se quisermos descobrir a causa dessa causa que vc designou como satisfatória e conclusiva... como poderiamos nos dar por satisfeitos sem avançar in infinitum..."

E ataca a ideia de que é precisa uma mente no começo:

"... e ser-lhe-á dificil dar uma boa razao para nao admitir que um ventre seja capaz, tao bem quanto um cérebro, de tecer um sistema ordenado..."

Também ataca o argumento ontológico sobre a necessidade e natureza do ser, identificando o ser com o universo, dizendo que poderia ser um animal:

"...guarda uma grande semelhança com com um animal...assim uma continua circulaçao de matéria nao produz nele desordem alguma... infiro portanto que o mundo é um animal e que a divindade é a alma do mundo... sendo por ele afetado..."

Ou entao:

"porque nao poderiam várias divindades associar-se e forjar um mundo..."

Neste caso porque teriamos de ter a ideia de um Deus na mente. Isto até uma novidade recente. O Politeísmo representou a maior parte da história da humanidade.

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

Também fui dar essa checada e me surpreendi. A crise é séria mesmo :emoticon8:

Bjs

L O S T

Mensagem por L O S T »

Fernando escreveu:
L O S T escreveu:
Caro Colega escreveu:mais ridiculo ainda é dizer que as refutações pararam todas ali, em Hume, Kant e todos filósofos analíticos .. putz! :emoticon5:

A verdade é que pararam mesmo. Hoje os Teólogos e Filósofos crentes não se preocupam em provar que Deus existe. Ficam satisfeitos em argumentar que a ciência moderna não refuta Deus. A única excepção que conheço é o Filosofo de Oxford Richard Swineburne, mas ele usa o velhinho argumento do designio e John Mackie já lhe deu uma valente tareia...

O dia que vc encontrar algum cientista sério falando que descobriu ou desmentiu alguma coisa sobre Deus, me chame.

O que a ciência refuta são as crendices. Refutar crendices não é o mesmo que refutar a existência de Deus.

Ehhhh Fernando... eu acho que a ciencia nada pode dizer sobre se Deus existe ou nao...

Aurelio Moraes
Contato:

Aliás, eu sou responsável direto pela desconversão do Igor!

Ano passado, eu provocava os carismáticos na comunidade da "canção nova", do orkut. Eu os desafiava para virem debater no RV (e bastaria um post para desistirem!
:emoticon16: ). O até então catholico viu estas provocações e veio para o RV!E aqui, encontrou a verdade!

L O S T

Mensagem por L O S T »

salgueiro escreveu:

Bjs

Um ser humano sem crises nao é ser humano. Eu próprio já fui criacionista. Foi ao 15 anos quando comecei a ler sobre Biologia. Vcs nem imaginam o sofrimento que foi ler livros como "Sombras de Antepassados esquecidos" de Sagan... :emoticon12:

salgueiro
Gênero: Feminino

Mensagem por salgueiro »

L O S T escreveu:
salgueiro escreveu:

Bjs

Um ser humano sem crises nao é ser humano. Eu próprio já fui criacionista. Foi ao 15 anos quando comecei a ler sobre Biologia. Vcs nem imaginam o sofrimento que foi ler livros como "Sombras de Antepassados esquecidos" de Sagan... :emoticon12:

Depende do tipo de crise, Mighell. E não tenho a menor idéia da profundidade

Rever conceitos, redirecionar, é sempre saudável, como dizia meu velho pai, quem não amadurece, apodrece

Bjs

emmmcri

Re: Prova da Existência de Deus por Descartes.

Mensagem por emmmcri »

Videomaker, será tão difícil assim para você entender que o NADA é o criador de todas as coisas? :emoticon12:
Afinal a nata intelectual da humanidade é atéia ,logo não duvide,não questione cara... :emoticon1:
Foi o NADA quem criou tudo... :emoticon12:
Estamos aqui por acaso,o NADA fez o impossível ser real!!!
O super NADA!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
"Assombra-me o universo e eu crer procuro em vão, que haja um tal relógio e um relojoeiro não.
VOLTAIRE

Porque tanto se orgulhar de nossos conhecimentos se os instrumentos para alcançá-los e objetivá-los são limitados e parciais ?
A Guerra faz de heróis corajosos assassinos covardes e de assassinos covardes heróis corajosos .
No fim ela mostra o que somos , apenas medíocres humanos.

Imagem

L O S T

Mensagem por L O S T »

Quem criou a doutrina de que Deus fez tudo do nada nao foram os Ateus. Os ateus, e as pessoas sensatas em geral, nao acham que do nada pode vir algo. A nao ser num sentido quantico que o Fayman sabe explicar bem...

o pensador

Mensagem por o pensador »

L O S T escreveu:Quem criou a doutrina de que Deus fez tudo do nada nao foram os Ateus. Os ateus, e as pessoas sensatas em geral, nao acham que do nada pode vir algo. A nao ser num sentido quantico que o Fayman sabe explicar bem...

A doutrina ex nihilo está inteiramente equivocada.Deus nâo fez tudo procedente do nada e sim fez tudo procedente de si mesmo,mas desde que Deus é um ser infinito e inesgotável a identidade divina dele permanece singular e intransferível.

videomaker

Re: Prova da Existência de Deus por Descartes.

Mensagem por videomaker »

emmmcri escreveu:Videomaker, será tão difícil assim para você entender que o NADA é o criador de todas as coisas? :emoticon12:
Afinal a nata intelectual da humanidade é atéia ,logo não duvide,não questione cara... :emoticon1:
Foi o NADA quem criou tudo... :emoticon12:
Estamos aqui por acaso,o NADA fez o impossível ser real!!!
O super NADA!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Sim o nada , e a sorte , claro que acompanha, esse nada
inteligente.
E a casualidade mais consequente que já vi.
Terraquios o povinho cagado...

um abraço.
Há dois meios de ser enganado. Um é acreditar no que não é verdadeiro; o outro é recusar a acreditar no que é verdadeiro. Søren Kierkegaard (1813-1855)

Fernando

Mensagem por Fernando »

L O S T escreveu:
Fernando escreveu:

Eu disse que a prova exige dados, ou seja, tem de ter elementos empiricos, e nao que os dados provam que uma explicaçao é correta.

E Hume ataca também a ideia da causa primeira:

"Continuamos ainda obrigados a subir mais alto, se quisermos descobrir a causa dessa causa que vc designou como satisfatória e conclusiva... como poderiamos nos dar por satisfeitos sem avançar in infinitum..."

E ataca a ideia de que é precisa uma mente no começo:

"... e ser-lhe-á dificil dar uma boa razao para nao admitir que um ventre seja capaz, tao bem quanto um cérebro, de tecer um sistema ordenado..."

Também ataca o argumento ontológico sobre a necessidade e natureza do ser, identificando o ser com o universo, dizendo que poderia ser um animal:

"...guarda uma grande semelhança com com um animal...assim uma continua circulaçao de matéria nao produz nele desordem alguma... infiro portanto que o mundo é um animal e que a divindade é a alma do mundo... sendo por ele afetado..."

Ou entao:

"porque nao poderiam várias divindades associar-se e forjar um mundo..."

Neste caso porque teriamos de ter a ideia de um Deus na mente. Isto até uma novidade recente. O Politeísmo representou a maior parte da história da humanidade.

É verdade. Hume questiona a idéia da causa primeira pq coloca a causalidade me questão.

Mas o argumento de Descartes não é defendido em nenhuma parte por Cleantes, nem atacado por Demea ou Filo.

Fernando

Mensagem por Fernando »

L O S T escreveu:
Fernando escreveu:
L O S T escreveu:

Ehhhh Fernando... eu acho que a ciencia nada pode dizer sobre se Deus existe ou nao...

Como fazer experimentos com um ser imaterial quando a única forma de fazer experimentos é com coisas materiais?

Não estou supondo que Deus exista. Estou dizendo que não tem nada a ver um assunto com outro.

Trancado