O que é o perdão?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fedidovisk

Re.: O que é o perdão?

Mensagem por Fedidovisk »

Se você foi "prejudicado", não perdoando só você tem a perder... perdoando conscientemente, o rancor e sentimentos "corrosivos", vão embora...

Dane-se se a outra pessoa aceita ou não, aliás, o perdão é uma "excelente" vingança... tornar "vã" as tentativas fúteis de outros à seu respeito. :emoticon13:

No final, é um perdão que perdoa a si mesmo, e dependendo da "lucidez" da pessoa, ele chega ao ponto de o fazer em relação à suas próprias "faltas"... mas possui o mesmo efeito.

Pensar... pensar... pensar e chegar a conclusão de que só resta perdoar, mas tem que ser um perdão "convicente" para si mesmo, e esse só precisa pensar.

"Meu bem maior!"

Apo
Gênero: Feminino

Re: Re.: O que é o perdão?

Mensagem por Apo »

Fedidovisk escreveu:Se você foi "prejudicado", não perdoando só você tem a perder... perdoando conscientemente, o rancor e sentimentos "corrosivos", vão embora...

Dane-se se a outra pessoa aceita ou não, aliás, o perdão é uma "excelente" vingança... tornar "vã" as tentativas fúteis de outros à seu respeito. :emoticon13:

No final, é um perdão que perdoa a si mesmo, e dependendo da "lucidez" da pessoa, ele chega ao ponto de o fazer em relação à suas próprias "faltas"... mas possui o mesmo efeito.

Pensar... pensar... pensar e chegar a conclusão de que só resta perdoar, mas tem que ser um perdão "convicente" para si mesmo, e esse só precisa pensar.

"Meu bem maior!"

Hum...leu meu post explicando como vejo o perdão? Acho que é mais complicado um pouco do que isto. Cada possibilidade e processo de perdão são únicos. Não há como forçar sentimentos apenas pela razão consciente de como deve ser, ou porque é melhor que seja assim. Seria preciso um disjuntor. Mas somos humanos.
Imagem

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:A hipocrisia a respeito do perdão é utilitária e dogmática.

Não...não PRECISO perdoar porque posso PRECISAR do perdão. O outro não tem obrigação alguma de me perdoar e eu tenho que ser humilde e entender. Cada um com seus limites e sentimentos. É muito egoísmo cobrar o perdão de nós e dos outros. Somos humanos e não baratas.
Fingir perdão não vale. É algo que acontece em momentos diferentes, por pessoas e situações específicos, em momentos diversos da vida.
Não depende do interesse que temos ( ou pelo menos para mim, não consigo ser tão calhorda), mas de uma coisa natural, que é uma espécie de apaziguamento ou entendimento, ou ainda a famosa "elaboração" interior, que pode diminuir os efeitos da raiva, do ódio, da dor que o outro, dolosamente ou não, nos fez passar.
Alguns perdões são processados em minutos dentro de nós, é uma espécie de alívio ou cura da dor, que acontece com um sorriso ou uma explicação, por algum tipo de estado de espírito em sintonia com o outro. Nem precisa estar relacionado com os laços ou tipo de vínculo...pode acontecer num simples encontrão no meio da rua.
Outros perdões demandam tempo e investimento. Outros jamais acontecerão pois a outra parte continua a nos impingir sofrimento e não há motivo para perdão, a menos que sejamos masoquistas.
Alguns acontecem após a morte do outro, não sei se tardiamente, pois o perdão não é utilitário apenas na convivência, mas no virar de página pessoal.

E alguns perdões são até inúteis. Ou seja, o ódio, a raiva e o ressentimento podem ser uma boa arma de defesa até que a gente se fortaleça.

A raiva prejudica a própria pessoa.
Pra que sentir algo ruim se podemos nos livrar disso?

Depois, não saber perdoar é fraqueza e ignorância que deve ser corrigida. As atitudes dos outros não podem nos afetar.
Quem se sente infeliz com uma ofensa, é cúmplice de quem ofende. A pessoa pode te ofender, mas só você mesmo é quem pode se fazer sentir ofendido.
Ficar remoendo intrigas é só orgulho ferido, sendo que só faz mal pra quem tem o sentimento dentro de si.
O perdão ajuda em nossa sanidade mental, além de ser um agente apaziguador no convívio em sociedade.
Isso é fundamental em um mundo onde todo mundo erra o tempo todo, sem contar as horas onde o erro é nosso, mas achamos que é do outro.

Saber se perdoar também é importante.
Errou e não pode voltar atrás?
Aprenda com o erro e não volte a comete-lo. É só o que pode fazer. Ficar remoendo o próprio erro sem poder corrigi-lo é perda de tempo e só leva a infelicidade.
Errou, percebeu que errou e pode fazer algo?
Desculpe-se e faça o que pode para minimizar os efeitos do erro, depois esqueça o assunto.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Hum...leu meu post explicando como vejo o perdão? Acho que é mais complicado um pouco do que isto. Cada possibilidade e processo de perdão são únicos. Não há como forçar sentimentos apenas pela razão consciente de como deve ser, ou porque é melhor que seja assim. Seria preciso um disjuntor. Mas somos humanos.

Certamente não é tão fácil quanto desligar um disjuntor, afinal temos pouco controle sobre nossa mente, no entanto, é uma questão de treino e de foco no assunto.
Entender os motivos do outro já é meio caminho andado, sendo que pra isso basta reflexão sobre o acontecido.

Antigamente eu não perdoava ninguém, mesmo por erros bobos... hoje perdoo até quem não deveria, dada a gravidade do erro...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Cabula

Mensagem por Cabula »

Odeio aquela arrogância cristã que a pessoa diz quando quer humilhar alguém: " eu te perdoo "

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Deise Garcia
Gênero: Feminino

Re: O que é o perdão?

Mensagem por Deise Garcia »

NadaSei escreveu:
Najma escreveu:
Cabula escreveu:Os crentes falam em perdão mas muitas vezes guardam ressentimentos e dão uma desculpa qualquer. Mas o que é perdão na verdade? é só esquecer e não ter ressentimento ou é também poupar da punição?

Perdoar é não julgar, não guardar ressentimentos... e não lembrar que a pessoa fez algo de errado algum dia. É como se nunca tivesse feito.

Eu não sei perdoar. :emoticon1:

Exato, concordo com a definição.

É não julgar a pessoa pela atitude e não guardar ressentimento por ela.

Perdoar é difícil, eu diria que o perdão envolve se colocar no lugar da outra pessoa e "justificar" seu erro, entender o motivo dela não ter enxergado além daquele ponto de vista limitado e, assim entender o motivo de seu erro e não responsabiliza-la pela ignorância.
As pessoas agem errado por ignorância, elas estão sempre fazendo o melhor que podem. (E que bosta é o nosso melhor...)

Quando você entende o motivo do erro, é mais fácil perdoar.

Diria também que não punir, não tem nada a ver com não perdoar.
A punição é uma forma de ensinar e alertar a pessoa sobre seu erro.
As pessoas aprendem errando, mas algumas vezes só aprendem quando arcam com as consequências de seu erro.
Não é "punir" no sentido de vingança, mas da mesma forma que um pai pune o filho quando ele faz arte. Em muitos casos a punição pode ser negar ajuda a essa pessoa, deixando ela se virar para lidar com o problema que causou.

Eu sei perdoar... minha dificuldade maior foi em aprender a não confundir perdoar com deixar impune. Agora está sendo em saber como "dosar" ou "ministrar" a punição.

Gosto das pessoas honestas! Você realmente nada sabe. Ignorante assumido!

NadaSei

Re: O que é o perdão?

Mensagem por NadaSei »

Deise Garcia escreveu:
NadaSei escreveu:Exato, concordo com a definição.

É não julgar a pessoa pela atitude e não guardar ressentimento por ela.

Perdoar é difícil, eu diria que o perdão envolve se colocar no lugar da outra pessoa e "justificar" seu erro, entender o motivo dela não ter enxergado além daquele ponto de vista limitado e, assim entender o motivo de seu erro e não responsabiliza-la pela ignorância.
As pessoas agem errado por ignorância, elas estão sempre fazendo o melhor que podem. (E que bosta é o nosso melhor...)

Quando você entende o motivo do erro, é mais fácil perdoar.

Diria também que não punir, não tem nada a ver com não perdoar.
A punição é uma forma de ensinar e alertar a pessoa sobre seu erro.
As pessoas aprendem errando, mas algumas vezes só aprendem quando arcam com as consequências de seu erro.
Não é "punir" no sentido de vingança, mas da mesma forma que um pai pune o filho quando ele faz arte. Em muitos casos a punição pode ser negar ajuda a essa pessoa, deixando ela se virar para lidar com o problema que causou.

Eu sei perdoar... minha dificuldade maior foi em aprender a não confundir perdoar com deixar impune. Agora está sendo em saber como "dosar" ou "ministrar" a punição.

Gosto das pessoas honestas! Você realmente nada sabe. Ignorante assumido!

Não concorda com o que em meu post?

Fedidovisk

Re.: O que é o perdão?

Mensagem por Fedidovisk »

Eu fico pensando se a Deise fica nervosa quando lê os posts, ou se ela vem postar no RV nervosa... se nenhum dos 2, não quero eu vê-la "furiosa".

Cabula

Mensagem por Cabula »

Fedidovisk escreveu:Eu fico pensando se a Deise fica nervosa quando lê os posts, ou se ela vem postar no RV nervosa... se nenhum dos 2, não quero eu vê-la "furiosa".

Cabe a nós perdoá-la...

Deus é um só...
...mas com várias caras: uma para cada religião
O homem é um animal inteligente o bastante para criar o seu próprio criador
Ei, porque acreditar em alguem que pune todos os descendentes e também todos os animais por causa da desobediência de dois indivíduos?

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Cabula escreveu:Odeio aquela arrogância cristã que a pessoa diz quando quer humilhar alguém: " eu te perdoo "

E geralmente é dito de ''boca prá fora''.

Pior é quando dizem que amam o ''irmão'' desconhecido. Aff!
Bobo é aquele que acredita.
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Trancado