Apo escreveu:A hipocrisia a respeito do perdão é utilitária e dogmática.
Não...não PRECISO perdoar porque posso PRECISAR do perdão. O outro não tem obrigação alguma de me perdoar e eu tenho que ser humilde e entender. Cada um com seus limites e sentimentos. É muito egoísmo cobrar o perdão de nós e dos outros. Somos humanos e não baratas.
Fingir perdão não vale. É algo que acontece em momentos diferentes, por pessoas e situações específicos, em momentos diversos da vida.
Não depende do interesse que temos ( ou pelo menos para mim, não consigo ser tão calhorda), mas de uma coisa natural, que é uma espécie de apaziguamento ou entendimento, ou ainda a famosa "elaboração" interior, que pode diminuir os efeitos da raiva, do ódio, da dor que o outro, dolosamente ou não, nos fez passar.
Alguns perdões são processados em minutos dentro de nós, é uma espécie de alívio ou cura da dor, que acontece com um sorriso ou uma explicação, por algum tipo de estado de espírito em sintonia com o outro. Nem precisa estar relacionado com os laços ou tipo de vínculo...pode acontecer num simples encontrão no meio da rua.
Outros perdões demandam tempo e investimento. Outros jamais acontecerão pois a outra parte continua a nos impingir sofrimento e não há motivo para perdão, a menos que sejamos masoquistas.
Alguns acontecem após a morte do outro, não sei se tardiamente, pois o perdão não é utilitário apenas na convivência, mas no virar de página pessoal.
E alguns perdões são até inúteis. Ou seja, o ódio, a raiva e o ressentimento podem ser uma boa arma de defesa até que a gente se fortaleça.
A raiva prejudica a própria pessoa.
Pra que sentir algo ruim se podemos nos livrar disso?
Depois, não saber perdoar é fraqueza e ignorância que deve ser corrigida. As atitudes dos outros não podem nos afetar.
Quem se sente infeliz com uma ofensa, é cúmplice de quem ofende. A pessoa pode te ofender, mas só você mesmo é quem pode se fazer sentir ofendido.
Ficar remoendo intrigas é só orgulho ferido, sendo que só faz mal pra quem tem o sentimento dentro de si.
O perdão ajuda em nossa sanidade mental, além de ser um agente apaziguador no convívio em sociedade.
Isso é fundamental em um mundo onde todo mundo erra o tempo todo, sem contar as horas onde o erro é nosso, mas achamos que é do outro.
Saber se perdoar também é importante.
Errou e não pode voltar atrás?
Aprenda com o erro e não volte a comete-lo. É só o que pode fazer. Ficar remoendo o próprio erro sem poder corrigi-lo é perda de tempo e só leva a infelicidade.
Errou, percebeu que errou e pode fazer algo?
Desculpe-se e faça o que pode para minimizar os efeitos do erro, depois esqueça o assunto.