Fedidovisk escreveu:Cadê o Sr. dos bonobos, ele deve ter uma teoria interessante à respeito disso...
Chamou... agora aguente!
Não, o casamento não funciona por conta da "fidelidade".
O desejo de fidelidade é um fruto irracional do egoísmo.
As pessoas são egoístas e querem ser "donas" do outro.
É compreensível o desejo e até bonitinho...
A pessoa quer possuir a outra só para si, "ter sua alma, ter seu corpo, tudo em fim... só que além de dois existem mais..."
A pessoa quer ter o outro para si, e, quando não é hipócrita, ela também quer pertencer a outra pessoa da mesma forma.
Isso é carência e excesso de apego.
A verdade é que não existe razão para esse excesso todo, o ciúmes não passa de egoísmo, é vaidade.
Quando a mulher de alguém descobre que o cara está saindo com mais alguém ela chora e pergunta: "Como você pôde fazer isso comigo?"
Então o marido pergunta: "Fazer o que?".
O marido não "fez" nada com a esposa, ele estava se divertindo com outra pessoa.
É a mulher quem está fazendo algo contra ela e contra o marido.
Se ela ama o marido, deveria ficar feliz por saber que ele estava feliz, se divertindo com uma amiga, tendo prazer, "amando" e tendo um momento intimo com alguém por quem ele tem carinho.
Só que a mulher em seu egoísmo irracional, ignora isso tudo e acha que algo foi feito contra ela. (é sempre o EU dela que conta, nunca o do marido...).
Ela dirá coisas como:
- Você feriu os
MEUS sentimentos!
- Você não pensa em
MIM!
- Você não
ME ama mais?
Ela "julga" ruim o marido estar se divertindo, julga ruim ele estar feliz, e ainda acha que algo foi feito contra ela.
Sejamos honestos, o que o cara fez foi com "a outra", não com a esposa... E não foi nada "ruim", muito pelo contrario, foi algo que deu prazer e diversão aos dois únicos envolvidos na questão (o marido e a amiga dele).
Duas pessoas que de comum acordo fizeram uso da liberdade que lhes é de direito, para com ela ter prazer e diversão um com o outro em um momento romântico e intimo.
Quando iludidas duas pessoas podem sim viver por todo uma vida um casamento feliz e fiel... mas pra que?
Seria como jurar fidelidade ao melhor amigo.
Olha, sou seu amigo, mas sou o único. Se você fizer amizade com outras pessoas, está tudo terminado entre nós...
Faz sentido isso?
Acaso ter outras "amigas" com as quais nos envolvemos sexualmente, impede o cara de amar a esposa?
Ou então, pra dar um exemplo mais besta e caricato, mas que demonstra a insanidade desse "acordo de fidelidade", chegar a um acordo com sigo mesmo de comer apenas morangos, sem trair o morango comendo outras frutas deliciosas.
O ser humano gosta de outras pessoas, sente tesão, sente vontade de "agarrar", "beijar" e transar com outras pessoas...
Ele pode estar casado e amando alguém, isso não o impede de, apesar disso, sentir vontade de ficar com outras pessoas.
A companheira escolhida, vai ser a "favorita", nós temos nossas preferências.
Minha fruta predileta é o caqui, isso não significa que para comê-lo tenho que abrir mão da maçã, da pêra, da manga, etc...
Ter preferências é bom, só que se abrir mão do resto, não é nada difícil acabar tendo uma "overdose" de caqui e acabar por enjoar dele.
Esse é o grande problema...
Pra um casamento funcionar pra valer, seria necessário duas pessoas muito egoístas e carentes juntas, caso contrario a coisa esfria. A carência pode manter o relacionamento "morno" e fazê-lo durar toda uma vida.
Depois, pra que abrir mão da variedade que traz tanto prazer e diversão?
É uma escolha irracional.
Com a vida sendo eterna então... ai fica impossível.
Não é por nada que Cristo afirma que o "casamento" não existe no "reino dos céus".