etica vegetariana

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fabi
Gênero: Feminino

Re: Re.: etica vegetariana

Mensagem por Fabi »

ruimig escreveu:Fabi... desculpa... mas que :emoticon12: tosquera foi essa.

Não é desvio, ética é bonita, mas a biologia não segue a ética....eu vou te mostrar um link onde tem um debate que tem dois biólogos sobre essa questão da carne....
http://clubecetico.org/forum/index.php/ ... 2.725.html
Lá tem tudo, desde aula de bioquimica, até biologia e genética e o porque devemos comer carne.....

ruimig

Mensagem por ruimig »

Fabi escreveu:

Não é desvio, ética é bonita, mas a biologia não segue a ética....eu vou te mostrar um link onde tem um debate que tem dois biólogos sobre essa questão da carne....
Lá tem tudo, desde aula de bioquimica, até biologia e genética e o porque devemos comer carne.....

eu disse que ia e voltei... :emoticon16:

eu já li esse debate.

o atheist fala em suplementos. como eu falei. Só faltou os nada naturais :emoticon12: essa é a parte que pus dúvidas. mas ainda podemos beber leitinho... sem matar os animais. embora aqui outra dúvida me assalte. Se criamos vacas leitudas... para onde irão os bois?

O principal argumento parece ser mesmo o da necessidade humana de comer carne (porque evoluimos para isso... mas também evoluimos para comer vegetais). mas não está comprovado... porque há milhões de vegetarianos ...Budistas, Hindus e jainistas que não comem carne e são saudáveis. Pelo que deve haver algo errado no argumento de que quem não come carne... vai virar esqueleto, vai ficar raquitico... vai morrer.

Apo

Re.: etica vegetariana

Mensagem por Apo »

Bom...não quero entrar na questão de direitos do animais. Direitos são coisas provenientes dos humanos e suas leis e preceitos. Se animais tivessem direitos, antes da existência do homem moral e ético, quem definia o que era direito animal?

Apenas quero fazer uma pergunta:

- Há bichos insetívoros, frugíveros, vegetarianos, etc etc E CARNÍVOROS. E há animais com alimentação tanto de um tipo como de outro ao mesmo tempo. Se os carnívoros matam para comer, por que o homem não pode matar? Não somos carnívoros também? Se alguém resolve não querer mais ser carnívoro, ou inventar de comer insetos apenas, ou raízes, ou capim...que o faça.
Imagem

Fabi

Mensagem por Fabi »

ruimig escreveu:
Fabi escreveu:

eu disse que ia e voltei... :emoticon16:

eu já li esse debate.

o atheist fala em suplementos. como eu falei. Só faltou os nada naturais :emoticon12: essa é a parte que pus dúvidas. mas ainda podemos beber leitinho... sem matar os animais. embora aqui outra dúvida me assalte. Se criamos vacas leitudas... para onde irão os bois?

O principal argumento parece ser mesmo o da necessidade humana de comer carne (porque evoluimos para isso... mas também evoluimos para comer vegetais). mas não está comprovado... porque há milhões de vegetarianos ...Budistas, Hindus e jainistas que não comem carne e são saudáveis. Pelo que deve haver algo errado no argumento de que quem não come carne... vai virar esqueleto, vai ficar raquitico... vai morrer.

A carne vermelha tem ferro heme, que é melhor absorvido pelo corpo, mais do que o ferro encontrado em vegetais... Mas eu ainda quero fazer um hemograma (exame de sangue) nessas pessoas vegetarianas ditas "saudáveis" pra ver se elas não apresentam anemia, e nem um tipo de restrição alimentar ao ferro heme, encontrado na carne vermelha.... pessoas com restrição a esse tipo de substancia vivem bem saudáveis sem a carne vermelha..... ahh, e também tem aquela questão de tipos de vegetarianos, tem aqueles que não comem produtos de origem animal, aqueles que não comem carne mas comem ovo, e etc....
Não sei porque colocar filosofia, e ética nessa questão da carne, quem não quiser comer carne que não coma, mas deixem os outros comer....

André

Mensagem por André »

Apo escreveu:Bom...não quero entrar na questão de direitos do animais. Direitos são coisas provenientes dos humanos e suas leis e preceitos. Se animais tivessem direitos, antes da existência do homem moral e ético, quem definia o que era direito animal?

- Há bichos insetívoros, frugíveros, vegetarianos, etc etc E CARNÍVOROS. E há animais com alimentação tanto de um tipo como de outro ao mesmo tempo. Se os carnívoros matam para comer, por que o homem não pode matar? Não somos carnívoros também? Se alguém resolve não querer mais ser carnívoro, ou inventar de comer insetos apenas, ou raízes, ou capim...que o faça.

Exatamente. Tem liberdade de comer o que quiser. Agora se vier com discurso moralista tentando julgar quem come carne além de ser chato , não está respeitando a liberdade dos outros que querem comer carne.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

Apo

Mensagem por Apo »

André escreveu:
Apo escreveu:Bom...não quero entrar na questão de direitos do animais. Direitos são coisas provenientes dos humanos e suas leis e preceitos. Se animais tivessem direitos, antes da existência do homem moral e ético, quem definia o que era direito animal?

Exatamente. Tem liberdade de comer o que quiser. Agora se vier com discurso moralista tentando julgar quem come carne além de ser chato , não está respeitando a liberdade dos outros que querem comer carne.

Acho que carne faz até meio mal, principalmente a vermelha. Fique uns meses sem comer e volte, para ver o que acontece...o corpo e o metabolismo estranham, dá dor de cabeça, dor de barriga, diarréia...até que depois de alguns dias, se acostuma de novo. Tem outros problemas, como o uso de alguns hormônios na carne tanto vermelha, quanto de aves. Que podem nos fazer mal. Também há carne vermelha que recebe aditivos químicos para melhorar a aparência. Tudo isto PODE ser ruim.
É importante as pessoas saberem disto, para decidir se querem comer ou não. Agora, é preciso repor alguns tipos de nutrientes de proteínas animais fornecidos pela carnes. Ou podemos viver bem se eles? Se sim, tudo bem. Se não, cada um que tenha responsabilidade por sua saúde. Assim como tomar leite e seus derivados. Ou comer peixe e frutos do mar.
Há quem diga que para os orientais, nós, comedores de carne bovina temos cheiro de carniça. Assim como se sente odor de peixe nas pessoas que consomem muito peixe.

Mas o que não concordo é com o argumento ético sobre direito do animal ser comido ou não. Senão, eles também não se comeriam entre si.
Imagem

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Mensagem por Ilovefoxes »

1 - Há controversas entre se é ou não saudável sobreviver só de vegetais. Há pouco tempo, era muito popular dizer que viver de vegetais é muito mais saudável, mas isso mudou.
Principalmente que os vegetais estão altamente contaminados quimicamente.

Algum vegetariano vem querer te convencer que é mais saudável vegetais? Então faz assim: atira bem grosso e duro na cara "Moral? VOCÊ não tem moral por usar mentiras como argumentos, essas crenças te fazem mais felizes? Bom para você, mas vomitar isso como argumento é FALTA DE MORAL!"

2 - Problemas morais? Como disse a Fabi: cadê a moral do leão quando mata um cavalo?
Em um mundo perfeito, talvez não fosse assim, mas Deus que fez o nosso é sádico! :emoticon167:

André

Mensagem por André »

Apo escreveu:
André escreveu:

Acho que carne faz até meio mal, principalmente a vermelha. Fique uns meses sem comer e volte, para ver o que acontece...o corpo e o metabolismo estranham, dá dor de cabeça, dor de barriga, diarréia...até que depois de alguns dias, se acostuma de novo. Tem outros problemas, como o uso de alguns hormônios na carne tanto vermelha, quanto de aves. Que podem nos fazer mal. Também há carne vermelha que recebe aditivos químicos para melhorar a aparência. Tudo isto PODE ser ruim.
É importante as pessoas saberem disto, para decidir se querem comer ou não. Agora, é preciso repor alguns tipos de nutrientes de proteínas animais fornecidos pela carnes. Ou podemos viver bem se eles? Se sim, tudo bem. Se não, cada um que tenha responsabilidade por sua saúde. Assim como tomar leite e seus derivados. Ou comer peixe e frutos do mar.
Há quem diga que para os orientais, nós, comedores de carne bovina temos cheiro de carniça. Assim como se sente odor de peixe nas pessoas que consomem muito peixe.

Mas o que não concordo é com o argumento ético sobre direito do animal ser comido ou não. Senão, eles também não se comeriam entre si.

Eu inclusive já disse isso. Carne vermelha em excesso é problemática, é um dos fatores para risco de doenças do coração por exemplo.

Agora na medida certa, e carnes de qualidade, podem fazer parte de uma dieta balanceada e boa. Digo podem e não devem pq como vc penso que cabe a cada um escolher, sem moralismos, o que acha melhor para si.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

ruimig

Mensagem por ruimig »

calma... :emoticon16:
eu comecei o tópico dizendo que não consigo refutar os argumentos deles. achas isso um argumento ou um apelo?
Os animais não têm escolha. Eles não pensam. Nós pensamos. mas sim... eu também acredito numa liberdade para além de argumentos... neste caso.

Porém coloco uma questão. Animais de estimação. Na China criam cães e gatos para consumo. Algo que choca muitos Ocidentais carnivoros. Isto porque olhamos estes animais em particular de outro modo... convivemos com eles e damos a eles uma estatuto moral. Temos empatia por eles... pensamos neles e no seu bem estar. Coisa que não fazemos com o tipo de animais que usamos para consumo. Em relação aos animais de consumo, Chineses e Ocidentais são iguais. Não pensamos neles e no seu estar... enquanto tal. E eu próprio... que ando a tentar por animais de consumo no centro de uma ética... não consigo. Estranho... não? Mesmo em relação aos porcos... que são mais inteligentes que cães e gatos... eu só consigo ver bacon...

ruimig

Mensagem por ruimig »

André escreveu:

Moralismo aqui não. Só argumentos. Agora é verdade que muitos absorvem os bons argumentos e depois chamam os carnivoros de assassinos. isso sim é entrar em órbita. Não podemos nos basear só em argumentos para viver. Imaginemos que alguém inventa uma argumento irrefutável contra nos apaixonarmos. Por isso trará transtorno e desilusão na maioria das vezes. Mesmo assim não conseguimos não nos apaixonar. Mas claro... não vamos abandonar a razão e os argumentos de vez. Porque fazer isso seria um mal muito maior.

André

Mensagem por André »

ruimig escreveu:
André escreveu:

Moralismo aqui não. Só argumentos. Agora é verdade que muitos absorvem os bons argumentos e depois chamam os carnivoros de assassinos. isso sim é entrar em órbita. Não podemos nos basear só em argumentos para viver. Imaginemos que alguém inventa uma argumento irrefutável contra nos apaixonarmos. Por isso trará transtorno e desilusão na maioria das vezes. Mesmo assim não conseguimos não nos apaixonar. Mas claro... não vamos abandonar a razão e os argumentos de vez. Porque fazer isso seria um mal muito maior.

Claro. Sendo que mais importante que os argumentos são as evidencias que os embasam.

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

ruimig escreveu:Nós somos seres morais, mas não inteiramente morais. Temos pepitas de amoralidade e até de arracionalidade. Pode ser isto?

Ainda somos animais cheios de instintos e a espécie dominante pela capacidade criativa que temos. Quase não somos mais presas.

Suponha que uma raça alienígena mais poderosa venha à nos descobrir e vir à apreciar o doce sabor da nossa carne.

Tomara que eles também tenham entre eles algo semelhante aos nossos vegetarianos. :emoticon16:

Eu gosto de churrasco, porém procuro não pensar muito que eram animais vivos antes de exalarem o inebriante perfume de assado.

Meu sonho é ser vegetariano, pelo menos o excesso de peso iria-se desaparecer, acho.
Oh, instinto maldito. :emoticon8:
O ateísmo é uma consequência em mim, não uma militância sistemática.

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

ruimig

Mensagem por ruimig »

isso é falta de força de vontade mesmo. Mas se te conforta apelar ao instinto para servir de desculpa :emoticon16:

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Se dermos muitra trela, podemos acabar nisso:

Frutarianismo

[center]Imagem[/center]

"O frutarianismo é um sistema de nutrição e um estilo de vida. A dieta frutariana consiste apenas em frutas e sementes cruas.

Exemplos de frutas: abacaxi, manga, banana, abacate, maçã, melão, laranja, etc. todos os tipos de bagas, e tomate, pepino, azeitona; também frutas secas como nozes, caju, castanhas, etc. e sementes.

De todos os tipos de comida que o ser humano pode comer, as frutas são o mais agradável ao nosso paladar, têm o gosto mais tentador e o aspecto mais natural com cores vivas. A fruta é o único tipo de comida que pode satisfazer completamente o ser humano... todo o resto é incompleto...

Seu aroma atrativo, seu suco apetitoso e refrescante e seu conteúdo nutritivo (vitaminas, enzimas, minerais, fibras, água, proteínas, etc.) fazem da fruta a melhor comida que o ser humano pode comer. A fruta é um tipo de comida completo, que tem tudo o que você precisa para se alimentar adequadamente, nas proporções corretas. As frutas podem ser armazenas à temperatura ambiente, não precisam de refrigeração e não levam longos períodos de tempo para serem preparadas, e não geram resíduos desagradáveis.

A fruta é um alimento vivo! Fruta tem 'o poder e a magia da vida'. A nutrição frugal é um conceito muito simples... das frutas sozinhas, o corpo humano tem a capacidade de produzir tudo o que precisa para permanecer energeticamente vivo por mais de 100 anos.

Todo médico, todo nutricionista no mundo concorda que as pessoas precisam de frutas e frutas são o melhor tipo de comida para uma saúde longa, controle de peso, longevidade e desintoxicação... mas um frutariano diz:

NÓS PODEMOS VIVER MARAVILHOSAMENTE BEM APENAS COM FRUTAS CRUAS!

O estilo de vida frutariano rejeita todo tipo de comida cozida e a considera como não saudável para o indivíduo e poluente para o ambiente, causando nutrição não balanceada, todos os tipos de doença, oscilações de humor, necessidade de nutrientes sintéticos e químicos, queda de vitalidade, perda da beleza externa, perda de felicidade interna e depressão. Todas essas conseqüências podemos identificar muito bem nas sociedades modernas civilizadas.

Ao comer apenas frutas cruas, o frutariano está livre de todas as más conseqüências dos vícios da comida cozida... incluindo toda a violência contra as formas de vida, e ele/ela não estará contaminado pelos venenos dos corpos de animais mortos.

Se você come comidas cozidas, em particular corpos de animais, então seu corpo está automaticamente envenenado, e você, condenado a cultivar em você muitos pensamentos, sentimentos e emoções de baixa qualidade... e se você quer desenvolver um alto nível de vida intelectual, artística ou espiritual, então você tem que ter um grande esforço e talvez dor para concretizar seus objetivos... com a nutrição frugal, os resultados de sua criação serão brilhantes, coloridos e encorajadores.

Fruta é o suporte biológico para uma forma mais elevada de vida, única para os seres humanos... de amor, criatividade e consciência."

fonte: http://www.vegetarianismo.com.br/crudiv ... nismo.html
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Boooooommmmmmm, vejamos:

Possuo Incisivos, caninos, molares e pré-molares. Toda a estrutura da dentição humana é voltada para a degustação de carne...

E isso é muito bom. :emoticon12:

E, que eu saiba, um leopardo não fica traumatizado, e nem pensando em ética quando a fome aperta. :emoticon13:
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

ruimig escreveu:isso é falta de força de vontade mesmo. Mas se te conforta apelar ao instinto para servir de desculpa :emoticon16:

O instinto da comilança domina a minha vontade. :emoticon16:

Alguns dizem que aqueles que comem demais acumulam reservas para um futuro sombrio. :emoticon19:

Outra desculpa. :emoticon16:

'' O homem sábio molda a sí mesmo, os tolos só vivem para morrer.'' (O Messias de Duna - F.Herbert)

Não importa se você faz um pacto com deus ou o demônio, em quaisquer dos casos é a sua alma que será perdida, corrompida...!

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Gilghamesh escreveu:Boooooommmmmmm, vejamos:

Possuo Incisivos, caninos, molares e pré-molares. Toda a estrutura da dentição humana é voltada para a degustação de carne...

E, que eu saiba, um leopardo não fica traumatizado, e nem pensando em ética quando a fome aperta. :emoticon13:

É que nós, animais humanos, nem sempre comemos por fome, geralmente é por puro prazer.
Prazer e ética às vezes não concordam. :emoticon16:

Gilghamesh
Contato:

Mensagem por Gilghamesh »

Márcio escreveu:

É que nós, animais humanos, nem sempre comemos por fome, geralmente é por puro prazer.

O ato de nos alimentarmos é puro prazer, o mesmo ocorre com animais não humanos.
Experimenta dar uma banana prá um leão prá ver se ele não torce o rabo num ato de rejeição plena, por um alimento que não lhe é prazeroso.

Ou, experimenta dar um pedaço de filé mignon, para um coelho, prá ver se ele aceita ou rejeita.

Melhor ainda, deixe o coelho uma semana sem comer e ofereça o filé prá ver o que acontece!

Todos comem aquilo que lhes dá prazer, se assim não fosse, não comeriamos e então, morreriamos.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Márcio
Contato:

Mensagem por Márcio »

Gilghamesh escreveu:
Márcio escreveu:

O ato de nos alimentarmos é puro prazer, o mesmo ocorre com animais não humanos.
Experimenta dar uma banana prá um leão prá ver se ele não torce o rabo num ato de rejeição plena, por um alimento que não lhe é prazeroso.

Ou, experimenta dar um pedaço de filé mignon, para um coelho, prá ver se ele aceita ou rejeita.

Melhor ainda, deixe o coelho uma semana sem comer e ofereça o filé prá ver o que acontece!

Todos comem aquilo que lhes dá prazer, se assim não fosse, não comeriamos e então, morreriamos.

Eu sei Gilgha, o prazer é a ''mola'' que faz com que seres animais realizem certas ações essenciais à sua sobrevivência.
Assim como a dor os afasta de perigos potenciais.
Quanto à fome intensa em humanos, acho que não deve ser muito frequente, geralmente comemos mais por prazer do que por fome.

Se eu sentisse fome de fato, comeria até quiabo com giló (argh!) e talvez nem sentisse prazer por isso, mas ficaria vivo.

Acho que lí em algum lugar que sob fome extrema e presos juntos, certos animais que são normalmente herbívoros, acabam se tornando antropófagos. Mas, como eu disse, são situações extremas e severas.

NadaSei

Re: etica vegetariana

Mensagem por NadaSei »

ruimig escreveu:Sinceramente, não consigo refutar os argumentos dos vegetarianos éticos (os argumentos não são deles... mas de filosofos a sério). Se digo que animais não têm direitos (Peter Singer), porque também não têm deveres, então devo negar direitos a bebés e atrasados mentais. Não têm direitos mas é reprovável fazer animais sofrer desnecessáriamente... e comer carne é concordar com as práticas erradas da Industria alimentar. E mesmo que a Indústria alimentar desse boa vida aos animais antes de irem para o prato... ainda assim poderia-se dizer que seria eticamente reprovável comer animais porque estou a privar a vida de um ser sensível para satisfazer a minha gula de comer carne... quando outras alternativas estão disponíveis (aqui há a polémica se um vegetarianismo estrito é mesmo saudável. talvez aqui pudessemos comprar suplementos. depois há quem não tenha posses para esse tipo de dieta).

Enfim... são alguns exemplos. Não consigo refutar os argumentos... não vejo nada de errado neles... mas não sinto remorso em comer churrasco.
Sou um monstro :emoticon16:

Toda a ação humana é desequilibrada.

Eu posso alegar que comer vegetais prejudica o meio ambiente.
Eles devastam florestas para plantar grãos, legumes, frutas, etc...
A agricultura é uma indústria leve, mas é poluente e devasta o meio ambiente, isso significa a morte de uma variedade enorme de espécies animais e vegetais.
De uma olhada em como a Amazônia com toda sua diversidade, tem sido queimada para dar lugar a plantações de soja.
Diversas praticas agrícolas não só devastaram as regiões onde agora se encontram as fazendas, como também estão tornando o solo infertil, o que vai resultar em um processo de desertificação dessas áreas, algo semelhante ao que ocorreu em diversas áreas no oriente médio há tempos.

Melhor é criar vacas leiteiras, e galinhas chocadeiras.
O resto completamos com luz. :emoticon16:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Ilovefoxes

Gilghamesh escreveu:
Márcio escreveu:

É seleção natural: dá prazer porque assim ajuda na sobrevivência.

ruimig

Mensagem por ruimig »

e figadeira. alguém já comeu? odiava essa merda

Alexandre

Mensagem por Alexandre »

André escreveu:
ruimig escreveu:André... os animais não têm direitos... ou têm direitos. isso não é relevante para a questão.

Pois esse é o único que poderia de fato ter algum efeito. Se os defensores dos direitos dos animais avançassem. Até acho que tenham direitos, apenas não iguais.

O argumento moralista, o outro, esse realmente é muito frouxo.
-

Em um passado distante, escravos não tinham direitos, podendo inclusive serem assassinados pelos próprios donos. Se a escravatura durou algo em torno de 2 séculos, se não me engano, foi porquê o argumento dos moralistas anti-escravagistas na época era bastante "frouxo". Vale lembrar que até há 30 anos a constituição permitia que o esposo matasse a cônjuge, se esta cometesse o delito de traição. Ou seja, é a ditadura dos valores morais da maioria, o que não quer dizer que seja certo ou que deva ser aceito sem resistência pelos que discordam de tais práticas. Mas também acredito que a moral é temporal. Se comer "bichinhos bonitinhos" é natural para você hoje, pode ser que seus bisnetos o vejam como um selvagem estúpido e sádico por isso. Afinal, estamos em constante evolução moral e social. Assim eu espero.
"Desisti de ser feliz. Agora me sinto muito menos infeliz."
Micítaus do ISSÁS

"Um rio que tudo arrasta se diz violento, mas não se dizem violentas as margens que o oprimem."
Bertold Brecht

O que estou ouvindo?
Jeff Buckley-Hallelujah"

André

Mensagem por André »

Alexandre escreveu:
André escreveu:
ruimig escreveu:André... os animais não têm direitos... ou têm direitos. isso não é relevante para a questão.

Pois esse é o único que poderia de fato ter algum efeito. Se os defensores dos direitos dos animais avançassem. Até acho que tenham direitos, apenas não iguais.

O argumento moralista, o outro, esse realmente é muito frouxo.
-

Em um passado distante, escravos não tinham direitos, podendo inclusive serem assassinados pelos próprios donos. Se a escravatura durou algo em torno de 2 séculos, se não me engano, foi porquê o argumento dos moralistas anti-escravagistas na época era bastante "frouxo". Vale lembrar que até há 30 anos a constituição permitia que o esposo matasse a cônjuge, se esta cometesse o delito de traição. Ou seja, é a ditadura dos valores morais da maioria, o que não quer dizer que seja certo ou que deva ser aceito sem resistência pelos que discordam de tais práticas. Mas também acredito que a moral é temporal. Se comer "bichinhos bonitinhos" é natural para você hoje, pode ser que seus bisnetos o vejam como um selvagem estúpido e sádico por isso. Afinal, estamos em constante evolução moral e social. Assim eu espero.

Eu torço por evolução moral e social tb. Mas se eles me julgarem estúpido e sádico estarão sendo anacrônicos.

E essas analogias que comparam coisas diferentes é uma beleza. A liberdade de não ser posse não é um argumento apenas moral, nem é principalmente moral, é um argumento da justiça. Nenhum homem tem direito de privar outro homem de sua liberdade, trata-lo como mercadoria. Obviamente tal defesa faz parte da tal evolução ética, moral e social que concordamos. Evolução que não é continua e tem infelizmente seus percalços. Se comer ou deixar de comer carne faz parte dessa evolução é algo discutível, afirmar que é, e se julgar mais evoluído por isso, é o cúmulo da soberba.

Discordamos em achar que é mais evoluído ou superior aquele que julga que é errado comer carne. Esses que agora parecem achar que estão "a frente do seu tempo" são "vanguarda". Estilo e jeitão arrogante bem típico e que acho insuportável.

É lógico que quem não concorda com algo deve lutar democraticamente pelo que acredita. A arrogância, no entanto, é bem dispensável.

Ilovefoxes

Não sei porque, mas comparar escravidão e homicídio sem justificativa não me parece o mesmo contexto de alimentação... :emoticon5:

Trancado