Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fedidovisk

Re: Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por Fedidovisk »

NadaSei escreveu:
Alexandre escreveu:Você é celibatário e aprova orgias, ou como diria meu avô - se tivesse tido tempo de conhecê-lo -, "sem-vergonhices". Contraditório para mim.

Não tem nada de contraditório nisso.
O celibato é para o "desapego", assim eu aprendo a ter controle de meus sentidos e sentimentos.
Dessa forma não os deixo me dominar, nem permito que eles sejam "excessivos".

A prática do celibato visa me permitir ter o controle de minha própria mente.
Assim não sou levado por vícios, por instinto. Assim não dependo do sexo, nem me "apaixono".
Tendo o controle sobre os meus desejos, não sou escravizado por eles.

Isso nada impede que eu seja favorável aos relacionamentos abertos. Depois, essa prática chega ao fim quando eu tiver o controle da mente, sendo abandonada após cumprir sua função.

Eu não sou celibatário por achar que o celibato é a forma correta de viver. O celibato é uma pratica que tem outro objetivo.

Eu também adoro comida de todo tipo.
Cresci sendo filho de um dono de uma cantina italiana, comendo pizzas, carnes e massas.
Donos de restaurante constantemente visitam a concorrência para estar a par das coisas, então sempre comi comida japonesa, árabe, chinesa, alemã, etc...
Tenho um gosto variado, como qualquer coisa e adoro experimentar tudo, até mesmo insetos.
Não tenho preconceito contra comida nenhuma, não para experimentar. Tenho um gosto variado e adoro a diversidade culinária.

Ainda assim já pratiquei jejuns pelo mesmo motivo.
Essas práticas não são a forma correta de viver, elas são ferramentas com um objetivo, elas nos permite maior controle sobre nossas mentes e maior autoconhecimento.

O resultado delas, é poder aproveitar todas essas coisas boas da vida, sem cair nas armadilhas presentes no desfrute da cada uma delas.

Um Ascetista!

Bem vindo ao clube dos "amorais" "disciplinados" ! :emoticon16:

NadaSei
Gênero: Masculino

Mensagem por NadaSei »

Fedidovisk escreveu:
Um Ascetista!

Bem vindo ao clube dos "amorais" "disciplinados" ! :emoticon16:

:emoticon266:
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:
Fernando escreveu:
Bellé escreveu:Não quero lhe impor o ateísmo, mas pense em como é bom não ter nada acima de você para te guiar e punir, os teus atos são a tua punição e pense no valor que um ateu tem para esta sociedade, já que o mesmo age como um "bom cristão" sem precisar de imposições, mentiras e medo para bem viver...

Vc acha que não deve prestar contas a ninguém? Isso não é um incentivo à rebeldia? Não vejo nenhum bom cristão numa atitude dessas, que vê na idéia de autoridade um problema tão grande. Aliás, esses princípios aí só incentivam o egoísmo. A sociedade que se dane. Já que ter alguém para quem prestar contas é um problema.

Pior Fernando, e quando se fazem valer da "autoridade suprema" e cometerem as mais tristes atrocidades. As Cruzadas e as Inquisições, bem como hoje em dia as Missões Cristãs destruindo valores e culturas milenares... Isso não seria uma forma de "vandalismo ideológico"?

Um bom cristão vai concordar com tudo o que a bíblia e seu mentor espiritual o indicar, inclusive justificar seus preconceitos. Galileu é um belo exemplo de quão triste é a fé cristã... :emoticon8:

O dogmatismo que usaram contra Galileu está vivo ainda hoje e é usado inclusive por ateus.
Vocês confundem as atitudes de pessoas ignorantes com "o cristianismo" e com "a religião".
Esse é o problema, não saber separar as coisas, não conseguem olhar além da superfície.

Isso é o mesmo que tentar usar o darwinismo social contra a ciência ou o que os ateus da USSR fizeram contra os religiosos, contra o ateismo.
Simplesmente não faz sentido.
Se ateus perseguiram e mataram pessoas, isso não diz nada contra o ateismo, assim como se cristão perseguiram Galileu, isso não depõe contra o cristianismo.

Eu nem me importam se outros ateus mataram ou deixaram de martar... o problema deles não é meu, mesmo porque não compartilho com a mesma visão deles...

Mas qualquer chefe espiritual vai falar "amém" por tudo que estiver escrito na bíblia ou no livro que for...

A bíblia não é bonita, não é "florida" e não gosto da moral de um Deus doido... coisa escrita por gente feito eu e você, nada de iluminação nem revelação...

Prefiro dar mais crédito a chapeuzinho vermelho... :emoticon16:

Se outros ateus querem matar... o problema não vai ser meu, e eu CONCORDO com que ele pague por isso... :emoticon4:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Fernando

Mensagem por Fernando »

NadaSei escreveu:Isso é o mesmo que tentar usar [...] o que os ateus da USSR fizeram contra os religiosos, contra o ateismo.
Se ateus perseguiram e mataram pessoas, isso não diz nada contra o ateismo, assim como se cristão perseguiram Galileu, isso não depõe contra o cristianismo.

Eu sempre aperto esse calo quando começam a falar de cruzadas e dessas outras coisas. E ninguém deixa de fugir pela tangente tentando mostrar que aqueles fatos nada tem a ver com ateísmo.

Eu concordo. Nada tem a ver com ateísmo. Mas é no mínmo muito estranho que digam isso e usem o mesmo argumento contra o cristianismo.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

Fernando

Mensagem por Fernando »

manoelmac escreveu:Eu nem me importam se outros ateus mataram ou deixaram de martar... o problema deles não é meu, mesmo porque não compartilho com a mesma visão deles...

Eis aqui uma saída interessante pro problema. Não estou dizendo que a acho suficiente, mas é interessante.

Fernando

Mensagem por Fernando »

clara campos escreveu:Fernando, o teu texto sobre l'amor me impressionou, tres bien.

Química, tolerância, compreensão, esforço, carinho, compromisso, sofrimento e muuuita luta. Assim o amor poderá ser eterno. Quando ninguém perde a força para lutar por todas as anteriores.

Gostei, subiste mais uns pontos valentes na minha estima e consideração :emoticon4:

Merci beaucoup! :emoticon1:

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Fernando escreveu:
manoelmac escreveu:Eu nem me importam se outros ateus mataram ou deixaram de martar... o problema deles não é meu, mesmo porque não compartilho com a mesma visão deles...

Eis aqui uma saída interessante pro problema. Não estou dizendo que a acho suficiente, mas é interessante.

Acho que você não entendeu...

Eu, como ateu, não preciso seguir determinações e regras, e nem me submeter a um "poder supremo" ou "poder inferior", nem a explicações maniqueístas para poder existir...

Eu não compartilho de visões filosóficas, não leio livros que "ateus rotulados" lêem...

Entenda o ponto onde quero chegar... Eu não defendo ateus maus, eu não defendo cristãos maus... Mas o cristianismo, segundo eu vivia, me impunha uma série de limitações e culpas por pensar assim e assado...

Ateísmo não, eu não tenho a necessidade de pertencer a um "grupo ateu", eu sou o Manoel Ateu... mais um na face da terra... só!

Em minha opinião, o cristianismo é limitador e gerador de preconceitos sim, hj em dia é mais "dócil"... mas é muito velado...

abraços
Manoel Machado Henriques

Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:
Mas qualquer chefe espiritual vai falar "amém" por tudo que estiver escrito na bíblia ou no livro que for...

Antes fosse assim.
Ao menos respeitariam o "não matarás".
manoelmac escreveu:A bíblia não é bonita, não é "florida" e não gosto da moral de um Deus doido... coisa escrita por gente feito eu e você, nada de iluminação nem revelação...

Ai são apenas opiniões suas.
Tem muita coisa boa lá também, mesmo por que, religião se coloca em pratica, os textos são apenas um "guia".

Se outros ateus querem matar... o problema não vai ser meu, e eu CONCORDO com que ele pague por isso... :emoticon4:

Assim como se outros teístas querem matar, não é problema meu, nem tenho que justifica-los, muito menos "concordar" com eles. E também QUERO que pague por isso.

Se outros cristãos matarem, o Fernando que é cristão, também não tem que concordar com isso, não é problema dele e vai querer que o assassino PAGUE por isso.

Até aqui... continua tudo igual. :emoticon4:
Editado pela última vez por NadaSei em 12 Set 2007, 23:26, em um total de 1 vez.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando escreveu:
NadaSei escreveu:Isso é o mesmo que tentar usar [...] o que os ateus da USSR fizeram contra os religiosos, contra o ateismo.

Eu sempre aperto esse calo quando começam a falar de cruzadas e dessas outras coisas. E ninguém deixa de fugir pela tangente tentando mostrar que aqueles fatos nada tem a ver com ateísmo.

Eu concordo. Nada tem a ver com ateísmo. Mas é no mínmo muito estranho que digam isso e usem o mesmo argumento contra o cristianismo.

Pois é... dois pesos e duas medidas.
Normalmente quem cai nessa, são os ateus crentes.
São os crentes do outro lado da moeda, por isso usam o mesmo argumento de qualquer outro crente.

Apo
Gênero: Feminino

Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por Apo »

Quanto ao tópico...não acho que amor é uma questão de luta e persistência. Relacionamento, sim. Mas nem sempre vale a pena lutar por algo que já acabou, para perpetuar um relacionamento. Acho até um erro terrível. Mudanças e reciclagens fazem parte da vida e dão a ela outro sentido. Assim como é bom trocar de emprego, de destino de férias, de residência, de círculo social. É saudável manter as coisas boas, agregando outras mais. Mas o que não está bom, pode ter dois caminhos: ou recicla...ou encerra.
Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:

Antes fosse assim.
Ao menos respeitariam o "não matarás".
manoelmac escreveu:A bíblia não é bonita, não é "florida" e não gosto da moral de um Deus doido... coisa escrita por gente feito eu e você, nada de iluminação nem revelação...

Ai são apenas opiniões suas.
Tem muita coisa boa lá também, mesmo por que, religião se coloca em pratica, os textos são apenas um "guia".

Assim como se outros teístas querem matar, não é problema meu, nem tenho que justifica-los, muito menos "concordar" com eles. E também QUERO que pague por isso.

Se outros cristãos matarem, o Fernando que é cristão, também não tem que concordar com isso, não é problema dele e vai querer que o assassino PAGUE por isso.

Até aqui... continua tudo igual. :emoticon4:

Concordo, continua tudo igual... e está de bom tamanho!

Você é monista panenteísta por suas convicções e eu ateu nas minhas...

Acho que você não vai entender os meus motivos e nem você os meus...

Você acha que não vejo um deus porque? não consigo, não dá... não consigo ver nada ao redor e nada de extraordinário NUNCA aconteceu comigo...

se eu pedir que uma pedra flutue na minha frente e ela flutuar, talvez eu sente e pense no caso... ao contrário, quando tudo continuar como está... o cristianismo e suas ramificações continuarem impondo preconceitos tolos e defasados, nações tentando provar que um deus é melhor que outro jogando aviões em prédios, matando a fé ancestral de povos, impondo cultura, elevando um nada inerte ao patamar da verdade... eu NÃO gosto...

Se bobear, até um cristão que mata, deve procurar versículos na bíblia para se justificar, assim como os islãos acham passagens que justifiquem se explodir...

Se a religião cristã fosse assim tão clara como cristal, haveria apenas uma única igreja, mas, isso não acontece, e todos se odeiam sorrindo na paz de cristo...

:emoticon1:
Manoel Machado Henriques

Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Quanto ao tópico...não acho que amor é uma questão de luta e persistência. Relacionamento, sim. Mas nem sempre vale a pena lutar por algo que já acabou, para perpetuar um relacionamento. Acho até um erro terrível. Mudanças e reciclagens fazem parte da vida e dão a ela outro sentido. Assim como é bom trocar de emprego, de destino de férias, de residência, de círculo social. É saudável manter as coisas boas, agregando outras mais. Mas o que não está bom, pode ter dois caminhos: ou recicla...ou encerra.

Verdade.
Só que um pouco de empenho em manter a relação sempre em um bom nível, também é necessário.
Vamos lembrar que o casal acaba formando uma familia, com filhotinhos lindos.
Não faz mal regar esse jardim todo dia para não deixa-lo secar.

Só que isso deve ser algo que dê prazer em se fazer.
Os duas coisas fazem parte.
Trabalhar na manutenção do relacionamento e sair fora dele quando não dá mais certo.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:Você acha que não vejo um deus porque? não consigo, não dá... não consigo ver nada ao redor e nada de extraordinário NUNCA aconteceu comigo...

Muito pelo contrario, eu entendo muito bem seus motivos.
Já fiu ateu e sei do que você está falando.
manoelmac escreveu:se eu pedir que uma pedra flutue na minha frente e ela flutuar, talvez eu sente e pense no caso... ao contrário, quando tudo continuar como está...

Exato, eu pensava a mesma coisa.
manoelmac escreveu:o cristianismo e suas ramificações continuarem impondo preconceitos tolos e defasados, nações tentando provar que um deus é melhor que outro jogando aviões em prédios, matando a fé ancestral de povos, impondo cultura, elevando um nada inerte ao patamar da verdade... eu NÃO gosto...

Pessoas, seitas e igrejas, não o cristianismo ou a religião.
E aviões em prédios quem jogaram foram muçulmanos e por motivos POLITICOS.

Esse é o problema, você está caindo em um erro de raciocínio.
Você pode muito bem ser ateu, sem cair nesses erros.
manoelmac escreveu:Se bobear, até um cristão que mata, deve procurar versículos na bíblia para se justificar, assim como os islãos acham passagens que justifiquem se explodir...

Um ateu pode fazer o mesmo lendo Marx ou Nietzsche...
manoelmac escreveu:Se a religião cristã fosse assim tão clara como cristal, haveria apenas uma única igreja, mas, isso não acontece, e todos se odeiam sorrindo na paz de cristo...

O Cristianismo não é claro como cristal, tem que estudar e praticar muito para entende-lo.
Depois, não confunda o cristianismo com as igrejas.
Existe uma boa diferença entre religião e religião organizada.
Nenhuma religião organizada, não representa "a religião", da mesma forma que o laboratório X, não representa "a ciência".

As instituições fazem "uso" dessas ferramentas. Só isso.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:Você acha que não vejo um deus porque? não consigo, não dá... não consigo ver nada ao redor e nada de extraordinário NUNCA aconteceu comigo...

Muito pelo contrario, eu entendo muito bem seus motivos.
Já fiu ateu e sei do que você está falando.
manoelmac escreveu:se eu pedir que uma pedra flutue na minha frente e ela flutuar, talvez eu sente e pense no caso... ao contrário, quando tudo continuar como está...

Exato, eu pensava a mesma coisa.
manoelmac escreveu:o cristianismo e suas ramificações continuarem impondo preconceitos tolos e defasados, nações tentando provar que um deus é melhor que outro jogando aviões em prédios, matando a fé ancestral de povos, impondo cultura, elevando um nada inerte ao patamar da verdade... eu NÃO gosto...

Pessoas, seitas e igrejas, não o cristianismo ou a religião.
E aviões em prédios quem jogaram foram muçulmanos e por motivos POLITICOS.

Esse é o problema, você está caindo em um erro de raciocínio.
Você pode muito bem ser ateu, sem cair nesses erros.
manoelmac escreveu:Se bobear, até um cristão que mata, deve procurar versículos na bíblia para se justificar, assim como os islãos acham passagens que justifiquem se explodir...

Um ateu pode fazer o mesmo lendo Marx ou Nietzsche...
manoelmac escreveu:Se a religião cristã fosse assim tão clara como cristal, haveria apenas uma única igreja, mas, isso não acontece, e todos se odeiam sorrindo na paz de cristo...

O Cristianismo não é claro como cristal, tem que estudar e praticar muito para entende-lo.
Depois, não confunda o cristianismo com as igrejas.
Existe uma boa diferença entre religião e religião organizada.
Nenhuma religião organizada, não representa "a religião", da mesma forma que o laboratório X, não representa "a ciência".

As instituições fazem "uso" dessas ferramentas. Só isso.

Juro pra você que eu queria ter esse pensamento que você tem, mas ainda não consigo... quando pego a bíblia para poder da uma passada de olho... mais triste eu fico, principalmente com o VT e o Apocalise... :emoticon8:

Mas, cada um com seu cada um...

Manoel Machado Henriques

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:
Apo escreveu:Quanto ao tópico...não acho que amor é uma questão de luta e persistência. Relacionamento, sim. Mas nem sempre vale a pena lutar por algo que já acabou, para perpetuar um relacionamento. Acho até um erro terrível. Mudanças e reciclagens fazem parte da vida e dão a ela outro sentido. Assim como é bom trocar de emprego, de destino de férias, de residência, de círculo social. É saudável manter as coisas boas, agregando outras mais. Mas o que não está bom, pode ter dois caminhos: ou recicla...ou encerra.

Verdade.
Só que um pouco de empenho em manter a relação sempre em um bom nível, também é necessário.
Vamos lembrar que o casal acaba formando uma familia, com filhotinhos lindos.
Não faz mal regar esse jardim todo dia para não deixa-lo secar.

Só que isso deve ser algo que dê prazer em se fazer.
Os duas coisas fazem parte.
Trabalhar na manutenção do relacionamento e sair fora dele quando não dá mais certo.

Isto é outra coisa. São formas de levar o dia-a-dia SE existe amor e interesse. É assim em qualquer relacionamento ou vínculo afetivo e até profissional. É a forma de nos relacionarmos com as pessoas e o mundo.
Mas amor mesmo, ou existe ou não existe. Fazer de conta fazendo força é inútil.
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:Isto é outra coisa. São formas de levar o dia-a-dia SE existe amor e interesse. É assim em qualquer relacionamento ou vínculo afetivo e até profissional. É a forma de nos relacionarmos com as pessoas e o mundo.
Mas amor mesmo, ou existe ou não existe. Fazer de conta fazendo força é inútil.

Sim, de acordo. :emoticon45:

Apo

Mensagem por Apo »

:emoticon16:
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

E a zorra continua...
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Najma escreveu:E a zorra continua...

Que zorra se tá vendo aqui filha?

To começando a achar que o bogus é você...

Apoc, dá uma olhada nos IPs da Najma, Judas e Ateu Timido.
Acho que é tudo o mesmo bogus. :emoticon5:

Najma

Mensagem por Najma »

NadaSei escreveu:
Najma escreveu:E a zorra continua...

Que zorra se tá vendo aqui filha?

To começando a achar que o bogus é você...

Apoc, dá uma olhada nos IPs da Najma, Judas e Ateu Timido.
Acho que é tudo o mesmo bogus. :emoticon5:

Continua puxando o saco dela. Isso garante sua estadia aqui por algum tempo... :emoticon4:

Não se esqueça de puxar o saco do Acauan também. Ele adora. :emoticon4:
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Najma escreveu:Continua puxando o saco dela. Isso garante sua estadia aqui por algum tempo... :emoticon4:

Não se esqueça de puxar o saco do Acauan também. Ele adora. :emoticon4:

Acorda filha, tem ninguém puxando saco aqui não garota.
A Apoc é uma das pessoas com quem eu mais entro em discussão aqui, estamos sempre discordando um do outro e sempre trocando tapas e beijos.
Quanto ao Acauan, a única vez que discutimos discordamos completamente um do outro.

Se enxerga garota.

Acho que na ultima o guest roubou sua conta.
Só pode ser... Não me lembro de te faltar tanto bom senso assim. :emoticon2:

Fernando

Mensagem por Fernando »

manoelmac escreveu:Acho que você não entendeu...

Eu, como ateu, não preciso seguir determinações e regras, e nem me submeter a um "poder supremo" ou "poder inferior", nem a explicações maniqueístas para poder existir...

Eu não compartilho de visões filosóficas, não leio livros que "ateus rotulados" lêem...

Entenda o ponto onde quero chegar... Eu não defendo ateus maus, eu não defendo cristãos maus... Mas o cristianismo, segundo eu vivia, me impunha uma série de limitações e culpas por pensar assim e assado...

Ateísmo não, eu não tenho a necessidade de pertencer a um "grupo ateu", eu sou o Manoel Ateu... mais um na face da terra... só!

Em minha opinião, o cristianismo é limitador e gerador de preconceitos sim, hj em dia é mais "dócil"... mas é muito velado...

abraços

Entendi sim. E por isso disse que era uma saída interessante. No sentido de ser uma solução.

Bellé

Mensagem por Bellé »

Voltando...
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

Bellé

Mensagem por Bellé »

Fernando escreveu:
Bellé escreveu:Rebeldia é um nobre sentimento quando (NÃO) se sabe lidar com ele, foram os ousados e rebeldes que guiaram os rumos da humanidade, isso inclue o seu cristo, o prestar contas é que acho mais bonito pois faço isso aqui e para os vivos. Saber que pode fazer tudo e fazer o certo é digno dos homens, pois ateu sem fundamento é pior do crente fundamentalista! Depender de um mestre inquestinavel para guiar os seus passos é viver sem saber o que é certo ou errado e uma vida sem questionamento deve ser muito agradável...

Então o tipo de ateísmo que vc defende incita mesmo as pessoas a serem rebeldes? Para guiar os rumos da humanidade? Não sei como isso se concilia com "prestar contas ser algo bonito".

Armadilhas só existem se você cair nelas...

Que sejam rebeldes, mas saibam o que estão fazendo...

Nosso mairo prazer é poder... fazer o certo podendo fazer o errado e não precisar de deus algum para ditar as normas da minha conduta, isso cristão nenhum vai aceitar!!!
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

aknatom

Mensagem por aknatom »

Não vai aceitar e não vai entender.
E vão cair na "falácia VM", se pode fazer o errado, então por que fazer o certo, se geralmente o errado é o mais prazeroso. Visão típica de uma mente simples que não enxerga com profundidade o resultado dos atos.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Trancado