Físico pede boicote a PCs da Dell

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Johnny
Gênero: Masculino

Físico pede boicote a PCs da Dell

Mensagem por Johnny »

Quarta-feira, 12 de setembro de 2007 - 10h40

Divulgação

Se você tem um desses, nada de mandar e-mails para Cuba, ok?
SÃO PAULO - O Instituto de Física do RJ exibiu um documento em que a Dell impõe exigências políticas para vender PCs.

De acordo com o doutor em física Paulo Gomes, pesquisador do instituto ligado à Universidade Federal Fluminense, a Dell enviou ao órgão documentos proibindo os pesquisadores de usar seus PCs para produzir conhecimento que possa ser transferido para pessoas ligadas a países definidos como hostis aos Estados Unidos.

Um dos trechos do documento veta textualmente a colaboração dos consumidores da Dell com profissionais de países como Cuba ou Irã.

“Não transferiremos, exportaremos, ou re-exportaremos, direta ou indiretamente, quaisquer produtos adquiridos da Dell para: Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão, e/ou Síria, ou a qualquer estrangeiro com dupla nacionalidade, ou a qualquer outro país sujeito a restrições sob leis e regulamentos aplicáveis onde não estejamos situados, sob o controle de um indivíduo natural ou residente deste país”, diz o texto, que deve ser assinado pelo comprador.

“Eu já comprei PCs da Dell no passado e até os acho muito bons. Mas não posso assinar um termo como esses. Aqui no Instituto, colaboramos com pesquisadores de diversos países. Eu mesmo tenho contato direto com cientistas de Cuba. Se a Dell me proibir de pesquisar livremente, simplesmente vou comprar PCs de outro integrador”, afirma professor Gomes.

Frente à exigência, Gomes exigiu então o dinheiro gasto em dois computadores Dell de volta, já que ele não assinaria o documento.

Como a Dell já havia entregue os computadores, resolveu deixar o caso de lado. Se quiser fazer novas compras, no entanto, os pesquisadores deverão assinar a carta compromisso antes de receber os produtos.

O professor diz que a exigência é descabida e que, no limite, fere a soberania do Brasil.

“Por que computadores produzidos no Brasil e comprados com dinheiro público do Brasil (no caso, verbas do Instituto) devem se submeter à política externa americana? Não estamos ganhando os computadores de presente, estamos pagando por eles”, diz.

Gomes afirma que encaminhou cópias do conteúdo do documento para a Sociedade Brasileira de Física e para o ministério da Ciência e Tecnologia.

“Eu acho que entidades públicas que financiam pesquisa e conhecimento devem pensar duas vezes antes de comprar um computador da Dell”, disse Gomes.

O professor nega que use os PCs em atividades perigosas. “Nossas pesquisas são na área de energia, não tenho nenhum estudo relativo à produção de armas”, diz.

Em nota, a Dell explica que, como empresa americana, agiu apenas obedecendo às leis de seu país, que exigem este tipo de procedimento.

“A Dell Computadores do Brasil Ltda., na qualidade de uma das empresas do Grupo Dell, deve seguir as leis e regulamentos de exportação tanto do Brasil quanto dos Estados Unidos da América. Dentre as regras as quais estamos sujeitos, não podemos fornecer produtos ou serviços para pessoas (físicas ou jurídicas) oriundas de países que não possuam relações diplomáticas com os EUA e para utilização em atividades consideradas de alto risco”, diz a nota da Dell.

------------------------------------------------------------
Ainda bem que não comprei Dell pois o preço de um daria para comprar dois do que eu comprei.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

JoePussy

Re.: Físico pede boicote a PCs da Dell

Mensagem por JoePussy »

eu entendi que a Dell não permite que vc remeta os equipamentos dela pra outro país com sanções, mas não concordo que ela possa dizer quem possa ou não usar o equipamento dela no cliente.
Se tenho um cientista cubano visitante no meu departamento, devo impedi-lo de usar o micro da Dell ? Ridículo isso, tem mais é que se ferrar perdendo vendas. Eu, hein...

Mas não vi onde estaria proibido o envio de conhecimento científico, msm q fosse de armas.

abraços!

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

Johnny

Mensagem por Johnny »

Tem coisas que só os americanos fazem e sabem. Só eles sabem fazer bombas H, armas quimicas, etc. E quando acham que tem algum país que irá saber, bombardeia e bota fogo...

..ou fluminense...sei lá.
"Tentar provar a existencia de deus com a biblia, é a mesma coisa q tentar provar a existencia de orcs usando o livro senhor dos aneis."

Imagem

Mucuna
Contato:

Mensagem por Mucuna »

E este "termo" tem validade legal ou é só firula?
It's fun to stay at the...
Imagem
YMCA!

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

é verdade, pq, até onde meus parcos conhecimentos vão, nenhum contrato pode se sobrepor à lei.

"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

Mucuna
Contato:

Mensagem por Mucuna »

"Não transferiremos, exportaremos, ou re-exportaremos, direta ou indiretamente, quaisquer produtos adquiridos da Dell para: Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão, e/ou Síria, ou a qualquer estrangeiro com dupla nacionalidade, ou a qualquer outro país sujeito a restrições sob leis e regulamentos aplicáveis onde não estejamos situados, sob o controle de um indivíduo natural ou residente deste país”

Mas vem cá, neste trecho ao menos, tá falando é da máquina em si, certo? Não interfere em troca de informações. Não atrapalharia a pesquisa.
Não que deixe de ser absurdo por isso, mas é mais uma observação. Eu também não assinaria.
Imagem
YMCA!

Johnny

Mensagem por Johnny »

Bill Gates "inventou" o Software fechado. A Dell, o Hardware...

Imagem

JoePussy

Re: Re.: Físico pede boicote a PCs da Dell

Mensagem por JoePussy »

Mucuna escreveu:"Não transferiremos, exportaremos, ou re-exportaremos, direta ou indiretamente, quaisquer produtos adquiridos da Dell para: Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão, e/ou Síria, ou a qualquer estrangeiro com dupla nacionalidade, ou a qualquer outro país sujeito a restrições sob leis e regulamentos aplicáveis onde não estejamos situados, sob o controle de um indivíduo natural ou residente deste país”

Mas vem cá, neste trecho ao menos, tá falando é da máquina em si, certo? Não interfere em troca de informações. Não atrapalharia a pesquisa.
Não que deixe de ser absurdo por isso, mas é mais uma observação. Eu também não assinaria.

pois é, foi o q reparei tbm.
não sei como os caras da Dell - ou o físico - chegaram a essa conclusão. Mas podemos concluir que ele proíbe um cubano de usar o micro, certo ? Confirma essa minha interpretação, Mucuna, ou eu voei ?

Mucuna
Contato:

Mensagem por Mucuna »

JoePussy escreveu:
Mucuna escreveu:"Não transferiremos, exportaremos, ou re-exportaremos, direta ou indiretamente, quaisquer produtos adquiridos da Dell para: Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão, e/ou Síria, ou a qualquer estrangeiro com dupla nacionalidade, ou a qualquer outro país sujeito a restrições sob leis e regulamentos aplicáveis onde não estejamos situados, sob o controle de um indivíduo natural ou residente deste país”

pois é, foi o q reparei tbm.
não sei como os caras da Dell - ou o físico - chegaram a essa conclusão. Mas podemos concluir que ele proíbe um cubano de usar o micro, certo ? Confirma essa minha interpretação, Mucuna, ou eu voei ?

Foi o que entendi também. Pelo que entendi, trocar informações com o cubano, por exemplo, usando o computador, tá tranquilo.
Imagem
YMCA!

Alter-ego

Mensagem por Alter-ego »

Numa economia capitalista, os insatisfeitos sempre podem optar pelo concorrente...
"Noite escura agora é manhã..."

Johnny

Mensagem por Johnny »

Alter-ego escreveu:Numa economia capitalista, os insatisfeitos sempre podem optar pelo concorrente...

Tenho lido a respeito e os que mais tem reclamação são por ordem:

HP - Não fornece drivers de intalação nem CD das MB
Itautec - Idem acima
Dell - Alguns problemas com assistências técnicas mas ela possui um CD de recuperação APENAS para o SO adquirido, também não fornecendo CD da MB

Qualquer MErcado Livre fornece isso. Pelo preço que cobram dos PCs, deveriam dar o fiofó para o cliente.

Imagem

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

concordo contigo, Johnny. Não querem vender, vão pra pqp. Querem vender com contratinho do bush, vão pra pqp de novo.

Mais do mesmo:
http://odia.terra.com.br/brasil/htm/geral_122987.asp
Físico da UFF se recusa a se aliar aos EUA contra Eixo do Mal

Multinacional exige compromisso formal para vender um computador

Flavia Duarte

Rio - A compra de um simples computador gerou um incidente diplomático na vida do físico nuclear Paulo Roberto Silveira Gomes, professor da Universidade Federal Fluminense. Ele se recusou a assinar dois contratos em que a empresa americana Dell exige que ele se comprometa a não firmar parcerias com países do ‘Eixo do Mal’. Um contrato cita Cuba, Irã, Coréia do Norte, Sudão e Síria. O outro, apenas o Afeganistão. A atitude repercutiu na comunidade científica, que tem enviado mensagens de apoio ao professor.

“Não aceito me submeter a imposições dos Estados Unidos. Os países do dito Eixo do Mal fizeram menos do que os ditadores postos no poder e armados pelo governo americano. Esse contrato fere a soberania brasileira”, critica o professor, que trabalha na universidade com pesquisadores cubanos.

O termo Eixo do Mal, que não aparece textualmente nos documentos, foi usada pelo presidente americano George Bush (pai), em 2002, em referência a países acusados de terrorismo e que supostamente têm armas de destruição em massa.

COMPUTADOR JÁ CHEGOU

A Dell do Brasil informou ao pesquisador que os contratos são uma imposição do governo americano à matriz e, conseqüentemente, à filial brasileira. Gomes afirma que já tinha comprado outro computador da marca, mas foi a primeira vez que recebeu os contratos.

“Eles alegaram que foi um erro da empresa não ter exigido a assinatura”, contou Gomes.
Comprado com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), o equipamento já chegou e será incorporado ao patrimônio da UFF em alguns meses. Por isso, a polêmica será levada à Reitoria e, provavelmente, discutida no Conselho Universitário. “A rigor, não tenho autoridade para assinar um acordo como esse”, diz Gomes.

A empresa sugeriu que ele fique com o produto. Segundo ele, entidades como o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) e a Sociedade Brasileira de Física apoiaram a decisão.

Johnny

Mensagem por Johnny »

Na nossa livre economia capitalista é assim. Ou você compra do oligopólio ou compra de contrabando. Meu PC veinho que já despachei (que deus o tenha) era Itautec. Veio com W98 original MAS, quando fui instalar o Lin...aquele que não pode ser pronunciado... :emoticon16: ...não havia me atentado a perceber que o CD da MB (que era asus) não veio. Tive que baixar tudo via internet discada e foi uma loucura pois não encontrava tudo num local só. O pior de tudo é que fiz a mesma coisa com o novo pois achei que estava coberto pelo CD da MB. Triste engano. Os drives são APENAS para Linux e Vista. Não tem mais (no CD para XP). Mas em "off" tinha algumas coisas "escondidas" e outras a própria INtell tinha no site dela. Se não fosse por isso, teria que amargar um Vista.

A HP diz o seguinte em alto e bom som (não discordo, mas podia ser mais cordial): Só damos suporte técnico (qualquer um) PARA O SISTEMA OPERACIONAL SOLICITADO NA NF. Faltou o "não insista".

Dell e Itautec idem.

Nada como a livre concorrência.

Imagem

Johnny

Mensagem por Johnny »

Mas por mais que os elitistas do Clube do Hardware afirmem que é melhor comprar de empresas como as de cima, digo e afirmo o contrário. Com excessão da Itautec que quase sempre usa placas ASUS, com as outras você fica dependente exclusivamente delas. Aconteceu esta semana com dous colegas daqui, ambos compraram no Extra PCs HP. Um veio com XP e estava beleza e outro com Mandriva, tb beleza. O problema do com XP foi de um expert em informática que disse que era para instalar o Vista porque a MS não daria mais suporte, bça bla bla e instalou. COnclusão: Ficou sem quase nenhum driver funcionando. Daí o pai da moça que caiu no conto do expert em informática pagou para um profissional refzer a cagada. Depois de horas procurando cada driver na internet, conseguiu restaurar tudo pois este tinha tudo original e portanto, tinha suporte pleno.

Já o outro fez o que eu fiz. Exterminou o Linux e botou o XP. Mas a HP como disse não fornece o CD da MB. Sendo assim eu vou lá tentar resolver o problema pois no meu caso fui bem sucedido. Já preocurei alguns drivers e vamos ver no que dá.Na pior das hipóteses, ele que pague para um profissional fazer.

Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Johnny escreveu:Mas por mais que os elitistas do Clube do Hardware afirmem que é melhor comprar de empresas como as de cima, digo e afirmo o contrário. Com excessão da Itautec que quase sempre usa placas ASUS, com as outras você fica dependente exclusivamente delas. Aconteceu esta semana com dous colegas daqui, ambos compraram no Extra PCs HP. Um veio com XP e estava beleza e outro com Mandriva, tb beleza. O problema do com XP foi de um expert em informática que disse que era para instalar o Vista porque a MS não daria mais suporte, bça bla bla e instalou. COnclusão: Ficou sem quase nenhum driver funcionando. Daí o pai da moça que caiu no conto do expert em informática pagou para um profissional refzer a cagada. Depois de horas procurando cada driver na internet, conseguiu restaurar tudo pois este tinha tudo original e portanto, tinha suporte pleno.

Já o outro fez o que eu fiz. Exterminou o Linux e botou o XP. Mas a HP como disse não fornece o CD da MB. Sendo assim eu vou lá tentar resolver o problema pois no meu caso fui bem sucedido. Já preocurei alguns drivers e vamos ver no que dá.Na pior das hipóteses, ele que pague para um profissional fazer.

Realmente procurar drivers é um saco... o pior é tentar achar o driver do modem ou placa de rede pra poder entrar na internet... depois disso, fica mais fácil... :emoticon1:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

manoelmac escreveu:Realmente procurar drivers é um saco... o pior é tentar achar o driver do modem ou placa de rede pra poder entrar na internet... depois disso, fica mais fácil... :emoticon1:

O Linux costuma vir com drivers para a maioria das placas de rede. Você o instala numa partição pequena ou roda do Live CD, cata os drivers e depois aplica no XP.

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

Johnny escreveu:Mas por mais que os elitistas do Clube do Hardware afirmem que é melhor comprar de empresas como as de cima, digo e afirmo o contrário.

a não ser q vc compre os top de linha (R$ 5000+), e msm assim digo isso só pq não conehço quem os tenha comprado então não sei se dão chabu tbm, os normaizi nhos vivem dando esse tipo de problema.

Eu me recuso a comprar micros montados e lacrados, sobretudo de marca. Trabalhei em 98-2000 com compaqs e eram uma bosta pra se usar/customizar.

Compro as peças individuais e monto. Se não soubesse como fazer isso, contrataria um montdor, que foi o q fiz qdo precisei levar um micro prum amigo meu e estava sem tempo nenhum pra montar, instalar, etc.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Fernando Silva escreveu:
manoelmac escreveu:Realmente procurar drivers é um saco... o pior é tentar achar o driver do modem ou placa de rede pra poder entrar na internet... depois disso, fica mais fácil... :emoticon1:

O Linux costuma vir com drivers para a maioria das placas de rede. Você o instala numa partição pequena ou roda do Live CD, cata os drivers e depois aplica no XP.

Mas existem placas wireless que não possuem suporte para Linux, e são emulados os drivers para windows...

Assim como algumas ADSL...

Cara... pior é quando a pessoa não tem acesso a internet...

aí você sai quicando de raiva! Já aconteceu isso comigo umas trocentas vezes... ou então o cara não sabe o IP, DNS e Gateway dele... aff!!!
Manoel Machado Henriques

Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

JoePussy escreveu:
Johnny escreveu:Mas por mais que os elitistas do Clube do Hardware afirmem que é melhor comprar de empresas como as de cima, digo e afirmo o contrário.

a não ser q vc compre os top de linha (R$ 5000+), e msm assim digo isso só pq não conehço quem os tenha comprado então não sei se dão chabu tbm, os normaizi nhos vivem dando esse tipo de problema.

Eu me recuso a comprar micros montados e lacrados, sobretudo de marca. Trabalhei em 98-2000 com compaqs e eram uma bosta pra se usar/customizar.

Compro as peças individuais e monto. Se não soubesse como fazer isso, contrataria um montdor, que foi o q fiz qdo precisei levar um micro prum amigo meu e estava sem tempo nenhum pra montar, instalar, etc.

Ah... mas os da Alienware são tão... tão... (suspiro)...

http://www.alienware.com/

ISSO são exemplos máquinas pré montadas... o resto é merda!!! :emoticon16:

(suspiro)
Manoel Machado Henriques

Imagem

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

seu nerd ! :)

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

JoePussy escreveu:seu nerd ! :)

:emoticon17: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Dá uma olhada nas configurações dos filhos da puta!!!

Eles são feitos justamente para gamers e usuários Hardcore!!!...

Viu os notebooks??? os notes deles tem 2 placas de video em SLI da Nvidia!!!
Manoel Machado Henriques

Imagem

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

eu vi esse desktop aqui: http://www.alienware.com/product_detail ... KU-DEFAULT

resfriamento a líquido, sistema duplo: um pra CPU, outro pras plaquinhs "vagabundas" de vídeo.

4 TB (terabytes!) de HD!

Aí vi um botão customize. Consegui elevar o preço de 5 mil para quase 9 mil US$, incluindo um monitor lcd de 30".

ah se eu ainda acreditasse em papai noel... poderia ter esperanças de ter um desses lá em casa. :)

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

JoePussy escreveu:eu vi esse desktop aqui: http://www.alienware.com/product_detail ... KU-DEFAULT

resfriamento a líquido, sistema duplo: um pra CPU, outro pras plaquinhs "vagabundas" de vídeo.

4 TB (terabytes!) de HD!

Aí vi um botão customize. Consegui elevar o preço de 5 mil para quase 9 mil US$, incluindo um monitor lcd de 30".

ah se eu ainda acreditasse em papai noel... poderia ter esperanças de ter um desses lá em casa. :)

Pois é!!! é o preço de um carro popular aqui no Brasil... mas vc teria um PC FODA por um looooooooooooongo tempo... rodando os jogos 3D modernos com os detelhamentos gráficos no TALO...
Manoel Machado Henriques

Imagem

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

manoelmac escreveu:Pois é!!! é o preço de um carro popular aqui no Brasil... mas vc teria um PC FODA por um looooooooooooongo tempo... rodando os jogos 3D modernos com os detelhamentos gráficos no TALO...

ultrapassei essas necessidades materialistas. Trabalhando de 4 a 6h em casa, além do escritório, e estando casado, o tempo q me resta pra lazer individual é aquele sentado no trono, durante a etapa final do processamento metabólico de alimentos, e os instantes antes do sono, deitado na cama; em ambos os momentos, aproveito pra ler algo.

Fazendo isso, nem sinto falta do Guild Wars ou do Lineage 2. :)

rapha...
Administrador

Mensagem por rapha... »

Gosto de computadores pequenos, silenciosos e charmosos, como Nexus Psile, Hush Bx e, é claro, Apple iMac.

Trancado