Adorei o site, o sarcasmo, as observações e os duelos de crenças. Gostaria de saber se há algum inconveniente se eu entrar aqui para acompanhar vocês e, quando possível, participar também.

Vamos ao meu perfil. Afinal, tudo no planeta é um processo seletivo, não é mesmo?
Considero-me uma pessoa com a mente aberta. Eu não vejo inconveniente algum em tratar da existência como uma única experiência orgânica e, em outros momentos, cultivar a possibilidade de que nossa consciência é uma energia funcional inserida em um contexto eterno e além das nossas limitações.
Acreditem ou não, minha série preferida é HOUSE e eu sou fã das "espetadas" mordazes na estupidez humana - PORÉM isso não me impede, de maneira alguma, de cogitar a vida após a morte. Por quê???
Uma coisa é ser cético. Adoro o ceticismo, adoro a metodologia VERDADEIRAMENTE CIENTÍFICA, e admiro infinitamente as pessoas que fazem as observações e os questionamentos que poucos conseguem enxergar, pessoas que auxiliam a entregar luz na cegueira da ignorância das massas. Agora, outra coisa é ser ateu...
O próprio Dr. House, da série, já disse: "não há ciência conclusiva, por isso eu me sinto mais confortável ACREDITANDO que as visões que tive enquanto numa parada cardíaca eram apenas reações químicas do meu cérebro se desligando".
Pasmem. Para mim ficou claro que o ateu é um crente. E veja, não é crime: nenhum ser funciona sem crenças. Até onde sabemos poderíamos estar inseridos numa Matrix sem ter qualquer pista, e isso não é viagem.
Diante da pequenês humana, acreditar fielmente tanto na existência quanto na inexistência de uma inteligência que é fonte da vida é por si só escolher um lado para defender cegamente.
Estou pedindo permissão para participar aqui justamente por minha concepção provavelmente desagradar muitos dos fundadores deste fórum: "o ateu é crente".
OK, contrastando as fantasias dos evangélicos, muçulmanos, judeus e muitos espíritas, a racionalidade dos ateus é por certo a crença SÃ. Se fosse para escolher entre preto e branco, ficaria com vocês. Porém lidar com extremos é arriscado e freqüentemente um equívoco.
A IMPRESSÃO que tenho da fé cega é que ela é o cúmulo da ingenuidade. Parecem-me pessoas que, quando possuem bom desenvolvimento intelectual, a escolhem para poder conduzir o gado; quando possuem média intelectualidade, situam-se na fé em cegueira proposital porque, por motivos de criação (pais, família, amigos), é o meio aonde sentem-se BEM. E a ciência comprovou: o contato religioso faz bem para o corpo e para a mente (o que não implica de maneira alguma a existência divina! Implica que a sociabilidade faz bem, e tão somente.). E os que não tiveram acesso ao correto estímulo educacional nem preciso comentar. Mas comentarei: O VENENO ESTÁ NAS BARREIRAS DA EDUCAÇÃO. NÃO ADIANTA EXTINGÜIR A RELIGIÃO ENQUANTO HOUVER O ABISMO ENTRE O TOPO DA PIRÂMIDE E O "RESTO", POIS ASSIM SENDO ETERNAMENTE HAVERÁ CONDUÇÃO DO GADO PARA PROPÓSITOS EXCUSOS E, POR TAL, MORTE, GUERRAS, MISÉRIA E DESTRUIÇÃO.
Enfim. Quanto aos ateus (ateu não é cético!), são pessoas acima da média sem dúvida! Porém a inteligência, o questionamento e as observações deles (a maioria de vocês), AOS MEUS OLHOS, mais parecem um repúdio infantil à descoberta de que Papai Noel não existiu e que não foi o Coelhinho da Páscoa quem trouxe o chocolate. Na maioria das vezes sarcasmo e os argumentos são tão infantis quanto os do evangélico alegando ter um encosto! E, me perdoem chegar no espaço de vocês e falar uma coisa dessas, mas é um pouco desconfortante ver pessoas com demasiado potencial travadas numa espiral emocional cujo argumento científico é geralmente tão pífio quanto o de qualquer evangélico: "fulano é charlatão" VS "fulano fez um milagre".
RESSALVA: amoooooo a limpeza que muitas vezes vocês conseguem realizar em cima dos charlatões, denunciando em detalhes, mas decepciono-me quando a tentativa se torna apelativa nos momentos que não conseguiram desmascarar quem, em teoria, é charlatão.
Voltando à MINHA posição: tenho a mente aberta. Não me sinto mal quando vejo que cometi erros ou acreditei no estúpido, e volto atrás! Gosto de questionar, mas não sou tão bom observador quanto eu gostaria de ser!! (agora jogo um ponto para vocês, pois vocês sim são bons observadores!) RESPEITO E ADMIRO muitos ateus e as declarações dos grandes gênios da ciência - e, mais ainda, admiro o verdadeiro CÉTICO.

Nós sequer sabemos o que dá a massa ao peso (BÓSON DE HIGGS)!!!!!!!!!!!!!!! Como querer justificar um lado ou outro sem conhecimento pleno da mecânica cósmica??????
Pois bem.
Agora, quando estou na balança da vida após a morte, eu tenho sim uma religião que faz mais sentido para mim.
Porém outra ressalva: ESTÚPIDOS, IGNORANTES, BANDIDOS/CHARLATÕES EXISTEM EM ALTÍSSIMAS PORCENTAGENS EM TODO SEGMENTO DA HUMANIDADE!!!! Nada está livre disso! Nem vocês.
OK, atirem as pedras. Muitas coisas na religião espírita tomam a minha atenção. E novamente retorno àquela ressalva: imbecis existem aos montes em qualquer lugar. O que realmente denigre o Espiritismo é o que denigre qualquer outra crença: a quantidade de despreparados acreditando, defendendo ou, pior, dando aulas sobre o que desconhece!!!
Gente que nunca viu nada de neurologia dizendo que reconheceu uma vida passada ao olhar as estruturas de uma fazendo (puro "jogo de memória" do cérebro), ou que a sensação de deja vú é fenômeno espírita. ARGH.
Gente que entra na onda para arrancar dinheiro dos pobres coitados. Depois de desmascarado, quem sai perdendo é todo o grupo...
Mas vamos falar daquilo que me atrai a atenção!!
(essa primeira vai em maiúsculas)
A PARTIR DE 1995 SURGIRAM INÚMERAS TEORIAS E LIVROS DE ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS QUE PREGAM A TÃO ACLAMADA "INTELIGÊNCIA EMOCIONAL", QUE SÃO REGRAS DE COMPORTAMENTO E EQUILIBRIO PSICOLÓGICO NO MEIO CORPORATIVO PARA FINS DE SINERGIA E PRODUÇÃO, AS QUAIS, PASMEM, MOSTRAM-SE IDÊNTICAS A TODA A "ETIQUETA" (por assim dizer) PREGADA PELO ESPIRITISMO HÁ MAIS DE 100 ANOS, INCLUSIVE NO QUE DIZ RESPEITO À SOLIDARIEDADE.
Digamos que espiritismo seja balela: ok, mas pelo menos em alguma coisa esteve 100 anos à frente de todos!!!!!
Desde 1800 e bolinha o espiritismo trata como fato a existência de múltiplos universos e a NÃO-CONTRAÇÃO do nosso - fato veementemente negado pela ciência dos anos 90 a qual, neste instante, está provando o contrário: INFINITOS universos são dados como intrínsecos à mecânica cósmica e EXPANSÃO CONSTANTE SEM RISCO DE CONTRAÇÃO do nosso universo é agora fato retumbante.
Também a questão física da viagem no tempo: eles já deixavam bem claro que não era possível VOLTAR no espaço-tempo. Até há alguns anos uma larga quantidade de cientistas RENOMADOS apareciam todos pomposos dizendo que estávamos próximos da façanha (próximos = 400 anos), e, HOJE, a posição da física é a mesma do espiritismo, porém agora com inúmeras equações comprovando a impossibilidade de regressar no tempo.
Me chama a atenção um terreno delicado: os estudos possivelmente idôneos, científicos e estrangeiros demonstrando o acerto de 96% dos diagnósticos de Zé Arigó. (nem o House acertou tanto!)
Me chama a atenção quando as técnicas de regressão levam pessoas a falar línguas mortas de maneira coerente!!
Me intriga a esposa de Houdini ter reconhecido, EM UM PRIMEIRO MOMENTO, os códigos secretos combinados com o falecido marido e depois ter se justificado contra a mediunidade falando um monte de asneira sem fundamento... "estava doente naquele dia" ou "às vezes eles podiam ter reconhecido o código", etc.
Fiquei perplexo com a comprovação da gravação da voz "pós-morte" de uma garota morta num acidente (foi em laboratório, como contestar isso??)
Achei espetacular os estudos CIENTÍFICOS que determinaram a IMPOSSIBILIDADE de uma semente específica germinar em ambiente hostil (palavrões, violência, etc), enquanto que num local pacífico (o mesmo local na verdade) e sob as mesmíssimas condições climáticas/atmosféricas, prosseguiu em seu curso maravilhosamente bem. É um grande indício de que energias atuam sob determinado "clima". (argh, nada místico por favor!!!!!!!)
O espiritismo é uma das poucas religiões que trata da COMPLEXIDADE divina inatingível por nossas limitações atuais - e que quando simplifica é para o acesso aos ignorantes, mas quando complica, é o que realmente faz sentido PARA MIM!
O espiritismo não defende a virgindade de Maria e aponta Jesus Cristo não como o "único filho de Deus", e sim como uma inteligência das muitas avançadas - a qual inclusive se comunicava, enquanto na sua missão, com o ser arquiteto deste universo, ser este QUE NÃO É DEUS.
Não tomam a leitura da bíblia AO PÉ DA LETRA (dããã, mas letra não tem pé...) como faz a maioria das religiões e seus livros sagrados - ao contrário, amplia o sentido das mensagens a níveis razoavelmente complexos. PARA MIM começou a fazer sentido!
Acima de tudo, vejo a reencarnação como conditio sine qua non para a existência da vida além-túmulo. Não existe qualquer fundamento as pessoas serem atiradas num carro de Fórmula 1 e só irem ao "Paraíso" se conseguirem um bom tempo de volta LOGO DE CARA. É preciso bastante treino e sentir na pele ser jogado pra fora da pista se você já jogou alguém pra fora anteriormente.
Em suma: uma coisa é o espiritismo das massas. Outra coisa é a busca imparcial das traduções de seus significados.
Uma coisa é fuzilar charlatões e imbecis (verbalmente, claro!). Outra coisa é atentar contra uma crença - seja o ateu ou o religioso - em função desses imbecis. Generalização é perigoso.
Até aqui parece que fiz PROPAGANDA do espiritismo. NÃO, NÃO FIZ! EU DISSE O QUE ME CHAMA A ATENÇÃO, E NÃO NO QUE ACREDITO CEGAMENTE!

Estou apto a me encontrar equivocado diante dos argumentos de muitos físicos e demais cientistas do fórum - ou estudiosos - sem problema algum!
Vou de um lado ao outro da balança tentando observar e mantendo a mente aberta. Repito: aprovo o ceticismo e não a crença cega.
É por isso que pergunto se vocês permitem a minha participação!!

Perdoem a bíblia. Aguardo retorno!
Ando num momento da minha vida que não possuo bastante tempo para fóruns, mas farei o possível SE puder freqüentar.
Grande abraço!