O cientista e o Jornalista

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
hellm!g

O cientista e o Jornalista

Mensagem por hellm!g »

Diálogo entre Paul Dirac (um dos génios fundadores da mecânica quântica) e um Jornalista:

Código: Selecionar todos

"-- Professor Dirac, observei que o Sr apresenta várias iniciais antes do seu nome de família: P, A e M. Elas têm alguma significação particular?

-- Não

-- Então, está a dizer que posso interpretá-las como quiser?

-- Sim.

-- Por exemplo; se eu dissesse que as letras P, A e M significam Poicaré, Aloyisius e Mussulini, o Sr fica agradado com isso?

-- Sim.

-- Poderia dár-nos algumas informações sobre as suas investigações'

-- Não

-- Do que mais gosta na América?

-- Das batatas.

-- O Sr. Vai ao cimema?

-- Sim

--Quando?

-- em 1920

-- ???

Longo silencio

-- também pode ser 1930

Esse tinha medo das interpretações dos jornalistas sobre o seu trabalho...

Fonte "Einstein + 6 / La revolution" De Ettiene Klein. O titulo de livro mais estranho que já vi...

JoePussy

Re.: O cientista e o Jornalista

Mensagem por JoePussy »

tem uma anedota a respeito dele, não sei se é verdade.

Ele era tido como rude e grosso. Após uma palestra, ele falou: "perguntas?"

um estudante levantou o braço e disse: "não entendi como o senhor passou de A para B".

A resposta de Dirac: "isso não é uma pergunta, é uma afirmação." E saiu da sala.

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

hellm!g

Mensagem por hellm!g »

ele era quase autista porque quando criança viveu em França e não sabia falar bem o Francês. Por isso reduzia tudo ao mínimo. Ficou como trauma de infância. Ele confessou isto a Thomas Khun a quem deu uma entrevista.

outra história é de um Jantar em Cambridge em que um ministro estava sentado á sua beira. desesperado em busca de assunto para falar com o grande Dirac...vira-se para ele e diz-lhe que está muito vento. Dirac levanta-se sem dizer nada. Vai á Janela... contempla... respira fundo...e regressa á mesa... e apenas diz "Yes sir, it's windy"
Editado pela última vez por hellm!g em 14 Set 2007, 23:27, em um total de 1 vez.

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

:emoticon12: :emoticon12:

não sabia do quase-autismo dele. só sei que ele foi brilhante e que era anti-social.

"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

hellm!g

Mensagem por hellm!g »

outra história aconteceu com Pauli. Numa Viagem de comboio entre pauli e Dirac... Pauli desesperava (parece que á beira dele todos desesperam) por encontrar um assunto para falar. Ao longe viu ovelhas tosquiadas e refere isso a Dirac. Ao que ele resposta... pelo menos de um lado elas estão tosquiadas. :emoticon12:

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

e eu que me acho introvertido :)

Trancado