Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Fedidovisk

Re: Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por Fedidovisk »

manoelmac escreveu:
NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:
Fernando escreveu:
Bellé escreveu:Não quero lhe impor o ateísmo, mas pense em como é bom não ter nada acima de você para te guiar e punir, os teus atos são a tua punição e pense no valor que um ateu tem para esta sociedade, já que o mesmo age como um "bom cristão" sem precisar de imposições, mentiras e medo para bem viver...

Vc acha que não deve prestar contas a ninguém? Isso não é um incentivo à rebeldia? Não vejo nenhum bom cristão numa atitude dessas, que vê na idéia de autoridade um problema tão grande. Aliás, esses princípios aí só incentivam o egoísmo. A sociedade que se dane. Já que ter alguém para quem prestar contas é um problema.

Pior Fernando, e quando se fazem valer da "autoridade suprema" e cometerem as mais tristes atrocidades. As Cruzadas e as Inquisições, bem como hoje em dia as Missões Cristãs destruindo valores e culturas milenares... Isso não seria uma forma de "vandalismo ideológico"?

Um bom cristão vai concordar com tudo o que a bíblia e seu mentor espiritual o indicar, inclusive justificar seus preconceitos. Galileu é um belo exemplo de quão triste é a fé cristã... :emoticon8:

O dogmatismo que usaram contra Galileu está vivo ainda hoje e é usado inclusive por ateus.
Vocês confundem as atitudes de pessoas ignorantes com "o cristianismo" e com "a religião".
Esse é o problema, não saber separar as coisas, não conseguem olhar além da superfície.

Isso é o mesmo que tentar usar o darwinismo social contra a ciência ou o que os ateus da USSR fizeram contra os religiosos, contra o ateismo.
Simplesmente não faz sentido.
Se ateus perseguiram e mataram pessoas, isso não diz nada contra o ateismo, assim como se cristão perseguiram Galileu, isso não depõe contra o cristianismo.

Eu nem me importam se outros ateus mataram ou deixaram de martar... o problema deles não é meu, mesmo porque não compartilho com a mesma visão deles...

Mas qualquer chefe espiritual vai falar "amém" por tudo que estiver escrito na bíblia ou no livro que for...

A bíblia não é bonita, não é "florida" e não gosto da moral de um Deus doido... coisa escrita por gente feito eu e você, nada de iluminação nem revelação...

Prefiro dar mais crédito a chapeuzinho vermelho... :emoticon16:

Se outros ateus querem matar... o problema não vai ser meu, e eu CONCORDO com que ele pague por isso... :emoticon4:

Isso aí!

Se os ateus matarem não será em cima de nenhum livro ou nada, e sim sobre suas consciências!

Maldito seja o altruísmo... ! :emoticon6: :emoticon7:

Se dependessem das religiões o mundo seria um lugar perfeito... Hahahahaha.... que estranho não... ?!

Fedidovisk

Mensagem por Fedidovisk »

Fernando escreveu:
NadaSei escreveu:Isso é o mesmo que tentar usar [...] o que os ateus da USSR fizeram contra os religiosos, contra o ateismo.
Simplesmente não faz sentido.
Se ateus perseguiram e mataram pessoas, isso não diz nada contra o ateismo, assim como se cristão perseguiram Galileu, isso não depõe contra o cristianismo.

Eu sempre aperto esse calo quando começam a falar de cruzadas e dessas outras coisas. E ninguém deixa de fugir pela tangente tentando mostrar que aqueles fatos nada tem a ver com ateísmo.

Eu concordo. Nada tem a ver com ateísmo. Mas é no mínmo muito estranho que digam isso e usem o mesmo argumento contra o cristianismo.

É FALSO! No momento que um livro prega verdades absolutas, ou até prega qualquer coisa... que seja passível de interpretação pessoal, ainda assim é uma sugestão...

Fora que os detentores da mensagem cristã por muito tempo foram os que fizeram as atrocidades....

hellm!g

Re.: Matrimônio - O amor pode durar uma vida?

Mensagem por hellm!g »

Esse é o Fernando de que me lembro :emoticon12:

hellm!g

Mensagem por hellm!g »

Bellé escreveu:
O Bellé, como todo nietzcheano é um cara apaixonado, que defende com todo fervor seus pensamentos. Eu sei disso mesmo pq eu já fui um nietzcheano, igualzinho ao Bellé. Eu estou tentando estabelecer uma estratégia para que eu e ele comecemos a conversar. Pq com toda essa paixão zaratustriana, fica complicado.

Acho que você nunca foi nitzcheano, pois o fato de ter sido é bem coisa de crente desiludido, que tenta...tenta, erra...erra, e nunca está feliz com suas escolhas, como macaco salta de galho em galho em busca do que somente ele pode dar e acreditando que está nas alturas o pote com a agua da verdade....ilusão!!!

Deixei de acreditar em deus pelas suas instituições, isso a anos atrás, e agora consegui, justamente lendo a sua obra, a deixar de deixar de acreditar...

por falar em macacos... também há os de imitação :emoticon16:

hellm!g

Mensagem por hellm!g »

Bellé escreveu:
Fernando escreveu:
Bellé escreveu:Acho que você nunca foi nitzcheano, pois o fato de ter sido é bem coisa de crente desiludido

Ótimo... Eu fui e não fui nietzcheano ao mesmo tempo... O cara nem me conheceu e fica fazendo uma dúzia de juízos morais sobre mim, e, pior, ainda de forma auto-contraditória...

Vc sabe conversar sobre um assunto sem ficar cometendo ad hominen em cada parágrafo. Vc está sempre tentando me desmoralizar de alguma forma ao invés de replicar. Vamos parar com isso? Eu não tenho nenhum interesse em saber o que vc pensa da minha pessoa. Ficaria mais interessante se conversássemos sobre idéias, soble interpretações. Conversar sobre pessoas, nesse sentido que vc está fazendo, é algo muito chato.

Voce tem suas técnicas e eu tenho as minhas "tenicas"... e vc não imagina o quanto ela funciona... quanta "pedrada" você está disposto a receber???
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Ai o que acontece... você no prócimo post cita o fato de eu estar te querendo jogar pedra e fala que isso é coisa de ateu...

merda... mais um sofista :emoticon17:

Fernando

Mensagem por Fernando »

Fedidovisk escreveu:É FALSO! No momento que um livro prega verdades absolutas, ou até prega qualquer coisa... que seja passível de interpretação pessoal, ainda assim é uma sugestão...

Fora que os detentores da mensagem cristã por muito tempo foram os que fizeram as atrocidades....

O argumento é o mesmo. Não importa se é aplicado contra ateus ou contra teístas.

E tem mais. Vcs falam como se estivesse escrito na Bíblia que os cristãos devem matar os que se opõe a eles.

Eu vejo esse princípio muito mais forte na boca de ateus blackmetal. O Dante em seus tempos mais remotos dizia que se alguém se opusesse a ele na vida comum poderia até ser morto por ele.

É uma completa bobeira ficar usando esses casos particulares pra criticar o todo. Que existiram pessoas que se diziam cristãs e que cometeram atrocidades, não há dúvidas. Que essas pessoas devam ser tomadas como representação por excelência do cristrianismo, é um completo erro.
"Nada tem valor algum senão dentro do coração, e não como coisa" (Hegel)

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Eu vejo esse princípio muito mais forte na boca de ateus blackmetal. O Dante em seus tempos mais remotos dizia que se alguém se opusesse a ele na vida comum poderia até ser morto por ele.

sou "newager"... :emoticon16:

E tem mais. Vcs falam como se estivesse escrito na Bíblia que os cristãos devem matar os que se opõe a eles.

E NÃO??????????

Na bíblia, Deus não ajudou os hebreus em uma guerra?

E ainda mostra uma perfeição que consegue se arrepender (dilúvio), que mata indiscrinadamente quem se opõe (história de moisés), tragédias desnecessárias (Jesus)... Não estou lembrado em qual versículo se encontra, estou sem a bíblia aqui, mas tem um que diz que homossexual tem de ser MORTO!!!

Só por coisas desse tipo...

É uma completa bobeira ficar usando esses casos particulares pra criticar o todo. Que existiram pessoas que se diziam cristãs e que cometeram atrocidades, não há dúvidas. Que essas pessoas devam ser tomadas como representação por excelência do cristrianismo, é um completo erro.

típico...
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Ilovefoxes
Gênero: Masculino

Mensagem por Ilovefoxes »

manoelmac escreveu:

típico...
Típico... [2]

Fernando

Mensagem por Fernando »

manoelmac escreveu:

sou "newager"... :emoticon16:

Me responda pq eu deveria aceitar a idéia do cada um na sua se vc não respeita isso quando se refere ao cristianismo? Pq eu deveria aceitar a idéia de que quando eu estou vendo um caso particular de ateísmo eu não posso generalizar. Mas quando eu vejo um caso particular de cristianismo eu deva generalizar.

manoelmac escreveu:Na bíblia, Deus não ajudou os hebreus em uma guerra?

A Bíblia é um livro cheio de estilos literários. Há textos poéticos, narrativas históricas, parábolas, ensinamentos morais. O fato citado é uma passagem histórica. Vc não levou isso em consideração na sua resposta. Pois o trexo mensionado é uma narrativa histórico não uma exortação ao povos guerrearem.

manoelmac escreveu:E ainda mostra uma perfeição que consegue se arrepender (dilúvio)

Não consigo ver a conexão com o tema.

manoelmac escreveu:que mata indiscrinadamente quem se opõe (história de moisés) tragédias desnecessárias (Jesus)...

Explique melhor.

manoelmac escreveu:Não estou lembrado em qual versículo se encontra, estou sem a bíblia aqui, mas tem um que diz que homossexual tem de ser MORTO!!!/quote]

Mas vc acha que uma boa interpretação se baseia em apenas uma passagem?

manoelmac escreveu:típico...

Ué. O que lhe dá o direito de tomar casos particulares como universais? Vc está cometendo um erro de lógica. Típico ou não, é o erro que vc comete.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:E NÃO??????????

E ainda mostra uma perfeição que consegue se arrepender (dilúvio), que mata indiscrinadamente quem se opõe (história de moisés), tragédias desnecessárias (Jesus)... Não estou lembrado em qual versículo se encontra, estou sem a bíblia aqui, mas tem um que diz que homossexual tem de ser MORTO!!!

Continua falando da bíblia como se fosse um livro.
Ela é uma coleção de livros de diversos autores, sendo que uns são melhores que outros.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:E NÃO??????????

Continua falando da bíblia como se fosse um livro.
Ela é uma coleção de livros de diversos autores, sendo que uns são melhores que outros.

Eu sei que ela é uma compilação... mas isso não muda muito os fatos para minha descrença, pelo contrário... :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Pouco interessa se a bíblia tem diferentes autores e diferentes estilos. Pouco interessa também se ela não passa de uma colectânea bem pensada e estudada para ajudar a consolidar um império. E muito menos importa se ela tem diferentes interpretações ou não.

Os cristão clamam que Ela é a palavra de deus, e se deus diz para se desdizer à frente, bem, das duas uma, ou é meio senil, ou não sabe escoilher bem os seus porta-voz.

De qualquer forma, tudo parece indicar que das duas três, ou deus é perfeito e não tem nada a ver com a bíblia, logo a bíblia nada tem de sacro, ou deus é imperfeitíssimo e a bíblia é um reflexo disso, ou deus não existe e a bíblia é apenas mais um - provavelmente o melhor - dos muitos livros que visam manipular consciências.
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

docdeoz

Mensagem por docdeoz »

Ilovefoxes escreveu:Amor sexual não, nossos impulsos acabam depois de algum tempo (em torno de 3 anos).

Qual é a tua experiência com isso?

A família nuclear é algo recente...
(HNT) ויאמר אלי אחד מן־הזקנים אל־תבכה הנה נצח האריה אשר הוא משבט Rev 5:5
http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?t=13986
http://rv.cnt.br/viewtopic.php?t=14653

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

docdeoz escreveu:
Ilovefoxes escreveu:Amor sexual não, nossos impulsos acabam depois de algum tempo (em torno de 3 anos).

Qual é a tua experiência com isso?

A família nuclear é algo recente...

Imagem
Manoel Machado Henriques

Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

clara campos escreveu:Pouco interessa se a bíblia tem diferentes autores e diferentes estilos. Pouco interessa também se ela não passa de uma colectânea bem pensada e estudada para ajudar a consolidar um império. E muito menos importa se ela tem diferentes interpretações ou não.

Os cristão clamam que Ela é a palavra de deus, e se deus diz para se desdizer à frente, bem, das duas uma, ou é meio senil, ou não sabe escoilher bem os seus porta-voz.

De qualquer forma, tudo parece indicar que das duas três, ou deus é perfeito e não tem nada a ver com a bíblia, logo a bíblia nada tem de sacro, ou deus é imperfeitíssimo e a bíblia é um reflexo disso, ou deus não existe e a bíblia é apenas mais um - provavelmente o melhor - dos muitos livros que visam manipular consciências.

Ou os cristão que chamam ela de a palavra de Deus estão um tanto enganados quanto a isso ou quanto que que isso pode significar.

Segundo Cristo somos todos deuses.
Se a bíblia contém os ensinamentos de Cristo e ele é "um" com Deus, ela contem a palavra de Deus, mas se ela foi escrita pelos discípulos e não por Cristo, ela pode contar a palavra de Deus com algumas distorções.
Existem muitas formas de se olhar isso.

Eu acho incrível é como a maioria aqui gosta de apelas para o que dizem os "crentes" ou os "cristãos".
Você deixam eles dizerem como devem olhar pra bíblia?
E se ela não tiver nada de "sacro" isso muda alguma coisa?
Existe mesmo diferença entre sacro e profano ou tudo é reflexo da mesma divindade manifesta?
Saiba que até as "distorções" que criam as "ilusões", podem ser "pensadas"... tudo tem seu papel aqui, a ilusão também.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

Fernando

Mensagem por Fernando »

NadaSei escreveu:
clara campos escreveu:Pouco interessa se a bíblia tem diferentes autores e diferentes estilos. Pouco interessa também se ela não passa de uma colectânea bem pensada e estudada para ajudar a consolidar um império. E muito menos importa se ela tem diferentes interpretações ou não.

Ou os cristão que chamam ela de a palavra de Deus estão um tanto enganados quanto a isso ou quanto que que isso pode significar.

Segundo Cristo somos todos deuses.
Se a bíblia contém os ensinamentos de Cristo e ele é "um" com Deus, ela contem a palavra de Deus, mas se ela foi escrita pelos discípulos e não por Cristo, ela pode contar a palavra de Deus com algumas distorções.
Existem muitas formas de se olhar isso.

Eu acho incrível é como a maioria aqui gosta de apelas para o que dizem os "crentes" ou os "cristãos".
Você deixam eles dizerem como devem olhar pra bíblia?
E se ela não tiver nada de "sacro" isso muda alguma coisa?
Existe mesmo diferença entre sacro e profano ou tudo é reflexo da mesma divindade manifesta?
Saiba que até as "distorções" que criam as "ilusões", podem ser "pensadas"... tudo tem seu papel aqui, a ilusão também.

Não precisa não ser cristão. Inerrância Bíblica não é um assunto completamente defendido pelos teologos. Não são poucos os que defendem que existem erros na Bíblia.

Bellé

Mensagem por Bellé »

hellm!g escreveu:
Bellé escreveu:
Fernando escreveu:
Bellé escreveu:Acho que você nunca foi nitzcheano, pois o fato de ter sido é bem coisa de crente desiludido

Ótimo... Eu fui e não fui nietzcheano ao mesmo tempo... O cara nem me conheceu e fica fazendo uma dúzia de juízos morais sobre mim, e, pior, ainda de forma auto-contraditória...

Vc sabe conversar sobre um assunto sem ficar cometendo ad hominen em cada parágrafo. Vc está sempre tentando me desmoralizar de alguma forma ao invés de replicar. Vamos parar com isso? Eu não tenho nenhum interesse em saber o que vc pensa da minha pessoa. Ficaria mais interessante se conversássemos sobre idéias, soble interpretações. Conversar sobre pessoas, nesse sentido que vc está fazendo, é algo muito chato.

Voce tem suas técnicas e eu tenho as minhas "tenicas"... e vc não imagina o quanto ela funciona... quanta "pedrada" você está disposto a receber???
.
.
.
.
.
.
.
.
.

Ai o que acontece... você no prócimo post cita o fato de eu estar te querendo jogar pedra e fala que isso é coisa de ateu...

merda... mais um sofista :emoticon17:

O que é um sofista para você? O que são sofistas par mim? O que os sofistas são?
O poder é parte da fraqueza de um homem sem deus...

Bellé

aknatom

Mensagem por aknatom »

E dentro deste contexto, como podemos definir a intencionalidade da minhoca?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Najma
Gênero: Feminino

Mensagem por Najma »

aknatom escreveu:E dentro deste contexto, como podemos definir a intencionalidade da minhoca?

Minhocas, mesmo sendo hermafroditas, necessitam de um parceiro para procriarem... Um sofisma necessita de alguém com a sensação de que perdeu o bonde e a janelinha que está, portanto, inacessível... :emoticon12:
Imagem

Bellé

Mensagem por Bellé »

Agora voces tão fumando algum tipo de erva!!!

Não somos nós os responsáveis pelas futuras intenções da minhoca??? Como disse Arnaldo as coisas não estão nem ai para nós e vivemos em torno desta idéia de saber e querer saber o porque das coisas!!! Tirando o "grande nomeador" da jogada o que nos resta, minhocas questinariam a nossa inexistência???

Bellé

aknatom

Mensagem por aknatom »

Questionar nossa existência implica que existe uma intenção por trás da mente, ou por trás do funcionamento do sistema nervoso primitivo do verme... se não existe intenção,não existe questionamento. Mas, até que ponto, nós, seres humanos, que tanto questionamos, podemos deduzir que temos "intencionalidade" simplesmente porque questionamos? Não seria nosso questionamento simplesmente um condicionamento a estar insatisfeito, promovendo uma melhor forma de sobrevivência para nosso código genético?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Não sabia que minhocas se casavam em matrimômio.
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Recomendo o programa da BBC em 2 DVDs - "Pequenos Monstros" - sobre o sucesso dos invertebrados na colonização da terra.

A idéia de que somos o suprassumo da criação, de que existe inteligência inerente apenas ao gênero humano, passa longe... Os invertebrados são excepcionalmente melhor sucedidos do que nós. Nós criamos excesso de entulho imaginário para funções primárias e depois ficamos discutindo a intencionalidade das minhocas... :emoticon12: A intenção delas é clara: sobrevivência e só. :emoticon1:
Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Mas seria isso uma intenção ou apenas um impulso?
Percebe a profundidade da questão Najma?

Imagem

Bellé

Mensagem por Bellé »

aknatom escreveu:Questionar nossa existência implica que existe uma intenção por trás da mente, ou por trás do funcionamento do sistema nervoso primitivo do verme... se não existe intenção,não existe questionamento. Mas, até que ponto, nós, seres humanos, que tanto questionamos, podemos deduzir que temos "intencionalidade" simplesmente porque questionamos? Não seria nosso questionamento simplesmente um condicionamento a estar insatisfeito, promovendo uma melhor forma de sobrevivência para nosso código genético?

A nossa existência promove o questinamento e não o contrário penso eu, a evolução nos fez perguntar e perguntando evoluímos, somos feitos de intenções somente após eliminada a intenção de questionarmos...

Podemos ser sim somente caixas-protetoras-modificadoras de DNA que este não vai estar nem aí para sua casca... mas se é esta casaca que questiona e determina os rumos da evolução o que podemos dizer sobre o que é???

Bellé

Trancado