Redução da Maioridade Penal - O Terror continua.

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

RicardoVitor escreveu:O jovem de 15 anos deve ser submetido a medidas sócio-afirmativas até entender que não deve estuprar nem matar suas amiguinhas.

Sim. E todo o mocinho que aos 15 anos ainda não descobriu esta regrinha, depois destas medidas, ele vai dizer: " Puxa. eu não sabia...tá bom, não faço mais..."

Assim como aqueles que matam os papais e os irmãozinhos. Os que arrastam bebês pelo concreto por quadras e que queimam índios pensando que eram mendigos...e também os que dizem desde que começam a falar que o sonho deles é ser bandido.
De repente...eles vão descobrir que isto não é bacana.
Imagem

Apo

Re: Re.: Redução da Maioridade Penal - O Terror continua.

Mensagem por Apo »

Procedure escreveu:
clara campos escreveu:
Procedure escreveu:Pois então, é perfeitamente válida a questão que foi colocada antes:

- Um homem de 30 estupra e mata uma garota de 12.
- Um jovem de 15 estupra e mata uma gatora de 12.

Qual, na sua opinião, deve ser a diferença entre o tratamento dado a ambos?

Não aprecio este tipo de questões tão particulares. Não sou jurista nem juíz, e penso que cada caso é um caso.
Para poder responder a essa questão com pretensa justiça esses dados seriam absolutamente insuficientes.

Apresenta-me a proposta da lei brasileira e poderei dizer se concordo, posso até procurar na portuguesa e ver se concordo ou não.

Como assim, "apresenta-se a proposta da lei brasileira e poderei dizer se concordo"? Quero saber qual, de acordo com o que você considera certo, é o tratamento adequado para cada caso. Se todas as questões políticas se resumissem a considerar certo o que está na lei, nada seria discutido. Bastaria apontar determinado trecho da constituição e aquilo deveria ser aceito sem contestação.

Você diz, Clara Campos, que cada caso é um caso. Então você admite que seria possível punir um jovem de 15 indiferentemente de um de 30, em determinadas circunstâncias?

Que dados, exatamente, faltaram para você não poder me responder a questão, considerando-a com dados insuficientes? A classe social dos envolvidos? O grau de escolaridade? Renda? Religião?

Não adianta...europeus não entendem a modus vivendi e nem o modus operandi do Brasil.
Temos uma concepção acerca das coisas que é muito complicada para quem não vive aqui. Brasil é Brasil.
Imagem

Acauan
Moderador
Gênero: Masculino

Mensagem por Acauan »

clara campos escreveu:Mas sabes Acauan, diz-se que Portugal é um país de brandos costumes... nunca cá vi ninguém da direita defender coisas que se defendem neste fórum, tão pouco a maioridade penal!

Mas diz-me Acauan, como pode um garoto ser julgado como adulto mas não poder ter relações sexuais de livre vontade com um adulto?

Clara,

Esta última questão, no Brasil em particular, fala mais a favor do que contra a redução da maioridade penal.
Segundo o Jornal O Estado de São Paulo de hoje (16 de setembro), a idade típica de iniciação sexual dos homens brasileiros é entre quatorze e quinze anos. Aos desessete, absolutamente ninguém estranhará e muito menos invocará empecilhos legais para a atividade sexual, principalmente a masculina. Este mesmo jovem de dezessete anos pode votar para presidente e dirigir automóveis, quando se trata de matar gente, há quem diga que eles não entendem que matar os outros é ruim.

Quanto ao que defendem ou não em Portugal sobre o tema, talvez pese que não deve ser comum por aí menores de idade arrastando crianças em carros roubados até espalhar suas partes por vários bairros da cidade ou então aprisionando, estuprando, torturando e matando uma jovem sequestrada durante dias, ao longo dos quais aproveitando a oportunidade para oferecê-la aos comparsas.

Há quem pense por aqui que a confiança da impunidade não estimula estes comportamentos e há quem pense que estimulam sim.

Felizmente, Portugal parece livre desta dúvida macabra.
Nós, Índios.

Acauan Guajajara
ACAUAN DOS TUPIS, o gavião que caminha
Lutar com bravura, morrer com honra.

Liberdade! Liberdade!
Abre as asas sobre nós!
Das lutas na tempestade
Dá que ouçamos tua voz!

Fabi

Re.: Redução da Maioridade Penal - O Terror continua.

Mensagem por Fabi »

É o Brasil Clara...
Olhe as bárbaries que nossas crianças aprontam por aqui: :emoticon14:

Acusado de matar jovem responde como menor

Dois adolescentes - um de apenas 15 anos e outro de 17, que completou 18 anos nesse domingo (26) – confessaram o envolvimento na morte da universitária Ana Claudia Caron. A jovem foi encontrada morta, com um tiro na boca, e parte do corpo carbonizado em Almirante Tamandaré (PR).

O pai, a mãe a irmã e vários amigos acompanharam a entrevista em que a polícia falou sobre a solução do caso. Os familiares reclamaram muito sobre como deve ser o processo contra os dois. Mesmo o que completou 18 anos no domingo vai responder como menor de idade, porque cometeu o assassinato cinco dias antes do aniversário.

"Infelizmente, o nosso Código Penal tem que ser revisto. Os mandantes do nosso Brasil que fazem as leis devem dar uma olhada, porque eles vão ter netos", diz o pai da jovem assassinada Paulo Roberto Caron.

Eles foram detidoss na noite de sábado (25), na região do Parque Tanguá, entre Almirante Tamandaré e Curitiba. Ainda foram detidas outras duas pessoas que teriam acobertado o crime, um homem e uma mulher. No depoimento, os adolescentes disseram que pretendiam apenas fazer um assalto.

“Um roubo, envolvido com consumo de drogas – maconha, crack. É o roteiro triste”, diz o secretário de Segurança do Paraná Luiz Fernando Delazari.

Corpo Carbonizado
A estudante de Educação Física Ana Claudia Caron, de 18 anos foi morta na última terça-feira (21). Ana Claudia foi pega pelos bandidos na frente de uma academia às 19h, um horário de muito movimento, em uma rua do centro de Curitiba.

De acordo com a polícia, os dois adolescentes ainda andaram entre 4 e 5 horas de carro pela cidade antes de levar a estudante para um matagal na região metropolitana.

A garota foi violentada, morta com um tiro na boca e teve o corpo queimado. Só foi encontrada dois dias depois, na quinta-feira (23).

A perícia no carro da universitária deve ser concluída nesta segunda-feira (27), informou o Instituto de Criminalística do estado.
Fonte: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,, ... 33,00.html
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Estes anjinhos foram os que estupraram a jovem estando ela com a cabeça ensacada por um saco de lixo e depois do estupro, jogaram gasolina no rosto e nos genitais dela e a incendiaram viva? Devem ser. Pobres crianças... :emoticon6:
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Pelo visto não é. Os outros não mataram antes de colocar fogo.
Imagem

Fabi

Mensagem por Fabi »

Apo escreveu:Estes anjinhos foram os que estupraram a jovem estando ela com a cabeça ensacada por um saco de lixo e depois do estupro, jogaram gasolina no rosto e nos genitais dela e a incendiaram viva? Devem ser. Pobres crianças... :emoticon6:

Primeiro eles deram um tiro na boca e depois incendiaram... mas as crianças queriam apenas assaltar....

Fabi

Mensagem por Fabi »

Apo escreveu:Pelo visto não é. Os outros não mataram antes de colocar fogo.

Onde? Posta a notícia sobre essa traquinagem dessas crianças... :emoticon14:

Samael
Gênero: Masculino
Contato:

Mensagem por Samael »

Acauan escreveu:Não precisa ir tão longe.
Todo assaltante que dispõe da opção de atacar e matar uma vítima tem o poder de decidir se faz isto ou não, a menos que se admita que algum tipo de possessão demoníaca ou sociológica tome seu corpo e o force a fazer o que não quer.

Não precisa mesmo ir tão longe. Bastaria perguntar se esse cara não perdeu todo respeito pela dignidade alheia por já ter sofrido de tudo nas mãos de muita gente, sendo ou não merecedor daquilo, para que chegasse a esse ponto. Pode ser muito bem um canalha por si só, mas como eu não creio eu arbítrio absoluto, creio que somos muito mais contingência e meio do que "decisão individual", eu sempre costumo enxergar a coisa pelo prisma que abordei aqui no tópico.

Pessoas sadias crescem em ambientes sadios, já pessoas doentes...

Acauan escreveu:Era pobre o suficiente para o tema em questão e nem um pouco debilitado moralmente, logo...

...logo as xícaras da Sal estão voando por aí.

Acauan escreveu:Quando você diz que "uma maioria dos negros e mulatos praticando crimes" quer dizer que a maioria dos negros e mulatos vira criminosos, que a maioria absoluta dos criminosos é negra ou mulata ou que a maioria relativa dos criminosos é negra ou mulata?
E o que é "mulato"?
Já vi estatísticas que consideram mulatos como negros quando interessa em provar que a maioria da população brasileira é não branca e outras que excluem todos os mulatos socialmente bem sucedidos, considerando-os brancos, quando se quer provar que todos os negros e mulatos vivem mal no Brasil.
Duvido que exista uma única estatística neste país que me classifique como Índio, embora quem me conhece pessoalmente tenha poucas dúvidas a respeito.

Não é minha intenção fazer nenhum tratado sobre etnias aqui. Se já abriu um livro de delegacia, sabe do que eu estou a falar, a maioria absoluta retratada ali tem pele morena ou negra.

Por acaso, com raras exceções, a população mais pobre do Rio e de São Paulo tem a mesma tonalidade de pele, por exemplo.Duas ou três vezes na vida vi garotos de pele branca no Jacaré ou na Mangueira.

Acauan escreveu:[color=yellow]De fato não pode, pois defender que origem pobre torna a vilania menos vil é condescendência por definição.

O que já faz parte de uma estratégia retórica, visto que em momento algum eu disse que alguém é menos vil por praticar a vilania influenciado pela sua condição de meio, e muito menos que não deva ser punido a partir disto. Eu apenas assumo o que , para mim, é uma realidade bastante óbvia.

Acauan escreveu:Devo ser muito mal informado pois até o momento não vi ninguém que adorasse movimentos como o "Cansei", para se ter uma idéia, até a turma do Mídia Sem Máscara meteu o pau nos caras.

Normal, visto que são, ao menos, teoricamente, "intelectualizados". Eu conheço muita gente que adora esse tipo de movimento, desde velhinhas de Ipanema até donas de casa de classe média baixa da zona norte.

Acauan escreveu:Se este mito da "voz política" das classes pobres valesse para alguma coisa, as revoluções comunistas teriam sido a salvação delas e não sua perdição como se viu.
Política é uma merda e há muitas outras formas de uma população conquistar espaço social, todas melhores.
Achar que a via política é a única ou a melhor é tipicamente marxista.

Eu não sei bem o que o rabo tem a ver com as calças, mas a imensa maioria das revoluções não deram "voz política" nem à participação das populações nelas e muito menos à participação dessas populações nos governos oriundos daí.

Para mim, tudo passa por política. Desde o convívio nesse fórum até a apresentação de uma notícia no jornal, daí, voz política é sempre essencial. E ter capital, numa sociedade capitalista onde a informação é uma mercadoria bastante valorizada, me parece um meio bastante eficaz de obtê-la.

Acauan escreveu:A melhor proteção contra este tipo de opressão, principalmente a de policiais corruptos, que também são bandidos, é a liberdade de imprensa. O episódio da Favela Naval exibido na Rede Globo fez mais pelos direitos civis dos favelados do que todos os milhares de militantes de esquerda que sugam o sangue daquele povo.

Sem dúvida alguma que a liberdade de imprensa é bastante importante. E ter voz política passa, inúmeras vezes, por poder fazer se ouvir na imprensa.

Mas sejamos mais simples: na questão dos atrasos dos aviões, a mídia fez um estrondo absurdo em torno dos abusos e do sofrimento das pessoas nas filas e saguões de aeroportos. Mas, me diga, se você, assim como eu, sabe que é obrigatório que as empressas concessionárias de ônibus deixem que, ao menos, metade de sua frota circule de madrugada, e fato indiscutível que nenhuma delas o faça, por que é que a mídia não faz um alarde gigantesco em torno disso? Se tem gente que sofre num ônibus ultra apertado, e sofre todo tipo de espera, às vezes de baixo do sol, em veículos muitas vezes precários, por que é que ninguém fala nada?

Acauan escreveu:A velha história..., mas discutir isto seria se estender demais.

Eu muitas vezes me esqueço que ainda existe uma utopia viva...

Acauan escreveu:É aí que reside a contradição.
Você expõe todos os motivos pelos quais a maioridade penal deveria ser reduzida e no fim diz que não defende sua redução.

Aonde que eu não defendo a redução da maioridade penal? Por mim, ela pode ser reduzida a zero, se bem entenderem e se isso não criar outros problemas legais piores.

Minha preocupação é que os fatores de prevenção sejam colocados acima dos de punição.

Fabi

Mensagem por Fabi »

E notem que não estamos falando de ladrões de galinha que roubaram pra comer, estamos mostrando anjinhos que cometem bárbaries por causa das drogas....divida com o traficante... ninguém mandou comprar crack do traficante e não ter dinheiro pra pagar....
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fabi escreveu:
Apo escreveu:Estes anjinhos foram os que estupraram a jovem estando ela com a cabeça ensacada por um saco de lixo e depois do estupro, jogaram gasolina no rosto e nos genitais dela e a incendiaram viva? Devem ser. Pobres crianças... :emoticon6:

Primeiro eles deram um tiro na boca e depois incendiaram... mas as crianças queriam apenas assaltar....

Crianças são assim, mudam de idéia toda hora...é a construção da personalidade...se é pobre é porque é pobre e isto justifica...se é rico é porque é mimado...justifica também.

Precisamos ser mais humanos com a geração do futuro.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fabi escreveu:E notem que não estamos falando de ladrões de galinha que roubaram pra comer, estamos mostrando anjinhos que cometem bárbaries por causa das drogas....divida com o traficante... ninguém mandou comprar crack do traficante e não ter dinheiro pra pagar....

Eles são vítimas de qualquer jeito e a culpa é nossa. Quanto mais a gente acusar e jogar eles aos leões, pior será para nós. Será que ninguém entende isto? O perdão é uma coisa meiga que esta sociedade revoltante esqueceu faz tempo.
Imagem

Fabi

Mensagem por Fabi »

Apo escreveu:
Fabi escreveu:E notem que não estamos falando de ladrões de galinha que roubaram pra comer, estamos mostrando anjinhos que cometem bárbaries por causa das drogas....divida com o traficante... ninguém mandou comprar crack do traficante e não ter dinheiro pra pagar....

Eles são vítimas de qualquer jeito e a culpa é nossa. Quanto mais a gente acusar e jogar eles aos leões, pior será para nós. Será que ninguém entende isto? O perdão é uma coisa meiga que esta sociedade revoltante esqueceu faz tempo.

Claro que são vitimas, afinal, todo mundo precisa de heroína, crack, cocaína e maconha pra sobreviver, acho até que o governo deveria dar bolsa drogas pra eles.....pra essas crianças inocentes não matarem, não roubarem e nem estuprarem pra pagar divida com traficante...

Apo

Mensagem por Apo »

Sabe, a hipocrisia me enoja. Prefiro me iludir que é algum tipo de mecanismo de fuga da realidade. O pior é que enquanto alguns se escondem de olhar de frente como funciona a mente de um bandido ( criança ou não, pobre ou não, drogado ou não, negro ou não, assim ou assado), vamos ficando a mercê da doença humana que se guia por instintos primitivos em mentes perturbadas sem volta, e que encontra guarida no que chamam de lei ( quando todos os argumentos se esgotam) .

Mude-se e cumpra-se a lei, caramba!
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Estes dias eu estava vendo um documentário sobre criminosos perigosos que começaram a vida no crime bem cedo. As frases repetidas por eles quando argüídos sobre remorso e sobre a dor impingida ao outro ser humano segue um padrão: eles dizem que não sentem remorso algum, que não sentem culpa, que a dor e a vida do outro não tem importância que não seja cumprir o que ele quiseram fazer...o que importa para eles é o desejo incontrolável de matar e a satisfação deste desejo, o que importa é fazer o que precisa ser feito, o que importa é poder realizar o que se quer. Alguns têm medo de morrer, outros têm medo de sentir dor e alguns não se importam realmente com nada. Eles vivem o momento, não há extrapolação para a moral, os valores, e muito menos para o que pode acontecer depois.

Alguém acha que eles ouvem algum papinho de psicólogo? Que dar mais comidinha na boca, escolinha, caminha arrumada e promessa de se safar se tiver bom comportamento vai mudar o modelo mental destes psicopatas?

Por que não adotam um deles?
Imagem

clara campos
Moderadora
Contato:

Mensagem por clara campos »

Procedure escreveu:Apresenta-me a proposta da lei brasileira e poderei dizer se concordo, posso até procurar na portuguesa e ver se concordo ou não.

Como assim, "apresenta-se a proposta da lei brasileira e poderei dizer se concordo"? Quero saber qual, de acordo com o que você considera certo, é o tratamento adequado para cada caso. Se todas as questões políticas se resumissem a considerar certo o que está na lei, nada seria discutido. Bastaria apontar determinado trecho da constituição e aquilo deveria ser aceito sem contestação.

Você diz, Clara Campos, que cada caso é um caso. Então você admite que seria possível punir um jovem de 15 indiferentemente de um de 30, em determinadas circunstâncias?

Que dados, exatamente, faltaram para você não poder me responder a questão, considerando-a com dados insuficientes? A classe social dos envolvidos? O grau de escolaridade? Renda? Religião?[/quote]

:emoticon12:
Inacreditavel.
Tu realmente estás a levar essa "situação - problema a sério"!! Basta então apenas conhecer o crime para punir?
A lei brasileira será assim tão quadrada?

E tu realmente achas que o salário ou religião me dizem alguma coisa sobre a pena a aplicar, mas tu estás a gozar comigo ou quÊ?
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Acauan escreveu:
clara campos escreveu:Mas sabes Acauan, diz-se que Portugal é um país de brandos costumes... nunca cá vi ninguém da direita defender coisas que se defendem neste fórum, tão pouco a maioridade penal!

Mas diz-me Acauan, como pode um garoto ser julgado como adulto mas não poder ter relações sexuais de livre vontade com um adulto?

Clara,

Esta última questão, no Brasil em particular, fala mais a favor do que contra a redução da maioridade penal.
Segundo o Jornal O Estado de São Paulo de hoje (16 de setembro), a idade típica de iniciação sexual dos homens brasileiros é entre quatorze e quinze anos. Aos desessete, absolutamente ninguém estranhará e muito menos invocará empecilhos legais para a atividade sexual, principalmente a masculina. Este mesmo jovem de dezessete anos pode votar para presidente e dirigir automóveis, quando se trata de matar gente, há quem diga que eles não entendem que matar os outros é ruim.

Quanto ao que defendem ou não em Portugal sobre o tema, talvez pese que não deve ser comum por aí menores de idade arrastando crianças em carros roubados até espalhar suas partes por vários bairros da cidade ou então aprisionando, estuprando, torturando e matando uma jovem sequestrada durante dias, ao longo dos quais aproveitando a oportunidade para oferecê-la aos comparsas.

Há quem pense por aqui que a confiança da impunidade não estimula estes comportamentos e há quem pense que estimulam sim.

Felizmente, Portugal parece livre desta dúvida macabra.

Acauan, qualquer que fosse/seja o limite de idade estipulada, existirão sempre desacordos, porque o limites são, por natureza, conflituosos.

15, 16, 17, será sempre um problema, mas mas 12? 8? como já vi defender por aí?

Será que não percebes que não é o limite em si, mas o conceito, o princípio, que questiono?
Noutro tópico alguém defendia que m miudo de 8 anos deveria ser julgado como adulto! Meu deus!! Se estivessemos cara a cara eu ter-me-ia levandado e saído!
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)

clara campos
Moderadora
Contato:

Fabi, eu compreendo a barbárie e compreendo o vosso dilema, mas o apelo emocional não resulta comigo.

Além do mais, eu simplesmente não acredito que diminuir a idade da impunidade fosse resolver o vosso problema, genuinamente não acredito. Assim, penso que essa "solução" é falha do ponto de vista prático e do ponto de vista ideológico.

Najma

Mensagem por Najma »

Hum...

Depois que eu li sobre aquele caso de um menino de 8 que estuprou, torturou e matou o amiguinho de 3 anos, cheguei à conclusão de que a idade não importa mesmo. Um psicopata vai fazer atrocidades em qualquer idade, desde que as condições para que as atrocidades sejam propícias... Da mesma forma, um drogado viciado faz qualquer coisa para conseguir a droga, seja lá na idade que for.

Reduzir a idade penal é um paliativo, uma tentativa de acalmar os ânimos de uma população que não sabe o que pensar diante da barbárie. E que, como todo paliativo, não irá funcionar.

Maria Antonieta sugeriu que os pobres que pediam pães comessem brioches. Não sei porquê mas essa idéia sempre me vem à mente quando leio debates sobre qualquer assunto envolvendo pobres e as opiniões vigentes aqui sobre a pobreza.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Continuo sem entender qual a proposta prática para conter a violência advinda de pessoas com menos de 18 anos que cometem atrocidades e estão fora do alcance da lei no Brasil.
Não importa se é rico ou pobre, não vem ao caso se foi vítima ou não, não excluindo melhorar as condições de vida ( seja lá o que isto signifique para uma mente psicopata )...

Ninguém respondeu ainda qual a solução para retirar de circulação um estuprador, assassino, torturador, homicida irracional seja lá de que idade for.

Aguardando...
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Apo escreveu:Continuo sem entender qual a proposta prática para conter a violência advinda de pessoas com menos de 18 anos que cometem atrocidades e estão fora do alcance da lei no Brasil.
Não importa se é rico ou pobre, não vem ao caso se foi vítima ou não, não excluindo melhorar as condições de vida ( seja lá o que isto signifique para uma mente psicopata )...

Ninguém respondeu ainda qual a solução para retirar de circulação um estuprador, assassino, torturador, homicida irracional seja lá de que idade for.

Aguardando...

Mas isso é claro e evidente: pena de morte ou prisão perpétua. Alguém que não pode viver em sociedade, tem que ser separado. O problema parece ser o de identificar quem são os psicopatas, quem dentre os que cometem crimes hediondos merece ser separado da convivência humana de forma permanente e sem paliativos.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Najma escreveu:
Apo escreveu:Continuo sem entender qual a proposta prática para conter a violência advinda de pessoas com menos de 18 anos que cometem atrocidades e estão fora do alcance da lei no Brasil.

Aguardando...

Mas isso é claro e evidente: pena de morte ou prisão perpétua. Alguém que não pode viver em sociedade, tem que ser separado. O problema parece ser o de identificar quem são os psicopatas, quem dentre os que cometem crimes hediondos merece ser separado da convivência humana de forma permanente e sem paliativos.

Isto só é evidente para quem pensa assim. Mas alguns não saem de cima do muro da ética e da moral, quando a questão é de vida ou morte, de sobrevivência dos que só querem estar bem e vivos.
Estas pessoas andam a volta do assunto e parecem se horrorizar mais com a idéia do afastamento do que com o crime em si. É deles que eu gostaria de obter uma proposta convincente e eficaz.

Quanto ao psicopata, algumas evidências clínicas mostram traços de psicopatia, como a ausência de sentimentos pelo próximo, a falta de expressão de comoção perante a dor alheia.
Um menino de 6 anos que estrangula com prazer gatos e esmaga hamsters, que bate com qualquer objeto que tiver à mão em outro coleguinha ou irmãozinho, que vai até em casa e busca uma faca para terminar de matar degolado um vizinho de 3 anos e diz que fez porque não gostava dele, não é um ser humano normal.
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Apo escreveu:
Najma escreveu:

Aguardando...

Isto só é evidente para quem pensa assim. Mas alguns não saem de cima do muro da ética e da moral, quando a questão é de vida ou morte, de sobrevivência dos que só querem estar bem e vivos.
Estas pessoas andam a volta do assunto e parecem se horrorizar mais com a idéia do afastamento do que com o crime em si. É deles que eu gostaria de obter uma proposta convincente e eficaz.

Quanto ao psicopata, algumas evidências clínicas mostram traços de psicopatia, como a ausência de sentimentos pelo próximo, a falta de expressão de comoção perante a dor alheia.
Um menino de 6 anos que estrangula com prazer gatos e esmaga hamsters, que bate com qualquer objeto que tiver à mão em outro coleguinha ou irmãozinho, que vai até em casa e busca uma faca para terminar de matar degolado um vizinho de 3 anos e diz que fez porque não gostava dele, não é um ser humano normal.

Não é normal mesmo. E não temos culpa dele ser assim, visto que esse comportamento pode ter origem genética e não apenas ser produto do meio em que uma criança que comete tais atrocidades vive.

A questão é: se a vida nas favelas impulsiona crianças para a criminalidade e se elas acabam cometendo crimes hediondos em função disso, é uma coisa. Mas o componente "psicopático" tem que ser levado em conta também, ou toda criança vivendo em condições sub-humanas desenvolveria esse comportamento, o que não acontece de forma alguma. Teria que ficar claro que se algumas das que cometem crimes hediondos for diagnosticada como psicopata, não vai adiantar "educar" para que seja diferente. Teria que ser separada da convivência, da mesma forma que um adulto que tivesse os mesmos traços de personalidade e não se fala mais nisso. O limite para a idade penal aí conta muito pouco, ou praticamente nada.
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Sim, mas se não é a idade penal, como se julga um crime hediondo cometido por adolescentes e crianças? Separa esta criança e coloca onde?
Imagem

Najma

Mensagem por Najma »

Apo escreveu:Sim, mas se não é a idade penal, como se julga um crime hediondo cometido por adolescentes e crianças? Separa esta criança e coloca onde?

Eu penso que teria que haver uma reestruturação no consenso do que é recuperável e do que não é. Crianças criminosas, desde que se suponha que sejam apenas fruto do meio em que vivem e que fique patente que a reeducação resolve a propensão ao crime, mereceriam, em tese, outra chance. A questão é que, no caso de um psicopata, não resolve. Então, deveriam sim estudar meios de diagnosticar se há psicopatia e colocá-los em prática o quanto antes.

Aí, caso isso seja implantado, o problema será lidar com os que acreditam que esse tipo de "separação" entre recuperáveis e irrecuperáveis é "eugenista"... E a questão prossegue sem solução.
Imagem

Trancado