Quais "experiências pessoais" vocês já tiveram??

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
NadaSei
Gênero: Masculino

Re: Re.: Quais "experiências pessoais" vocês já ti

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:
Eu gosto mais de viajar nos meus devaneios... :emoticon16:

Tenho total controle e fico consciente! :emoticon1:

Tem certeza disso? Há controvérsias...
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:

É... se bem que o devaneio é meio que um estalo.

costuma surgir demais durante o ócio... :emoticon1:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Jack Torrance escreveu:
Apo escreveu:Brincadeira...a clínica é chique e tem uns envolvimentos esquisitos que fiquei sabendo depois. Mas deve ser de humanos... :emoticon1:

Que tipo de envolvimentos dizem que essa clínica tem, Apo?

Coisas relacionadas a favorecimentos de determinados laboratórios e briguinhas com outros, que não são "amiguinhos" deles. Ou seja, ele fez a coleta do material, eu ia levar num laboratório anatomo-patológico bem conceituado e tradicional, pelo meu convênio. Ele me entregou um cartãozinho de um laboratório de amigos dele. Como eu não "obedeci", quando voltei lá com o laudo do meu laboratório, ele disse que não concordava com o resultado. :emoticon5:

Coisas humanas, nada de extraterreno... :emoticon4:
Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:
NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:

O problema é que só tem total controle dos pensamentos, quem é capaz de para-los quando quiser. (aquilo que todo mundo tirou sarro é justamente o controle).

Do contrario, os pensamentos vem sozinhos e nos controlam.
É assim que funcionam os vícios, medos, vergonhas, etc... São pensamentos que vem a nossa mente e não somos capazes de controlar.

Quando estamos em devaneios, apenas damos uma "direção" aos pensamentos, mas não os controlamos totalmente.
Muito pelo contrario... Os pensamentos nos controlam, nos escravizam.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:
NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:

O problema é que só tem total controle dos pensamentos, quem é capaz de para-los quando quiser. (aquilo que todo mundo tirou sarro é justamente o controle).

Do contrario, os pensamentos vem sozinhos e nos controlam.
É assim que funcionam os vícios, medos, vergonhas, etc... São pensamentos que vem a nossa mente e não somos capazes de controlar.

Quando estamos em devaneios, apenas damos uma "direção" aos pensamentos, mas não os controlamos totalmente.
Muito pelo contrario... Os pensamentos nos controlam, nos escravizam.

Não acho Elk... digo... nadasei... :emoticon16:

Geralmente, quando você está com a cabeça a mil, não dá tempo nem que os pensamentos tomem conta, vc é obrigado a criar um foco para eles.

Já quando você entra em uma espécie de ócio, um zillhão de coisas vão entrando em corrente na cabeça, nisso, você puxa uma aqui, outra alí, teoriza o seu futuro, teoriza futuros, cria um mundinho pra passar o tempo... ou seja, a popular "viajar na maionese"...
Manoel Machado Henriques

Imagem

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

manoelmac escreveu:Não acho Elk... digo... nadasei... :emoticon16:

Geralmente, quando você está com a cabeça a mil, não dá tempo nem que os pensamentos tomem conta, vc é obrigado a criar um foco para eles.

Já quando você entra em uma espécie de ócio, um zillhão de coisas vão entrando em corrente na cabeça, nisso, você puxa uma aqui, outra alí, teoriza o seu futuro, teoriza futuros, cria um mundinho pra passar o tempo... ou seja, a popular "viajar na maionese"...

Sim, com a cabeça a "mil" você cria um "foco", mas continuam passando zilhões de pensamentos, só que agora mais "focados" no assunto.

Quando precisamos de concentração eliminamos um pouco das divagações e focamos mais o pensamento, mas isso ainda é pouco, os pensamentos continuam ali, pipocando, só que melhor direcionados.

Se você tentar reparar, nós não conseguimos "ficar sem pensar" por muito tempo, pois não controlamos os pensamentos. Eles aparecem mesmo que isso não seja nossa vontade.
Da mesma forma, não conseguimos controlar se vamos ter "esse" ou "aquele" pensamento.

Um dos ensinamentos religiosos é eliminar os pensamentos ruins e cultivar os bons, justamente por isso.
Pra que com o tempo, possamos controlar que tipo de pensamentos queremos ou não em nossa mente.
Um variação disso é a de colocar o pecado no próprio pensamento, assim a pessoa tem que vigiar o pensamento e lutar para adquirir controle deles.

Então, quem pensa o tempo todo, não pode fazer essas duas coisas: (entre outras)

1 - Não pode ficar plenamente concentrado sem objetos mentais, isso dignifica ficar sem nenhum pensamento na mente, silencio completo.
2 - Não tem controle completo dos pensamentos que tem na mente, certos pensamentos vem, mesmo sem que a pessoa queira isso.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Mensagem por Fernando Silva »

Apo escreveu:A altitude é algo estranho. Sempre que subo muito, há fios elétricos onde eu bato, ou passo pelo meio, ou manobro com o corpo, às vzes penso que passar dele me leva para fora da atmosfera, mas desconfio que isto tudo seja muito simbólico da perda de controle e da sensação de morte. Não é bem medo de altura, mas de enfrentar o escuro e o desconhecido, já que nunca há pessoas voando nos sonhos, só eu.

Eu tive uma fase, lá pelos 20 anos, em que tinha problemas com fios elétricos e árvores, mas já passou.
Também sou o único que voa e acho estranho que ninguém se espante.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Re: Quais "experiências pessoais" vocês já tiveram

NadaSei escreveu:Muito pelo contrario, a única afirmação que fiz, foi a de que recuperei MEMORIAS PERDIDAS, sendo que deixei claro que NÂO DA PARA SABER O QUE SÃO, se apenas foram formadas em sonhos ou se são lembranças de outras vidas.

Eu estou questionando a possibilidade de que haja outras vidas que deixem lembranças.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:Muito pelo contrario, a única afirmação que fiz, foi a de que recuperei MEMORIAS PERDIDAS, sendo que deixei claro que NÂO DA PARA SABER O QUE SÃO, se apenas foram formadas em sonhos ou se são lembranças de outras vidas.

Eu estou questionando a possibilidade de que haja outras vidas que deixem lembranças.

Uma possibilidade que eu não afirmei como sendo a realidade, disse inclusive que não dá para saber.

A possibilidade surge apenas pela "experiência" em si, visto que o conteúdo de algumas dessas lembranças dá a entender que são memórias de outras vidas.
É uma "possibilidade", mas uma que não pode ser falseada, visto que podem ser apenas memórias criadas em sonhos.

Ou seja, sem afirmações de nada, muito menos "comprovações".
Existe uma boa diferença entre "acreditar" em uma experiência e comprovar algo pessoalmente.
Pediram por experiências e eu as descrevi.

É igual os pensamentos e sensações de meu Tio que eu acho que ouvi e senti, são apenas experiências com boas chances de serem reais, mas isso é algo que eu ainda não sei, pois ainda não pude comprovar que essa experiência realmente foi o que me pareceu ser.
Então não tenho como comprovado a capacidade humana de ler pensamentos e sentir o que os outros sentem, apenas tive uma experiência então considero a possibilidade.

Como eu disse, meras experiências não são comprovações.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

NadaSei escreveu:
manoelmac escreveu:Não acho Elk... digo... nadasei... :emoticon16:

Sim, com a cabeça a "mil" você cria um "foco", mas continuam passando zilhões de pensamentos, só que agora mais "focados" no assunto.

Quando precisamos de concentração eliminamos um pouco das divagações e focamos mais o pensamento, mas isso ainda é pouco, os pensamentos continuam ali, pipocando, só que melhor direcionados.

Se você tentar reparar, nós não conseguimos "ficar sem pensar" por muito tempo, pois não controlamos os pensamentos. Eles aparecem mesmo que isso não seja nossa vontade.
Da mesma forma, não conseguimos controlar se vamos ter "esse" ou "aquele" pensamento.

Um dos ensinamentos religiosos é eliminar os pensamentos ruins e cultivar os bons, justamente por isso.
Pra que com o tempo, possamos controlar que tipo de pensamentos queremos ou não em nossa mente.
Um variação disso é a de colocar o pecado no próprio pensamento, assim a pessoa tem que vigiar o pensamento e lutar para adquirir controle deles.

Então, quem pensa o tempo todo, não pode fazer essas duas coisas: (entre outras)

1 - Não pode ficar plenamente concentrado sem objetos mentais, isso dignifica ficar sem nenhum pensamento na mente, silencio completo.
2 - Não tem controle completo dos pensamentos que tem na mente, certos pensamentos vem, mesmo sem que a pessoa queira isso.

Cara,

Você escreve igualzinho um amigão meu!!!

Eu acho que é por isso que não venho te estranhando tanto mais!!! :emoticon12:

Se você não fosse bi, poderia jurar que era ele! :emoticon12:
Manoel Machado Henriques

Imagem

Apo

Re.: Quais "experiências pessoais" vocês já tivera

Mensagem por Apo »

NadaSei escreveu:Um variação disso é a de colocar o pecado no próprio pensamento, assim a pessoa tem que vigiar o pensamento e lutar para adquirir controle deles.

HÃ????
Imagem

Apo

Mensagem por Apo »

Fernando Silva escreveu:
Apo escreveu:A altitude é algo estranho. Sempre que subo muito, há fios elétricos onde eu bato, ou passo pelo meio, ou manobro com o corpo, às vzes penso que passar dele me leva para fora da atmosfera, mas desconfio que isto tudo seja muito simbólico da perda de controle e da sensação de morte. Não é bem medo de altura, mas de enfrentar o escuro e o desconhecido, já que nunca há pessoas voando nos sonhos, só eu.

Eu tive uma fase, lá pelos 20 anos, em que tinha problemas com fios elétricos e árvores, mas já passou.
Também sou o único que voa e acho estranho que ninguém se espante.

Também acho estranho quando vôo e ninguém se espanta. Mas já fui perseguida mais de uma vez por algumas pessoas em fugas noturnas, onde estas pessoas olhavam para cima enquanto eu voava. E eu fugia de medo delas, acho que eram bandidos.
Mas há um tipo de vôo em que apenas me elevo do chão verticalmente, cerca de uns 2 metros e passo por cima de todo mundo, permanecendo na vertical. Em outras eu subo e depois vôo como se estivesse sentada, posso até acelerar. Algumas vezes estou dirigindo o carro sobe comigo. Ou sentada em um banco...a mente faz coisas incríveis! :emoticon1:
Imagem

Fernando Silva
Administrador
Contato:

Apo escreveu:Algumas vezes estou dirigindo o carro sobe comigo. Ou sentada em um banco...a mente faz coisas incríveis! :emoticon1:

Nos meus sonhos, o carro às vezes se encolhe e acaba virando uma bicicleta ou um carro de brinquedo, principalmente quando eu tenho que passar por lugares apertados.

Fernando Silva
Administrador
Contato:

NadaSei escreveu:É igual os pensamentos e sensações de meu Tio que eu acho que ouvi e senti, são apenas experiências com boas chances de serem reais, mas isso é algo que eu ainda não sei, pois ainda não pude comprovar que essa experiência realmente foi o que me pareceu ser.
Então não tenho como comprovado a capacidade humana de ler pensamentos e sentir o que os outros sentem, apenas tive uma experiência então considero a possibilidade.

O problema está no seu jeito de se expressar.
Quando você diz "Não sei se são memórias de vidas passadas", dá a entender que você acredita em vidas passadas e apenas não sabe se é com elas que você está sonhando.
Quando você diz que sentiu o que o seu tio estava sentindo, só podemos concluir que você verificou com ele.

NeferNeferNefer

Mensagem por NeferNeferNefer »

Fernando Silva escreveu:
NadaSei escreveu:É igual os pensamentos e sensações de meu Tio que eu acho que ouvi e senti, são apenas experiências com boas chances de serem reais, mas isso é algo que eu ainda não sei, pois ainda não pude comprovar que essa experiência realmente foi o que me pareceu ser.

O problema está no seu jeito de se expressar.
Quando você diz "Não sei se são memórias de vidas passadas", dá a entender que você acredita em vidas passadas e apenas não sabe se é com elas que você está sonhando.
Quando você diz que sentiu o que o seu tio estava sentindo, só podemos concluir que você verificou com ele.

Pois é.
Mas eu já verifiquei com minha irmã e já, algumas vezes, eu sentia o que ela sentia tb.
Teve uma ocasião em q eu sentia dores na vesícula. Fui ao médico e o exame de sangue deu uma bilirrubina alteradíssima. Era caso para cirurgia. pedi ao médico uns dias, pois era final de bimestre e precisava terminar as provas e fechar os livros. Ele disse que provavelmente eu teria uma crise e seria operada às pressas. Prometi voltar dali uma semana. tomava analgésicos e ficava sempre com aquela dorzinha incômoda. Acordei certa madrugada sem a dor (o q me acordou foi a ausência da dor. quem já sofreu uma dor crônica sabe o q é isso). Estranhei. às 7:00 h minha sobrinha liga avisando q minha irmã teve uma crise de vesícula séria durante a madrugada (surpresa para todos pois ela não apresentava nenhuma problema) e foi operada às pressas. a minha vesícula voltou ao normal, para incredulidade do médico que atestou níveis normais de bilirrubina e até hoje não me incomodou mais.
Coincidências como essa, eu e ela temos várias para contar.
Simbiose???? Não sei.....
Meu 4° parto. Chegamos no médico e eu falei: Dr viemos porque minha está com dor de parto. Ele riu. Eu estava ótima e não sentia absolutamente nada. Mas ela insistiu para que fôssemos. O fato é que eu estava tendo complicações e faltava muito pouco para q eu e a nenem entrássemos em óbito.
Muita histórias dessas.
Deve haver uma explicação.
Livre pensar é só pensar!

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Fernando Silva escreveu:O problema está no seu jeito de se expressar.

Leia o que eu escrevi.
Eu disse que recuperei memórias durante a meditação, mas que não dá para saber se não de vidas passadas ou se foram "CRIADAS" em sonhos, ou seja, se são apenas lembranças de sonhos comuns.
Fernando Silva escreveu:Quando você diz que sentiu o que o seu tio estava sentindo, só podemos concluir que você verificou com ele.

Se for olhar meu relato, vai ver que nem precisei perguntar nada.
Ele mesmo veio e me disso o que aconteceu, sendo que o fez, usando a palavra enfarto, palavra que eu não uso.
O problema é que um caso isolado, uma experiência que não se repetiu, não é o bastante para se comprovar algo.

Se eu pudesse repetir a experiência, pedir a meu irmão para anotar em um papel um número de 12 dígitos e ficar pensando nele, para que eu pudesse ler a mente dele e anotar o mesmo número, então olhar o papel dele e ver o mesmo número... Ai sim eu teria comprovado pessoalmente a telepatia. Mesmo que pouco depois, eu perdesse novamente a capacidade, teria comprovado que naquele estado isso realmente é possível.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Apo escreveu:
NadaSei escreveu:Um variação disso é a de colocar o pecado no próprio pensamento, assim a pessoa tem que vigiar o pensamento e lutar para adquirir controle deles.

HÃ????

Sim, se você diz, por exemplo, que é pecado pensar em sexo com outras garotas se você é casado.
É pecado cometer adultério em pensamento.
A pessoa passa a vigiar os pensamentos e a lutar contra pensamentos desse tipo.
Isso vai treinando ela no controle dos próprios pensamentos.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

NeferNeferNefer escreveu:Muita histórias dessas.

Legal seu relato, isso só acontece com você e sua irmã?
As duas sentem coisas uma da outra?
Você nunca sentiu nada de mais ninguém?
E pensamentos, já ouviu algum que não era seu, mas sim dela?

NeferNeferNefer

NadaSei escreveu:
NeferNeferNefer escreveu:Muita histórias dessas.

Legal seu relato, isso só acontece com você e sua irmã?
As duas sentem coisas uma da outra?
Você nunca sentiu nada de mais ninguém?
E pensamentos, já ouviu algum que não era seu, mas sim dela?

Que eu tenha checado, somente com essa minha irmã.
E pensamentos... well.
Qdo eu era adolescente (entre 10 e 13 anos), vivi uns baratos meio estranhos. Meus pais eram católicos fervorosos e praticantes, e levaram-me, por indicação do padre, ao Frei Albino Aresi, que desenvolvia umas "novas pesquisas" em parapsicologia. Eram uns lances estranhos sim. E... sim. eu tive umas experiências com outras mentes.

NeferNeferNefer

Re.: Quais "experiências pessoais" vocês já tivera

caraca.
Nem acredito q to contando isso para alguem, e assim num fórum público.
Esse é o tipo de coisa pra se esquecer.
Coisas de louco, né?

salgueiro

Mensagem por salgueiro »

NeferNeferNefer escreveu:caraca.
Coisas de louco, né?

Vc é única pessoa que pode saber se é "louca", de preferência com histórico comprovado :emoticon4:

Grande parte das pessoas passam por essas situações e se calam preocupadas com o "rótulo"

Bjs

NeferNeferNefer

salgueiro escreveu:
Coisas de louco, né?

Vc é única pessoa que pode saber se é "louca", de preferência com histórico comprovado :emoticon4:

Grande parte das pessoas passam por essas situações e se calam preocupadas com o "rótulo"

Bjs

Hoje eu acho que eram apenas perturbações de uma adolescente problemática, numa família mais problemática ainda.
:emoticon12:
Com o tempo e eu me estruturando melhor, aquelas 'coisas' passaram.
Mas que eu sou meio louquinha.... vá lá... admito :emoticon4: , mesmo porque," de perto, ninguem é normal" (Nelson rodrigues) :emoticon12: :emoticon12:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Pois é, sua mensagem anterior deixou transparecer um certo desconforto em falar sobre o assunto, então nem comentei.
NeferNeferNefer escreveu:Esse é o tipo de coisa pra se esquecer.
Coisas de louco, né?

Somos todos loucos.
A loucura verdadeira está em querer ser normal e em negar nossa loucura.

Vivemos em uma época de muitas certezas, onde coisas aparentemente extraordinárias são vistas como fantasia e loucura.
Acho que isso faz parte, ajuda a desenvolver a razão.
Eu mesmo já cai em extremos opostos dessa questão.
Já acreditei que essas coisas eram possíveis e já acreditei que eram impossíveis.
Nas duas vezes raciocinava com base em pontos de vista dogmáticos. Hoje eu procuro estar aberto as possibilidade e hipóteses, ao mesmo tempo em que procuro apoiar a razão em fatos e em investigação.
A razão sozinha não pode fazer muita coisa. Ela pode levantar hipóteses, mas não pode falseá-las.

Acho que "esquecer" esse tipo de coisa não é a melhor solução, o ideal é ir mais fundo na questão.
Mesmo que isso parece loucura aos olhos dos outros.
Em um mundo de loucos, uma pessoa sã, é vista como louca pelos outros mesmo.

NeferNeferNefer

NadaSei escreveu:

Pois é, sua mensagem anterior deixou transparecer um certo desconforto em falar sobre o assunto, então nem comentei.
NeferNeferNefer escreveu:Esse é o tipo de coisa pra se esquecer.
Coisas de louco, né?

Somos todos loucos.
A loucura verdadeira está em querer ser normal e em negar nossa loucura.

Vivemos em uma época de muitas certezas, onde coisas aparentemente extraordinárias são vistas como fantasia e loucura.
Acho que isso faz parte, ajuda a desenvolver a razão.
Eu mesmo já cai em extremos opostos dessa questão.
Já acreditei que essas coisas eram possíveis e já acreditei que eram impossíveis.
Nas duas vezes raciocinava com base em pontos de vista dogmáticos. Hoje eu procuro estar aberto as possibilidade e hipóteses, ao mesmo tempo em que procuro apoiar a razão em fatos e em investigação.
A razão sozinha não pode fazer muita coisa. Ela pode levantar hipóteses, mas não pode falseá-las.

Acho que "esquecer" esse tipo de coisa não é a melhor solução, o ideal é ir mais fundo na questão.
Mesmo que isso parece loucura aos olhos dos outros.
Em um mundo de loucos, uma pessoa sã, é vista como louca pelos outros mesmo.

Não acho certo negar alguma coisa só porque ainda não temos explicação para ela.
Também não fico procurando cabelo em ovo.
Parafraseanso Shakespeare, há mais coisas entre o céu e a terra do que o que a ciência comprova. Ainda.
Sei q pesquisas estão sendo feitas sobre premonição, telepatia, etc.
Sei q nada de concreto foi esclarecido. Ainda. Mas o poder do nosso cérebro... caraca... esse ainda está por ser descoberto.
Obrigada pelo respeito.
"Eu juro que é melhor não ser o normal, se eu posso provar que deus sou eu" :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19: :emoticon19:
E olha q hoje ainda é segunda -feira, e eu não tomei nenhuma cerva.
Abraços

Jeanioz

Mensagem por Jeanioz »

salgueiro escreveu:
Coisas de louco, né?

Bjs

Esse perfil já mudou. Hoje em dia é bem comum as pessoas falarem abertamente sobre isso, e inclusive há pessoas que até fingem passar por essas experiências em troca de algum prestígio... :emoticon26:
"Uma sociedade sem religião é como um navio sem bússola."
Napoleão Bonaparte

"Religião é uma coisa excelente para manter as pessoas comuns quietas."
Napoleão Bonaparte

Trancado