Se o espiritismo é científico...

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.
Gilghamesh
Gênero: Masculino
Contato:

Se o espiritismo é científico...

Mensagem por Gilghamesh »

Então, o espiritismo é científico? :emoticon11:

Sei, sei! :emoticon12:

Se é científico, por que motivo vcs apanham tanto ao tentar provar que a alma existe e se apegam à “experimentos” realizados à duzentos anos atrás?

Se é científico, por que esses experimentos não podem ser repetidos e reproduzidos infinitamente? :emoticon19:

Lembro de uma vez aqui no fórum, quando um espírita vomitou a seguinte pérola: “ o ar existe, no entanto não podemos vê-lo, com o espírito acontece a mesma coisa”. :emoticon12:

Acho que esse espírita fugiu da escola em tenra idade! :emoticon12:

Ou então a DE fez uma completa lavagem cerebral, que conseqüentemente apagou da memória, as lições básicas de física que foram ensinadas quando ele era adolescente. :emoticon12:

Sim, o ar existe, no entanto não podemos vê-lo.

Mas, cientificamente, podemos provar a sua existência, fazendo experimentos muito simples, que podem ser repetidos em qualquer lugar a qualquer hora, sem a necessidade do cientista que criou o experimento inicial ou qualquer outro cientista presente.

Vamos então refrescar a memória dos espiritas, se ela não tiver sido apagada, é claro! :emoticon16:

Um experimento extremamente simples, que não requer prática, nem habilidade.

Se vc não fugiu da escola, teu professor de física deve ter lhe demonstrado como provar a existência do ar.

Para reproduzir este experimento, vc necessitará de: um pedaço de vareta de pipa, três pedaços de barbante e dois balões de borracha, (bixigas) essas usadas para decorar festas de aniversário. Materiais simples que se encontram em qualquer lugar.
Um dos balões, vc encherá com aquilo que vc tem nos pulmões: Ar, talvez?
O outro ficará vazio. Prenda os dois balões na vareta, conforme o desenho abaixo:

Imagem

Quais conclusões podemos tirar de tal simples e singelo experimento, que não necessita de aparelhagem de alta tecnologia, ou de um cientista gabaritado, presente para controlar o experimento?

Nossa!
O ar existe! :emoticon16:
Nossa!
O ar ocupa espaço! :emoticon16:
Nossa!
O ar tem volume! :emoticon16:
Nossa!
O ar tem peso! :emoticon16:

Note: um simples experimento, prova não só que o ar existe, mas também que o ar possui uma série de características que podem ser medidas, e isso, sem necessidade de um cientista estar por perto, para que tal experimento funcione!

Incrível, não é mesmo? :emoticon16:

Entretanto, o que é este gás que inspiramos e expiramos?

Outros experimentos, estes um pouco mais complexos, nos dão a receita, que constitui o ar:

Este gás é uma mistura homogênea de alguns gases, principalmente, gás nitrogênio, N2, oxigênio, O2 e gás carbônico, CO2, entre tantos outros, até mesmo argônio, em pequenas proporções.

A composição do ar é constituída de:
• 75% de nitrogênio, N2;
• 20% de oxigênio, O2;
• 4% de gás carbônico, CO2 e
• 1% de outros gases

Então, caros espíritas, esse experimento que lhes mostrei, e é ensinado nas escolas, é um EXPERIMENTO CIENTÍFICO que comprova uma teoria: O AR EXISTE.

Isto é ciência.

Tais experimentos, volto a repetir, são experimentos que podem ser reproduzidos, infinitamente, e seu resultado será sempre o mesmo, e podem ser feitos em qualquer parte do mundo, seja de dia ou de noite, embaixo de sol ou chuva e sem a presença de qualquer cientista para executar o experimento.

Agora, vejamos em relação ao espírito, que vcs alegam existir.

Vocês tem uma teoria: A alma (ou espírito) existe.

Quais experimentos vocês podem nos apresentar, que confirmam tal teoria?

Sempre lembrando que vcs afirmam taxativamente que a DE é científica. :emoticon12:

Se ela é, então ela possui experimentos que podem ser reproduzidos aleatoriamente, em qualquer lugar, a qualquer hora, e sem a necessidade de um médium estar presente.

Se a alma existe, e é segundo a sua doutrina, um ser vivo e pensante, este ser possui características que podem ser medidas.

Se é um ser vivo, este ser, para sobreviver, necessita de algum tipo de energia para se manter vivo.

Tal energia pode também, ser medida e classificada.

Quais experimentos científicos que podem ser reproduzidos infinitamente, que vocês podem nos apresentar, para comprovar que o espírito existe?

Ou, se não existe tal confirmação, então usemos uma comprovação indireta, por exemplo: Qual é o tipo de energia que esse ser espiritual usa para menter-se vivo?

Apresentem os experimentos que comprovem a existência dessa energia, é simples. :emoticon16:

Não podem né? :emoticon19:

Por que não podem?

Porque o espiritismo é apenas mais uma religião imbecil, tão arrogante que tenta vender-se "científica", sem nunca ter sido, que não possui qualquer embasamento científico e não pode ser considerado nem mesmo uma filosofia, pois a mesma está baseada em achismos sem qualquer mínimo embasamento teológico próprio.
Eu Sou Gilghamesh!
Versão: 5.1 última versão!!!! :emoticon81:
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.
:emoticon81: :emoticon81: :emoticon81:

Apo
Gênero: Feminino

Re.: Se o espiritismo é científico...

Mensagem por Apo »

o video já se foi, Gilgha... :emoticon16:
Imagem

Gilghamesh
Contato:

Re: Re.: Se o espiritismo é científico...

Apo escreveu:o video já se foi, Gilgha... :emoticon16:

Essa, não é pro vídeo, pois está muito acima da capacidade intelectual dele! :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
.
O Mundo só será feliz à partir do dia em que enforcarmos o último político, usando como corda, as tripas do último lider religioso e cremarmos seus corpos utilizando como combustível, seus podres livros sagrados!
.

Highlander

Mensagem por Highlander »

Qualquer espírita que pretender elaborar sua crença como CIENTÍFICA é realmente imbecil. O espiritismo "tenta" respaldo na ciência, mas de científico não tem NADA. Muito menos a metodologia científica, um dos nossos bens mais preciosos.
Agora, mais imbecil do que isso é você pegar uma pessoa estúpida que afirmou uma coisa dessas e vir a GENERALIZAR a ponto de acusar TODO O GRUPO de ser demente. Isso eu falei na minha apresentação: idiotas existem na mesma proporção em TODOS os segmentos da humanidade. Dos evangélicos aos ateus. Não podemos usar os respectivos idiotas como "o rótulo" de um determinado grupo!!!!!!!!!!!!!

O que eu já não vi de ateu com cabecinha de religioso... ou ateu querendo ganhar às custas do charlatânismo... ou ateu querendo implicar que a ciência é conclusiva... já pensou se eu os utilizasse para rotular o ateísmo?

Caro, uma coisa é você dar pouco crédito a uma fé coletiva. Outra coisa é você atacá-la pejorativamente: não se esqueça que o ateísmo é uma FÉ como qualquer outra, É UMA CRENÇA, é acreditar CEGAMENTE na não-existência de Deus como se você soubesse todos os segredos da mecânica cósmica. É SOMENTE A VARIAÇÃO DO PERFIL DO RELIGIOSO. Note que se eu apagar o "não" de "não-existência", temos a definição do religioso. Repito: variação do mesmíssimo perfil. É o VW Apolo falando mal do FORD VERONA... risos
Que isso fique bem claro.

Se o que temos para COGITAR teorias de expansão da consciência são INDÍCIOS ou fenômenos estatiscamente IMPOSSÍVEIS, em função da nossa deficiência instrumental--->TÃO RIDÍCULA QUE AINDA NEM SEQUER DESCOBRIU O QUE É QUE DÁ MASSA À MATÉRIA (Bóson de Higgs), então vamos colocar INDÍCIOS ou estatísticas improváveis:

“Cientistas de renome, como Stephen Hawking, reconhecem que é pouco inteligente supor que a nossa realidade é a única expressão do universo”, diz a antropóloga Nara de Oliveira

“A ciência física que conhecemos, dentro do paradigma materialista, não tem instrumental para estudar mecanismos subjetivos, como o espírito. Como trabalhar fenômenos extrafísicos com parâmetros físicos?”

CASO EDNA: uma das conversas gravadas entre mãe e filha foi enviada há seis meses a um centro de pesquisas em Bolonha, na Itália, o Laboratório Interdisciplinar de Biopsicocibernética, único na Europa totalmente dedicado ao exame e análise científicos de fenômenos paranormais. Junto, foi encaminhada outra fita com um recado deixado por Edna, antes de morrer, numa secretária eletrônica. O resultado, que acaba de chegar, é um surpreendente laudo técnico de 52 páginas, cuja conclusão diz: a voz gravada por meio da transcomunicação é a mesma guardada na secretária eletrônica.

Fonte: ISTO É

O médico Sérgio Felipe de Oliveira, neurocientista com mestrado em ciências pela USP, relata que a glândula pineal do cérebro dos médiuns é peculiar, notadamente desenvolvida. Segundo Sérgio, se considerado factual o exercício da mediunidade, a hipótese é a de que a pineal captaria informações do mundo espiritual por ondas eletromagnéticas, como “um telefone celular”, e as transformaria em estímulos neuroquímicos.

Apenas alguns quotes...
Amigo, eu trabalho perfeitamente com a hipótese de NÃO HAVER sobrevivência da consciência após a morte, e nem Deus. Agora, chegar aqui dando uma de sabidão querendo MEDIR fenômenos extra-físicos através do seu conhecimento PÍFIO que sequer pode explicar PORQUE DIABOS 80% DO PESO DO UNIVERSO É A BENDITA MATÉRIA ESCURA ***INDETECTÁVEL*** PELOS NOSSOS APARELHOS, só me leva a concluir que você é NO MÍNIMO tão... sagaz... quanto aqueles que você acusa. NO MÍNIMO.
Existindo Deus ou não.

Amigo, sou novato aqui. Ninguém me deu as asinhas para responder tão incisivamente um usuário com 4.000 mensagens. Então sintam-se à vontade para agir da maneira como quiserem, mas eu não vou omitir nem uma vírgula da minha opinião quanto à fé cega dos ateus e dos crentes...

Gilghamesh
Contato:

Uia! :emoticon12:

Ficou ofendido? :emoticon12:

Prá começar, não sou ateu, na concepção original da palavra, me considero mais agnóstico do que ateu, pois estou aberto a provas.

Ou seja, eu quero acreditar, mas para isso, nescessito de provas.
:emoticon14:
Se vc se ofendeu por eu por todos os espiritas kardecistas dentro do mesmo saco, problema teu, apresente então provas de que os espiritas que postam nesse fórum não são adeptos de uma babaquice completa, como é o kardecismo.

Aliás, eu não acusei os espíritas e nem os coloquei dentro do mesmo saco, eu acusei a torpe religiãozinha deles! :emoticon12:

A minha proposta foi simples, eu quero que sejam apresentados pelos espíritas que se dizem estudiosos de uma religião "baseada na ciência", que apresentem provas científicas diretas ou indiretas daquilo que alegam.

Vai prá um terreiro e pede a ajuda dos "espíritos evoluidos", pra apresentar as provas! :emoticon12:

Ah, e se prá vc quotar frases pinçadas de textos, é apresentar provas, meu caro, vc está no fórum errado, vai pro fórum "ascenção"! :emoticon12:
Editado pela última vez por Gilghamesh em 18 Set 2007, 21:36, em um total de 1 vez.
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Gilghamesh
Contato:

Ah, e sobre a tal "matéria escura", quem descobriu que ela existe, foram os cientistas.
Que eu saiba, jamais algum "espírito evoluido", baixou em algum centro para falar que tal coisa existia... :emoticon12:
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

Highlander

Se vc se ofendeu por eu por todos os espiritas kardecistas dentro do mesmo saco, problema teu, apresente então provas de que os espiritas que postam nesse fórum não são adeptos de uma babaquice completa, como é o kardecismo.
Eu nem sei ainda quem é espírita e quem não é aqui. O único que me lembro é o tal do Botânico, que foi alguém de quem li alguns argumentos quando achei o fórum pelo Google, e desde que postei ainda não o vi... Eu registrei há alguns meses e só agora estou postando.

A minha proposta foi simples, eu quero que sejam apresentados pelos espíritas que se dizem estudiosos de uma religião "baseada na ciência", que apresentem provas científicas diretas ou indiretas daquilo que alegam.

Vai prá um terreiro e pede a ajuda dos "espíritos evoluidos", pra apresentar as provas!
Amigo, por que você perderia seu precioso tempo com alguém que chega ao ponto de achar que o espiritismo é científico? Mande-os estudar primeiro.

Ah, e se prá vc quotar frases pinçadas de textos, é apresentar provas, meu caro, vc está no fórum errado, vai pro fórum "ascenção"!
Eu as quotei como indícios - isso não ficou claro?

Prá começar, não sou ateu, na concepção original da palavra, me considero mais agnóstico do que ateu, pois estou aberto a provas.
Isso é bom! Sendo assim, perdoe a minha presunção. :emoticon1:

Highlander

Ah, e sobre a tal "matéria escura", quem descobriu que ela existe, foram os cientistas.
Que eu saiba, jamais algum "espírito evoluido", baixou em algum centro para falar que tal coisa existia...
É vero. Mas novamente trago algo que disse na minha apresentação: o que o espiritismo sugeria como modelo de comportamento em 1800 e bolinha é **exatamente** o que está em pauta nos cursos de Administração de Empresas atuais, no que diz respeito ao convívio profissional. Pelo menos em alguma coisa eles estavam mais de 100 anos adiante...

Gilghamesh
Contato:

Highlander escreveu:
Que eu saiba, jamais algum "espírito evoluido", baixou em algum centro para falar que tal coisa existia...
É vero. Mas novamente trago algo que disse na minha apresentação: o que o espiritismo sugeria como modelo de comportamento em 1800 e bolinha é **exatamente** o que está em pauta nos cursos de Administração de Empresas atuais, no que diz respeito ao convívio profissional. Pelo menos em alguma coisa eles estavam mais de 100 anos adiante...

Tem um pequeno problema nessa tua afirmação sobre o espiritismo:

Acontece que o espiritismo kardecista, na verdade não apresentou nada de novo, pois se baseou em estudos feitos à época em várias categorias de pesquisas, por não espíritas, para basear sua "doutrina".

Ou seja, imputar que o espiritismo, criou alguma base nova sobre o comportamento humano é errôneo, pois ela simplesmente se limitou à copiar coisas que já vinham sendo estudadas, vestindo-as com uma roupagem "religiosa científica".
Eu Sou Gilghamesh!
.
.

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

...não se esqueça que o ateísmo é uma FÉ como qualquer outra, É UMA CRENÇA, é acreditar CEGAMENTE na não-existência de Deus como se você soubesse todos os segredos da mecânica cósmica... É SOMENTE A VARIAÇÃO DO PERFIL DO RELIGIOSO...

Oh boy...

É impossível encaixar o ateísmo no quesito RELIGIÃO... Perdão... aff!!!

do dicionário Michaelis:

re.li.gi.ão
s. f. 1. Serviço ou culto a Deus, ou a uma divindade qualquer, expresso por meio de ritos, preces e observância do que se considera mandamento divino. 2. Sentimento consciente de dependência ou submissão que liga a criatura humana ao Criador. 3. Crença ou doutrina religiosa; sistema dogmático e moral. 4. Veneração às coisas sagradas; crença, devoção, fé, piedade. 5. Tudo que é considerado obrigação moral ou dever sagrado e indeclinável. 6. Ordem ou congregação religiosa. 7. Filos. Reconhecimento prático de nossa dependência de Deus.

:emoticon122:

teísta tem cada maluquice! :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

Apo
Gênero: Feminino

Mensagem por Apo »

Gilghamesh escreveu:
Apo escreveu:o video já se foi, Gilgha... :emoticon16:

Essa, não é pro vídeo, pois está muito acima da capacidade intelectual dele! :emoticon12:

Ai meu deus...ahuhauh
Imagem

Highlander

Ou seja, imputar que o espiritismo, criou alguma base nova sobre o comportamento humano é errôneo, pois ela simplesmente se limitou à copiar coisas que já vinham sendo estudadas, vestindo-as com uma roupagem "religiosa científica".
Nananinanão. As concepções espíritas-kardecistas de que lhe falei estão somente agora sendo tomadas como objeto de estudo no âmbito da Administração (clarificando: desta vez vindo da mente dos estudiosos e não dos supostos médiuns). Tornou-se tema sem saber que já houve quem o discutiu; na realidade os autores, estrangeiros, acreditam que é possível que um pouco dessa "regulamentação" já era presente em crenças orientais (budismo); porém pelo pouco que eu conheço do espiritismo, sei que ela, quase que totalmente, já era sugestionada aos espíritas.

Faço MBA e sei do que estou falando. Vejo a professora de Aspectos Comportamentais repetir praticamente tudo que absorvi do espiritismo como se fosse a maior novidade no ramo empresarial... :emoticon20:

Eis uma fonte do que estou falando:
Imagem
Obra "inovadora" de 2001, e não de 1800 e bolinha. Praticamente tudo que ele "recomenda" à postura dos executivos já era difundida no meio espírita...

Antes que os engraçadinhos saiam gritando que sou advogado do espiritismo, eu já cansei de avisar que tenho contato com esta crença porque acredito que, ***SE*** há um Deus, o conceito deles parece o mais razoável para que Sua existência seja coerente.

Oh boy...

É impossível encaixar o ateísmo no quesito RELIGIÃO... Perdão... aff!!!
Talvez a única diferença prática é que no ateísmo não há ritos. A essência é a mesma!
Para você dizer que Deus existe ou que Ele não existe sem qualquer comprovação científica, é uma questão de . Fé?? Fé. <--- eis a essência.

Qual fé é mais incoerente? Difícil dizer. As duas não me parecem razoáveis. Uma acredita saber as "vontades" de um Ser que seria obrigatoriamente a complexidade elevada ao infinito, e portanto pretende enfiar isso goela abaixo de todo mundo! A outra acredita que é mais fácil um tornado construir um Bóeing do que Deus existir - o que tornaria mais fácil Deus existir do que tudo isso ter vindo do ACASO, risos... :emoticon12:
Richard Dawkins decepciona às vezes. É por isso que o Marcelo Gleiser faz bem em ficar só observando... :emoticon12:

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Talvez a única diferença prática é que no ateísmo não há ritos. A essência é a mesma!
Para você dizer que Deus existe ou que Ele não existe sem qualquer comprovação científica, é uma questão de FÉ. Fé?? Fé. <--- eis a essência.

Qual fé é mais incoerente? Difícil dizer. As duas não me parecem razoáveis. Uma acredita saber as "vontades" de um Ser que seria obrigatoriamente a complexidade elevada ao infinito, e portanto pretende enfiar isso goela abaixo de todo mundo! A outra acredita que é mais fácil um tornado construir um Bóeing do que Deus existir - o que tornaria mais fácil Deus existir do que tudo isso ter vindo do ACASO, risos... emoticon12
Richard Dawkins decepciona às vezes. É por isso que o Marcelo Gleiser faz bem em ficar só observando... emoticon12

Então... eu nego religião... se eu negar o ateísmo me resta o que?

Vou ser ventinho?

Me explica!!!

Se ateísmo é religião, eu não quero... o que eu seria?

Mais fácil admitir que o ateu é ausente de religiões... e tentar imputar religiosidade a um ateu é perda de tempo... :emoticon13:

Parece passatempo predileto de teísta... inventar desculpa pra chamar ateísmo de religião... E olha que nos meus delírios teístas, nunca imaginei o ateísmo como uma religião!
Manoel Machado Henriques

Imagem

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

é que no ateísmo não há ritos.
Mas é o que define o conceito de religião. :emoticon1:

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Ilovefoxes escreveu:

Pois é... prazer besta de teísta pow!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Pode até falar que muito ateu leva FÉ na ciência e bla bla bla... mas religião realmente não dá... :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

Imagem

Highlander

manoelmac escreveu:
Para você dizer que Deus existe ou que Ele não existe sem qualquer comprovação científica, é uma questão de FÉ. Fé?? Fé. <--- eis a essência.

Qual fé é mais incoerente? Difícil dizer. As duas não me parecem razoáveis. Uma acredita saber as "vontades" de um Ser que seria obrigatoriamente a complexidade elevada ao infinito, e portanto pretende enfiar isso goela abaixo de todo mundo! A outra acredita que é mais fácil um tornado construir um Bóeing do que Deus existir - o que tornaria mais fácil Deus existir do que tudo isso ter vindo do ACASO, risos... emoticon12
Richard Dawkins decepciona às vezes. É por isso que o Marcelo Gleiser faz bem em ficar só observando... emoticon12

Vou ser ventinho?

Me explica!!!

Mais fácil admitir que o ateu é ausente de religiões... e tentar imputar religiosidade a um ateu é perda de tempo... :emoticon13:

Parece passatempo predileto de teísta... inventar desculpa pra chamar ateísmo de religião... E olha que nos meus delírios teístas, nunca imaginei o ateísmo como uma religião!
Manoel meu velho, como diria o Spock do seu avatar, "FASCINANTE". :emoticon19:
Vamos usar a lógica.

Primeiro, não sou teísta. Segundo, não existe apenas o 8 ou o 80, o preto ou o branco. Veja bem, Penn & Teller são ateus; Stephen Hawking é cético. Se você conhece o trio, então entende a diferença.

É normal você estar mais inclinado tanto para um lado quanto para o outro, mas qual a necessidade de carregar uma bandeira pretensiosa e limitada? Pretensiosa sim, e pouco científica - ou você tem outro nome para aquilo que faz conclusões sem provas definitivas? Científico é que não é, com certeza. Limitada também, porque é isso que nos tornamos quando aceitamos um único paradigma. :emoticon4:

É só por isso que vejo uma bela diferença entre o ateu e o cético. Infelizmente o termo é muito confundido...
Editado pela última vez por Highlander em 19 Set 2007, 01:39, em um total de 1 vez.

Highlander

Ilovefoxes escreveu:
A... essência... da religião está na fé ou nos ritos?

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Highlander escreveu:
manoelmac escreveu:

Vou ser ventinho?

Me explica!!!

Vamos usar a lógica.

Primeiro, não sou teísta. Segundo, não existe apenas o 8 ou o 80, o preto ou o branco. Veja bem, Penn & Teller são ateus; Stephen Hawking é cético. Se você conhece o trio, então entende a diferença.

É normal você estar mais inclinado tanto para um lado quanto para o outro, mas qual a necessidade de carregar uma bandeira pretensiosa e limitada? Pretensiosa sim, e pouco científica - ou você tem outro nome para aquilo que faz conclusões sem provas definitivas? Científico é que não é, com certeza. Limitada também, porque é isso que nos tornamos quando aceitamos um único paradigma. :emoticon4:

É só por isso que vejo uma bela diferença entre o ateu e o cético. Infelizmente o termo é muito confundido...

A Assinatura é do Madredeus, não sei onde você viu Spock ali! :emoticon12: Se for o Avatar, o Avatar sou eu!!! :emoticon12:

Eu confesso ter dificuldade de entender o ceticismo e o ateísmo e suas diferenças...

Rótulos realmente são complicados de entender...

Eu me considero ateu, sem necessidades de autores e rotuladores... simplesmente ateu em sua raiz etmológica: "sem Deus".

Não necessito me fixar em autores e filosofias para me dizer ateu ou cético... que no decorrer dos anos, foram agregando complicações em seus significados... é um saco tentar entender essa baboseira toda (assim que penso).

Não levanto bandeira, as minhas conclusões cheguei eu sozinho e não estou afim de tentar me enquadrar em algum rótulo... ateu forte, ateu fraco, cético filosófico, cético científico... etc etc etc...

Na boa... isso dá uma dor de cabeça...

agora... religioso... ABSOLUTAMENTE NÃO! :emoticon16:
Manoel Machado Henriques

Imagem

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

vm reloaded and ready to rock... or to be rocked! :)

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

ateu

sem deus

que não acredita em deus

eu estaria sendo pretensioso se estivesse tirando respostas da cartola prás velhas perguntas: "pra onde vamos", "de onde viemos", "qual o sentido dessa porra toda".

ateu = sem saco pra tudo isso.

Highlander

manoelmac escreveu:
Highlander escreveu:
manoelmac escreveu:

Vou ser ventinho?

Me explica!!!

Vamos usar a lógica.

A Assinatura é do Madredeus, não sei onde você viu Spock ali! :emoticon12: Se for o Avatar, o Avatar sou eu!!! :emoticon12:

Eu confesso ter dificuldade de entender o ceticismo e o ateísmo e suas diferenças...

Rótulos realmente são complicados de entender...

Eu me considero ateu, sem necessidades de autores e rotuladores... simplesmente ateu em sua raiz etmológica: "sem Deus".

Não necessito me fixar em autores e filosofias para me dizer ateu ou cético... que no decorrer dos anos, foram agregando complicações em seus significados... é um saco tentar entender essa baboseira toda (assim que penso).

Não levanto bandeira, as minhas conclusões cheguei eu sozinho e não estou afim de tentar me enquadrar em algum rótulo... ateu forte, ateu fraco, cético filosófico, cético científico... etc etc etc...

Na boa... isso dá uma dor de cabeça...

agora... religioso... ABSOLUTAMENTE NÃO! :emoticon16:
Não é um rótulo. É uma definição para que os outros possam identificar o seu estado de espírito, se me permite a expressão! :emoticon16:

No fundo eu só quis dizer que uma coisa é negar a religião e outra coisa é negar Deus.
Eu nego a religião. Para mim não funciona - ou pelo menos não funciona como deveria!!

Já Deus... ninguém está qualificado para negar ou adorar. É aí que entra a questão da fé.

Highlander

eu estaria sendo pretensioso se estivesse tirando respostas da cartola prás velhas perguntas: "pra onde vamos", "de onde viemos", "qual o sentido dessa porra toda".
O ateu obrigatoriamente tira da cartola que você não veio de lugar nenhum, não vai para lugar nenhum e existe nesta vida sem que haja qualquer sentido para a porra toda! :emoticon12:

Talvez esteja certo! Mas quem é que SABE??

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Highlander escreveu:
O ateu obrigatoriamente tira da cartola que você não veio de lugar nenhum, não vai para lugar nenhum e existe nesta vida sem que haja qualquer sentido para a porra toda! :emoticon12:

cara, vc está fazendo uma generalização meio grosseira. há várias "correntes ateísticas", ateísmo forte, fraco, em cima do muro e whatever, e que fogem bastante desse estereótipo que você está querendo taxar. como disse, você pode ser ateu simplesmente não acreditando em deus mas reconhecendo que não temos respostas para essas perguntas. olhe bem, eu NEGO as respostas dos teístas, pois elas não possuem nenhum respaldo, são só elocubrações.

SickBoy

Mensagem por SickBoy »

Highlander escreveu:Já Deus... ninguém está qualificado para negar ou adorar. É aí que entra a questão da fé.

ninguém está qualificado para negar o coelhinho da páscoa.

tsc

Ilovefoxes

Mensagem por Ilovefoxes »

Highlander, você prega tanto que sem Deus a vida não tem sentido... quem aqui que está afirmando que a vida não tem sentido mesmo??
Highlander escreveu:
Ilovefoxes escreveu:
A... essência... da religião está na fé ou nos ritos?
Nos dois. O primeiro sozinho se chama "crenças", o segundo sozinho se chama "práticas".

Trancado