O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?"

Fórum de discussão de assuntos relevantes para o ateísmo, agnosticismo, humanismo e ceticismo. Defesa da razão e do Método Científico. Combate ao fanatismo e ao fundamentalismo religioso.

O Videogame pode ser considerado arte?

sim
13
87%
não
2
13%

Total de votos: 15

manoelmac
Contato:

Re: Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte

Mensagem por manoelmac »

AzraelOldschool escreveu:
manoelmac escreveu:
AzraelOldschool escreveu:Se Will Wright, Hideo Kojima, John Carmack, Romero, Myamoto, e principalmente Tom Clancy não são "escritores/arte"... o que eles são então ??? :emoticon14:

Carmack não vai!!... os roteiros dele são fraquinhos, apesar dos jogos serem bons... :emoticon16:

uhum ^^

citei ele e o Romero pelo código fonte de Wolf e Doom que pra época (inicio dos anos 80) foi uma obra de arte sim, ñ olhando o jogo nem seu enrredo (alias doom nem enrredo direito tem né) mas a tonelada de códigos fontes...

eu odeio jogos Mario mas dizer que o "japonêspassamal" chamado Myamoto ñ é um "Neo Artista" é sacanagem

Ah sim!!! entendi!!!

Mas o Romero, na criação de DeusEX foi genial... Um jogo e tanto!!!

Não tenho nada contra mário, sou até fã :emoticon16: , e o cara mandou bem pra caramba mesmo.
Manoel Machado Henriques

"...A razão de um povo inteiro, leva tempo a construir..."

Imagem

(Pedro Ayres Magalhães - As Brumas do Futuro)

aknatom
Gênero: Masculino

Re.: O Videogame pode ser considerado "Obra de Arte?&qu

Mensagem por aknatom »

Pode por link pra torrent no forum?
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

AzraelOldschool

Mensagem por AzraelOldschool »

olha só a definição de arte que esta no Wikipédia...

Ernst Gombrich,, famoso historiador de arte, afirmou que nada existe realmente a que se possa dar o nome de Arte. Existem somente artistas.[1].

Arte é um fenômeno cultural. Regras absolutas sobre arte não sobrevivem ao tempo, mas em cada época, diferentes grupos (ou cada indivíduo) escolhem como devem compreender esse fenômeno.

Arte pode ser sinônimo de beleza, ou de uma beleza transcendente. Dessa forma, o termo passa a ter um caráter subjetivo, qualquer coisa pode ser chamada de arte, desde que alguém a considere assim, não precisando ser limitada à produção feita por um artista. Como foi mencionado, a tendência é considerar o termo arte apenas relacionado, diretamente, à produção das artes plásticas.

Os historiadores de arte buscam determinar os períodos que empregam certo estilo estético, denominando-os por 'movimentos artísticos'. A arte registra as idéias e os ideais das culturas e etnias, sendo assim, importante para a compreensão da história do Homem e do mundo.

Formas artísticas podem extrapolar a realidade, exagerar coisas aceitas ou simplesmente criar novas formas de se perceber a realidade.

Em algumas sociedades, as pessoas consideram que a arte pertence à pessoa que a criou. Geralmente consideram que o artista usou o seu talento intrínseco na sua criação. Essa visão (geralmente da maior parte da cultura ocidental) reza que um trabalho artístico é propriedade do artista. Outra maneira de se pensar sobre talento é como se fosse um dom individual do artista. Os povos judeus, cristãos e muçulmanos possuem esta visão sobre a arte.

Outras sociedades consideram que o trabalho artístico pertence à comunidade. O pensamento é levado de acordo com a convicção de que a comunidade deu ao artista o capital social para o seu trabalho. Nessa visão, a sociedade é um coletivo que produz a arte através do artista, que apesar de não possuir a propriedade da arte, é visto com importância para sua concepção.

Existem contradições quanto à honra ou ao gosto pela arte, indicando assim o tipo de moral que a sociedade exerce.

Também pode ser definida, mais genericamente, como o campo do conhecimento humano relacionado à criação e crítica de obras que evocam a vivência e interpretação sensorial, emocional e intelectual da vida em todos os seus aspectos.

logo ao "meu" ver, Vídeo Game é arte sim

se novela (no geral) é uma forma de arte eu prefiro ñ opinar, mas ñ vou dizer tbm que o Lima Duarte ñ é um puuuta Ator :emoticon4:
Maquiavel ñ disse nada q eu ja ñ soubesse uu,

Ubuntu então...

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Em termo de roteiro, as novelas brasileiras (exceto malhação) ganham de longe as internacionais...

...
...
...

:emoticon11: Eu confesso... eu acompanhava novela sim!!! Assisti "Torre de Babel" e "A Próxima Vítima" e ADOREI!!!... :emoticon11:
Manoel Machado Henriques

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Se extrapolarmos que videogame é arte, gostaria de uma citação de alguma coisa criada pelo homem que não seja arte.
The Pensêitor admitindo que estava enganado: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=53315#53315
Eu concordando plenamente em algo com o VM: http://www.rv.cnt.br/viewtopic.php?p=239579#239575

Imagem

AzraelOldschool

aknatom escreveu:Se extrapolarmos que videogame é arte, gostaria de uma citação de alguma coisa criada pelo homem que não seja arte.

Um muro rebocado ou um laudo de perícia técnica por mais lindas q sejam as palavras empregadas tbm ñ considero uma obra de arte ¬¬"

ja um bom livro como Romeu e Julieta são outros 500, correto ?

ok Ak (pelo seus posts acredito que vc ñ conhece muito de VG) para que você e os demais foristas que tbm ñ conhecem vai a dica... existe mais estória de amor e reviravoltas no enredo em um Final Fantasy da vida q na obra citada

e para ñ deixar isso td como um debate infinito vou pedir a leitura do texto q postei do Wiki... logo acima

repare...

"Arte pode ser sinônimo de beleza, ou de uma beleza transcendente. Dessa forma, o termo passa a ter um caráter subjetivo, qualquer coisa pode ser chamada de arte, desde que alguém a considere assim, não precisando ser limitada à produção feita por um artista. Como foi mencionado, a tendência é considerar o termo arte apenas relacionado, diretamente, à produção das artes plásticas."

não é por que não gosto de ballet q o mesmo não é uma forma de arte

ou então nada novo pode ser considerado arte e existe um Limite instituído sabe-se la por quem do que é arte ou ñ

Ubuntu então...

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

aknatom escreveu:Se extrapolarmos que videogame é arte, gostaria de uma citação de alguma coisa criada pelo homem que não seja arte.

Imagem

:emoticon16:
Manoel Machado Henriques

Imagem

aknatom

Mensagem por aknatom »

Pelo contrário AzraelOldschool, jogo videogame desde hero, perdi infinitas horas comendo pastilhas, matando o bowser e tentando achar os itens em rpgs e afins. Jogava e ainda jogo bastante, mas muito menos hoje do que antes.
A diferença é que pra mim, da mesma forma que um palito de dente serve pra palitar os dentes e um laudo de perícia técnica serve para descrever sem ambiguidades uma cena, um jogo de videogame serve para entreter. Só isso.
Que alguns tem trilhas sonoras primorosas, imagens fantásticas, enredos muito bem montados, e jogabilidade fabulosas, todas estas características individuais sendo altamente artisticas, o resultado da soma de tudo isso não é arte, na minha opinião.
Pelo texto que vc colocou da wikipédia, posso tanto classificar videogame como arte, como posso classificar o muro e o laudo técnico, passando pela arte imaginativa de produzir um instrumento para limpar dentes. É tudo muito aberto.
Para ser bem claro, passar o meu conceito: não existe mensagem subjetiva, não existe nada por baixo da superfície, nada dito indiretamente, nada revelado mas não mostrado, num jogo de videogame. Assim como não existe em filmes ruins e em novela. Pela minha conceituação, se vc acha que um filme ruim e novelas são artes ruins, videogame é arte ruim. Se vc acha que não saõ arte, videogame não é arte.

Imagem

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

não existe mensagem subjetiva, não existe nada por baixo da superfície, nada dito indiretamente, nada revelado mas não mostrado, num jogo de videogame.

Claro que tem!!!

A expressão de dor de Cloud sepultando sua amada, enquando ela vai afundando vagarosamente no lago e desaparecendo aos poucos....

As críticas ácidas e escondidas a corrupção e revoluções feitas no Grim Fandando também são impagáveis!!! Um deboche escrachado de como estar vivo e estar morto não muda em nada a natureza humana... VOCÊ NÃO JOGOU GRIM FANDANGO!!! :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:
Manoel Machado Henriques

Imagem

AzraelOldschool

aknatom escreveu:Pelo contrário AzraelOldschool, jogo videogame desde hero, perdi infinitas horas comendo pastilhas, matando o bowser e tentando achar os itens em rpgs e afins. Jogava e ainda jogo bastante, mas muito menos hoje do que antes.
A diferença é que pra mim, da mesma forma que um palito de dente serve pra palitar os dentes e um laudo de perícia técnica serve para descrever sem ambiguidades uma cena, um jogo de videogame serve para entreter. Só isso.
Que alguns tem trilhas sonoras primorosas, imagens fantásticas, enredos muito bem montados, e jogabilidade fabulosas, todas estas características individuais sendo altamente artisticas, o resultado da soma de tudo isso não é arte, na minha opinião.
Pelo texto que vc colocou da wikipédia, posso tanto classificar videogame como arte, como posso classificar o muro e o laudo técnico, passando pela arte imaginativa de produzir um instrumento para limpar dentes. É tudo muito aberto.
Para ser bem claro, passar o meu conceito: não existe mensagem subjetiva, não existe nada por baixo da superfície, nada dito indiretamente, nada revelado mas não mostrado, num jogo de videogame. Assim como não existe em filmes ruins e em novela. Pela minha conceituação, se vc acha que um filme ruim e novelas são artes ruins, videogame é arte ruim. Se vc acha que não saõ arte, videogame não é arte.

então me desculpe por achar que vc ñ conhecia o assunto, vejo que conhece sim e desde os primordios ^^

o fato de servir somente para entreter vai cair no lance do cinema (ou o cinema / 7ª arte serve para mais alguma coisa ?)

e sim pelo texto postado fica tudo muito subjetivo mas acredito que é justamente isso o conceito do que é Arte ou não, é subjetivo mesmo

vc pegou o meu ponto de vista e entendeu o porque da minha abstenção em comentar sobre novela ou pagode serem arte ou ñ acredito q são sim formas de artes porem como vc disse são formas de arte ruins, mas o mesmo ñ posso dizer de "varios" jogos e ou nomes das pessoas envolvidas na produção de um jogo, se conhece VG conhece FF7 e ninguem em sã conciencia pode dizer que no tal jogo não existe mensagem subjetiva, não existe nada por baixo da superfície, nada dito indiretamente, nada revelado mas não mostrado. concorda ?

entendo q o problema esta em generalizar por exemplo:

Pagode
é musica ? sim
é ruim ? sim
é uma forma de expressão artística ?
por mais duro que seja admitir isso... é sim

veja bem eu acho feio pra KCT grafismo, mas de forma alguma posso dizer que ñ é uma forma de arte, se o fizesse estaria desmerecendo todos os Artistas q se voltam pra essa tendência artística

a diferença esta nos nossos gostos pessoais mas que tudo isso são formas artes são sim

Ubuntu então...

André

Mensagem por André »

aknatom escreveu:Pelo contrário AzraelOldschool, jogo videogame desde hero, perdi infinitas horas comendo pastilhas, matando o bowser e tentando achar os itens em rpgs e afins. Jogava e ainda jogo bastante, mas muito menos hoje do que antes.

Way of the Samurai é um jogo que coloca o jogador diante de dilemas éticos. O que ele diz varia de pessoa a pessoa, e tem subjetividade.

Sendo que existem jogos que para mim são arte muito boa, assim como filmes. Algo feito tb para entreter. E filmes feitos para dizer algo mais do que apenas entreter, para refletir sobre uma questão por exemplo, o mesmo acontece com jogos. Vários são feitos não apenas para entreter mas tb levam a reflexões, fazem a gente conhecer coisas que não sabia. Tem um amigo que depois de jogar God of War e conhecer melhor mitologia grega ficou curioso e estudou por 2 meses, chegando a saber mais que eu que na infância lia livros sobre o assunto. Hoje já me esqueci de muita coisa. Ou seja, o jogo além de informar um pouco, de trazer um pouco de conhecimento, no caso ainda levou e foi inspiração para estudo. Tal qual um bom filme faz muitas vezes.

Assim como existem filmes ruins existem jogos ruins, o mesmo para os bons, não deixam de ser arte por isso. Principalmente os que mexem com narrativa. Pois a arte é de fato a arte de contar estórias (Leram meu artigo). Se contar estórias é uma forma de arte, seja ela escrita, filmada, ou interativa, ela é arte. Já os jogos que não contam estórias, os simuladores, esses para mim não estão inclusos nessa forma de arte.

A dúvida é vc considera contar estórias uma forma de arte? Se sim todos os jogos que contam são obras de arte. Algumas de excelente qualidade muitos de baixa.

Pq se contar estórias não é forma de arte, nem filmes, nem obras da literatura são obras de arte.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

Ou na Saraiva. Disponivel para todo Brasil.

http://www.livrariasaraiva.com.br/produ ... 0C1C301196

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

André

Mensagem por André »

AzraelOldschool escreveu:

então me desculpe por achar que vc ñ conhecia o assunto, vejo que conhece sim e desde os primordios ^^

o fato de servir somente para entreter vai cair no lance do cinema (ou o cinema / 7ª arte serve para mais alguma coisa ?)

e sim pelo texto postado fica tudo muito subjetivo mas acredito que é justamente isso o conceito do que é Arte ou não, é subjetivo mesmo

vc pegou o meu ponto de vista e entendeu o porque da minha abstenção em comentar sobre novela ou pagode serem arte ou ñ acredito q são sim formas de artes porem como vc disse são formas de arte ruins, mas o mesmo ñ posso dizer de "varios" jogos e ou nomes das pessoas envolvidas na produção de um jogo, se conhece VG conhece FF7 e ninguem em sã conciencia pode dizer que no tal jogo não existe mensagem subjetiva, não existe nada por baixo da superfície, nada dito indiretamente, nada revelado mas não mostrado. concorda ?

entendo q o problema esta em generalizar por exemplo:

Pagode
é musica ? sim
é ruim ? sim
é uma forma de expressão artística ?
por mais duro que seja admitir isso... é sim

veja bem eu acho feio pra KCT grafismo, mas de forma alguma posso dizer que ñ é uma forma de arte, se o fizesse estaria desmerecendo todos os Artistas q se voltam pra essa tendência artística

a diferença esta nos nossos gostos pessoais mas que tudo isso são formas artes são sim

Concordo plenamente. Alias vc disse muito do que eu iria dizer. Existem muitas formas de arte que eu não gosto, elas não deixam de ser arte por isso. Arte de contar estórias é uma das grandes formas de expressão artística da humanidade.

São 6 as formas de arte (Não precisa colocar cinema ela está inclusa).

1)Arquitetura
2)Escultura
3)Pintura
4)Dança
5)Musica
6)Teatro/Cinema/Literatura/Games.... A arte de contar estórias, independente do meio que se utiliza.

Sendo que jogos que são simuladores sem narrativa são representações da realidade, realistas ou fantásticas, que misturam elementos já citados, não se encontrando unicamente em um dos seis.

Ai houve a pergunta. O que não é arte? O que não está incluso nessas seis. Ou seja se não for arquitetura,escultura, pintura,dança, musica, ou contar estórias, nem uma mistura dessas, não é arte.
Visite a pagina do meu primeiro livro "A Nova Máquina do Tempo." http://www.andreteixeirajacobina.com.br/

O herói é um cientista cético, um pensador político. O livro debate filosofia, política, questões ambientais, sociais, bioética, cosmologia, e muito mais, no contexto de uma aventura de ficção científica.

aknatom

Mensagem por aknatom »

beleza... entendo o ponto de vista e chego a mudar de idéia. Podemos sim dizer que videogame é arte.
Discordo porém de um ponto: dizer que simuladores não são, já que não contam história. Civilization é maravilhoso, a ultima versão então que tem influência cultural e influência religiosa é um marco. Simcity também é, ou alguém duvida que pra fazer o trânsito fluir no Simcity 4 vc precisa ser artista??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Imagem

André

Mensagem por André »

aknatom escreveu:beleza... entendo o ponto de vista e chego a mudar de idéia. Podemos sim dizer que videogame é arte.
Discordo porém de um ponto: dizer que simuladores não são, já que não contam história. Civilization é maravilhoso, a ultima versão então que tem influência cultural e influência religiosa é um marco. Simcity também é, ou alguém duvida que pra fazer o trânsito fluir no Simcity 4 vc precisa ser artista??? :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12: :emoticon12:

Opa, virei uma opinião? hehehe

Argumentação não é arte, mas requer talento e informação :emoticon13:

Sobre simuladores em minha ultima mensagem revisei um pouco. Eles são formas de arte porém não se encontram no item 6. São uma mistura dos anteriores pois trabalham com conceito de representações da realidade, como pintura e arquitetura, só que como é peculiar aos games com interatividade. Ou seja, são mais difíceis de classificar pois diferentemente dos jogos narrativos que facilmente se juntam a Teatro, Cinema e outras formas da narrativa, eles acabam trabalhando com o conceito de representação de forma particular, diria com raízes similares a uma combinação das outras formas de arte.

André

Mensagem por André »

Analisando com mais cuidado existem dois tipos de jogos que se enquadram de forma diferente na Arte. Os jogos narrativos, sejam eles em 3 ou 1 pessoa, ou de qualquer tipo, são facilmente inclusos no item 6. Já os jogos simuladores são uma mistura dos anteriores e estão como forma de arte de representação da realidade, sendo realista ou fantástica. Então temos.

1)Jogos de videogames que são forma de arte como cinema, literatura, teatro e tudo mais que conta estórias. Que é o item 6.

2)E os jogos simuladores, de vários tipos, que se constituem em uma forma de arte diferente da de cima, pois não estão no item 6, e sim são uma forma de representação interativa de realidades virtuais. Como pintura, escultura é uma representação estatica (Embora sofra claro com passagem do tempo), de uma realidade, não precisando ser realista para isso. Alguns misturando inclusive conceitos de arquitetura e planejamento de cidades. Ou jogos simuladores de esportes, que são uma versão diferente, pela interatividade, de uma pintura de um esporte.

Ai temos os dois tipos. Então jogos interativos de PC ou videogames não é uma forma de arte, eles são divididos em duas formas de arte dependendo de sua natureza, e dependendo dessa natureza eles se enquadram em diferentes formas de arte. Isso tomando as formas de arte clássicas como referencia, que para mim permanecem atuais, apenas adaptando sentido para os novos meios, pois o que mudou foi a forma,o meio,instrumentos, e afins.

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

NadaSei escreveu:Verdade, o jogo tinha um aspecto sombrio que muitos outros depois dele tentaram sem sucesso copiar.
Bem lembrando, um jogão esse.

nem ele próprio conseguiu se superar. as sequências foram terríveis, perderam o clima tétrico do primeiro.

NadaSei escreveu:PS. O The DIG que está no mesmo pacote também bem legal.

putz, DIG eu jguei alguns minutos e travava no meu computador. Peguei um warez vagabundo que dava pau e nunca consegui ir além do início.
outra boa lembrança.
o pacote tá vindo bem! :)

"A espécie humana não pode lidar com muita realidade." - T.S. Elliot
"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

[center]Trabalhando que nem um burro de carga. Volto em breve! :([/center]

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

aknatom escreveu:Pode por link pra torrent no forum?

eu deixo :)

"A religião de uma era é o entretenimento literário da era seguinte." - Ralph W. Emerson
"A mente do homem é estruturada de tal forma que é mais suscetível à mentira do que a verdade." - Desiderius Erasmus

JoePussy

Mensagem por JoePussy »

manoelmac escreveu:Gráfico tosco nada!!! Aquilo foi uma revolução e tanto para a época. É o Avô de Resident Evil, o primeiro do gênero Survival horror!!!...

pô, é tosco pra caray, amigo :)
msm pra época eu achava toscão, o q me prendia ao jogo era o enredo soberbo!

manoelmac escreveu:mais uma outra grande obra é a trilogia Gabriel Knight... o segundo é uma superprodução filmada com atores reais (não fazem mais isso hoje em dia... :emoticon15: )

discordo. tentei jogar o três e achei chato. Aliás, antes de falar mais uma asneira hj no fórum: I have no mouth but I must scream é o três, não é ?

esquece, falei melda de novo :)

vou ver se acho os GK, pq eram famosos na minha época e nunca os joguei.
Editado pela última vez por JoePussy em 18 Set 2007, 18:25, em um total de 1 vez.

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

André escreveu:Opa, virei uma opinião? hehehe

Que engraçada sua paixão pelo video game André.
Não é o que um olhar superficial e mais "julgador" esperaria de um escritor.

Confesso que sempre senti uma certa vergonha de gostar de video game... Ele ainda é visto como algo muito infantil.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

JoePussy escreveu:
NadaSei escreveu:Verdade, o jogo tinha um aspecto sombrio que muitos outros depois dele tentaram sem sucesso copiar.
Bem lembrando, um jogão esse.

nem ele próprio conseguiu se superar. as sequências foram terríveis, perderam o clima tétrico do primeiro.

Verdade, sempre pensei a mesma coisa.
Acabei desistindo das outras versões.
Só joguei até o fim o primeiro.
Uma vez que o ceticismo adequadamente se refere à dúvida ao invés da negação - descrédito ao invés de crença - críticos que assumem uma posição negativa ao invés de uma posição agnóstica ou neutra, mas ainda assim se auto-intitulam "céticos" são, na verdade, "pseudo-céticos".

André

Mensagem por André »

NadaSei escreveu:
André escreveu:Opa, virei uma opinião? hehehe

Que engraçada sua paixão pelo video game André.
Não é o que um olhar superficial e mais "julgador" esperaria de um escritor.

Confesso que sempre senti uma certa vergonha de gostar de video game... Ele ainda é visto como algo muito infantil.

Eu já fui inclusive a Seminário como o da Uneb sobre games. E participo de comunidades virtuais escrevendo artigos e afins. Como o que coloquei aqui. Hoje menos, até pq tem o projeto para seleção de mestrado, site e o relançamento do livro, o livro seguinte... enfim. Mas não perdi contato totalmente com essa galera e ano que vem na Uneb vou de novo ao Seminário/congresso. Lá encontrei gente que fez mestrado e doutorado em games. Uhuhu. Gente que pesquisa e apresenta trabalhos. Um deles já queria me cooptar, e dizendo que eu deveria estudar isso(PQ eu seria meio uma enciclopédia de games hehehe). Quem sabe mais para frente com alguns trabalhos específicos, pq tenho outras prioridades agora.

Eu não tenho vergonha. Já ouvi bobagens claro, mas argumento. :emoticon16:

NadaSei

Mensagem por NadaSei »

Baixei o GRIM fandango e agora que fui rodar, vi que são dois CDs.
São duas imagens de CD do NERO e como eu não tenho o nero, nem quero gravar em CD, instalei um Demon tool que cria um drive de CD virtual com base na imagem.
Assim da pra rodar o jogo sem ter que passar pra CD.
Funciona bem.

Link direto.
http://www.disc-tools.com/download/daemon/

PS. Já modifiquei meu carro... o cara não é grande, o carro que é muito pequeno. :emoticon12:

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

pô, é tosco pra caray, amigo :)
msm pra época eu achava toscão, o q me prendia ao jogo era o enredo soberbo!

Nada! o jogo é de 1992, e é os modelos eram 3D MESMO com cenário pre-render!!! Ná época que computador tinha que assoviar e chupar cana pra processar um treco desses!!! :emoticon12:
Manoel Machado Henriques

Imagem

Highlander

Mensagem por Highlander »

Um dos games mais espetaculares que já vi foi o GTA San Andreas. Alguém comentou no tópico?

CONSEGUIRAM CRIAR UMA CIDADE ***INTEIRA*** PARA VOCÊ INTERAGIR ***DE TODAS AS MANEIRAS***. Desde roubar, trabalhar, namorar dirigir carros, aviões, bikes e helicópteros a até matar!!!! TUDO!!! :emoticon13:

manoelmac
Contato:

Mensagem por manoelmac »

Highlander escreveu:Um dos games mais espetaculares que já vi foi o GTA San Andreas. Alguém comentou no tópico?

CONSEGUIRAM CRIAR UMA CIDADE ***INTEIRA*** PARA VOCÊ INTERAGIR ***DE TODAS AS MANEIRAS***. Desde roubar, trabalhar, namorar dirigir carros, aviões, bikes e helicópteros a até matar!!!! TUDO!!! :emoticon13:

Gta é um grande jogo, mas nunca consegui gostar dele... :emoticon1:
Manoel Machado Henriques

Imagem

Trancado