Ferdinando:
Não servem pra nada pq vc trata estes conhecimentos como mera erudição. Se vc buscasse o conhecimento para atingir um grau mais elevado de autocosnciência vc perceberia que conhecer cada uma destas coisas faz de vc um sujeito mais livre. Se ser livre não serve pra nada, então contente-se em ser escravo da heteronomia.
E quem é você para quantificar a liberdade de cada um? Liberdade é como um sentimento. Eu poderia afirmar que você seria mais livre se tomasse LSD. Dá na mesma.
Prpor que as pessoas conheçam esse pensamento como uma forma de conhecimento ai é diferente. E eu concordo.
Eu converso assuntos simples com pessoas simples, nem por isso a filosofia fica de lado. O meu pensar e o meu agir são outros desde que eu comecei a ter algum envolvimento com filosofia aos 16 anos.
Só que isso é algo pessoal SEU E SOMENTE SEU. E eu com isso se você mudou o seu "agir" após estudar filosofia.
Isso não me diz nada e as pessoas podem estar satisfeitas com oque são sem precisar disso.
Sobre o que eu falei sobre o pedreiro. De forma alguma tenho intenção de menosprezar a profissão. Estou satirizando a idéia de que a verdadeira finalidade do conhecimento é a utilidade.
Só que eu, desde já, deixo registrado que eu menosprezo a sua profissão. E espero que aceite isso numa boa.
Penso assim porque os grandes filósofos que contribuiram com o conhecimento só o fizeram porque eram pessoas diferenciadas. Não simplesmente porque eram profissionais da área de filosofia.
As pessoas não falam que filosofia não serve pra nada, pq o filósofo só fica sentado pensado? Agente devolve a brincadeira falando que de fato é importante que o conhecimento esteja ligado ao mundo prático, afinal alguém precisa fazer a cadeira pra podermos pensar.
Todo mundo pensa. Não é preciso ser formado em filosofia para pensar.
E quem inventou a cadeira também pensou antes de inventá-la.
A brincadeira não tem nada a ver com o pedreiro em si. E sim com a idéia de que o que interessa é o que serve pra alguma coisa. Espero ter explicado.
Eu entendi.
E penso que uma idéia que não serve para alguma coisa é uma idéia inútil. Certo?