Centenas ficam doentes no Peru após queda de meteorito
Centenas de pessoas no Peru precisaram de atendimento médico depois que passaram perto do local da queda de um meteorito, segundo as autoridades.
O objeto que veio do céu produziu uma cratera profunda ao cair no fim-de-semana em uma área remota perto na cidade de Carancas, nos Andes.
Pessoas que estiveram no local queixaram-se de dor de cabeça, vômito e náusea depois de inalar gases que saíam da cratera.
Segundo o jornal peruano El Comercio, um grupo de especialistas do Instituto Geológico, Mineiro e Metalúrgico e da Universidade Nacional do Altiplano examinou a cratera e confirmou que ela teria sido causada pela queda de um meteorito.
Os especialistas examinaram o local com contador Geiger e descartaram a presença de radioatividade na área.
Médicos da Direção Regional de Saúde de Puno examinaram moradores da região e tomaram amostras de sangue que foram enviadas a Lima para mais análises, disse o El Comercio.
"Ele (o objeto) está enterrado no chão", disse o morador da área, Heber Mamani, à BBC.
"É por isso que nós estamos pedindo uma análise, porque estamos preocupados com nosso povo. Eles estão com medo. Um boi morreu e alguns outros animais já estão doentes", afirmou.
O incidente começou na noite de sábado, quando pessoas perto de Carancas, na região de Puno, cerca de 1,3 mil quilômetros ao sul da capital, Lima, disseram ter visto uma bola de fogo no céu vindo na direção deles.
O objeto caiu no solo, criando uma cratera de 30 metros de diâmetro por 6 metros de profundidade.
A cratera exalou o que autoridades locais disseram ser gases que cheiravam mal.
Acredita-se que os gases afetaram a saúde de centenas de pessoas que visitaram o local.
Honorio Campoblanco, um dos principais geólogos do Peru, pediu às autoridades que impeçam que as pessoas se aproximem do local onde se formou a cratera.
http://oglobo.globo.com/mundo/mat/2007/ ... 786462.asp
Centenas ficam doentes no Peru após queda de meteorito
- clara campos
- Moderadora
- Mensagens: 3356
- Registrado em: 02 Abr 2006, 15:42
- Contato:
Centenas ficam doentes no Peru após queda de meteorito
Só por existir, só por duvidar, tenho duas almas em guerra e sei que nenhuma vai ganhar... (J.P.)
Re.: Centenas ficam doentes no Peru após queda de meteorito
Segunda, 17 de setembro de 2007, 15h54Atualizada às 09h09
Meteorito cai e abre cratera de 30 metros no Peru
Um meteorito caiu na noite de sábado na região peruana de Puno, perto da fronteira com a Bolívia, formando uma cratera de 30 m de diâmetro e seis de profundidade, informou a imprensa local nesta segunda.
Um objeto luminoso caiu pouco antes da meia-noite de anteontem no povoado de Carancas, na província de Chucuito, cerca de 1.300 km ao sul de Lima.
Segundo fontes da Direção Territorial da Polícia, os alarmados habitantes da região ouviram um grande barulho, que parecia ser de um avião em queda.
Posteriormente, as testemunhas viram no céu um objeto luminoso em chamas que se chocou contra a terra, produzindo uma explosão que deixou restos de matéria carbonizados.
O meteorito não feriu nenhuma pessoa, mas as autoridades investigam se os restos achados na região são de animais que podem ter morrido carbonizados em viturde da explosão.
Os camponeses da localidade temem o surgimento de alguma doença, já que lascas de chumbo e prata foram liberadas no choque do fragmento de meteoro com o solo, informou a emissora local RPP.
O membro da Academia Nacional de Ciências, Modesto Montoya, disse à agência estatal Andina que a queda de meteoritos no Peru não reveste perigo algum, a não ser que atinjam alguma estrutura.
"Nenhum dos vários meteoritos que caem no Peru e fazem perfurações de tamanhos variados são prejudiciais para pessoas, salvo que caiam em uma casa", disse Montoya.
Em junho, outro meteorito caiu na colina Mascapampa, na província de Arequipa, no sul do país, deixando a população alarmada.
EFE
Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 02,00.html
Terça, 18 de setembro de 2007, 09h08Atualizada às 09h49
Após meteorito, doença misteriosa afeta peruanos
Os moradores da localidade peruana de Puno, localizada a cerca de 1.300 km ao sul de Lima, estão sofrendo de uma misteriosa doença depois que um meteorito caiu na região, abrindo uma cratera de 30 m de diâmetro, informaram autoridades regionais.
Segundo o responsável pelo departamento de saúde de Puno, Jorge Lopez, desde o incidente, ocorrido pouco antes da meia-noite do último sábado, as pessoas estão reclamando de dores de cabeça e de vômitos causados por um "cheiro estranho".
Os sete policiais que foram checar a cratera também estão doentes e tiveram de receber oxigênio antes de serem hospitalizados, de acordo com Lopez. Equipes de especialistas foram enviadas ao local da cratera, que tem cerca de 6 m de profundidade.
"Bolhas de água fervente começaram a sair do buraco e partículas de rocha e cinzas foram encontradas nas proximidades. Os moradores estão preocupados", disse uma autoridade da região.
AFP
Fonte: http://noticias.terra.com.br/ciencia/in ... 02,00.html